sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A Graça de Deus



Mas se é por Graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.           ( Rm 11.6)

Por Frankcimarks Oliveira



         O Deus da Bíblia é um Deus que a mente humana não pode conceber. Ele é descrito como extremamente glorioso, onipotente e auto suficiente. Todavia, a palavra que mais estremece meu coração sobre os atributos de Deus é " Graça". Deus é Gracioso. Como isso alegra minha alma!  A Graça de Deus mudou a minha maneira de "enxergá-lo" e tranquilizou meus sentidos. Só que ao mesmo tempo esta Graça divina me motivou ainda mais e me estimulou a conhecer o Deus da Salvação. É como que se toda a beleza divina residisse neste templo chamado Graça.


         A Graça de Deus o tornou meu Pai e agora eu posso me aproximar de seu trono com confiança e ousadia, não exigindo meus direitos, mas apenas confessando que nada mereço de suas mãos. Ali eu posso rogar por misericórdia, visto que sou um grande pecador, e devido a Graça eu acho paz e descanso para minha alma.
         Foi a graça de Deus que se manifestou salvadora a todos os homens que pelo Espírito Santo Regenerador me fez ver a glória do Calvário. Simplesmente a Graça liberta o homem , abrindo seus olhos para ver toda a bondade do Senhor.


         Quando olhamos para Deus em sua santidade, a única coisa que podemos dizer é :" Ai de mim, certamente hei de perecer", mas é a Graça de Deus que nos faz dizer : "Eis- me aqui, Senhor". Tudo o que temos para nos apegar é a maravilhosa Graça salvadora. Ela derruba o altar do nosso ego, destrona nossa prepotência, humilha nossa soberba, arrebenta nossa suficiência, revela nossa miséria e torna realidade a existência e a verdade da Cruz de Cristo.

         Noé achou graça ao olhos de Deus e foi poupado da destruição. Isso é a Graça de Deus, um escudo protetor. Ester apresentou-se diante do Rei e achou graça aos seus olhos. Ele, benevolentemente estendeu seu séquito para ela, demonstrando seu favor . Isso é a Graça, pura benevolência e boa vontade. Ora, ninguém poderia apresentar-se diante do Rei quando bem quisesse, nem mesmo sua esposa.  Mas a Graça é livramento. É objeto de nossa confiança e alegria ( Sl 13.5). Sim, queridos, a graça de Deus é o bem feito às nossas almas. Como disse o salmista : " Porque tua benignidade é melhor que a vida, os meus lábios te louvarão "( Sl 63.3).

         A graça de Deus encheu minha boca de novos cânticos, de modo que todos os dias o Senhor tem recebido louvores. Vejo em Sua graça sua formosura que antes me estava oculta. Porque sei que por ela em Cristo sou aceito por Deus, não só aceito , mas considerado e tratado como filho na coorte real.


         Somos salvos pela Graça de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. Por isso não podemos nos apegar a falsos ídolos de boas obras. Quebremos o altar da auto adoração e boa estima. Porque na verdade Deus não achou um justo se quer aqui neste mundo. Todos se extraviaram como ovelhas sem pastor. Todos juntamente se fizeram inúteis. Mas Deus provou seu amor por nós em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

         Nada há de bom em pecadores, mas Deus deu o que tinha de melhor, isto é, seu unigênito, para salvar aqueles que sempre se rebelaram contra suas santas leis. Cremos que seremos salvos pela graça de Deus e não por nossas boas obras que sempre estão manchadas de lama.

         Esta graça é tudo o que precisamos. Deus diz para nós : "A minha graça te basta". Então, por que ainda queremos apresentar a Deus nossa dignidade, quando não há nenhuma ? - Deus continua dizendo para os pecadores :" A minha Graça te basta ", mas muitos insistem em apresentar ao Senhor obras que Cristo não precisa. Apenas Cristo pode oferecer a Deus boas obras, porque suas mãos santas não estão contaminadas com a maldita lepra asquerosa. Foi Cristo quem bradou na cruz : Está consumado ! Isso não é suficiente para ti, pecador ?  Porque o próprio  Deus se deu por satisfeito com o sacrifício do cordeiro imaculado que é Cristo , seu Filho.

         Escute Paulo gritando a todo pulmão : "Ninguém se gloriará diante de Deus por suas obras". E de fato, nenhuma carne pode ser justificada fora do sangue de Jesus. A justiça da fé não exige obras, porque Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado por Justiça. E o que ele fez ?  - Nada! Apenas creu.

         Por que insistes em apresentar alguma boa obra a Deus, homem ?  Cristo Jesus não te é suficiente ?  Será que ainda não confias no Salvador perfeitamente ?  Ora, aquele ladrão da cruz não foi boa gente e isso até ele admitiu. Mas ele creu em Jesus, o rei dos judeus e isso foi suficiente para ele ouvir do Salvador : "Ainda hoje estarás comigo no paraíso."

         Será que não podemos ver o que Deus está querendo nos dizer ?  Deus está mostrando que a Salvação é pela graça e não pelas obras. Quantos religiosos estarão no inferno ?  - Muitos por sinal. E quantas prostituas e ladrões estarão no Paraíso ?  - Muitos com certeza. O problema de muitos religiosos é que eles se apegam a uma justiça que a seus olhos é limpa e boa, mas aos olhos de Deus não passa de imundícia . Se no fim da vida o pior dos ladrões, o mais corrupto dos homens lançar sua confiança em Cristo, ainda assim ele será salvo. Porque sua fé no Justo Jesus o justificará. Esta é a boa notícia do Evangelho e é ao mesmo tempo o grande escândalo da cruz e a maior pedra de tropeço de todos os tempos.

         "A minha graça te basta "- Que frase maravilhosa! Tenho pra mim que é a mais doce frase da bíblia. Se Deus nos diz : Ficai quietos, nada façais, e vede o livramento que vos darei, porque minha graça é suficiente, então devemos nos alegrar. Ele está dizendo : "Não façam nada e vejam a Salvação que vos dou". Ali no Calvário uma guerra cósmica e espiritual estava acontecendo e o Grande Capitão Jesus estava pelejando por sua Igreja. Sua arma foi o amor, seu triunfo foi a Graça.

         A graça de Cristo nos fortalece, nos encoraja, nos dá ânimo e vigor. Ela é a certeza de que somos mais que vencedores naquele que nos amou e a si mesmo se entregou por nós. A graça é a garantia de que nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus.

         Queria que você visualizasse esta graça. Olhe a Graça como um Rio, ou melhor, como um oceano profundo. Afinal, onde abundou  o pecado, superabundou a Graça de Deus. É na Graça que somos mergulhados pelo Espírito Santo e nossa pele fica mais limpa que a de Amã.

         E no fim, a Graça é o alicerce de todo o louvor e adoração que os filhos de Deus darão ao Pai para sempre e sempre e sempre. A graça só será de fato experimentada em seu auge e força na Glória celestial, até mesmo porque todas as eternidades serão insuficientes para entendermos as dimensões desta tão profunda graça. Portanto, quero terminar citando alguns versos de Paulo :

"Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo conhecimento. "( I Co 1.4-5)



         Somente na eternidade poderemos dar toda a ação de graça que devemos dar pela Graça que nos foi dada. Comecemos agora: Pai, obrigado pela graça manifestada em Cristo por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário