sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cristo, o mais Desprezado



Não havia lugar para eles na estalagem ( Lc 2.7)


Por  Frankcimarks Oliveira

Cristo, o filho amado de Deus, o mais belo e formoso ser que os anjos podem contemplar nos céus, aquele que é chamado de O Resplendor da glória divina, fora desprezado e rejeitado pelos homens.

A rejeição de Cristo prova o quanto nossos corações foram arruinados pelo pecado. Não somos capazes de apreciar sua  beleza , antes fugimos de sua face até que nossas mentes sejam regeneradas pelo poder do Espírito Santo.

Cristo  Jesus  fora  rejeitado  por Todos.  Seus familiares inicialmente não criam nele;  Sua nação não lhe dava honra; os Príncipes de seu povo em sua maioria o chamavam de Belzebu; Seus discípulos o abandonaram porque achavam seu discurso duro demais; e seu povo o rejeitou  porque nunca o conheceu de verdade.

Deus  está  querendo  nos mostrar que crer em Jesus Cristo e enxergar nele beleza é obra de suas mãos. Ninguém pode crer em Jesus Cristo com o testemunho  que Deus  dá sobre  ele sem  antes  sofrer uma obra  maravilhosa em seu espírito.

Todos nós já desprezamos  a Cristo . Alguns continuam lhe virando as costas. Ora, Cristo sempre fora consciente de que o mundo o odiava. O Senhor não era bem vindo em muitos lugares. Ele mesmo sabia o que se passava nos corações de seus ouvintes e de como por tantas vezes tentaram apedrejá-lo.


E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.( João 8:23)

Seu  corpo  era  um  corpo estranho neste planeta de pecadores. Sua simples presença incomodava aqueles que lhe rodeavam. O Santo de Deus por vezes tinha de aturar pedidos como este : “Rogamos que nos deixe em paz; Te pedimos que deixes nossos termos”. Foi exatamente isso que os Gadarenos  disseram  para o Amigo fiel e mais chegado que qualquer irmão.
E  hoje  é  diferente, querido leitor? Cristo continua sendo enxotado dos lares e cidades. Sim, o Amado Salvador vez por outra é expulso dos Congressos e Câmaras públicas porque seus mandamentos são santos e puros. Cristo Jesus é tratado como um  ninguém pela maioria dos homens que vivem hoje na terra. Mas  não  fiquem com pena dele, fiquem com pena daqueles que o rejeitam. Ora, Deus não se deixa  escarnecer ! Sabemos que um Leão não poupa suas presas e Cristo não poupará seus inimigos.
É verdade que um dia este mundo esmagou o filho de Deus com seu ódio e tirania, mas jamais poderá repetir o feito, visto que Cristo agora está nas regiões mais elevadas que alguém pode chegar : a destra de Deus.
Paulo mesmo disse : A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.( 1 Coríntios 2:8) . Como pode ser isso? Israel desprezou o Senhor da glória.  Como também disse João : Veio para os que eram seus, mas estes o rejeitaram.  E os santos lábios de nosso Mestre  pronunciaram estas palavras :

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. (João 17:14)

O Mundo não só rejeitou a Cristo , mas continua e continuará desprezando seus servos. Sim, caro leitor, se tu queres algum prestígio neste mundo, então não sejas um cristão genuíno. Se buscas grandes coisas para ti como fama e aplausos, não carregue uma cruz. O mundo nos trata como escória, como esterco mesmo. Somos entregues a morte todos os dias por amor a Cristo.
Para que não reste dúvidas, leia isto aqui:

Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19)

         Cristo estava no mundo  por amor ao mundo , mas tudo o que recebeu foi desprezo e afronta. Não duvido que se possível fosse, este mundo tornaria a assassinar o divino Carpinteiro. Como disse enfaticamente o Senhor :

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. (João 3:19)

A  prova  disso é que Cristo nem quando um  inofensivo bebê no colo de sua mãe fora acolhido pelos habitantes deste mundo tenebroso. Agora me digam, quem há que não se alegre com um bebezinho? Quem pode virar as costas para uma mãe que carrega sua linda criança numa noite fria e negar-lhe hospedagem? Foi exatamente isso que fizeram com o Dono dos Céus. Parece-me que o inferno sempre soube reconhecer a presença do Ungido de Deus.
As trevas odeiam a luz. Não havia lugar para   Cristo  naquele lugar. Quem o acolheu foram as bestas feras do campo que se reuniam  em uma estrebaria ali perto. Santa ironia de Deus!  Os animais reconheceram seu dono, mas  Israel não  pôde ver quem os  visitava. Até as mulas perceberam que Cristo os visitava, mas os homens de bom grado o Desprezaram.
Cristo tem lugar em tua vida, leitor? Será que não és tu tão embrutecido quanto aqueles compatriotas do Senhor? Nossa natureza é a mesma desde que Adão pecou.
O retrato de Cristo fora  pintado  pelo profeta . Quero que contemples esta obra e me digas se tu mesmo não puseste tua mão no pincel do desprezo:

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.( Isaías 53:3)

        
Nós não fizemos caso dele algum. Simplesmente não lhe demos a honra devida a seu nome. Viramos o rosto e  nem  se  quer tivemos coragem de encará-lo. Veja que o sujeito da frase é “ nós”. Isto inclue a mim e a você, caro leitor. Tu  também  desprezaste  aquele  a quem os anjos amam contemplar.
Mas  agora  Deus  nos  convida  a beijarmos  seu  Filho Jesus a fim de que sua ira seja aplacada. Somente  com  Cristo estamos livres do Cálice amargo de Deus. Não despreze aquele que é a tua única esperança de Salvação. Cristo é o único caminho que leva ao Pai;  a única porta por onde encontramos escape; o único refúgio aberto aos pecadores que choram; o único mediador entre o céu e a Terra.
Cristo tem lugar em teu coração? Se ele não tiver, amigo, fica sabendo que em outros corações ele encontrará  repouso. Que teu coração seja a manjedoura do filho de Deus;  Que tua alma seja a hospedagem do Salvador; e que tua mente seja a habitação do Altíssimo, pois ele será o hóspede mais ilustre que poderás acolher em toda tua vida.  Que Deus nos abençoe!



Anunciadores de Boas Notícias



Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: (Lucas 2:10)

Por Frankcimarks Oliveira

Cristo  é a única alegria que o Céu proporciona aos filhos dos  Homens. Nele está escondida a fonte dos prazeres indizíveis. Em Cristo Jesus encontramos delícias perpétuas. No Amado achamos o manancial da vida que transforma  nosso deserto em Oásis.
Foi Cristo quem motivou  os sábios do Oriente a deixarem suas casas numa enfadonha jornada em busca daquele que é chamado Rei de Israel. A bíblia diz que quando eles o encontraram  sentiram  grande  alegria ( Mt 2.10) . Nosso Senhor é a Estrela da Manhã que nos guia e conduz  por caminhos que  nos levarão ao perfeito regozijo.
Cristo é a  boa  notícia anunciada pelos lábios Divinos do Pai celestial  na boca dos antigos profetas. Ele disse : Aos que habitavam na sombra da morte resplandeceu a luz ( Is 9.2). Era sobre o unigênito Filho de quem falava. Haveria melhor notícia que esta? Tomemos o profeta Isaías como propagador de boas notícias e espalhador de brasas de alegria:
I-                  Isaías , um Arauto de Alegres novas

Sabemos que Jerusalém fora castigada pelo Senhor por sua impenitência. Seu cativeiro e sua dor refletiam sua dureza de coração. Todavia, o Senhor já anunciava uma Redenção perfeita num Eleito do Povo. O Renovo de Jeová traria sob suas Asas a Justificação necessária para seu Povo. Sim, o Servo Sofredor através  de  suas  pisaduras iria perdoar nossos  pecados . Ele mesmo seria um pregador de coisas boas ( Is 41.27)
Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti. (Isaías 12:6)
Deus  tem  uma  santa  fixação pela alegria. Ele é um Deus de Alegria e gozo. Sua ordem é : Alegrai-vos no Senhor. E o que é o Evangelho  senão o meio pelo qual obtemos a perfeita alegria de Deus?! Através do Evangelho tomamos conhecimento da provisão divina para expiar nossa culpa; Temos em mente nossa miserabilidade e ao mesmo tempo sabemos que Cristo é suficiente para nos lavar e cobrir com seu precioso sangue, de modo tal que diante de Deus ficamos mais alvos do que a neve.
E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. (Isaías 12:3)
Ouves a majestosa voz onipotente desde os céus proclamando a Cristo na boca  de seu profeta? O Senhor disse àquela mulher Samaritana : “Quem beber desta água tornará a ter sede, todavia quem beber da água que eu lhe der jamais terá sede”. Amigos, o Senhor não é apenas uma fonte de água que pode se esgotar, mas ouvimos dele que suas águas estão depositadas em muitíssimas fontes, porque a alegria que sua salvação proporciona é infinita. Suas águas são tantas que todos os que quiserem podem beber  gratuitamente. Basta inclinar-se e beber do precioso líquido que Cristo tem para dar.
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. (Isaías 61:10)
Por que ainda estás enlutado, pecador? Teus olhos continuam pesados de tristeza e tua cabeça permanece encurvada porque ainda não olhaste para Cristo ressurreto. Ele conquistou para nós  vestes novas. Sim, entre seus despojos ele nos trouxe roupas novas, limpas e finíssimas para que sua Justiça seja a nossa. 
Cristo odeia coisas velhas, ele faz novas todas as coisas. Jogue fora esse manto sujo de mendigo. Se desfaça dessa capa apodrecida de pecados e tome as vestes novas que Cristo te oferece, amigo. Ora, comprar roupas novas é algo que me enche de alegria. Como á agradável à nossa estima poder se vestir bem! Mas estou falando de algo muito melhor : ganhar roupas novas é algo muito mais gratificante. Não temos de pagar por este fino material. Até  porque  não teríamos recursos para bancar vestes tão específicas.
No banquete que Deus oferece temos de nos vestir corretamente, com roupas a caráter. Caso contrário seremos expulsos do salão real. Portanto, amigo, creia em Cristo e nestas boas novas e poderás participar de suas bodas.
Deus já havia prometido que o Evangelho seria nossa alegria, e através dos séculos sua voz tem se feito ouvir por milhares:
Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste. (Isaías 48:6)
Amigo leitor, coma todo este rolo divino e sinta o gozo que ele proporciona. O Evangelho não é fruto da imaginação humana. Antes é a mente misteriosa de Deus sendo desvendada para nós outros. Homem algum jamais poderia criar tal coisa. O Evangelho são novidades ocultas que nunca conhecemos na História da humanidade.: Um Deus justo e santo salvando de boa vontade seus próprios inimigos.
E Deus tem se comprometido em fazer seu Filho conhecido através da pregação do Evangelho. Ele faz isso usando pessoas simples como eu:
Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52:7)
Não foi isso que o anjo disse àqueles pastores em Belém: Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: (Lucas 2:10)? Homens simples como pastores de ovelhas ficaram incumbidos de anunciar a toda a cidade que havia nascido o Salvador do mundo. Quão formosos foram aqueles pés calejados!
Mais formosos foram os pés do Meigo Carpinteiro, que mesmo sendo Rei se  fez mensageiro para anunciar que seu reino era chegado.  Ele disse :O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61:1).
Cristo nos convocou para  anunciarmos  boas noticias. Como está escrito no salmo : O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas.( Salmos 68:11). Amigo, Deus primeiro te chama para crer e abraçar o Evangelho, mas logo em seguida ele te chama para anunciá-lo aos que estão nas sombras da morte. Vinde logo, não perca tempo!

II-              A Igreja como propagadora de boas Notícias

Preguei  a justiça na grande  congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes. (Salmos 40:9)
A voz do Senhor  é  inconfundível ! Todo servo fiel sabe reconhecer quando ele diz : Ide e pregai o Evangelho a toda criatura. Será que não entendes que o mundo precisa ouvir coisas boas? Saia gritando aos quatro cantos : Extra, extra, o Salvador já veio e chama a todos ao arrependimento. Quem nele crer jamais será confundido! Oh, amados, essa é a única manchete necessária. E quão diferente é dos periódicos que temos nas bancas de jornais. Estes proclamam apenas péssimas notícias e que nos deixam ainda mais desesperados. Todavia, até mesmo a notícia do assassinato de Cristo nos enche de alegria, pois seu castigo nos trouxe a paz com Deus.
É bem verdade que noticiamos também uma “desgraça”: O Filho de Deus morreu por causa dos pecadores. Mas ao mesmo tempo esta notícia é a causa de nosso livramento eterno. E sabemos que a notícia completa é que Cristo ressuscitou e está a destra de Deus Pai.
A Bíblia  é o nosso Jornal e o Evangelho é a única notícia a ser proclamada.” Extra, extra : Cristo é Poderoso pra salvar o mais vil pecador”.
Foi essa a Mensagem de Filipe em Samaria e o que lemos é : E havia grande alegria naquela cidade.( Atos 8:8) Cristo pregado é alegria garantida! Cristo pregado é saúde delegada, afinal está escrito : a boa notícia fortalece os ossos.( Provérbios 15:30)
Por que não vemos este evangelho sendo pregado nas grandes mídias? Porque os homens preferem agradar aos ímpios do que a Deus. A igreja deve se lembrar que fora constituída como luz do mundo e seu dever é pregar a Cristo Jesus. E se a Igreja mesmo não tem vivenciado este perfeita satisfação em Deus como poderá propagar aquilo que não tem vivido? Ora, é muito simples, arrependemo-nos e tornemos ao nosso Deus que grandioso é em perdoar. Precisamos reconhecer que temos nos desviado das simples verdades de Cristo. Quando o fizermos poderemos experimentar o que está escrito no salmo :
Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.( Salmos 68:3)
Quero concluir dizendo o que é inquestionável em toda a escritura : O Evangelho é a alegria dos santos. Apenas o Evangelho puro e simples nos dará alegria genuína e contagiará aqueles que nos rodeiam. Como está escrito : E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.( Atos 15:3)













terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Se Tu me Adorares



Se Tu me Adorares ( Lc 4.7)


Por Frankcimark Oliveira

Cristo  Foi  bem  claro  ao  dizer  àquela  mulher  em  Samaria  :” Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. ( Jo 4.23) . Deus está procurando por adoração e seus critérios são bem claros, ela deve  ser  em  Espírito e em Verdade, porque Deus é espírito e importa que seus adoradores o  adorem  assim.
Por Deus ser  Deus a  adoração  lhe  é um direito natural. Não há nada de estranho em  um Rei querer  ser temido e  respeitado; Não há nada de estranho em um juiz querer ser  honrado e obedecido; Também não há nada de estranho em  Deus querer ser adorado. Ele nos fez e só existimos por causa de sua Inventividade, demos-lhe, pois, glória a seu nome.
Deus, entretanto, possui muitos rivais que querem concorrer juntamente a adoração dos seres humanos. Veremos alguns casos específicos a seguir;
I-                  Nabucodonosor e o Ego Humano :
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente. (Dn 3.6)
         A história nos revela a loucura que alguns homens carregaram dentro de si. Muitos imperadores envaideceram-se e deixaram se levar por um conceito muito elevado de si mesmos. Passaram a exigir adoração dos seus súditos. Muitos cristãos sinceros morreram por  negarem-se a beijar os pés de reis de barro.
Todos os homens carregam no coração um desejo desvairado por honra e glória que só pertencem  ao  Senhor Deus. A busca por fama, aplausos e elogios é o desejo de ser divinizado. Nossa mídia tem injetado nos corações adolescentes que a fama é o único caminho para a felicidade. Por isso existe tanta exposição nas redes sociais. Elas nos revelam o desejo que carregamos embutido no peito pela  ostentação e fama. Sim, aquele sentimento de engrandecimento e superioridade que só são belos em Deus.
“Se não me adorares, sereis lançado na fornalha de fogo ardente”, disse o arrogante rei de Babilônia. Do mesmo modo . nós seres mortais, exigimos que outros se prostrem  diante de nossas imposições. Se elas não corresponderem aos nossos desejos, então as excluímos ou as destruímos.
Quão terrível é quando agimos assim! Chantageamos através do poder  aqueles  que consideramos inferior a nós outros, e logo sentenciamos a “morte” todos os que se recusam nos admirar. Conheço algumas pessoas que pensam carregar um rei dentro de suas barrigas; Se alguém discorda delas, então será execrada, excluída e difamada em seu ciclo social.
Apenas Deus tem o direito de exigir adoração de suas criaturas, afinal , Ele é o supremo doador da Vida. E todos os seus caminhos são justiça e retidão, portanto, quando Deus manda que só a Ele adoremos, Ele o faz em sua Majestade e direito eternos.

II-              O Diabo anda procurando por adoração:
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. ( Lc 4.7)

Cristo  Jesus  estava debilitado em seu corpo. Em  jejum e oração num deserto escaldante, era provado por Deus. Logo lhe aparece o maligno, a mesma serpente do Jardim. Este começa a sugerir ao bondoso Mestre que o adorasse e então receberia todas as riquezas e glórias deste mundo.
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.(Lucas 4.5-8)
         Significa dizer que Satanás é ávido por adoração. Ele anda rodeando pela terra não só para tentar aos amados de Deus, mas sua busca é roubar a Deus. Cristo disse : “Só a Deus adorarás e só a ele servirás”. Mas o Dragão odeia o fato de nosso Pai Celestial ser o único merecedor  de joelhos dobrados em reverência. Ele mesmo quer para si algo que não lhe pertence.
         O Diabo continua em pleno século XXI sugerindo aos seres humanos que deixem de se curvar unicamente diante de Deus e passem a se dobrar diante dele. Mas amigos, coisa terrível é ouvir os sussurros de sua podre voz.  A Serpente é asquerosa, feia, repugnante. Ele é um Dragão e não possui nenhuma beleza. Cristo, todavia, é mais belo que a nívea luz, fez-se homem e morreu em nosso lugar na cruz. Cristo é um Salvador maravilhoso e totalmente digno de ser amado, elogiado , aclamado e adorado.
         Talvez você já tenha ouvido a voz da serpente sussurrando ao seu ouvido, amigo. Ela promete milhares de felicidades, prazeres indizíveis, mas só o que consegue proporcionar é amargura de espírito no fim das contas. O Diabo oferece coisas transitórias e fúteis, enquanto Deus nos dá gratuitamente a vida eterna em Cristo Jesus. Deus não pode mentir, lembre-se disso.
         De qualquer  forma  nós  seremos “buscados”, seja por Deus, seja por Homens vaidosos, seja pelo príncipe deste século. Somos objetos ou que adoram ou que buscam  adoração. Vejamos esta realidade :

III-           O Ser humano necessita Adorar a Deus /  [alguma Coisa]

1-    No deserto os Hebreus fizeram um ídolo de ouro para adorar (Sl 106.19)
2-    Israel se inclinava perante os astros do céu para adorar( 2 Rs 21.5)
3-    Cornélio ao ver Pedro quis adorá-lo, porém fora repreendido pelo mesmo ( At 10.25-26)
4-    O Apóstolo João ao ver o anjo no céu quis adorá-lo, mas fora repreendido pelo mesmo ( AP 19.10)

Essa necessidade de adorar algo explica a espiritualidade inerente ao ser humano. Quando excluímos  Deus de nossas vidas, acabamos por substituí-lo por alguma coisa, seja família, filhos, namorada (o), símbolos, religiões, trabalho, e até por nós mesmos. Como disse Calvino certa vez : “ O coração humano é uma fábrica de ídolos”.
Quero concluir citando o verso inicial :  Se Tu me Adorares ( Lc 4.7). Se você  ouvir a voz de Deus te dizendo isso e não a voz da maligna serpente, então será a pessoa mais bem sucedida e realizada deste mundo. Adore a Cristo, a imagem do Deus vivo; Adore somente ao teu Criador e a mais ninguém; Adore aquele que te ama e que deu sua própria vida pelos pecadores; Adore ao Cordeiro de Deus e não a serpente asquerosa.

Se tu não adoras a Cristo, então tu adoras ao Diabo. Porque Jesus mesmo disse : Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.( Lucas 11:23). Amigo, de que lado estás? A quem tu adoras? Adora a Deus (Ap 22.9) Amém!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A chave que abre os Céus



E, orando ele o céu se abriu ( Lc 3.21)


Por  Frankcimarks  Oliveira


         O Senhor Jesus Cristo é sem  sombra  de  dúvidas  o  modelo  a ser seguido e imitado. O apóstolo dos gentios disse : ” Sede meus imitadores  como eu sou de Cristo” ( I Co 11.1). Ora, o Senhor viveu intensamente sua vida  de  oração  e  vemos  isso  desde  o  seu  batismo.  Ao elevar sua voz o céu se abriu e o Espírito Santo veio sobre ele e a voz de Deus  bradou : Este é o meu filho amado, em ti tenho me comprazido (v.22). Entendo que devemos ter também uma vida de oração. Mas nesta mensagem quero falar não sobre o poder que temos em abrir os céus com nossas orações, porque não é isso que o texto está dizendo. Todavia, quero falar sobre Aquele que sozinho pode abrir as portas do céu : Jesus Cristo.

         Que  maravilha  quando  Deus rasga  os  céus para nós! Havia séculos  que a Voz de Deus não era ouvida. Os profetas  velho testamentário silenciaram-se. O povo estava sedento pela manifestação divina. Então, surge  um  homem  diferente , pregando às margens do Jordão . Sua única  mensagem  era  que viria um Homem  para trazer perdão de pecados ao mundo, bem como Juízo.

         Os céus  estavam  fechados. Sim, amigos, Deus havia encerrado os céus e sua  glória  não mais era  vista  pelos homens. Até o dia em que a glória  de Deus  resolveu  ser  batizada por  um  pecador. A própria glória do Pai estava ali no Jordão e foi Ele quem abriu os céus  novamente.

         O  Resplendor  de  Deus humildemente se identificou com os homens e cumpriu toda a justiça  da  lei. Quão preciosa é a imagem : o Filho unigênito de Deus sendo submergido em águas onde qualquer um podia se banhar!  Ele que é o próprio Rio da Vida, aquele mesmo Rio que alegra  a cidade de Deus, abriu os céus com sua oração.


         Nossas  orações  não abrem os céus, pois Cristo já fez isso. Nossas orações não quebram o “aço e o bronze”  das  portas celestiais. Apenas Cristo tem este poder. Somente Cristo tem a chave que abre porta que ninguém  fecha e fecha porta que ninguém abre ( Ap 3.7)


         Somente Cristo abre os céus. Vejamos:

1-    Em seu batismo Cristo abriu os céus ( Lc 3.21)
2-    Em  sua  transfiguração Cristo abriu os céus( Mt 17.2-5)
3-    Em sua assunção Cristo abriu os céus e em sua segunda vinda tornará a abri-los (At 1.9,11)
4-    Na morte de Estevão Cristo abriu os céus ( At  7.55-60)
5-    Na conversão de Saulo  Cristo abriu os céus ( At 9.3-5)
6-    Na  conversão de Cornélio Cristo abriu  os  céus ( At 10.11,44)
7-    No Apocalipse de João Cristo abriu os céus ( Ap 1.10-17)

O Senhor mesmo disse a Natanael e aos discípulos :” : Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. ( Jo 1.51).
Cristo é a chave que abre os céus. Deus reconhece apenas a Cristo e só a este abre os portões celestiais, por isso nossas orações devem ser feitas em nome de Jesus.
Amigo, se tu ainda não tens a Cristo, então o céu continua fechado para ti. Se Cristo não é teu Senhor, sinto te dizer, mas o Céu está de bronze para ti. Apenas Cristo e  ninguém mais pode abrir os  céus  para ti. Invoque o nome dele agora mesmo, amigo, e veja os portões do céu se  abrirem para ti.

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da  Glória.( Salmo 24.7) – Cristo definitivamente abriu os céus e assentou-se  a destra do Poder  nas alturas. Agora de lá ele continua abrindo  suas  portas para  todo  aquele  que  crê e  confia  unicamente  em seu  precioso nome. Amém.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Eleição divina : seus Propósitos e fundamentos



O  Senhor  teu  Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial de todos os povos que há sobre a terra.  O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu porque a vossa multidão era maior que todos os outros  povos, pois vós éreis menos em número  do  que todos os povos; mas, porque  o  Senhor vos amava e para guardar o  juramento  que fizera os vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.( Dt 7.6-8)



Por Frankcimarks Oliveira


         O Deus da bíblia é o Deus da Eleição. O cristão que rejeita esta doce doutrina, rejeita na verdade o Deus desta doutrina. Em toda escritura vemos o Senhor  chamando  soberanamente  homens e mulheres para o servirem e proclamarem seu nome em toda a terra. Vejamos o que disse Neemias :

Só tu és o Senhor, o Deus que elegeste Abrão, e o tiraste de Ur dos Caldeus, e lhe puseste por nome Abraão. ( Ne 9.7)

         Deus é louvado por seu povo por ser o Grande Criador dos céus e da terra ( Ne 9.6); Por ser o Deus da Eleição Soberana, que escolheu Abrão de Ur dos Caldeus dentre todos seus habitantes; (v.7). Por ser o Deus da firme Aliança que libertou os hebreus da servidão egipcia ( V.8-10); Por ser o Deus Guia no terrível deserto e por dar aos seus escolhidos uma terra onde mana leite e mel ( V.11-15) Por ser misericordioso e perdoar os pecados de seus impenitentes servos.

         Em toda a Bíblia Sagrada podemos ver que o Deus de Israel é o Deus que elege, escolhe, separa para si um povo para luz do mundo e testemunho para todas as nações. Foi assim nos dias antigos e é assim nos dias atuais. Portanto, gostaria de analisar estes três versos em que Moisés claramente apresenta-nos esta bendita verdade espiritual.

         Pretendo discorrer sobre este tema da seguinte maneira : Primeiro analisaremos  a Eleição em si, depois seus propósitos e por fim seus fundamentos.


I-             A  Eleição Divina


Sem sombra de dúvidas este assunto tem repercutido nos círculos cristãos a centenas de anos. Não pretendo encerrar as discussões, apenas desejo compartilhar aquilo que entendo ser pelas escrituras a Verdade do Evangelho de Cristo.

Ora, Deus tem todo o direito de tomar para si  aqueles  que ele bem  entender. Não há injustiça da parte do Senhor  em escolher  e separar  para  si  alguns homens e algumas mulheres. Primeiro, porque isso na verdade prova sua eterna bondade e boa vontade, visto que todos os pecadores fogem de sua santa presença desde o Jardim do Éden, como nosso pai Adão.  Segundo, porque Deus conhece o real estado de nossos corações caídos , sabendo também que somos incapazes de inclinarmos-nos  para seu amor. Logo a iniciativa só pode surgir Nele mesmo e não em nós. Terceiro, a eleição divina é a prova de Deus é totalmente livre e Senhor em suas ações, não tendo que se justificar por suas obras. Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz, logo quem somos nós para questionarmos suas decisões ? Não vejo na Bíblia ninguém questionando a Deus porque ele escolheu Abrão e não outro homem para ser o Pai de Multidões e homem pelo qual todas as famílias da terra seriam benditas. Ora, Deus escolheu Abrão porque quis escolhê-lo e ponto.


Vejamos mais alguns exemplos da soberana vocação divina:


1-   Deus  escolheu  Noé  em  meio  a uma multidão de Homens ( Gn 6.13,14,18)
2-    Deus escolheu  Abrão em meio a todos os habitantes de Ur dos Caldeus ( Gn 12.1-3)
3-    Deus escolheu Jacó como herdeiro da promessa feita a Abraão ( Gn 25.23)
4-   Deus escolheu José  dentre  os onze filhos de Jacó para livrar seu povo da morte ( Gn 37.7,8; 45.5,7)


Poderíamos falar ainda sobre Moisés e a forma como Deus o chamou na sarça ardente; Sobre Josué, Sansão, Gideão, Jeremias, Isaías, Davi, Ezequiel, os doze apóstolos , Paulo, e muitos outros que provam a soberania de Deus na eleição.


II-           Os propósitos da Eleição Divina

“O Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial de todos os povos que há sobre a terra.”( Dt 7.6)


         Deus tem um propósito bem definido em sua mente quando elege pessoas: formar para si mesmo um povo especial, santo e zeloso de boas obras.( Tt 2.14)  Deus disse :“ Vós  me sereis um reino sacerdotal e povo santo” ( Ex 19.6) De modo que nada além da santidade pode ser dito como propósto da eleição divina. Deus deseja ser Adorado e engrandecido por sua misericórdia demonstrada   aos   pecadores, e isso deve ocorrer na exclusividade de nosso relacionamento com Ele e sua Palavra. Cristo nos lavou com seu precioso sangue com um objetivo em mente : “ e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para sempre. Amém ( Ap 1.5)

         Cristo nos comprou para Deus, para que vivamos única e exclusivamente  para sua glória e louvor. Portanto, o deleite de Deus é ver sua obra  aperfeiçoada  em  nós, operando santificação e tornando-nos cada vez mais a Imagem de Jesus Cristo.

         Deus irá  através de sua Igreja manifestar seu santo caráter ao mundo. O Senhor Jesus mesmo disse : Vós sois a luz do mundo , não se pode esconder uma  cidade  edificada  sobre um  monte .( Mt 5.14). Este é o papel da Igreja : Manifestar a luz de Deus a um mundo envolto em densas trevas.

Deus nos elegeu em Cristo  antes da fundação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade para o louvor da  glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado ( Ef 1.4-6) . Aqui vemos Paulo enumerar alguns propósitos da eleição divina :


1-   Santificação
2-   Perfeição em amor;
3-   Filiação;
4-   Louvor da gloriosa Graça


Moisés já havia anunciado o grande objetivo da eleição :

“ O Senhor  te  escolheu , de todos os povos que há sobre a terra, para lhe ser seu próprio povo”.( Dt 14.2)

Percebes  que Paulo e Moisés  falam a mesma coisa ? Deus para seu próprio  deleite e satisfação  forma um povo para si. Olhemos o que Pedro diz sobre isso :


Vós  sois  a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para  que  anuncieis  as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua gloriosa luz . Vós que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus , que não tínheis alcançado misericórdia , mas agora alcançastes misericórdia ( 1 Pe 2.9-10)


         Pedro cria também que o propósito de nossa eleição é manifestar as virtudes de Deus, isto é seu amor, graça e misericórdia  a todos  quanto puderem nos ouvir.


III-         Os Fundamentos da Eleição Divina

“ O Senhor  não  tomou  prazer  em  vós, nem  vos  escolheu porque  a  vossa  multidão era maior que  todos  os  outros  povos, pois  vós  éreis menos  em  número   do  que todos os povos;   mas, porque  o  Senhor vos amava  e para guardar o  juramento  que fizera  os  vossos  pais, o Senhor  vos  tirou   com   mão  forte  e  vos resgatou  da   casa  da  servidão, da mão de Faraó, rei  do  Egito”.( Dt 7.7-8)

         Primeiro  uma colocação  Negativa:  Deus  não nos escolheu fundamentado em nossas qualidades, virtudes ou méritos. Isso precisa ficar bem claro em nossas mentes, pois  a eleição divina não repousa no objeto alcançado. Nunca seremos a causa da operação de Deus. Na  verdade Deus é sempre a causa de todas as coisas. Deus mesmo é o fim de todos os seus planos e propósitos; Sobre seu glorioso  nome  reside sua  santa aliança. 

         Moisés quis deixar bem evidente que  “Israel”  nunca deveria se gloriar diante do Senhor, pois não fora sua grandeza ou força que motivaram Deus a salvá-lo, mas exatamente o oposto disso, isto é, sua baixeza, pequenez e insignificância.

         Israel nasceu do chamado que Deus fez a Abrão; Cresceu graças a sua bondosa mão; Foi liberta da servidão graças a Misericórdia do Eterno Rei dos céus. Passou a possuir a terra prometida pelo poder de Deus. Recebeu seus santos estatutos das mãos do próprio Senhor, bem como um reino e um sacerdócio. Tudo era dádiva do Pai das luzes, logo de nada Israel poderia se gloriar. Assim , também nós cristãos, devemos permanecer em silêncio diante do Salvador, pois foi graças a seu sangue e sua Justiça que alcançamos alguma posição diante de Deus. Glória, pois, a Cristo eternamente.

         Agora, a  eleição  divina  fundamenta-se  num  fator  positivo, isto é, no próprio amor de Deus.

“ mas,  porque  o  Senhor  vos  amava  e  para  guardar o  juramento  que fizera os vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito”.( Dt 7.6-8)


         Perceba  como  a  eleição se flexiona exclusivamente em Deus. É sobre sua divina pessoa que a eleição se ergue e nos alcança por sua graça e fidelidade a sua própria palavra e juramento. Como Paulo mesmo disse:  antes da fundação do mundo  ele  nos  elegeu em Cristo. Logo, somos o cumprimento do pacto selado entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo na eternidade.


         No evangelho de João vemos este pacto com mais clareza, principalmente no capítulo 17. Cristo fez a obra para a qual foi enviado, glorificou  ao  Pai, cuidou daqueles  que   recebeu de Deus, orou por  aqueles  que se reuniriam a seu rebanho , amou-nos até o fim. Deus seja  louvado  por  sua doutrina que nos revela seu santo caráter e finalidades. Seu amor eterno e incondicional, juramentado  por  sua santidade e precioso nome. Jurou  o Senhor e não se arrependerá, seu  amor  jamais  terá  fim. Suas misericórdias são de geração em geração, chegam as mais altas nuvens.