segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visões de Cristo






I-             O Filho do Homem sendo crucificado como um criminoso

E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate; E, tecendo uma coroa de espinhos,  puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus. E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça. E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado. E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz. E, chegando ao lugar chamado Gólgota, que se diz: Lugar da Caveira,  Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber. E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes. E, assentados, o guardavam ali. E por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda. E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,        (Mateus 27.28-39)

1-Despido (símbolo do pecado que caiu sobre ele)
2-Coberto com uma capa escarlata( o pecado das autoridades mundiais)
3-Com uma coroa de espinhos( a maldição da terra caiu sobre cristo)
4-Com uma cana na mão (a injustiça do homens e o abuso do poder)

 5-Escarnecido e humilhado1.6-Cercado de salteadores( tomou o nosso lugar de inimigos de Deus) 1.7-Derrotado aos olhos de quem passava

II-O Filho do homem como autoridade diante de Deus (Advogado, Governador)
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.(Atos 7.55-60)

1-Estevão viu a Glória de Deus
2-Viu a Cristo em Pé a direita de Deus

III-O Filho do Homem Vestido de Sumo Sacerdote(V.13)

E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um  semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último (Apocalipse 1.12-17)

1-Vestido comprido ( símbolo de honra e justiça)

 2-Cinto de ouro ( símbolo da verdade e de seu sacerdócio) 

3-Cabeça e cabelos brancos ( Fala de sua eternidade, antigo de dias) 

4-Olhos de chama de fogo ( sua onisciência, ele vê tudo, até mesmo no escuro) 

5-Pés de latão reluzente ( seu sofrimento e santidade,fala de aprovação divina) 

6-Voz de muitas águas ( sempre atribuído a Deus- Onipotência) 

7-Sete estrelas a sua destra ( A igreja é dele)

 8-Uma espada saindo de sua boca ( Autoridade e Juízo)
 
9-Rosto brilhante como o sol ( Glória infinita)

IV- O Filho do homem como um rei que sai a Guerra

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.           (Apocalipse 19.11-16)

.1-Sobre um cavalo branco ( Símbolo de guerra)

 2- Com Olhos de chama de fogo ( Ele perscruta todas as coisas) 

3-Com muitas diademas sobre a cabeça ( autoridade e recompensa, galardão) 

4- Com Vestes salpicadas de Sangue (Justiceiro) 

5-Cercado de um exército de cavaleiros ( Senhor dos Exércitos)

 6-Com uma espada saindo de sua boca ( Vem para trazer juízo)

 7-Com sua roupa e sua coxa anunciando: rei dos reis e Senhor dos senhores( Sua essência)

V-O Filho do Homem como Juiz dos vivos e dos mortos

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.               (Apocalipse 20.11-12)

1-Jesus é o varão que Deus constituiu Juiz (Atos 10.42)(Atos 17.31)

 2-Jesus despertará os mortos para o julgamento (João 5.27-29)

É interessante notarmos as mais diversas visões que a bíblia nos mostra de Jesus Cristo. Homens que tiveram experiências tremendas com Deus e que narraram esses fatos de modo tal que podemos abstrair lições de vida dos mesmos. No livro das revelações apocalípticas Jesus é apresentado como o Filho do Homem, como o cordeiro que foi morto,manifestando a graça salvadora de Deus para com os homens, mas é também mostrado como o leão da tribo de Judá, que rugirá com grande voz de juízo sobre os habitantes da terra. 

Quero com este sermão que você perceba a grandeza das revelações do Senhor todo Poderoso. Nossa visão vai sendo aberta gradualmente.
Jesus veio a esse mundo como homem e por ser obediente ao Pai até sua morte foi exaltado até os mais altos céus. Vejo Jesus, o Senhor da Glória, pendurado num madeiro feito para criminosos, salteadores e homicidas. Isso quer dizer que ele tomou nosso lugar (Barrabás), ele se fez maldição por nós, porque está escrito que é maldito todo aquele que for pendurado num madeiro O Justo tornou-se pecado por mim, o rico tornou-se pobre por mim.

 Enquanto estava pendurado ou até mesmo sendo humilhado antes da crucificação os contemporâneos de Jesus zombavam dele, escarneciam do Mestre, viam-no como um derrotado, como um rebelde que se levantou contra Roma, que estava preso a pregos numa estaca, pagando por seus erros, recebendo o que merecia, mas tudo isso na cabeça deles, pois o homem não compreende os planos de Deus...Para eles Jesus merecia todo aquele sofrimento, era o cúmulo da vergonha!  Mas esse mesmo Jesus,  ressuscitou e subiu aos céus, pôs-se a destra do Altíssimo e assim como José do Egito, recebeu autoridade para governar o mundo. Os humilhados serão exaltados...Jesus quis viver toda nossa humanidade, para ser exemplo para cada ser humano, para ilustrar o caminho a ser trilhado. Se obedecermos ao Pai celestial, assim como Cristo, o Senhor nos recompensará!

 Estevão pôde contemplar a glória de Deus depois de uma pregação tremenda, depois de ser apedrejado viu seu advogado a destra do Deus todo Poderoso.

         Os homens podem julgar-nos como falsos profetas, como fanáticos religiosos,como loucos e desocupados, mas fiquemos tranqüilos e confiemos naquele que também sofreu pela obra de Deus. 

Temos um advogado perante o Pai que nos Justifica. o mesmo Jesus que fora humilhado pelos pecadores ali no gólgota é aquele que está a direita de Deus. Este Jesus colocou-se de pé para receber seu fiel servo pregador, que caminhava as mansões celestes.

João viu Jesus como um Sumo sacerdote, que vive por interceder pelas sua igreja, pois ele é o que anda no meio dos castiçais  João queria mostrar que Jesus não desamparou seu povo, pelo contrário, ele estava bem perto, estava andando no meio deles. 

Muitas vezes achamos que estamos sós, mas o Senhor está perto daqueles que o temem e o buscam com um coração quebrantado.
Parece-me que cada vez mais a visão sobre Cristo vai ficando mais clara, mais nítida e mais profunda. Agora, aquele que foi morto e humilhado na terra, que foi assunto a direita do Poder é o Sumo sacerdote pela ordem de Melquisedeque. Rei de Paz, Rei de Justiça.

É ele quem intercede pelos santos, que corrige aos  que ama, que repreende os que estão errados e diz: eu conheço as vossas obras. É ele quem tem na sua mão as sete estrelas ( pastores). A igreja é dele, de Jesus Cristo, o que foi morto e reviveu e as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela.

 No fim das revelações, vemos esse mesmo Jesus, agora vindo sobre as nuvens com grande poder e grande glória, cercado não mais de salteadores, mas de santos guerreiros, que pelejarão com justiça contra os inimigos do cordeiro. Ele que fora escarnecido virá com furor... não mais é um cordeiro manso e humilde, mas um leão forte e temido. 

Jesus aparece para João como um rei que sai a guerra, assim como Davi e outros reis da bíblia que saiam para pelejar por sua nação. Por isso não aparece num jumento, animal manso, mas num cavalo, animal de guerra. Suas vestes estão manchadas de sangue, isso indica que a guerra será violenta, ele sai para vingar o sangue dos seus santos servos que foram fiéis até a morte por causa do reino dos céus..

Onde estão aqueles que zombaram do Nazareno? Quero ver no dia do juízo, onde Jesus estará assentado no grande trono branco. O que os fariseus, saduceus, salteadores, Pilatos, Herodes,entre outros, o que eles  dirão diante daquele que foi cuspido, esbofeteado e crucificado?

Um comentário:

  1. Graça e Paz! A Palavra de DEUS é JESUS revelado na nossa vida.Neste texto que li, aprendi, e fortaleci minha alma. O espírito Santo deu-me essa oportunidade ímpar de receber uma lição nesse Sermão que traz vida aos que amam a Palavra de DEUS e o adoram em Espíritoe Verdade.

    ResponderExcluir