quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O Cerne do Evangelho : Cristo Crucificado



Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;Para que nenhuma carne se glorie perante ele.Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.1 Coríntios 1:17-31

Por Frankcimarks Oliveira

         Antes de Falar  sobre seu chamado a evangelizar e do que se trata o Evangelho, o apóstolo Paulo pede aos irmãos de Corinto que busquem viver uma vida em união com os familiares da fé. Cristo morrera para reunir seu corpo na terra, isto é , sua Igreja. Não faz o menor sentido vivermos em contendas e facções, quando o propósito divino é que sejamos um, assim como o Pai e Cristo são um.
         Por ser Cristo o cabeça de sua Igreja, ele e somente ele deve ser honrado com todas as honras. Paulo não queria que a Igreja de Cristo se dividisse por sua causa. Ele mesmo disse : Mas quem é Paulo? Sua saudação em suas diversas cartas deixava bem claro sua posição no exército do Deus vivo : “ Paulo, servo de Deus”.  Somos apenas servos e soldados de Cristo que é nosso Capitão por excelência e direito.
         Nem Apolo, nem Paulo e nem Pedro deveriam ser considerados alguma coisa, mas aquele que dá o crescimento na obra de evangelização que é Deus. É sobre isso que falaremos agora, ainda que brevemente.
 Para Paulo algo estava bem claro : sua missão era Evangelizar o mundo. “ Cristo enviou-me não a batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã”. ( I Co 1.17) Portanto, analisemos como este servo de Deus compreendia o plano de Salvação planejado por Deus, seus efeitos nos pecadores e por fim o seu propósito eterno.

I-                  O Plano da Salvação

Ninguém jamais imaginaria o Plano divino para salvar os perdidos! Deus revelou seu sábio intento através do Evangelho de Cristo. Paulo nos diz: “Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes “(1 Coríntios 1:19). Deus sabia que Cristo Crucificado seria um escândalo para os homens. Como Deus pode salvar os pecadores através de um homem numa Cruz?- perguntam os filhos dos homens.
E Paulo continua :

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
(1 Coríntios 1:21-22)

O Mundo nunca compreendeu a mente de Deus. Seus pensamentos sempre foram mais elevados que os nossos. De modo que chamamos de loucura aquilo que Deus chama de sabedoria, e chamamos de sabedoria aquilo que Deus considera loucura.
Aprouve a Deus nos salvar através da Mensagem da Cruz , isto é, do Cristo Crucificado, que é poder de Deus para aqueles que crêem. Ora, Deus não se adaptou aos caprichos humanos  fazendo aquilo que eles considerariam prudente e sábio. Mas através da Cruz deixou a todos perplexos. Na cruz Deus matou todos os coelhos com uma só cajadada.
Aqueles a quem Deus chamou, irão ouvir a mensagem da Cruz e ficarão extremamente satisfeitos e gratos pelo sacrifício de Cristo. Estes se apegarão ao Senhor de tal modo que a única coisa que conseguirão fazer é render-lhe glória eternamente por seu plano maravilhoso de salvação.

II-              Os efeitos do Evangelho nos Pecadores

Cristo na cruz era a única mensagem de Paulo. Mesmo sendo um poliglota muitíssimo inteligente, versado em várias culturas e conhecedor da Lei de Moisés, seu único assunto era a Cruz do Salvador. Por isso mesmo fora escarnecido em Atenas quando falava do Deus que morreu no madeiro para salvar os homens.
Paulo sabia que a mensagem do Cristo crucificado surtiria diferentes efeitos nas diferentes pessoas que o ouviam. Ele sabia que o êxito de sua pregação não consistia nas suas palavras de persuasão humana, mas na poderosa e influente ação do Espírito Santo.( 1 Co 2.4)
Quem deu crédito a nossa pregação ? – Devia ser a frase que Paulo vez por outra repetia. Mas o Senhor o consolava salvando um e outro por onde ele passava. Nem todos que nos ouvem darão confiança a nossa mensagem. Mas o que importa? É Deus quem salva. Nós somos apenas arautos de seu reino; Proclamamos a verdade divina e Ele se encarrega de completar a obra. Por isso mesmo não existem estratégias para ganharmos almas e mais almas. Isso não depende de nós, mas Daquele que convence os homens de seus pecados.
Deus escolheu aqueles que nada são para confundir os que são. Escolheu os fracos e não os fortes; escolheu os vis e desprezíveis para que ninguém fique orgulhoso diante dele. São nessas pessoas que o evangelho surtirá efeito, isto é, naqueles a quem Deus escolheu, que somente ele sabe quem são. Nossa mensagem é como a semente que cai em diversos solos, mas apenas Deus faz gerar o crescimento espiritual.

III-           O Propósito da Cruz

Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.1 Coríntios 1:26-27

Na Cruz Deus demonstrou seu amor para com os homens, dando seu único Filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas viva eternamente. ( Jo 3.16) Através desta mesma cruz Deus demonstrou sua severidade para com o pecado, visto que não poupou nem a seu próprio Filho ao ver sobre ele os nossos pecados.
A cruz é por assim dizer o grande instrumento de Deus para silenciar nossas bocas diante de seu trono. Ficaremos todos calados naquele grande dia, visto que ninguém poderá se excusar diante de Deus. Para os que se abrigaram sob as asas do Onipotente, crendo em seu Filho Jesus e no sangue da propiciação, Deus os dará graça sobre graça. Mas para aqueles que desprezaram o Santo filho de Deus, resta apenas a Ira e o juízo eternos.

Na verdade o grande propósito de Deus é aniquilar o orgulho humano. Como disse Paulo : Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor (v.31) Os salvos sabem que mereciam o inferno. Sabem que não fizeram nada para merecer o perdão divino. Por isso resta-nos apenas gloriarmo-nos na suprema bondade de Deus. A ele toda a glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário