domingo, 3 de abril de 2011

Uma Voz Que Clama


Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.(Jo 1.6-8)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

Uma análise da vida de João Batista: um enviado de Deus, um modelo Missionário!

1- João tinha por única mensagem o filho de Deus:


João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.(Jo 1.15)

2-João não promovia a si mesmo.Reconhecia sua posição de servo e de enviado de Deus para preparar o caminho do Salvador. Sempre se colocara em seu devido lugar:

E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.(Jo 1.19-20)

3-Quando João falava de si mesmo não exaltava-se, antes afirmava ser apenas um instrumento nas mãos daquele que lhe enviara para pregar e usar sua voz:

Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?
Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.(Jo 1.22,23)

4-João era humilde e punha Cristo sempre a frente e acima dele mesmo. Consireva Jesus um rei glorioso,de quem não era digno se abaixar para desatar suas sandálias.
João era consciente de que estava ali por causa desse que o precedia, pois seus dias são desde os tempos antigos:


Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.(Jo 1.27)

5-João pregrava perdão de pecados, remissão pelo sangue e afirmava que só em Jesus havia redenção, pois só ele era o cordeiro de Deus:

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.(Jo 1.29)

6-João pregava a dinvindade do Messias,quando dizia ser Jesus o filho de Deus. Para João ,Jesus não era um homem qualquer, visto que o próprio Deus dera testemunho acerca dele:

E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.(Jo 1.33-34)

7-João pregava a Cristo dia após dia, sem se cansar e sem mudar sua mensagem: este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.Sua voz era levantada para falar de arrependimento e Jesus era apresentado como o único capaz de perdoar os pecados.
João estava com seu dedo sempre apontado para o Salvador. Mostrando aos homens que deviam seguir a Cristo e não a ele, pois ele não dava jeito nos erros humanos,pois só batizava com água, mas o Filho de Deus, esse dá jeito no ser Humano, Jesus somente concerta o que está torto na vida dos pecadores , visto que somente ele batiza com Espirito Santo e com fogo:


No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.(Jo 1.35-37)


Hoje temos visto tantas coisas estranhas no meio evangélico que nos assombramos com tão grandes aberrações. Homens que se dizem enviados de Deus e que falam mais de si mesmos do que daquele que supostamente os enviou.
Graças a Deus que através de sua palavra nos revela quem de fato é um enviado seu.

João Batista é de fato um homem que recebeu testemunho de Jesus Cristo. O Senhor disse que este era o maior profeta de todos, mas ainda assim era apenas uma voz e que o menor no reino dos céus seria maior que João.

Nós precisamos aprender com o exemplo de João Batista:

Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua.(Jo 3.28-30)


É necessário que ele cresça e que eu diminua.- Essa frase devia ecoar nas mentes dos pregadores, pastores e "apóstolos".

É triste vermos o culto aos homens, o homem no centro do culto, os milagres dos homens, o suor curador de fulano, a toalinha de beltrano, mas Jesus fica esquecido e a honra que devia ser dada a ele é dada a homens como eu e você.

Sabe, queridos, dizem que o evangelho no Brasil tem crescido muito, que daqui a alguns anos metade da nação será protestante, mas eu te pergunto: que tipo de evangelho está sendo pregado no Brasil? -Um evangelho imediatista, do hoje e do agora, um evangelho que prega apenas riquezas e bem estar pessoais, e a cruz de Cristo onde fica nisso tudo? E a renuncia do eu e do ego? E o sofrer pelo evangelho de Jesus Cristo?

Basta ligarmos a tv e veremos o mercado Gospel a 100 por hora, na velocidade máxima. Não sou totalmente contra a esse tipo de divulgação, pois de certa forma as portas se abriram mais para a pregação das boas novas. Porém, fico pensando na mentalidade que está sendo criada na mente de uma massa populacional que é bastante crédula e manipulada, que não examina as escrituras e que são levadas por todo vento de doutrina.

Precisamos de um verdadeiro avivamento e precisamos pregar Cristo não como pão que alimenta o estômago das pessoas, mas pregarmos um Cristo que alimenta a alma dos pecadores que desejam arrepender-se e mudar de vida.

Infelizmente, vejo que em breve o Senhor levantará sobre o Brasil seus juízos. Pois o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó não divide sua glória com ninguém. Muitos ministérios só trarão escândalos sobre um país tão maltrado pela corrupção e idolatria e ai daquele que traz escândalos!

Minha alma se revolta ao ouvir jargões evangélicos marketeiros e mercadológicos do tipo: venha pra minha igreja e seus problemas serão resolvidos, compre tal livro e sua vida mudará em um mês, participe da campanha da minha igreja e receba bençãos dos céus, ou minha igreja é a verdadeira, pois aqui há milagres em todas as reuniões.

E o pior de tudo é que o povo se deixa levar por essas frases de impacto. ELes só querem seu dinheiro, mas Jesus quer sua vida por completa. Eles só querem sua prata e seu ouro, mas Jesus quer você!

Profetas das nações, apóstolos milagreiros, missionários empresários que interropem os cultos para fazer propagandas de seus produtos e canais de tv, são os nossos representantes? Homens que estipulam valor de ofertas para que você receba uma benção em 30 dias são nossos representantes na mídia?

Onde estão os profetas como João Batista que não recebia glória de homens, que se considerava apenas uma voz no deserto, ou seja, longe dos holofotes e dos aplausos?

Onde estão os pregadores que denunciam a prostituição física( hedores e herodias) e espiritual( adoração a deuses estranhos)?

Onde estão os profetas que denunciam a corrupção política de uma nação, pregando o reino de justiça de Deus, pois esse é chegado?

Onde estão os profetas que denunciam a imoralidade religiosa hipócrita, que se enojam dos farizeus e que vivem nos desertos para estarem longe dessa corja de ladrões que oram pelas viúvas só por causa de seus recursos materiais?

Acorda, Brasil! Levanta tua voz de choro e se arrependa de teus maus feitos...Jesus está voltando!

Em breve mais um estudo sobre João Batista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário