domingo, 27 de julho de 2014

A Centralidade do Universo


E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
(João 19:17-19)

Por  Frankcimarks Oliveira

Pretendo com esta mensagem :

1-   Demonstrar  Cristo como  centralidade do Evangelho;
2-   Demonstrar Cristo como a centralidade da vida;
3-   Demonstrar Cristo como a centralidade do Universo.

Deus é a causa de todas as coisas . Sem Ele nada do que foi feito se fez. Vivemos nele e por ele, de modo que até mesmo aqueles que não o reconhecem, nem mesmo creem em seu nome, existem para Ele . Não há nada neste mundo que não se volte em última instância para seu Criador. Podemos dizer que Deus é o Sol não só  de nossa Galáxia, mas de todo o Universo.

Ele  disse : E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. (Êxodo 25:8) . Claro que Deus está dizendo que habitaria entre seu povo Israel no contexto imediato , mas o texto pode e deve ser aplicado hoje para nossas vidas.
E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. (Êxodo 25:8)  Significa dizer Deus é achado não nos lugares distantes e escondidos, mas bem no meio daqueles a quem ele ama.
Você  está procurando Deus na periferia da existência, mas  só o achará no centro de sua vida. É  ali  que o Senhor habita e está assentado, ainda que você não perceba.
Deus não  está apenas no meio de um santuário, aliás, templos  religiosos , feitos  por mãos humanas não são habitados por ele.     O santuário ao qual Deus se refere é nossa vida.  Deus  pulsa do coração humano que ele mesmo regenerou  com o poder  de  seu  Espírito  Santo e que a partir de então passa a ser a morada do Eterno.
Deus está sempre no meio, isto é, envolvido na vida de qualquer  pessoa que venha a este mundo. Não há criatura nesta terra que não seja palco da atuação divina. É Deus  quem cria, é Deus  quem faz  crescer; É Deus quem determina as nacionalidades e idiomas; É Deus quem está no meio de todas as causas e efeitos da nossa história.
Cristo aquietou uma tempestade de dentro de um barquinho. E onde este estava? -  no meio do mar:
 E, sobrevindo a tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra. E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados; (Marcos 6:47, 51-52 )

         Deus sempre entra no meio de nossas vidas. Isto é, Ele sempre  intervém com santa intromissão. E Graças a Deus por isso. Essa é uma peculiaridade da personalidade do Senhor. Ele sai pelo mundo, de país em país, agindo como lhe apraz.  Amigos, não pensem que o Senhor não se relaciona com sua criação. Quando pensamos que Ele está distante e indiferente é que Ele está bem no meio das circunstâncias.

         Cristo  disse  certa  feita a um doente :  Levanta-te e vem para o meio.(Marcos 3:3)  Agora  pense  comigo, por que ele disse isso? Jesus não disse : Levanta-te e vai para o meio, mas vem para o meio.  Digo-vos  porque. Cristo  estava  bem  no meio daquele pátio,  pois  Ele é sempre o centro de todas as coisas. Giramos em torno dele; Somos regidos por Ele, o grande Maestro de toda a sinfonia existencial.
         Até  mesmo  na  imaginação  primitiva e mítica do ser humano, o Senhor é o Sol que brilha mais forte. O Salmista disse : Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. (Salmos 82:1) Imagine um panteão de deuses, como se houvesse um, com certeza Cristo estaria assentado no trono central.
         Por  acaso  não é verdade que ele está sentado num trono e anjos poderosos ao seu redor cantam : Santo, santo, santo? É verdade  também que animais alados e misteriosos estão em volta deste trono e Cristo, o cordeiro, está sentado no meio dele.

E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. (Apocalipse 5:6)

E outra vez Cristo como centro das atenções mostra a todos sua posição : E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, (Mateus 18:2)  Ora,  para  colocar este menino no meio deles, Cristo tinha de estar no centro deles . Não que o Senhor tenha  essa  necessidade de ser admirado e contemplado. Não, amigo. Jesus Cristo não carece de nada. Em si mesmo ele tem a vida. Cristo é perfeito e não necessita de coisa alguma. Se Ele no centro está, é  porque  este é o seu lugar de direito. Nossa sorte reside neste fato, de Cristo habitar no centro de todas  as coisas e nós orbitamos em torno dele.
Se  Cristo se deslocasse de seu lugar, seríamos exterminados. E mesmo como homem, servo de Jeová, profeta da esperança e sacrifício pelo pecado, vivendo entre os homens, ele continuou  sendo o Raio da circunferência Universal. João disse que ele se fez carne e habitou no meio de nós. Agora vejamos mais uma situação:
Mas, no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. 
O que  significa  no meio da festa?  Podemos  interpretar de diversas  formas. Podemos dizer que “meio” aí se refere ao tempo. Ou seja, na metade do curso da festa, Jesus decidiu subir ao templo e e pô-se a ensinar. Mas “meio” também pode se referir  ao espaço, isto é, Jesus pôs-se  estrategicamente no centro da festa e começou a ensinar. Não importa  qual  posição você escolha, Cristo sempre estará no centro, seja para decidir, seja para agir, seja para se posicionar.
Na hora do espetáculo da morte não foi diferente : 

Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. (João 19:17-19) Mais uma vez Jesus é o centro das atenções. Mais uma vez Cristo é o Centro geográfico e histórico.
         
        Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. (João 20:19)
         Na sua ressurreição não podia ser diferente. Cristo é o centro de nossas vidas. Sua  força gravitacional nos mantém ao seu redor. Ele nos atrai a si mesmo com santa força, nos puxando com graça. Louve ao Senhor, a centralidade e o sustentador de todas as coisas:


Porque  nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra,  visíveis e invisíveis, sejam  tronos,  sejam  dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele  habitasse (Colossenses 1:16-19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário