terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aprendizes do Senhor


Mas, no meio da festa subiu Jesus ao Templo, e ensinava. E os judeus  maravilhavam-se, dizendo : Como sabe este letras, não as tendo aprendido ? Jesus lhes respondeu, e disse : A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou ( Jo 7.14-16)

Por Frankcimarks Oliveira

I- Os  Verdadeiros  Cristãos  desejam  aprender  com   o  Senhor

         Cristo Jesus desceu do céu para nos trazer uma doutrina que homem algum jamais foi capaz de transmitir. O Significado que o Senhor deu as suas próprias palavras ditas pelos antigos profetas, demonstraram a incapacidade humana de atingir de fato o coração do Pai. Somente o Filho de Deus poderia ensinar os Homens a andarem no caminho perfeito que o Eterno desde os tempos desconhecidos havia preparado para seus escolhidos. Por isso mesmo cada cristão deseja afetuosamente este leite doutrinário, que supre nossas necessidades e nos revela a perfeita vontade de Deus. O Senhor mesmo disse :
         Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei coisas terrestres, e não crestes, como crereis se vos falar das celestiais ?. Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o filho do homem que está no céu. ( Jo 3.11-13)
         Cristo tem autoridade perfeita para ensinar aos pecadores o Plano de Deus, visto que ele mesmo morava no céu e conhece completamente a vontade de seu Pai. " Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" ( Jo 6.36). Portanto, apeguemo-nos ao que Cristo tem para nos ensinar. Sua doutrina é maravilhosa e digna de toda aceitação!

         A doutrina de Deus tem por finalidade fazer seus filhos andarem num bom caminho. Foi isso que Salomão pediu ao Senhor em oração :    " Ensina-nos teu bom caminho " ( I Rs 8.36). Esta deve ser também nossa oração diária. Nosso coração precisa está aberto para receber todo o conselho de Deus. Assim como o salmista declarou :"  Faze-me saber os teus caminhos, Senhor. Ensina-me as tuas veredas. E outra vez diz : "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus" ( Sl 25.4; 143.10). Podemos perceber que esta é uma característica peculiar do povo de Deus. Ora, os ímpios não se importam nem um pouco em saber o que Deus diz sobre seu proceder. Mas a família do Senhor almeja andar com prudência na terra, de modo que Seu nome seja glorificado.
         Como seres humanos que somos,  falhos e limitados, estamos sujeitos a errar e Deus sabe disso. Por isso, a humildade é um elemento essencial e extremamente importante para o amadurecimento e crescimento espiritual dos filhos de Deus. Como Jó mesmo disse : Ensina-me, e eu me calarei; e faze-me saber entender onde errei ( Jó 6.24). Digamos isso ao Mestre Celestial, que é paciente para nos ensinar tudo aquilo que precisamos saber para segui-lo. Foi ele mesmo quem disse : "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" ( Mt 11.29). O Senhor deseja nos ensinar preciosas verdades de sua Palavra, que é totalmente apta para tal função. Agora a pergunta é : nós queremos aprender com ele ? Será que sua doutrina é desejável ao nosso paladar como o mais puro mel ?

II- Grandes Professores do Passado

         Quão linda é esta vocação! Ser professor é ser agente perpetuador de verdades, de conhecimentos, de valores. Infelizmente vivemos numa sociedade que desaprendeu a respeitar os Mestres. Em outras culturas são de grande estima tais pessoas. Na bíblia podemos ver alguns grandes Sábios que como professores foram levantados por Deus para instruírem seu povo sobre o caminho que se deve andar.
         Como não falar de Moisés, homem cheio de sabedoria e paciência, que ao conduzir os hebreus pelo deserto teve de ensinar os mandamentos do Santo e Soberano Deus ?
"Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá. O dia em que estiveste em Horebe, quando o Senhor me disse : Ajunta-me o povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos." ( Dt 4.1,10)
         Quantas verdades preciosas estão contidas nestes dois versos! Perceba a importância que Deus dá aos seus ensinamentos. Deles dependem nossas vidas e nosso sucesso. Perceba também como o Senhor se apropria de pessoas como Moisés para instruir seu povo. Ainda que Deus tenha falado audivelmente com aquela gente no monte, todavia foi através do homem Moisés que ele se fez entender. Ou seja, o Senhor mesmo é quem nos ensina sua lei quando faz isso através de seres mortais. Também é Deus quem ensina aos nossos filhos a sua boa doutrina e ele faz isso através de nós, os pais .
         "Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, COMO ME MANDOU O SENHOR MEU DEUS, para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar" ( Dt 4.5). O propósito de Deus é sempre fazer de seu povo um povo forte e bem afamado diante das demais nações. Desse modo todos verão quão chegado é o Senhor nosso Deus. É ele quem nos ensina o caminho bom a trilhar.  Infeliz é aquele que despreza suas Palavras.
         Do mesmo modo podemos citar o profeta Samuel, que por muitos anos serviu ao Senhor guiando Israel com seus conselhos e juízos. Samuel era a " boca de Deus" e nenhuma de suas palavras caiu por terra, visto que era o próprio Senhor quem o instruía a falar:
         "E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós, antes vos ensinarei o caminho bom e direito" ( 1 Sm 12.23). Não era fácil conduzir toda aquela nação , sempre obstinada e rebelde. Samuel fora bem paciente e forte para executar sua missão. Se o Senhor não capacitasse seus profetas, então todos pereceriam juntamente pelo fardo do ministério. Mas graças a Deus que nunca desampara aqueles a quem chamou!
         Outro grande professor foi Esdras. Este homem era extremamente conhecedor da lei divina, preparado para expor o coração de Deus aos pecadores. Sobre Esdras está escrito : "era escriba hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel tinha dado, e segundo a mão do Senhor seu Deus, que estava sobre ele"( Ed 7.6).
         Deus preparou Esdras para ser um Mestre na sua lei a fim de ensinar seu povo a sua boa vontade. A poderosa mão de Deus estava sobre Esdras para que todo o seu propósito se cumprisse. Nós precisamos entender que é Deus quem distribui seus dons aos homens. Ele vem capacitando a milhares de homens e mulheres ao longo da história para que seu povo não padeça. "O Espírito do Senhor está sobre mim para ensinar aos mansos da terra" foi a frase que muitos homens de Deus disseram  nestes últimos milênios. E graças a Deus que ele sempre levanta bons teólogos e Mestres comprometidos com a Verdade de Cristo.
         Oremos para que o Senhor continue capacitando seus amados filhos na sua doutrina assim como Esdras que " tinha preparado seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e juízos "( Ed 7.10). E muitos outros levitas foram capacitados pelo Senhor para fazerem a obra:

         " E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sebetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Josabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na lei, e o povo estava no seu lugar. E leram no livro, na lei de Deus, e declarando e explicando o sentido, faziam que lendo se entendesse" ( Ne 8.7-8)

         Podemos extrair destes versos :

1- Deus é quem distribui seus talentos no meio de seu povo, dando a quem quer seus dons com objetivos específicos : a edificação individual e coletiva dos seus santos. Ninguém deve se arrogar de possuir exclusivamente a verdade divina. Deus em sua sabedoria não concentra todos os seus dons em apenas um homem, para que ninguém se glorie em sua presença. Apenas Cristo é aquele que possui em si mesmo toda a plenitude de Deus. E é Cristo que constitui uns para profetas, outros para mestres, pastores e etc para a edificação de seu corpo que é a igreja.

2- A palavra de Deus é a regra de fé e de conduta que seu povo deve seguir. Desde os tempos mais antigos o Senhor atuou através de sua Palavra e continua agindo deste mesmo modo.

3- A pregação expositiva é o meio pelo qual o Senhor ensina seu povo a sua vontade. A bíblia deve ser exposta como a Palavra de Deus, inspirada e detentora de tudo quanto os filhos de Deus necessitam para viver uma vida piedosa.

4- A Palavra de Deus visa o entendimento , isto é, a razão . É preferível a pregação que se faz entender à pregação irracional e “misteriosa”. ( Deus quer que seu povo entenda )
         Lembre-se sempre : " Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar! Também tua descendência seria como a areia...( Is 48.17,18). O que o profeta está querendo dizer é que existem consequências por não se dar ouvidos a voz de Deus. Elas podem ser positivas ou negativas, tudo irá depender de nossas respostas.

III- Jesus, o Grande Professor Celestial

         Em certo sentido todos estes homens de Deus apontavam para o Grande Mestre Celestial que viria a este mundo para finalmente expor a mente divina. Não que isso não viesse sendo feito durante a História precedente, visto que o Senhor falara de diversas maneiras e através de muitos homens santos, todavia nestes últimos dias ele o fez por seu amado e sábio filho Jesus.
         Cristo revelou o coração de Deus aos homens. Suas Palavras procediam do Pai das luzes e quem as rejeitasse, rejeitava ao próprio Criador.“ Está escrito nos profetas : e serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. ( Jo 6.45)
         Não podemos dizer outra coisa quando o próprio filho de Deus está dizendo : “quem me vê a mim, vê ao Pai que me enviou  ( Jo 14.9) Portanto, quem ouve as palavras de Cristo, ouve a própria voz de Deus.  Ou nunca leste o que o Todo Poderoso disse acerca de seu unigênito : Este é o meu filho amado em quem tenho me comprazido, a ele ouvi “ . ?-  Deus ordenou explicitamente que todos os homens devem dar ouvidos ao que Cristo tem a dizer e a ensinar.  Mas eu te pergunto, leitor : Tu tens ouvido a doce e majestosa voz do Cordeiro Salvador ? Ou tu tens desprezado seus preciosos ensinos, tratando-os como qualquer outro ? Num mundo tão relativista em que vivemos, apenas a Palavra de Deus nos dá segurança e plena convicção de eternidade. De fato, a pós modernidade tem posto os pilares da sociedade ocidental de cabeça para baixo. Apenas o que Cristo diz deve ser levado a sério , amados. Pois em breve os grandes intelectuais deste mundo estarão dizendo outras coisas, talvez até mesmo contradizendo o que dizem hoje. Como confiar em tais mestres ? Por isso agarremo-nos ao divino professor, santo e imutável.
         Cristo dedicou-se  completamente a sua função de Mestre: “ e todos os dias ensinava no templo, mas os principais dos sacerdotes, e os escribas e os principais do povo procuravam matá-lo. E não achavam meio de o fazer, porque  todo o povo pendia para ele, escutando-o. ( Lc 19.47-48). Nosso Senhor ensinava todos os dias. Não tinha folga e nem o queria. Seu prazer era tornar a vontade de Deus conhecida entre os homens. Todavia, nem todos estavam satisfeitos com seu desempenho. Enquanto alguns saboreavam seus ensinos, outros o odiavam por isso. E hoje , por acaso, é diferente ? Quantos não odeiam a doutrina do Senhor nestes tempos modernos ? -“A Bíblia é um livro odioso”, dizem alguns. Mas graças a Graça de Deus derramada em nossos corações, podemos desfrutar de toda a preciosidade dos ensinamentos do nosso adorado Professor.
         Que este exemplo de Cristo sirva para todos aqueles professores de escolas dominicais, teologia e etc. Empenho, dedicação, compromisso com a verdade, independentemente de ameaças, é o que Deus em Cristo demonstrou naqueles dias.
         Por quantas vezes não foi o Senhor experimentado por homens cheios de hipocrisia  que o testavam a fim de desmoralizá-lo na frente de todos ? Muitas! Porém, cheio de sabedoria, Cristo sempre soube dar a resposta certa.  ( Mc 12.15-17). Nem sempre sua resposta era uma resposta. Algumas vezes era ele quem interrogava aos homens. Certa feita questionou aos fariseus e escribas o que achavam do batismo de João Batista. Outra feita, inquiriu seus discípulos sobre o que  pensavam sobre o Filho do Homem.  Na verdade um bom professor não é simplesmente aquele que dá boas respostas, mas aquele que sabe fazer as perguntas certas.
         O questionamento gera o desenvolvimento da razão.  E Deus deseja que a usemos, afinal foi ele mesmo quem a criou. Deus sabe mais do que ninguém fazer as perguntas que nos silenciarão, que nos estimularão, que nos fará pensar e progredir.
         Poderíamos falar tanto sobre o ministério de ensino do Senhor, mas resta-nos dizer  pelo menos alguns de seus principais ensinos.

1-    Oração :

Os discípulos pediram ao Senhor : Ensina-nos a orar ( Lc 11.1). E Cristo assim o fez.

2-    Remissão

Sem sombra de dúvidas Cristo repousou bastante sobre este ponto. Vez por outra ele lembrava a seus discípulos :  e começou a ensinar-lhes que importava que o filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes e escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. ( Mc 8.31; 9.31)
Na verdade a vida de Cristo por si só é uma grande lição para a humanidade. Ela nos fala de misericórdia. Precisamos aprender o que é isto, porque na verdade não sabemos.  Do mesmo modo sua incrível humildade deve ser copiada por seus servos. Ora, ele mesmo sendo Deus não se apegou a isto, antes se humilhou , fazendo-se um mortal para  nos salvar. Logo, não deve existir naqueles que se dizem  cristãos qualquer espécie de orgulho.

E por fim, Cristo como Mestre estava preparando seus apóstolos e discípulos para serem também exímios professores das verdades divinas. Ele disse :  “Portanto ,ide e fazei discípulos de todas as nações...ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado”... ( Mt 28.19,20). Se Deus te chamou para o ensino, então dedique-se ao ensino. Mas uma coisa eu posso te assegurar, Deus te chamou para o aprendizado diário. Cristo deve ser o único Mestre e Senhor pessoal de nossas vidas e como Maria,  irmã de Lázaro, estejamos aos pés do Meigo Professor, aprendendo dele que é Manso e humilde de Coração.  Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário