quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A marca de um Verdadeiro Discípulo de Cristo


Nisto  todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes  uns aos outros. (João 13:35)
Por Frankcimarks Oliveira
         Ninguém se engane, Deus não se deixa convencer por meras palavras ou conhecimento teológico. Muitos são os que sabem tudo sobre dogmas e doutrinas, porém muito pouco ou quase nada sobre o mandamento de Deus  .
         Temos visto tantos "sábios" discutindo acerca de tanta coisa;   Eles  desligam pessoas da comunhão porque estas não se enquadram naquilo que chamam de ortodoxia. Mas estes mesmos se condenam, pois estão reprovados na prova básica do cristianismo que é o amor.
         Nosso  Senhor  foi  tão  claro ao dizer : Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:35) Ora, nós nos dizemos cristãos e não percebemos  as graves implicações deste  rótulo. Quem foi Jesus Cristo? – a encarnação do amor perfeito de Deus. Por isso ele disse que a marca de seus seguidores será o amor fraternal.
         Você pode frequentar templos e sinagogas; usar roupas decentes  e vestidos longos; pode carregar uma Bíblia para todos os lugares; parecer piedoso e moralista, mas apenas o amor será requerido  de nós naquele último dia. Amigos, quem não ama não é nascido de Deus , porque Deus é amor. Se odiamos nosso próximo, então estamos em trevas.
         Conhecer a Bíblia não faz de você uma pessoa melhor diante  de Deus. Conheço muitos religiosos conhecedores profundos dos discursos humanos acerca do Eterno, mas vazios do Espírito Santo. Muitas  guerras  foram feitas em nome de Deus e através da Bíblia. Milhões já morreram por causa de supostos  fieis de Deus que não suportavam ver o nome de Deus ser ultrajado. Que loucura esta! Deus não precisa de advogados que pleiteiem sua causa.
         Ele mesmo sendo Deus humilhou-se a si mesmo como servo. Foi ele quem lavou os pés de seus discípulos mesmo sendo Mestre e Senhor para que assim como ele , fôssemos nós também. O que Deus deseja é que nos consideremos menor que todos  e servos  de todos. Assim não haveria guerras no mundo, se fizéssemos aos homens aquilo que queremos que eles nos façam. Simples assim.
         Nos  seus  últimos  momentos  com  seus amigos na última ceia, Cristo enfatizou a lei do amor. Ora, dizem que as últimas palavras de um homem são as mais importantes.” Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”. Aqui se resume toda a bíblia e debates teológicos. Na verdade o amor é o fim da lei e o fim de toda liturgia morta e religiosa. A verdadeira religião para com Deus é amar e cuidar daqueles que estão desamparados.
         Infelizmente muitos dos que nos rodeiam não vem a Cristo  também  porque  não veem nenhuma semelhança em nós com  aquele a quem dizemos seguir. Nós julgamos e medimos as pessoas como se fôssemos seus juízes e esquecemos que assim como medimos seremos medidos. Na verdade há uma trave em nossos olhos , todavia nos preocupamos com o argueiro no olho de nossos vizinhos. Se nós nos julgássemos a nós mesmos não seríamos julgados. Deveríamos  analisar mais a nós mesmos e deixarmos de nos preocuparmos tanto com a vida alheia.
         O mandamento de Deus é um só : amem!  Quem pensa ser discípulo de Cristo deve voltar constantemente a este ponto inicial e ver se anda como ele.
        
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina. Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1 João 2:6-11)
        
         Este mandamento não é coisa nova, é tão antigo quanto Deus visto que nunca houve uma era em que Deus não fosse amor . Ele revela o próprio caráter do Senhor que é amor e não pode ser diferente nem exigir nada diferente de nós ao longo de toda a história.
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. (Levítico 19:18-19)
Cristo é a própria encarnação do mandamento divino. Suas palavras se harmonizam perfeitamente a lei do Todo poderoso. Quantas vezes ele mesmo não disse isso : não retribua mal com mal, não vos vingueis a vós mesmos, a vingança pertence a Deus, daí a outra face , amai os vossos inimigos etc etc etc.  Amigos, não se engane, Deus é amor e se alguém não ama este tal não é dele.
Como Cristo é insistente : O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.( João 15:12,17). É isto que ele nos manda guardar e fazer, de modo que ele mesmo disse : vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando ( Jo 15.14)
Ora, qual a maior característica daqueles que não são de Deus? – a falta de amor com certeza. Cristo mesmo disso : o mundo vos odeia, porque odeia a mim . Se vós fôsseis do mundo, o mundo vos amaria, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia ( v.18-19)
Cristo nos tirou do mundo para andarmos na contra mão, isto é, amando, perdoando, suportando, fazendo o bem a quem nos deseja mal e orando por aqueles que nos caluniam, de modo que seremos odiados por isso, porque negamos aquilo que o mundo é, não amando o mundo nem aquilo que no mundo há.
Se dizemos que amamos a Deus, devemos amar nosso próximo. Pedro disse que daria sua vida por Jesus, mas não estava disposto nem a proteger seus irmãos quanto mais a dar sua vida por Cristo. Por isso o Senhor lhe disse : hoje mesmo me negarás três vezes antes que o gale cante. Oh, amigos, como podemos dizer que amamos a Deus  que está nos céus se não conseguimos nem mesmo amar quem está perto de nós?
Jesus também disse : Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. ( Jo 14.21,23)
Mais uma vez seu mandamento é o amor. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Cristo insistia neste mandamento porque ele é o único que realmente importa. Judas não amou seu mestre, não guardou o que ele disse, por isso o traiu, fazendo mal a Jesus e a seus amigos apóstolos. O amor não faz mal a ninguém.
Quero terminar com uma canção de amor primitiva:
 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.(1 Coríntios 13:1-13)
Oremos : Senhor, ensina-me a amar meu próximo, meus familiares e todos quantos precisam ser amados. Ensina-me a guardar teu mandamento que não é pesado, mas é bom e revela quem tu és. Obrigado por me mostrar tua verdade em Cristo Jesus, amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário