sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os Cuidados De Deus


Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5:7)


Estudo por Frankcimarks Oliveira


1-Deus cuida do Pobre e do necessitado(Sl 40.17)(Hb 13.5)
2-Deus cuida daquele que Nele confia(Sl 55.22)(Sl 37.5)
3-Deus cuida de quem o Busca(Sl 34.10)
4-Deus não desampara seu Povo porquê é um Deus misericordioso(Ne 9.31)
5-Deus não desampara o justo / reto de coração(Sl 37.25)
6-Deus não desampara quem trabalha em seu reino(Js 1.5)(1 Cr 28.20)
7-Os Homens nos desamparam e nega-nos auxílio(Sl 142.4)(2 Tm 4.10)


Deus é Pai! Essa foi uma das principais mensagens de Jesus.
Cristo nos mostrou que diante das adversidades da vida temos um Pai Celestial que se compadece daqueles que o temem e o buscam a tempo de encontrá-lo.

Como é bom poder pertencer ao Deus de amor, como é bom poder viver sua fidelidade...diz um hino do Diante do Trono. É Verdade, Só sabe disso quem tem Deus por Pai, quem tem Jesus como Senhor torna-se filho de Deus, visto que Crê no nome do Unigênito de Deus.

Tenho vivido os cuidados deste Deus maravilhoso, dia após dia, sua misericórdia se renova e vivenciamos as providências do Senhor, que prometeu: Jamais te deixarei e jamais te desampararei, aonde quer que fores, irei contigo, aonde quer que puseres os pés, eu serei contiigo! Aleluia...

Como não descansar nos braços desse Pai tão amoroso e generoso? Confiemos, pois, nesse Deus, que é fiel ao que diz e nenhum til de suas palavras cai por terra.

Jesus disse:

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?(Mt 6.25-26)


Muitos andam tão preocupados, ansiosos pela vida, até mesmo têm perdido o sono, mas eu pergunto: Se preocupar tem resolvido algum problema? Não! Se a ajuda não vier dos céus de nada adiantará estar se preocupando com tais coisas. Devemos confiar em Deus para tudo...

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;(Mt 6.31,32)


Não estou dizendo que não devemos trabalhar para conseguir tais coisa, nem Cristo disse isso muito menos. O que Jesus está dizendo é que não devemos viver simplismente em função de tais coisas(materiais),mas devemos nos preocupar antes de tudo com o reino dos céus( coisas espirituais) e todo o restante será providenciado por Deus...Até mesmo o contentamento com o que temos Deus nos dá e podemos ser mais felizes do que alguém que possui muito mais que nós materialmente, mas é infeliz por dentro.

Deus cuida de seu povo como um pai cuida de seus filhos e provê o que há de melhor para seus escolhidos, pois se um pai que é mau sabe dar boas dádivas a seus filhos, quanto mais o pai celestial, não dará boas dádivas a seus filhos? Por exemplo: O Espirito Santo.

Vejamos agora alguns poucos exemplos do cuidado do Senhor para com os seus:

1- No deserto o Senhor Deus cuidou dos Hebreus dando-lhes mantimento,calor,cura, água, etc por mais de 40 anos.

2- Deus cuidou de José , filho de Jacó, lá no Egito, fazendo-lhe sobressair sobre seus companheiros, porque Deus era com ele.Mesmo ainda quando fora traido por seus irmãos e jogado num poço, a Biblia diz que não havia água alí, provavelmente José não sabia nadar e foi livrado da morte.Esse é o cuidado de Deus.

3- Deus cuidou de Moisés, no palácio de Faraó, ainda quando criança, e lhe fez robusto e sábio, porque Deus era com ele.

4- Deus cuidou do profeta Elias em uma época de seca, dando-lhe pão, carne e água todos os dias, porque Deus era com ele.

5- Deus cuidou de uma pobre mãe viúva que não tinha mais o que comer,multiplicando a farinha e o azeite das vasilhas através de seu profeta, porque Deus era com eles.

6- Deus cuidou de Mefibosete,neto de Saul,através de Davi, rei de Israel, recobrando-lhe a mémória um foto que esse tinha feito com Jonatas, de jamais desamparar sua família, caso ele viesse a morrer. Mefibosete comeu pão na mesa do rei e vestiu as mesmas roupas dos príncipes de Daví.

7- Deus cuidou de Paulo em suas viagens missionárias, provendo-lhe alimento, dinheiro para as viagens, dando-lhe livramentos de morte e consolando sempre sua alma nas muitas prisões que sofrera, porque Deus era com ele. Quando Paulo pregou na cidade de Filipos sofrera uma surra logo após expulsar um demônio de uma jovem. Provavelmente quem o surrou fora o carcereiro, o mesmo que depois se convertera e cuidou de Paulo. Aquele que fez a ferida foi o mesmo usado por Deus para sará-las.Este carcereiro fez um jantar para Paulo, cuidou dele e depois o despediu em paz. Logo em seguida Paulo é recebido pelos irmãos e consolado na casa de Lídia.

8- Deus cuidou de Jeremias que por muitas vezes torturado carecia dos cuidados do Pai celeste. Jeremias fora torturado no Tronco, no cárcere, foi jogado na cisterna, mas sempre recebera os cuidados do Eterno. Deus sempre usara pessoas para aliviar os sofrimentos de Jeremias, como o servo do rei, Ebede Meleque, que intercedeu pelo profeta e o fez sair da cisterna cheia de lama. Ebede usara cordas rôtas ou velhas para tirar o profeta do fundo do poço, pois Jeremias estava muito machucado.Esse é o cuidado de Deus que se preocupou em usar panos ao invés de cordas para tirar seu servo do poço, para não lhe machucar mais ainda.

9- Deus cuidou de Daniel e de seus companheiros lá em Babilônia. Livrou Sadraque, Mesaque e Abnego da morte dentro de uma fornalha de fogo, porque foram fiéis ao Senhor. Muitas vezes Deus não nos livra dos problemas, pois deseja entrar conosco dentro do problema(fornalha) para glorificar seu nome. Deus cuidou de Daniel dentro da cova dos leões.

10 -Jesus cuidou da multidão nos desertos, dando-lhes pão para comer. Jesus cuidou de Marta e Maria, consolando-as na perda de Lázaro e ressuscitando-o. Jesus cuidou de pais e mães aflitos, cuidou de enfermos, cuidou de seus discipulos ao ser preso, entregando-se por eles e preservando-lhes as vidas dos soldados romanos.

Veja o que Davi dizia ao Senhor:

Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.(Sl 40.17)

Veja o que Jó disse:

De pele e carne me vestiste, e de ossos e nervos me teceste.
Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito.(Jó 10.11-12)


Deus permitiu Satanás tocar em tudo que Jó tinha, até mesmo em sua saúde, mas em sua alma jamais. O Senhor deu em dobro tudo o que Jó dantes tinha. Deus cuidou da alma de Jó, assim também ele faz conosco!

Quando confiamos no Senhor ele se responsabiliza pela nossa vida, por isso se diz: Entrega teus caminhos ao Senhor, confia nele e o mais( o restante) ele fará...Ele cuidará de todo o demais em nossas vidas, mas devemos lançar sobre ele todas as nossas ansiedades:

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.(Fp 4.6)


Quando fazemos isso, ainda que estejamos enfrentando algum problema a paz de Cristo que execede toda razão, encherá nossos corações e mesmo assim sentiremos o gozo de Deus em nossas vidas, pois confiamos Nele de todo o coração.

Há uma canção que diz: Deus cuida de mim na sombra das suas asas, Deus cuida de mim...eu amo a sua casa e não ando sozinho ,não estou sozinho , pois sei, Deus cuida de mim( Kleber Lucas)

Que Deus te abençoe sempre em Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário