terça-feira, 28 de junho de 2011

Quem é este homem?


E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus...(At 9.5a)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


Sabemos que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo, Porém para nós hoje fica muito mais fácil entendermos isso, graças as escrituras. Porém ao lermos os evangelhos e o novo testamento como um todo, percebemos que os discípulos e os contemporâneos de Jesus tinham algumas dificuldades para definirem a identidade do Messias.

Para alguns ele era o filho do Campinteiro José e de Maria(Mt 13.55)
Para outros ele era um Rabi( mestre ou professor) da parte de Deus-(Jo 3.2)
Para outros ainda, Jesus era o Profeta que devia vir ao mundo( Jo 7.40)

Bem, Já vimos no estudo" Quando a visão é restaurada" que o cego curado teve três "revelações acerca de Cristo. Na verdade, seus olhos foram se abrindo cada vez mais para a pessoa bendita de Jesus, até que ele o conheceu e o adorou.

Ele disse de Jesus:

1-O homem chamado Jesus me curou( viu sua perfeita humanidade)
2-Digo que ele é profeta( entendeu que Jesus era um enviado de Deus)
3-Quem é ele Senhor para que eu creia nele( no Cristo)? ( O texto mostra que ele adorou a Crisro- ele o reconhece como o filho de Deus)

Veremos aqui quem é Jesus...

E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Mateus 8:27

1- Jesus tem poder sobre a natureza e esta reconhece sua voz e obedece sua Palavra.

E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? Lucas 7:49

2-Jesus tem poder de Perdoar pecados ( sobre a alma) e não somente o de curar doenças( sobre o corpo)

Existem muitas referências sobre a pessoa de Jesus, porém nos limitaremos as mais polêmicas ou discutidas:

A- Jesus é o primogênito de Toda criação(Cl 1.15-17)
B- Jesus é o Princípio da Criação de Deus(Ap 3.14)
C- Jesus é o Senhor(Rm 10.13)(1 Co 1.2)
D- Jesus é o alfa e o Ômega( Ap 1.8;2.8;22.12,12,20)
E- Jesus é o Primogênito dos mortos(Ap 1.5)
F- Jesus é a expressa imagem do Pai e o resplendor de Sua glória(H 1.3)
g- Jesus é um Grande Mistério(Mt 11.27)(Cl 1.27)(Ef 3.4)
H- Jesus é o próprio Deus em Pessoa Visível(Rm 9.5)(Jo 1.2)(Cl 2.9)

A palavra Primogênito na biblia nem sempre aparece como designando o primeiro ou o número um de uma série. Ismael era o primogênito de Abraão, porém é a Isaque que a Bíblia chama de Primogênito, porque era a ele( Isaque) que pertencia toda a herança de Abraão.
Primogênito pode ser interpretado como alguém que usufrui de sua posição social, seu nível de poder ou um lugar de destaque.Ora, Jesus tem poder sobre toda a criação, visto que foi Ele mesmo quem criou todas as coisas(Jo 1.1-3). Jesus é por direito e natureza herdeiro de tudo que foi criado.

A palavra ARCH remete a principado, governante. Em muitas referências bíblicas vemos o termo Arch( arcanjo)para designar alguém que lidera ou comando um grupo ou coisa. Logo fica muito claro que Jesus não foi criado, mas que ele é o Pai da eternidade( Is 9.6) e que sua "origem" são antes dos dias antigos( Mq 5).
Podemos afirmar claramente que princípio aqui deve ser traduzido como principado. Pois um menino nos nasceu e um filho se nos deu e o principado está sobre seus ombros e o seu reino jamais terá fim.(Is 9.6)

A Palavra Kyrios deve ser entendida como Senhor, chefe, dono, Soberano. No velho Testamento o Pai é chamado claramente de Senhor. E Cristo do mesmo modo é invocado pelo nome de Senhor, aquele que tem poder de Salvar os que creem em seu nome.

A expressão Alfa e ômega nos fala de príncipio e fim ou eternidade. Jesus é a letra A e a letra Z. Deus todo poderoso também era retradado assim pelos profetas antigos. Se Jesus tivesse sido criado por Deus Ele não seria o Alfa( a), mas o beta(b).

Quando a Bíblia chama Cristo de o Primogênito dos mortos entendemos que Ele foi de fato o primeiro que Ressuscitou para nunca mais morrer. Porém Ele também é aquele que tem poder sobre os vivos e os mortos, logo ele( Jesus) exerce lugar de destaque no mundo dos vivos e dos mortos e todo joelho a de se dobrar a ele, tanto nos céus, como na terra ou debaixo da terra.

Jesus é a expressa imagem do Pai. É como se Jeová se olhasse no espelho e seu reflexo fôsse seu Filho. Contudo, devemos entender esse texto em questões qualitativas, morais e não de semelhança física, visto que Deus é Espírito.
Tudo o que se atribua ao Pai se vê no Filho de forma perfeita( expressa imagem) e a mesma Glória que "vemos" no Pai há no Filho( Resplendor de sua glória)

A biblia também nos revela que Ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai. Deus é um mistério. Se sabemos alguma coisa sobre o Senhor Deus é porque ele mesmo falou de sí para nós, através dos profetas, dos salmos, do Filho e pelo Espírito Santo, que conhece até mesmo as profundezas de Deus.

Em Cristo habita corporalmente toda a divindade. Entenda isso! Somente compreendemos isso através da fé condicionada pelas escrituras. Jesus disse: Examinai as escrituras porque elas falam de mim. Nossa vida eterna depende disso: Conhecer a Cristo como ele é e ter fé em seu nome.

Saulo quando se depara com Yeshua e viu sua gloriosa luz no deserto de Damasco disse:Quem és senhor? Então Jesus disse: Sou eu, Jesus, a quem tu persegues...

Jesus está vivo, ele está vivo e tem as chaves da morte e do inferno. Tem poder para ressuscitar naquele dia todo aquele que se apegar a seu nome.

Hoje ainda fico muito admirado quando leio a biblia e pergunto:

-Quem é este Homem?
Ele me diz: Eu sou Jesus, o teu Senhor, que te amei e te lavei no meu sangue, te fiz rei e sacerdote para Deus, o Pai.E breve te trarei até mim.
Então digo: Quem sou eu, Jesus, para ir ter contigo?
Logo, o Nazareno me responde: Não temas, creia tão somente, a minha graça te basta.


Conclusão:

Não importa o que as pessoas(RELIGIÕES) dizem de Jesus. Importa o que a biblia diz sobre ele
( o que ele mesmo disse de si e o que o Pai testemunhou sobre ele, e o que o Espírito Santo nos ensina sobre Jesus)

sábado, 25 de junho de 2011

O Mistério da Arca



E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu. (Êxodo 40:3 )
 
 Por Frankcimarks Oliveira

Amados, fico perplexo com tamanha profundidade das escrituras. Elas são riquíssimas em mistérios, em revelações e  renovam-se a cada dia  para os filhos de Deus.
Vejo o evangelho de Jesus Cristo no velho Testamento. Vejo o Pai pregando o as boas novas de seu filho nas páginas sagradas antes mesmo de Cristo encarnar e vir a este mundo como homem.
Sobre o tabernáculo:

Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; (Hebreus 9:4 )
                           
Características da Arca: 

1-Ela era de Madeira(Ex 37.1)
2-Ela era coberta ou revestida de ouro por  dentro e por fora        (Ex 37.2)
3-Ela tinha uma coroa de ouro ao redor(Ex 37.2)
4-Ela era traspassada por varais de madeira em 4 argolas para ser carregada(Ex 37.3-5)
5-Dentro dela havia a vara de Aarão que floresceu, as tábuas dos mandamentos, o maná que desceu do céu.(Hebreus 9.4)
6-Ela estava escondida no Santo dos Santos através de um véu   (Ex 40.3)
7-Ela tinha sobre o propiciatória dois querubins ajoelhados e alados, que olhavam para baixo(Ex 25.18,20)
8-A arca representava a presença de Deus no meio de seu Povo                   (I Samuel 5-7)

Assim como a arca possuía duas naturezas  ( Madeira e ouro), Jesus também possui duas naturezas graças a sua encarnação  ( Homem e Deus). Perceba que a arca também era revestida de ouro por dentro, e não somente por fora. Isso fala-nos  da essência divina de Cristo que  foi  manifestado filho de Deus pelos sinais que fazia, e  por carregar em seu frágil corpo o Logos divino. 

Assim como a arca possuía uma coroa ao seu redor, Cristo  possui Realeza. Não são poucos os versículos na bíblia que chamam Cristo Jesus de Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
Assim como dentro da arca havia um cajado de um Sacerdote, um maná que não apodrecia, e os dez mandamentos, Cristo  possui Nele tais representações . O cajado de Aarão fala-nos  de poder e autoridade. Aarão era a maior autoridade religiosa de sua época, assim como Moisés era a maior autoridade legislativa de seu tempo no meio de seu povo. O Cajado representa o ofício pastoral de Jesus Cristo, o grande bispo das almas. É ele quem nos conduz a Deus, seu Pai. É ele quem protege suas ovelhas do mal.
O Maná escondido no vaso dentro da arca não apodrecia. Era o mesmo maná que chovia do céu e que alimentava os Hebreus. Porém esse maná, diferentemente dos demais, não se corrompia, não azedava, mas durava para sempre. Esse maná escondido nos fala da Eternidade do Senhor Jesus Cristo. Ele sempre dizia que quem comesse desse pão passaria da morte e teria a vida eterna.

 O livro sagrado  conta-nos que Ele( Jesus) é o verbo de Deus, aquele que se chama a Palavra de Deus. Ele Possui nele mesmo as palavras do Pai, conhece a perfeita vontade de Deus e seus mandamentos. A bíblia também diz sobre seu ministério profético e de pregador. Tudo o que Ele recebeu do Pai ele nos transmitiu. Tudo isso estava escondido dentro da arca, ou seja, em Cristo. Do mesmo modo, todo o plano de Deus para os homem está em Cristo. Quem não o reconhece assim, morrerá em seus pecados.
A arca possuía dois varais de madeira, cobertos de ouro, e quatro argolas. Somente assim os levitas poderiam transportar a arca de um lugar para outro. Jesus Cristo foi  traspassado  pelo madeiro ( a Cruz) e quatro cantos de seu corpo foram feridos           ( a cabeça, as mãos ,seu lado , e os pés) Os homens carregaram-no de um lado para o outro( casa de religiosos e políticos) e por fim o crucificaram fora da cidade, como mandava a lei.
Na verdade, a arca representa um grande mistério:

O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;(Colossenses 1:26 ,27)

A arca ficava ocultada dos olhos humanos enquanto estava dentro do tabernáculo, no mais secreto lugar, o Santo dos Santos. Era um mistério oculto, mas que era revelado quando transportada pelos Levitas. Nela se manifestava a Glória de Deus.

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.( 1 Timóteo 3:16 )
 
Assim, para representar o Grande mistério que era a arca, Deus a envolveu ou a escondeu por trás de um véu, que separava o santo do Santíssimo Lugar. Jesus estava escondido por trás do véu, que é o céu e foi manifestado aos homens pelo seu próprio véu, que é a carne de seu corpo. 

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.(João 1.18)

 Na arca, mais especificamente, na tampa, foram esculpidos dois querubins, ajoelhados e de modo que suas asas cobriam toda a arca. Estes querubins alados servem para ilustrar quem é Jesus. Eles possuem asas( natureza de cima ou que provém do céu) e estão ajoelhados na tampa( terra)- que provém da terra. Ou seja, Jesus como filho de Deus provém dos céus, mas como filho do homem provém de Belém, cidade de Davi, Homem mortal.
Algumas vezes esses querubins aparecem com quatro faces distintas( rosto de homem, rosto de boi, rosto de águia e rosto de leão)

 E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia. (Ezequiel 10:14 )

A bíblia também fala sobre quatro animais nos céus com seus respectivos rostos, que podemos relacionar a esses querubins do velho testamento:
E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando .(Apocalipse 4.7)

Significado que aponta para Cristo: 

1-Rosto de Homem: Jesus , o filho do homem, servo sofredor, o carpinteiro, o rabi da galiléia.
2-Rosto de Bezerro: O sacrifício no calvário, a oferta pelos nossos pecados.
3-Rosto de Águia: Jesus exaltado de apocalipse, seus olhos vêem tudo, ele é onisciente, conhece nossas obras, sua visão é ampla.
4-Rosto de Leão: O juiz que breve virá para julgar os homens, exterminará os inimigos de seu povo, reinará abslouto nessa terra e implantará o reino de Deus entre os homens de fato.

E por fim, vemos que a arca era um símbolo de Deus no meio de seu Povo. Não era um ídolo, mas sim um tipo que prefigurava o Deus de Israel, que viria como homem e estaria de fato no meio de seu povo.
A presença de Deus se manifestava sobre a arca, do mesmo modo que o Espírito Santo ungiu a Jesus. A glória de Deus era comparada com a arca, assim como Jesus é a expressa imagem de sua pessoa( do Pai) e o resplendor de sua glória.
 Onde a arca passava pessoas eram abençoadas. Se os inimigos zombassem dela, eram destruídos, se pessoas não ordenadas tocassem-na , eram mortos.  Não se pode zombar de Cristo, pois os que tais assim procedem sentirão o peso da pedra de esquina sobre eles. Serão esmagados e destruídos, porque não creram no nome do unigênito filho de Deus.  
O inimigo do povo de Deus não tem poder sobre a arca           ( Cristo), pois acaba sempre envergonhado diante de todos. As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor, porque a arca da aliança ( Cristo) está no nosso meio, por isso somos abençoados.
Recomendo o Dvd do Pastor Yossef Akiva: “A vara de Aarão que floresceu e arca do testemunho”. Yossef ilustra a arca como o símbolo maior do reino de Deus, contudo eu entendo que a arca representa muito mais o Próprio filho de Deus, o mistério que estava escondido.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os Três Tipos De Homens


E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27 )

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I- O Homem Natural


1-Que não nasceu do Espírito, Mas somente da Carne:

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.(Jo 3.6)

2-Por isso não compreende as coisas de Deus:

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14 )

3-É Aquele que não cumpre a Palavra de Deus:

Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; (Tiago 1:23 )

II- O Homem Carnal

1-É Aquele que não agrada a Deus:

Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. (Romanos 8:8)

2-É aquele que cumpre a vontadade (os desejos) da carne e não os de Deus:

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
( Gálatas 5:16)

3- É chamado de filho da Ira e filho da desobediência

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (Ef 2.1-3)

4-É aquele que vive em práticas pecaminosas:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.(Gl 5.19-21)


5-É aquele que procura justificar a si mesmo diante de Deus, rejeitando a graça de Cristo e querendo viver pela Lei( obras) e não pela Fé:

O insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?
Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?(Gl 3.1-3)

6-Muitos se consideram espirituais, mas na verdade são carnais:

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? (1 Coríntios 3:3,4)



III- O Homem Espiritual

1- É aquele que Nasceu de novo para uma nova vida com Deus

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.(2 Co 5.17)

2-É aquele que se alimenta das coisas espirituais para seu crescimento espiritual

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; (1 Pedro 2:2 )

E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. (1 Co 10.3-4)


3-É aquele que compreende as obras de Deus

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
(1 Co 2.14,15)


4-O que identifica um homem espiritual?:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.(Gl 5.22)

5-Jesus é o maior exemplo de Homem espiritual.Ele é diferente do primeiro homem:

Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
(1 Co 15.46-47
)


Obs: Muitos usam esse texto para defender a tese de que Jesus ao ressuscitar não possuia mais um corpo como os demais seres humanos. Não é isso que a biblia ensina. Jesus foi tocado por Tomé para mostrar que não era um fantasma. Ele comeu peixe e pão com seus discípulos. Ora, um espírito não pode fazer isso.
Um corpo espiritual é um corpo transformado, a semelhança do que houve com Jesus. Isso só ocorrerá no arrebatamento, num piscar de olhos, nós os que estamos vivos seremos transformados, logo após a ressurreição dos que dormem no Senhor.
Existe corpos naturais, mas nem toda carne é uma mesma carne. A carne dos homens é uma, a dos animais é outra, a dos astros é outra. Do mesmo modo o corpo de Adão, homem terreno era um e o nosso corpo será transformado numa nova carne, capaz de herdar o céu, visto que é uma nova carne, como a de Cristo.

Vale a pena lembrar também que a palavra carne na biblia aparece com vários significados distintos. Ora é o próprio corpo, ora é a natureza pecaminosa,ora são os alimentos, etc.
Esta carne nossa é corruptível, ou seja, apodrece na sepultura, porém o novo corpo que herdaremos é incorruptível e imortal, logo não é mais essa mesma carne, se é que pode ser chamada assim.

Neste estudo não quis abordar somente a questão do corpo carnal e espiritual, mas como um todo as tres manifestações do homem em sua vida:

1-Nascido de mulher e como qualquer outra criatura criada por Deus

2-Corrompido pelo pecado e longe de seu criador. Vivendo aborrecendo a Deus e amigo do mundo e inimigo dO Eterno.

3-Nascido de novo da água e do Espirito, regenerado e que busca ter uma vida nova com Cristo, sustentado pelo pão vivo, alimento espiritual. Que procura agradar a Deus, e é cosciente de seu estado de doente e por isso se apega a fé do filho de Deus, único capaz de curar e salvar o perdido.

Todos nós passamos por esses três estados. Infelizmente aquele que não crê no testemunho de Deus morrerá em seus pecados e jamais será um homem espiritual.
Jesus jamais foi um homem carnal( pecador). Ele nasceu de mulher ( encarnou-se), mas ainda sim era criador .Nasceu sob a lei, mas ainda sim não tinha pecado.

obs: Jesus veio em carne e osso, como um perfeito homem(chorou, sentiu fome e frio, etc)e quem nega isso é o espirito do anticristo.Porém não podemos confundir o fato de ele ter vindo em carne com ser carnal. Uma coisa é distinta da outra.
Mesmo estando num corpo, Cristo jamais pecou...isso é o que a biblia nos ensina.

Devemos entender Homem nesse estudo não como sexo masculino, mas como Humanidade
( homem e mulher)
Pois a biblia também usa a palavra homem para se referir ao próprio homem masculino, mas também a todos indistintamente.

sábado, 11 de junho de 2011

Quem disse Que Homem Não Chora?


Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,(Sl 6.6)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

1-Homens que choraram pelo Luto

a- Abraão chorou pela morte de Sara(Gn 23.2)
b- Davi chorou pela morte de Saul, Jônatas, Abner e Absalão
( 2 Sm 1.17-27;3.31-34;18.33)
c- Efraim chorou pela desgraça em sua casa: a perda de seus filhos( 1 Cr 7.20-23)
d- Jacó chorou muitos dias pela "morte" de José, seu filho vendido pelos irmãos
(Gn 37.34)

2- Homens que choraram por motivos múltiplos
a- Jacó chorou quando encontrou Raquel, depois de ter passado por tantos problemas, pressoões psicológicas, depois de ter atravessado um grande deserto na solidão
(Gn 29.11)

b- Isaque chorou por sua casa, pelos conflitos que surgiriam, visto que abençoou Jacó com a benção de Esaú(Gn 27.38)

c- José chorou por sua casa, sua família, pela saudade que sentia de seus irmãos e de seu velho Pai(Gn 43.30;45.14;50.1,17)

d- Eliseu chorou pelo futuro trágico de Israel(2 Rs 8.11)

e-Jeremias Chorou pelo estado de Miséria em que Jerusalém se encontrava. Ele chorou pelos pecados de sua nação(Lm 1.16;2.11;3.48)

f-Esdras chorou no altar, orando e confessando os seus e os pecados de seu Povo
(Ed 10.1)

g-Neemias chorou ao receber as más noticias acerca de sua nação e de seu povo. Ele chorou pelo estado de destruição que se encontrava Jerusálem(Ne 1.1-4)

h-Pedro chorou amargamente por ter negado a Jesus. Ele chorou de arrependimento
(Mc 14.72)(Lc 22.62)

i- Paulo chorava com os que choravam(Rm 12.15). Ele chorava pelos inimigos da cruz de Cristo(Fp 3.18)

j-Ezequias chorou pela sua vida. Ele estava doente, mas Deus prolongou sua vida
(2 Rs 20.3-6)

k- Jesus chorou no velório de Lázaro. Sentiu compaixão de Marta e Maria. Jesus chorou porque os amava. (Jo 11.35). Jesus também chorou pela cidade de Jerusálem, por seus habitantes que sofreriam muito nas mãos de seus inimigos. Cristo chorou porque Seu povo estava cego demais para o reconhecer, não perceberam que seu Deus os visitava, por isso ele chorou, porque os amava. Jesus chorava por amor
(Lc 19.38-44)


Acredito que as referências falam por si . Não preciso comentar muita coisa.
Há um ditado em nossos dias que diz: Homem que é homem de verdade não chora!
Sabemos que homem de verdade chora. Ele chora ao ver sua família arruinada, desunida. Ele chora ao ver sua nação andando num caminho torto e errado aos olhos de Deus. Homem de verdade chora ao perder um ente querido(esposa,irmão ou filhos).
Ele chora de saudades de seus pais que não vê a tempos, Ele chora por não ser reconhecido pelos seus mais chegados. Homem de verdade chora ao fazer algo errado. Ele se arrepende e chora.
Homem que é homem chora com as misérias dos outros e procura ajudar os mais necessitados. Ele chora de amor ao encontrar sua companheira, ele chora ao vencer as lutas e os desertos da vida. Homem de verdade chora ao vencer a solidão e o abandono.

Não tenha medo de chorar por seus pecados. Deus nos convida a refletirmos em nossas vidas e nos chama a chorar um choro de arrependimento, assim como Pedro:

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.(Tg 4.8-9)


Não se envergonhe de chorar, pois sabemos que se choramos é porque temos sentimentos e estamos vivos. O choro nos faz meditar e faz com que nosso coração se aperfeiçoe:

Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. (Eclesiastes 7:3 )

Não estamos falando de uma tristeza contínua, mas como está escrito" todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Devemos extrair lições de vida de momentos ruins e difíceis.
No mundo teremos aflições, choraremos, mas a biblia também diz:

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; (Mateus 5:4 )

O próprio Deus chorou...Jesus viu a morte enlutar seus amados e chorou. Um dia Deus enxugará dos nossos olhos toda a lágrima e com ele nos céus jamais conheceremos a tristeza:

Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. (Isaías 25:8 )

Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. (Apocalipse 7:17 )

sábado, 4 de junho de 2011

Homens de Deus Também Erram


Ensinai-me, e eu me calarei; e fazei-me entender em que errei.( Jó 6:24 )

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

Veremos neste estudo que não existe super crentes. A biblia não oculta os erros dos servos de Deus, pelo contrário, ela mostra que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Concerteza, a Biblia também não concorda com os pecados registrados. Há pessoas que pensam assim: Ah, se Davi adulterou eu também posso, porque a biblia registrou isso.- Oh, néscio, a Palavra é apta para corrigir e admoestar todo aquele que Crê em Deus e não para encentivar o erro.

1-Adão mesmo conhecendo o mandamento de Deus:" Não comerás deste fruto" desobedeceu e preferiu dar ouvidos a sua esposa do que a Deus(Gn 2.16-17;3.6)

2-Caim mesmo tendo ouvido a advertência de Deus:"o pecado jaz a porta, domina o teu mal" cometeu homicídio(Gn 4.7-8)

3-Noé embriagou-se com vinho e mostrou sua nudez( imoralidade)(Gn 9.20-22)

4-Abraão mesmo sendo chamado " o amigo de Deus" mentiu ao descer Ao Egito. Ele fez sua esposa dizer que era sua irmã para sobreviver(Gn 12.11-13,19)

5-Abraão mesmo conhecendo a promessa de Deus que seu filho viria de Sara, preferiu ouvir sua esposa e coabitou com Hagar para gerar filhos, no fim de tudo ele arrumou uma grande confusão familiar(Gn 16.1-4)

6-Jacó para conseguir o que queria fez uso da mentira e enganou seu pai Isaque se passando por Esaú(Gn 27.18-24)

7-José, filho de Jacó, trazia as más noticias de seus irmãos para seu pai( fofoqueiro) e Jacó demonstrava amar a José mais do que a todos os seus outros filhos(Gn 37.2-4)- Isso acabou gerando grandes contendas no lar e uma tragédia mais a frente.

8-Moisés fez justiça com suas prórpias mãos e matou um egípcio(Ex 2.11-14)

9-Moisés mesmo conhecendo a ordem de Deus:" Falai a rocha", desobedeceu e a feriu com um golpe(Nm 20.8,11)

10-Josué falhou na peleja contra Ai, ao ouvir e confiar na palavra dos espias. Ele só foi consultar ao Senhor depois de haver perdido a guerra. Josué em sua oração parace murmurar. Ele confiou em suas prórpias forças e em sua vasta experiência de batalhas.(Js 7)

11-Gideão após vencer a guerra contra os midianitas lança tropeços sobre os filhos de Israel construindo um ídolo(Jz 8.27)

12-Sansão mesmo conhecendo os propósitos de Deus para sua vida desviou-se completamente de sua santa vontade. Apaixonou-se por uma prostituta do povo inimigo de Israel. Ainda assim Deus o restaurou no fim de sua vida e Sansão pôde cumprir seu chamado(Jz 13-16)

13-Saul mesmo conhecendo as instruções de Deus acerca dos amalequitas e seus bens não fez conforme a Palavra do Eterno(1 Sm 15.10-35)

14-Samuel deixou-se levar pela aparência exterior e quase ungiu o homem errado para rei. Teve de ser advertido pelo Senhor(1 Sm 16.6-7)

15- Davi mesmo conhecendo os mandamentos do Senhor mentiu, adulterou e forjou um assassinato. Tudo para conseguir o que queria(2 Sm 11)(1 Sm 21.13-15)

16-Salomão mesmo conhecendo as instruções de seu pai fez o que era mau aos olhos do Senhor, seguiu deuses estranhos, entregou-se as paixões da vida (1 Rs 11.1-8)

17-Jó admitiu falar do que não sabia e disse: Colocarei a mão em minha boca(Jó 6.24;42.3-6)

18-Asafe sentiu inveja dos ímpios e de sua prosperidade, por isso quase tropeçou e caiu(Sl 73.1-3)

19-Isaías era um homem de lábios impuros( Is 6.5)

20-Jeremias era um homem relutante (Jr 1.6;20.7-9)

Poderia falar de tantos mais exemplos. O povo de Deus murmurava o dia inteiro no deserto, ou vários reis de Israel que fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, ou quem sabe os sacerdotes corruptos . A inveja de Mirian e Aarão por Moisés...
O que importa é que Deus sempre demonstrou sua misericórdia para com os filhos dos homens.
Só Jesus Cristo não cometeu pecado. Foi o único sumo sacerdote que não precisou oferecer sacrifício por seus pecados, visto que não tinha.
TODOS NÓS, SERES HUMANOS, estamos sujeitos a errar...Não existe super crentes!

Quem procura demonstrar ser um super crente, sem falhas, sem erros, concerteza precisa voltar a ler a biblia....Todos nós precisamos crer na benevolência do Senhor.

Claro que em nenhum desses casos Deus concordou com os erros de seus servos, mas sempre está disposto a perdoar seus filhos pródigos.

Todos erraram, desde Adão até os dias de hoje...Apenas Cristo cumpriu toda a justiça de Deus, por isso Deus pode usar de misericórdia para com todos.

Só alguns conselhos:

1-Tire essa fantasia de super crente
2-Analise a si mesmo e veja que és imperfeito
3-Creia no amor de Deus
4-Procure a perfeição que há em cristo
5-Se pecares, saiba que temos um advogado diante do Pai,Jesus Cristo ,o Justo.
6-Pare de exigir dos outros uma conduta que nem mesmo voce tem
7-Jamais se conforme com seus erros,afinal "Errar é humano, persistir no erro é Burrice"...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Homens Falhos


Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;(1 Co 1.27)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


Mesmo andando com Jesus e vendo seus sinais e ouvindo sua Palavra os discipulos
apresentavam falhas evidentes.
O Evangelho de Marcos nos mostra com clareza a humanidade fraca dos discípulos de Jesus Cristo. Marcos quis nos revelar que a escolha de Deus não depende das nossas qualidades, mas das nossas deficiências.

E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. (Marcos 2:17 )

O verso acima é referente ao chamado de Levi, o publicano. Os publicanos eram mal vistos pelos judeus e eram excluídos dos cultos, por isso muitas vezes entravam numa vida de pecados, prostituição ,etc, já que não podiam ser partícipes da vida em sociedade.

Ao chamar Levi Jesus estava mostrando que para Deus não importa o estado de ruína em que o pecador se encontre, pois Cristo veio para restaurar a saúde espiritual dos doentes. O pecado é a lepra espiritual e só O Senhor Jesus pode nos curar dele.

Muitas vezes os discípulos de Jesus foram repreendidos pelo Senhor por causa da incredulidade deles:

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?(Mc 4.39-40)


Jesus esperava que seus discípulos tivessem mais fé Nele, pois já haviam presenciado alguns milagres e por muitas vezes ouvido sua Palavra. Na passagem acima todos se desesperaram pela vida e acharam que Jesus dormia( não se importava):" Não te dá que perecemos?"
Faltava confiança da parte dos discípulos. Como Jesus é paciente!

Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.(Mc 6.52)

Nesta passagem Jesus aparece em outra tempestade. Aqui ele não estava no barco, mas tinha ido num monte para orar. Antes disso Cristo havia realizado o milagre dos pães. Os discípulos não entenderam o milagre e nem mesmo criam no que seus olhos haviam visto.

Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,(Mc 7.17,18)


Aqui Jesus havia contado uma parábola sobre as tradições dos Farizeus e sua hipocresia. Estes questionavam o porque os discipulos de Jesus não lavavam as mãos para comer e invalidavam as tradições dos anciãos. Jesus percebe que seus discípulos não entenderam nada do que ele havia dito e explica-lhes melhor.
Cristo falava coisas grandes mas de modo simples para que todos entendessem, mas nem assim os discípulos entendiam.

Na segunda multiplicação dos pães a fraqueza dos discípulos fica mais evidente ainda. Eles eram homens duros de coração, não entendiam bem as coisas que Jesus dizia ou fazia, "duvidavam" do poder de Deus, esqueciam-se fácil dos milagres do Senhor. Vejamos: Marcos 8

E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?(V.8) -Aqui Marcos nos mostra o quanto a memória deles era curta.

E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.(v.14)- Marcos procura enfatizar bem o quanto os discípulos do Mestre eram desatentos e desapercebidos com as obras e ordens de Jesus.

E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.
E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão
.(v.15-16)- Os discípulos achavam que Jesus fazia milagres por fazer, sendo que na verdade Jesus queria provar que o que ele estava dizendo estava sendo aprovado por Deus com prodígios e sinais. Jesus havia repreendido os Farizeus por sua observância mais a tradições humanas do que a Palavra de Deus. Cristo queria previní-los do fermento. Mas eles achavam que Jesus estava preocupado com o material( pães), quando o que lhe preocupava era o espiritual.

Vejamos a censura de Jesus a seus discípulos:

E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?
Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais,
Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze.
E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete.
E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?(v.17-21)


Logo em seguida no capítulo nove Marcos nos apresenta um milagre interessante. O cego de Betsaida é curado por Jesus, mas sua visão ainda continua meio embaçada.(Ele via os homens como árvores andando)
Cristo quis mostrar para seus discípulos que a visão deles ainda estava confusa e que viam, mas com dificuldades as verdades que Jesus apresentava.
Depois disso Jesus tocou novamente nos olhos do cego e ele voltou a ver com clareza.
Somente depois da ressurreição do Senhor e da descida do Espirito Santo os discípulos entenderam a mensagem de Cristo com clareza.

Marcos nos mostra o quanto os apóstolos eram precipitados e que agiam por impulso.Vejamos:

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.(Mc 9.5-6)


Eles não sabiam nem o que estavam dizendo. Falavam sem pensar, agim por impulso e erravam muito por isso. Aqui quem falou foi Pedro, mas este era meio que o representante dos outros onze. É sempre Pedro quem toma a frente nas ações e falas. Então Pedro compartilha do pensamento do grupo. Logo, todos pensavam como Pedro.

Ao descer do monte da transfiguração Jesus se depara com uma multidão alvoroçada, por causa de um jovem possesso de demônios, o qual os discípulos que não subiram o monte , não puderam expulsar. Por fim Cristo cura aquele jovem e diz para seus discípulos: Esta casta só sai com jejum e oração. Jesus queria mostrar para seus seguidores que eles precisavam se colocar na dependência de Deus. Confiar em Deus e em sua misericórdia e não em sí mesmos.

Marcos faz questão de registrar os sentimentos de Jesus acerca de tudo isso. Ora o Senhor suspira profundamente, ora se espanta com as atitudes dos discípulos, ora os repreende abertamente.
Marcos quis mostrar o quanto o ministério do Jesus homem foi pesado, lidar com homens incrédulos, duros de coração. Vale a pena ressaltar que os discípulos escolhidos representam todo o povo da época como também toda a humanidade. Nós somos assim por causa do pecado que em nós habita.

Não poderia deixar de mencionar o caráter falho dos servos de Jesus. Marcos registra o fato de Tiago e João, os filhos de Zebedeu, terem pedido prestígio, honra e poder no reino do Messias. Vejamos:

E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.(Mc 10.35-37)


Parece que os discípulos achavam que Jesus era um garçon um um empregado deles. Jesus pacientemente ouve o que eles têm a dizer. Eles só queriam ser Grandes.
Todos os outros discípulos ficam indignados com a atitude dos irmãos, porém eles fariam o mesmo se tivéssem oportunidade, e Jesus sabendo disso lhes diz:

Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal;
E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos(v.43-44)


Será que eles não viam o exemplo de Jesus, que sendo em forma de Deus fez-se homem para nos servir, ou seja, sendo grande fez-se pequeno para ganhar os pequeninos.

Ao registrar:E os dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.(v.41)

Marcos quis mostrar que havia contendas entre eles. Eles não concordavam acerca de tudo. e Haja paciência pra Jesus...Talvez esse mesmo Marcos é aquele que abandonou a obra missionário no livro de Atos, e acabou irritando Paulo e fazendo com que este se separasse de Barnabé. Marcos estava reconhecendo que era falho e nem por isso deixava de ser discipulo de Jesus Cristo e filho do Deus Vivo. Vemos que depois Marcos se resolve com Paulo e passa a ser muito útil para o ministério do Apóstolo dos gentios.

Não foi poucas as vezes que Jesus disse que quem não se fizer como uma criança jamais entrará no reino dos céus. Os doze serviam de exemplo. Eles representavam o mundo inteiro, os homens de todos os lugares. E precisavam ser pequenos e humildes diante de Deus.
É claro que Vemos uma grande transformação na vida dos discípulos. Jesus, o carpinteiro de Nazaré foi lapidando seus servos aos poucos. Mas tudo ocorre em processo, não é do dia para noite.
Poderia citar muitos outros erros que eles cometeram, como desprezar os gentios, ignorar os samaritanos, pedir fogo do céu para matar quem rejeitasse a Cristo( uso da força)...

Enfim, eu e voce somos falhos e precisamos nos colocar nas mãos de Deus, para que ele e não nós, complete a obra iniciada. Deus nos escolheu não porque éramos bons, mas exatamente pelo contrário, ele nos escolheu porque somos fracos, pecadores cheios de falhas. Só posso terminar dizendo:

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;( Filipenses 1:6 )