quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Mensagem de Um Profeta


E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia(Mt 3.1)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I-Fala do Reino de Deus

1.0-Os profetas anunciavam este reino vindouro(Mt3.2)(Dn 7.14)
1.1-Jesus de Nazaré anunciou este reino soberano(Mt 4.17;6.10)
1.2-Os discípulos de Jesus pregaram o reino dos céus(Mt 10.7)

II-Fala de Arrependimento
1.1- João Batista pregou o arrependimento dos pecados(Mt 3.2)
1.2- Jesus pregou o arrependimento(Mt 9.13)
1.3-Os discípulos pregavam o arrependimento(Mc 6.12)
1.4-Os apóstolos pregavam o arrependimento(At 17.30)(2 pE 3.9)

III- Fala do Juízo de Deus
1.1-Os profetas anunciavam o juízo divino(Mt 3.10,12)(Jn 1.2;3.4)(Ex 8.3)
1.2- Jesus anunciava o juízo de Deus para os infiéis incrédulos(Mt 9.13,14)(Mc 9.17)
1.3-Os apóstolos anunciavam os juízos de Deus(Rm 2.2-10)(At 17.31)

IV-Denuncia o pecado e suas consequências
1-Os Profetas declaravam os pecados do povo de Deus e dos ímpios também

1.1-João Batista condenou a soberba e o orgulho dos farizeus e condenou a hipocresia dos religiosos(Mt 3.7-9);-Pecados na órbita espiritual!

1.2-João Batista denunciou o pecado da imoralidade de seu tempo.Não teve medo de dizer a Herodes que este estava adulterando(14.3-12)-Pecados na órbita física

1.3-Miquéias denunciou os pecados de seu povo, das autoridades corruptas e más de seu tempo,denunciou a corrupção religiosa dos sacerdotes e as atitudes dos profetas que profetizavam por dinheiro(Mq 3.8-12)-Pecado em todas as órbitas da vida social

1.4-Ezequiel e Moisés declararam as consequências do pecado:o juízo divino e a morte(Ez 18.4)(Dt 24.16)


2-O Espirito Santo convence os homens de seus pecados(Jo 16.8)

V- Fala de Jesus Cristo
1-Os profetas anunciavam a Cristo(Mt 3.11)(Jo 1.29,30)
2-Os apóstolos falavam de Cristo(At 2.22,38;3.20)(1 Co 1.23)(2 Co 4.5)

Como podemos identificar um verdadeiro Profeta de Deus? Observando sua doutrina, discernindo sua mensagem!
Jesus disse que nascido de mulher ninguém era maior profeta que João, ou seja, João Batista possui todas as características de um profeta segundo o coração de Deus.

João não se considerava um profeta, mas apenas uma voz que clamava. Aliás a vida deste homem era uma pregação altissonante aos nossos ouvidos e seu testemunho convencia a todos que era de fato um homem santo de Deus.

Vemos no capítulo trêis de Mateus a mensagem de João Batista e não é atoa que está ali. Pois Deus na sua infinita sabedoria quis nos revelar o que um profeta comprometido com os céus deve pregar.

Infelizmente vemos somente mensagens de auto ajuda nas tvs,ou como enriquecer ou ser vitorioso na vida financeira. Muitas pregações eloquentes e com pouquíssimos resultados.

Sabe,queridos, uma boa mensagem não é aquela que emociona,ou que faz as pessoas correrem dentro dos templos, uma mensagem realmente boa é aquela que surte efeito na vida de seus ouvintes, uma mensagem que penetra na alma dos pecadores e faz com que estes se arrependam e torne ao nosso Deus,que grandioso é em perdoar.

Muitas vezes somos "levados" por sermões que seus conteúdos são vazios. Mas creio que o Senhor tem seus profetas na terra, que não se vendem por presentes e que pregam não o que o povo quer ouvir, mas o que Deus quer falar a sua igreja e aos homens no mundo.

João Batista levantou sua voz em um tempo de decadência do sistema religioso de sua época e não silenciou quanto aos pecados de imoralidade nos seus dias. Não teve medo de dizer a Herodes, político em seus dias, que seu estado era miserável diante do Rei do universo.

Hoje no Brasil a corrupção corre solta nos senados e no congresso nacional, mas onde estão as mensagens biblicas que condenam a corrupção e o egoísto dos chefes políticos na boca dos pregadores?
Hoje no Brasil a imoralidade corre solta e cada dia mais os bons costumes são colocados de lado, como algo ultrapassado e careta. Mas onde estão os pregadores com mensagens baseadas nas escrituras para revelar que a vontade de Deus é a santificação de todos?
Hoje no Brasil vemos dentro das igrejas tantos movimentos heréticos, falsas doutrinas, sacerdotes corrompidos e profetas vendidos. Mas onde estão as atalaias de Israel para denunciarem as inverdades e o engano dos "púlpitos"?

Temos que manter o foco no evangelho. Um evangelho que promete um reino vindouro, porém esse mesmo evangelho diz que para entrar nesse reino é necessário arrepender-se e nascer de novo.
Esse evangelho da bíblia promete vida eterna, paz, alegria e justiça, porém também diz que se o homem não se arrepender e deixar seus maus caminhos terá de enfrentar o juízo de Deus: a condenação eterna.

Faz um bom tempo que não ouço uma mensagem sobre o inferno, e você? Faz muito tempo que não ouço uma mensagem sobre o sangue de Jesus, e você? Faz muito tempo que não ouço um mensagem que diz que todos pecaram e afastados estão da glória de Deus. É por isso que temos uma nação sendo convencida de que vai tudo bem, sendo que vai tudo mal.

João batista pregava sobre o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, dia após dia, sem mudar sua mensagem. Ele pregava uma mensagem com efeito,perceba:

E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.(Mt 3.6)

O povo ouvia e sentia que precisava de perdão...

Veja Pedro pregando:

Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;(At 2.36-38)


Ao ouvirem falar de Jesus, todos se compugiram em seus corações, ou seja, sentiram-se culpados e perguntaram o que deviam fazer para salvar-se. Pedro disse:arrependimento e conversão é a única saída, mudança de vida e novo nascimento, ou vai ou desce...

Parece-me que em nome da ética deixou-se de se pregar sobre pecados. Nos púlpitos não se pode falar sobre tudo,porque pode ser que desagrade um ou outro. Por causa desse pensamento muitos estão caminhando para o abísmo. O Espirito Santo não mudou, ele é o mesmo e convence o mundo do pecado, da justiça e do Juízo.

Vemos na biblia todos os profetas levantarem sua voz contra injustiças socias:

1- Moisés pregou contra a escravidão e maus tratos ao próximo,
2-Jesus ensinou a não abusar dos pobres, das viúvas e dos órfãos, mas amar indistintamente a todos, fazendo o bem a qualquer um,
3- João batista era bem claro em sua mensagem: Deus não suporta injustiça social

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.(Lc 3.10-14
)

João Pregou amor, retidão e respeito ao próximo...repartir o que tenho com quem não tem, não defraudar ninguém nem roubar ao próximo, ou cobrar taxas altas, isso é injustiça e um dia temos de prestar contas com o Pai das almas. João pregou contra a violência desmedida, contra o abuso de poder e etc...

A mensagem de um profeta é clara e objetiva. Ele fala do reino de Deus( vida eterna, galardão, a justiça deste reino celestial em contraste da injustiça social deste mundo).
Ele fala que para fazer parte deste reino é preciso arrepender-se e confessar a Jesus como Senhor e salvador, caso contrário entrará em juízo depois da morte.
Um profeta de Deus é uma voz que denuncia os males do sistema corrompido deste mundo( a corrupção política, a imoralidade, a hipocresia religiosa e etc).
E um verdadeiro profeta de Deus sempre procurará dar glória ao nome de Jesus, o cordeiro de Deus.

Ouça isso:

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.(2 Cr 7.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário