sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Digno de Honra



Digno és, Senhor, de receber glória, e honra e poder; Poque Tu criaste todas as coisas,e por tua vontade são e foram criadas. (Ap 4.11)


Por Frankcimarks Oliveira


         No céu toda criatura enaltece ao Senhor que é Poderoso e digno de receber adoração. Todos os seres se unem para erguer a voz àquele que por sua Graça e boa vontade criou tudo o que há. A verdadeira adoração centraliza-se em Deus, o sustentador da vida. Precisamos em nosso louvor reconhecer quem Deus é e então darmos a ele toda a glória. Veja o que Fez Davi ao contemplar todas as ofertas para a construção da Casa do Senhor :


"Bendito, és tu, Senhor Deus de Israel, nosso Pai, de eternidade em eternidade. Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra e a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra. Teu é , Senhor, o reino, e tu  te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vem de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos , e louvamos o nome da tua glória. Por que quem sou eu, e quem é meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes ? Porque tudo vem de ti, e do que é teu te damos. Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais, como sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua". ( 1 Cr 29.10-17)


         Davi abriu mão de todos os possíveis méritos que teria como rei de Israel ao edificar um Templo. Todavia, tributou toda a honra ao único Rei da Glória, dono de todas as riquezas existentes.
          O Verdadeiro adorador reconhece sua insignificância e atribui ao favor divino todo o reconhecimento e elogio. " Quem  sou eu e quem é o meu povo para darmos a ti coisas semelhantes " ? - Como Davi deve ser imitado. Seu coração se alegrou em Deus que deliberadamente escolheu Israel para lhe edificar uma casa. O Senhor poderia ter escolhido qualquer outra nação, mas agradou-se do bichinho de Jacó.
         Amados, que não haja em nós um espírito altivo diante do Eterno. Tudo que temos vem dele. Isto é, Deus não precisa de patrocinadores para o sustento de sua obra. A casa de Deus é sustentada por aquele que sustenta o universo. Entretanto, aquele que tem o poder de dar força a todas as coisas, é o mesmo que usa pessoas pequenas e simples, insignificantes, como os habitantes de Israel, para que sua glória não seja questionada. " Minha é a glória, a outros não a darei ". - Infelizmente gostamos de roubar a honra divina.  Queremos também o merecimento do elogio. Porém somente ao Senhor Onipotente cabe a exaltação.
         Resta a nós, povo de Deus, alegrarmos em dar ao Senhor a honra devida ao seu nome. É um privilégio e não uma obrigação enfadonha serví-lo. Aos retos de coração é cabível o louvor e aos justos as ações de graça. Mas, não apenas nossos lábios devem honrar ao Criador. Nossas atitudes, nossa submissão a sua Palavra, nossa obediência e temor honram muito mais aquele que sonda os corações. ( Is 58.13)
         Vimos como Davi exaltou a Deus por seu favor. Mas agora, vejamos Paulo, dando glória ao Salvador :


"Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal ( dos pecadores), Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." ( I Tm 1.16-17)


         Paulo poderia se arrogar por ser quem era, um grande homem de Deus, poderoso em revelações e operador de milagres. Mas, Paulo descreve-se como o maior dos pecadores e dá ao Senhor toda a honra e mérito de sua obra. "Sou o que sou pela graça de Deus"- Paulo entendia que fora Jesus Cristo quem orquestrara sua salvação para que o bendito nome de Deus fosse louvado pelos séculos dos séculos por todos aqueles que seriam alcançados pela pregação do evangelho.
         Parece-me que os homens de modo geral não compreendem a relação que Deus tem com seu próprio louvor e glória. Ora, Deus ama a sua glória. Aliás, Deus vive por sua Glória e para que seu nome seja glorificado na terra dos viventes. Ele mesmo prometeu : " Serei exaltado na terra, serei exaltado ente as nações ( Sl 46). Cristo veio ao mundo para glorificar a Deus e nos mostrar que Deus é digno de toda a honra, Ele e somente Ele deve ser adorado, porque só Deus é Bom e Justo eternamente.

         Veja o Senhor exigindo a honra devida de seu nome ao seu povo :


"O Filho honra o pai e o servo o seu Senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra ? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor ? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes que desprezais o meu nome." ( Ml 1.6)


         E outra vez o Senhor através do menino Samuel requiriu a devida honra a seu precioso nome. Contra o sacerdote Eli está escrito :


"Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim,para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel ? Portanto, diz o Senhor Deus de Israel : Na verdade tinha falado eu que tua casa e a casa do teu Pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor : Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados".( 1 Sm 2.29,30)


         Em ambas as situações vemos algo em comum: Os sacerdotes estavam deixando de ofertar a Deus como foram ensinados na Lei de Moisés. O Melhor retiravam para si e suas casas, mas a Deus davam "as sobras". Infelizmente, nossos corações egoístas e apegados aos bens materiais, priorizam sempre o secularismo . Vamos deixando Deus em último lugar em nossas vidas e achamos que está tudo bem. Mas a verdade é que Deus exige de nós uma adoração perfeita. Damos a Deus um tempo incompleto e insatisfatório. Alguns dão apenas um domingo da semana. Outros nem isso ofertam a Deus. Que o Senhor nos ajude e nos leve  a um depreendimento, seja do nosso tempo, seja das nossas finanças. Quando ajudamos a um irmão na fé, damos o melhor ?  Deus ama ao que dá com alegria de coração aos pobres e necessitados.
         Queridos, Deus realmente exige sua honra, não aquela que procede apenas dos lábios, mas do coração. ( Mt 15.8) E o Pai requer que honremos também o seu amado Filho Jesus Cristo, porque todo aquele que honra o Filho, honra o Pai ( Jo 5.23). E foi o próprio Jesus quem disse que um profeta não tem honra em sua nação. E por que ele disse isso ?  Porque Ele veio para os seus, mas os seus o desprezaram. Como os homens se recusam a dar glória a Deus ! Porém, o mesmo Jesus disse : "  Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também meu servo. E se alguém me servir, meu Pai o honrará (Jo 12.26) E que honra será essa ? - Contemplar para todo o sempre a Glória do Salvador, resplandecendo como o Sol em seu poder. ( Jo 17.24)
         E por fim, resta-nos observar o exemplo de Maria, irmã de Lázaro, a quem o Senhor Ressuscitou dos mortos. Esta pecadora serviu um jantar ao Amado Jesus , como em agradecimento pelo que fizera a sua família. Sobre os pés do Salvador ela depositou seu bem mais precioso : um arrátel de unguento puro. E com seus cabelos secou-lhes os pés. Sua honra fora depositada ao divinos pés de Cristo. Somente ele é digno de honra. Dêmo-lhe a honra devida a seu santo nome e juntemo-nos aos seres angelicais e a todas as criaturas diante do trono de Deus e digamos ao Senhor :


"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra e poder; Poque Tu criaste todas as coisas,e por tua vontade são e foram criadas." (Ap 4.11)


Nenhum comentário:

Postar um comentário