segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Príncipe das Aflições



Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. (Mateus 26:38)

Por Frankcimarks Oliveira
Pretendo com esta mensagem :
1-   Mostrar que o sofrimento faz parte da vida;
2-   Mostrar que o sofrimento é importante para nossas vidas;
3-   Mostrar Cristo como o homem de dores, o cabeça dos nossos  sofrimentos.

Abraão  sentiu grande tristeza quando teve de despedir seu filho Ismael. Jacó sentiu profunda agonia quando soube, enganosamente,  que seu filho José tinha morrido. Davi sentiu muita dor com a morte de seu pequeno filho, bem como com todas as desgraças  familiares  que o acometeram, como o estrupo de sua filha, e a morte de outros dois filhos seus que se odiavam.
Amados, poderia enumerar uma lista enorme de personagens bíblicos que sentiram na alma o poder tenebroso da tristeza. Poderíamos citar Raquel, Jó, Adão e Eva quando perderam  Abel, entre tantos outros que foram acometidos do fluxo natural da vida. Como disse o sábio : “ Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza. (Provérbios 14:13)”
Você  pode  se  esconder nas colinas ou se isolar nos desertos  mais  vastos, a tristeza e a dor sempre te alcançará. Devemos olhar com olhos maduros para o sofrimento. Este é um tema abundante nas páginas sagradas a tal ponto que em apocalipse é dito que no fim Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima.
Paulo  mesmo  disse sobre o pesar de seu coração acerca da incredulidade de seus irmãos israelitas : Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. (Romanos 9:2) Imaginem um homem triste e continuamente arrasado por ver tal situação de morte espiritual em seus irmãos. Amados, Paulo fala de uma dor contínua, uma pertubação derivada de seu amor   entranhável  pelos  pecadores. É um tipo de sofrimento que talvez você nunca sentiu  em sua alma.
Talvez você sofra por seus familiares,  cônjuge ou filhos . Quem sabe eles se encontrem afogados nas drogas, vícios e só você sabe como essa espada está encravada em teu ser. Mas  quero levar-te a um consolo que o Espírito Santo se encarregará de te oferecer, pois ele é o Consolador enviado pelo Pai. Creia que há um secar de lágrimas aqui e agora, ainda que não seja completo, mas é perfeito porque vem de Deus.
Hoje quero te mostrar que teu Senhor te compreende em todas as tuas aflições. O Amado de tua alma é teu esposo e Ele é fiel.  Olharás  para  ele e verás que em seus olhos há ternura de um amigo leal.
Não  vou dizer que Deus porá fim a teu sofrimento, isso seria contradizer meu Senhor que disse : No mundo tereis aflições. Mas quero mostrar-te Jesus como o Príncipe das aflições. Se tem alguém na história de Deus que chorou profundamente , essa pessoa foi seu próprio filho. Ele derramou sua alma na morte . Oh, queridos , Cristo cobriu-se de um manto obscuro de perplexidades. Nossos pecados como demônios do abismo o aterrorizaram. Ele foi molestado por cada mentira nossa; Sim, Jesus foi afligido por cada desejo lascivo e promíscuo de nossos olhos; O Senhor suportou sozinho nossa inimizade contra Deus .
O  sofrimento  do Senhor foi em todas as dimensões e áreas da existência. Nosso corpo enferma, o dele também enfermou. Nós sentimos desamparo e solidão, Cristo gritou na cruz : Deus meu, Deus meu porque me abandonaste?
Se  abrimos  nossas  bocas  para  murmurar contra o Santo de Israel porque nos machucamos em espinhos vez por outra, Cristo carregou em sua fronte a coroa dos piores e maiores espinhos que se pode suportar. As vezes nos cortamos e gememos em nossas relações interpessoais, Cristo fora traspassado pelos cravos por causa de nossos erros pessoais.
Por  acaso  não foi Cristo na boca do salmista declamando:  Porque  a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura (Salmos 88:3)? Cristo  está  na maioria  dos salmos cantando a triste canção sepulcral que todos  os  filhos de Deus cantaram e cantam juntamente com ele nesse coral da vida : Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. (Salmos 31:9)
Não  sei se no teu  saltério  já chegaste a este hino : Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. (Salmos 116:3). Foi este o hino que Jesus Cristo cantou no jardim das oliveiras. E o pior é que nenhum de seus amigos segurou uma harpa, nem mesmo uma gaita ou flauta. Cristo cantou seu cântico  fúnebre  sozinho.
Console  sua   alma nesta verdade: Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? (Romanos 8:32) Ou como Paulo mesmo disse : E sabemos que todas as coisas contribuem  juntamente  para  o bem daqueles que  amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.(Romanos 8:28)
Há  um  propósito  para tudo debaixo desse sol de meu Deus. Conforme-se a este pensamento profundo da mente divina e livre-se de toda amargura e ressentimento contra aquele que ama a sua alma e te chama de filho meu.
Amigos,  se estás triste,  junte-se  ao poeta que disse : Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu. (Salmos 43:5) O importante é você permanecer olhando para o Deus que te criou e que te formou. Continue  fixando  seus  olhos naquele que te redimiu da perdição.
Jesus  sofreu  mais  que nós todos juntos. Ele não reclamou, mas ficou mudo como um cordeiro diante de seus algozes. Amados, nosso Senhor suportou até o sangue e nós ainda não resistimos até este ponto ainda. Uma coisa é certa, é que se com ele padecemos, com ele certamente reinaremos em glória. Porque as aflições que padecemos são leves e momentâneas comparadas com o peso de glória que iremos usufruir  na  eternidade com o Deus de toda graça e consolação.
Façamos como Cristo , o  qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2) Há um gozo e regozijo em Deus que nos aguarda. Não olhemos, pois, para trás, mas busquemos nos manter  firmes  Nele que não pode mentir.
Não foi ele quem disse : Aquele que vencer dar-lhe-ei de comer da árvore da vida? Então abramos nossas bocas e ele nos encherá desse fruto.
Melhor  é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. (Eclesiastes 7:3) A verdade é que a tristeza nos torna mais humildes e humanos. A dor nos aproxima estranhamente de Deus e faz com que reflitamos no sentido  dessa vida. Foi o salmista quem disse :  Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. (Salmos 119:71)
Apegue-se  a Palavra do Senhor neste momento de fragilidade. Assim como Cristo que mesmo na cruz recitava os versos da escritura. Faça como o escritor :  A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.(Salmos 119:28). A palavra do Senhor nos vivifica e nos consola. Agora mesmo ela está fazendo isso com aqueles que estão lendo esta mensagem. Pessoas enlutadas e sofredoras olham  para  Jesus  chorando no Getsêmani e não se consolam se forem muito insensíveis. Teu Senhor sabe o que é padecer e Ele  intercede  por  ti , não como um superior, mas como um que sofreu as mesmas coisas que nós.
Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. (Salmos 31:9)
Faça essa mesma oração do salmista , amigo. Cristo aproveitou sua dor para passar momentos na presença do Pai em oração, façamos o mesmo. Oremos mais, meditemos mais na Palavra de Deus e olhemos mais para o Príncipe das Lágrimas que é Cristo Jesus, nosso Senhor.  Assim  nossas aflições perderão bastante poder .
Nós  choramos, porque  há  tempo até para isso. A vida não é apenas riso e festa, mas também é luto e agonia. O que importa é que Jesus nos disse : e estarei convosco para sempre.
Que  o Senhor console a todos os que sofrem, principalmente  aqueles  que nele confiam.  Que o Pai derrame profundamente  o  seu  amor  na vida de todos os que sentem uma profunda  dor  na  alma  e que o Espírito  Santo abrace os corações  tristes  e os faça entender o propósito de Deus em tudo. Amém.














Nenhum comentário:

Postar um comentário