terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sede Santos


Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus e guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica ( Lv 20.7-8)


         Por Frankcimarks Oliveira


         Esta mensagem pode não ser muito popular nos dias de hoje, todavia é de extrema importância para nossa vida cristã. Vivemos tempos em que até mesmo nos círculos "cristãos" este assunto é evitado. As pessoas querem ouvir sobre prosperidade financeira, sorte no amor e outra vez prosperidade financeira. Poucos são os que se deleitam em conhecer a vontade de Deus.
         "Esta é a vontade de Deus : a vossa santificação ", disse o Apóstolo Paulo aos crentes de Tessalônica. Deus não nos chamou para vivermos a mesma vida que vivíamos antes de conhecê-lo. Portanto, devemos nos esforçar para este ministério : fujir do mundo. Sei que não é fácil e enquanto estivermos neste mundo seremos tentados na nossa carne . O pecado nos espreita de perto, o mundo nos seduz e nos engana, e o diabo investe pesado contra nosso relacionamento com Cristo, Porém, maior é aquele que está conosco do que aquele que é contra nós! Guardemos firmes esta confissão.
         Amados, pretendo com esta mensagem :

1- Revelar o caráter de Deus;
2- Revelar a vontade de Deus para nossas vidas;
3-Exortá-lo a viver uma vida separada para o serviço cristão.

         Antes de mais nada precisamos entender que a palavra santo  ( Kadosh) significa "separado ". Deus é tão separado de tudo o que conhecemos que ele é completamente "Outro ". Deus jamais poderia ser concebido pela imaginação humana, por ser quem ele é, ou seja, completamente "Outro ". Nossos olhos jamais o viram, nem nossos ouvidos perceberam um Deus como o Senhor.
         A palavra Kadosh também significa "cortar" e remete ao mesmo sentido anterior. Quando cortamos uma cenoura em pequenos pedaços, estamos separando suas partes das demais. Isto é santificação! Deus nos "cortou" do mundo, isto é, separou-nos dos demais para seu convívio e intimidade. Ele poderia ter escolhido qualquer um, mas escolheu a nós que tememos o seu santo nome. Por causa de sua soberana eleição e demonstração de Graça, devemos amá-lo com tudo que somos.
          Deus nos ordenou: " Santificai-vos e sede santos ". Eu entendo que a santificação requer de nós empenho e dedicação diários. Só seremos santos quando nos santificarmos. Ora, isto não é mágica e não ocorre do dia para a noite. Todavia, o Senhor também disse :  "Eu sou o Senhor que vos santifica ". Isto quer dizer que jamais conseguiremos ser santos se Deus não nos tornar santos. Dele é o querer e o realizar! Seu incrível poder de sujeitar todas as coisas também sujeita nossas paixões e vontades, de modo que quando desejamos a santidade, isso vem dele, e quando conseguimos ser santos, isto também veio dele. Há uma mútua cooperação entre o cristão e Deus. Todavia, toda a glória pertence a Deus!


I- A Santidade de Deus


Eu sou Santo ( I Pe 1.16 b)

         Deus diz de si mesmo : "Eu sou Santo". O mesmo Deus que disse ser Verdadeiro, Justo, Reto e Bom, também disse ser Santo. Não somente ele nos revela sua condição, mas os seres angelicais cantam esta verdade de eternidade a eternidade : " E clamavam uns para os outros ( os serafins), dizendo : Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, toda a terra está cheia da sua glória ( Is 6 .3)
         Deus é Santo. Esta é a única palavra na bíblia que reflete algum atributo divino que se repete por três vezes . Não temos escrito : Bom, Bom, Bom é o Senhor Deus. Ainda que ele seja bom. Não temos : Justo, Justo, Justo é o Senhor Deus, ainda que ele de fato o seja. Mas temos sua santidade num grau superlativo para que entendamos quão santo ele é.
         Amados, se Deus fosse apenas santo, a vida na terra seria impossível. Um só pecado cometido por nós, e ele nos fulminaria. Mas Deus também é longânimo e misericordioso, por isso não somos consumidos, porque sua paciência não tem fim. Um bom exemplo disso é o caso de Ananias e Safira, que mentiram ao Espírito Santo e foram mortos no mesmo instante. Ali Deus provou seu direito sobre todas as vidas.  Ele não mudou, ele é o mesmo. Deus e somente ele tem o direito de matar. Quando ele mata, faz isso justamente. Lembre-se Ele é Santo e Justo.
         Hoje as multidões não conseguem ver ou crer num Deus assim. Dizem :" Deus é amor, ele não mata ". Estas pessoas chegam a dizer que preferem o Deus do novo testamento, já que o Deus do Velho Testamento era muito cruel e tribal. Como já disse, Deus é o mesmo. O Pai santo de Jesus Cristo é o mesmo Deus da velha aliança.   Ou seja, o " Deus judeu é o mesmo Deus Cristão".
         "Deus é tão Santo que não pode ver o mal ", disse o profeta. É como que se Deus tapasse os olhos para não ver a maldade que é feita pelos homens. Mas nós sabemos que ele está vendo tudo que os homens cometem e praticam contra ele. Sim, o pecado antes de ser praticado contra alguém ou contra a sociedade, é praticado contra Deus.  Davi disse : "Pequei, somente contra ti, pequei "( Sl 51)
         Deus em sua infinita paciência tem suportado a todos os males cometidos neste mundo vil. Mas lembre-se dos dias de Noé, sim amigo, o Deus de amor não teve os culpados por inocente. Por mais de cem anos esperou que a humanidade se arrependesse e deixasse seus pecados de lado. Porém, tudo o que Deus recebeu foi um grande NÃO daquela gente. Então Deus destruiu tudo com água e só poupou a Noé e sua família.
         Este mesmo Deus de amor enviou seu Filho ao mundo para morrer no lugar dos pecadores. Tudo para nos salvar. Mas nem todos creem. O Senhor continua convidando os homens ao arrependimento, porém eles tapam seus ouvidos para não ouvir a amorosa voz do Pai. Agora pensem comigo, se Deus ao ver o pecado recaindo sobre seu santo filho, não o poupou, antes o esmagou com seu juízo, o que ele não fará com aqueles que lhe derem as costas?
         Tanto Ana , no Velho Testamento, quanto Maria, no novo, cantaram : "Ele exalta o humilhado e abate o exaltado". Deus é santo e um dia trará a juízo a todos, ninguém escapará de suas mãos, sejam homens poderosos ou simples, sejam velhos ou jovens, Todos terão de comparecer ante o seu tribunal.
         O problema dessas pessoas que dizem :" Deus é amor e no fim ele salvará a todos", é que elas desconhecem o santo caráter de Deus. Elas olham para si mesmas e pensam que são inocentes diante de Deus. Porém a bíblia é bem clara : Todos pecaram e estão afastados da glória de Deus. Todos juntamente se desviaram e se fizeram inúteis. Todos se rebelaram contra o Santo e Justo Deus, e tudo sem causa. Não pense que os homens são bons aos olhos divinos. Lembre-se que os padrões de Deus são bem mais elevados que os nossos. Deus não vê como o homem vê. Por isso, tem misericórdia de mim, Senhor, que sou pecador.
         Deus é tão Santo que é retratado na Biblia como um Fogo Consumidor. E eu te pergunto : Há como escapar das mãos de Deus ? Só de uma maneira : crendo em Jesus Cristo, seu único filho e vivendo para sua glória. Cristo é o Salvador dos pecadores. Quem se esconder nele, não será condenado. No dia do Juízo divino, o Pai não achará os crentes que se refugiam no Senhor Jesus. Foi por isso que ele enviou a Jesus a este mundo, para salvar o mundo e não para condená-lo. Mas no fim, só serão salvos aqueles que se sujeitarem ao Messias Salvador.
         Deus provou seu amor em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Mas ele também provará o quanto ele é santo no dia do grande julgamento e ai daquele que não se achar escrito no livro da vida.


II- O Chamado de Deus à Santificação


         Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas à santificação( I Ts 4.7)

         Onde abundou o pecado , superabundou a graça, não para vivermos ainda mais em pecados, mas para sermos libertos de seu poder. Somos santificados em Cristo Jesus e nos tornamos agradáveis no amado Salvador. Somente em Cristo há poder santificador, busquemos já este poder.
         Paulo também disse : Deus nos predestinou antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.( Ef 1.4) . Quando o Senhor arquitetou a Salvação, seu propósito era ter diante de si uma Igreja imaculada e sem rugas, totalmente santificada e separada das contaminações deste mundo. Cristo está operando em nós poderosamente para nos apresentar ao Pai completamente inculpáveis. Ele rogou ao Pai : "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade". Vês ? Tanto o Pai quanto o Filho desejam a santificação de seu Povo. Ele nos enviou o seu Espírito, que é Santo, para nos lavar de toda corrupção e nos regenerar inteiramente.


III- Santidade , a marca dos Salvos


         Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor.
 ( Hb 12.14)


         Por sua Graça, Deus nos escolheu do mundo. Ele nos separou dos incrédulos, dando-nos também sua fé para a salvação. Não por nossas obras de justiça, mas simplesmente por sua bondade e favor. Agora que somos filhos de Deus, devemos carregar a marca de nosso Pai celestial : santidade. " Sede santos, porque eu sou santo". Afinal, os filhos devem se parecer com seus pais.
         O Senhor Jesus disse : "Felizes os limpos de coração, porque eles verão a Deus". Amados, devemos buscar a cada dia mais pureza espiritual para nossas vidas. Se temos a esperança que Cristo em breve retornará, então lavemos nossas mãos, nossos pés, a cabeça e principalmente o coração.
         Sem santidade ninguém verá ao Senhor. Que declaração mais "fechada"! Não há espaço para possibilidades. Deus foi bem claro : "Sem santidade ninguém verá minha face." Foi assim nos dias de Moisés, antes de se revelar ao povo, Deus disse que este deveria  santificar-se, lavar-se e purificar-se. No monte o Senhor desceu com voz de trombeta , raios e trovões. ( Ex 19.10-11)


IV- Como Santificar-se ?


Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda ( Ap 22.11)
         É Tempo de buscarmos a face de Deus. É tempo de prantearmos por nossos pecados e voltarmos ao Senhor que nos fez. É tempo de arrependimento e de retorno ao Santo Deus. Ainda há tempo, pecador, para seres salvo por Cristo. Invoque o nome do Senhor e serás salvo.
         Deus nos deu meios de graça para nos santificarmos: a oração e a Palavra. Como já disse, Cristo rogou ao Pai que santificasse seus discípulos por intermédio da Palavra ( Jo 17.17) E outra vez disse : "vós já estais limpos pela Palavra ." Portanto é de suma importância que apliquemos aos nossos corações todas as palavras do santo livro de Deus. E do mesmo modo não podemos negligenciar a vida de oração ( 1 Tm 4.5) Quanto mais subimos o monte da oração particular, mais distantes ficamos do mundo aqui em baixo. A oração nos eleva à morada de Deus. Contudo, devemos ter em mente que é Deus quem nos santifica através destes meios, e não os meios em si mesmos, ou nossa própria virtude. Não cabe aqui lugar para legalismo ou vanglória. A Deus toda a glória!


V- Santificados por Deus


         Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água pela palavra, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível ( Ef 5.25-27)
         É Cristo quem está operando nossa santificação. Seremos seu eterno deleite, pois seremos santos assim como ele o é. Através de seu Santo Espírito ele faz todas essas coisas, nos livrando de toda espécie de mal. Sim, seu sangue nos lava de toda injustiça e nos purifica de todos os nossos pecados. Este sangue puro nos limpa de todas as concupiscências das obras mortas. Sim, Temos sido lavados e santificados pelo próprio nome do Senhor Jesus Cristo.
         A terra onde Deus está é terra santa, por isso nos acheguemos com reverêcia ante sua presença. Desponjando-nos do velho homem e de suas más obras. Revistemo-nos, pois como eleitos de Deus, santos e amados. Tiremos dos pés aquelas sandálias egípcias que nada tem a ver conosco e com nossa nova vida em Cristo.
         Que Deus faça de cada um de nós, como fez com Eliseu e João Batista. Todos os respeitavam porque sabiam que eram homens santos de Deus. Isto é obra de Deus e nos enche de alegria! Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário