terça-feira, 27 de julho de 2010

Jesus em Gênesis




E começando por Moisés, e por todos os profetas,explicava-lhes o que dele se achava em todas as escrituras(Lc 24.27)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


Baseado no verso acima, mostrarei o que Jesus fez a mais de 2.000 anos atrás. Começaremos pelo livro de Gênesis e passaremos por vários livros da Biblia Sagrada.
Este blog já apresenta um estudo similar em: As escrituras falam de Jesus.
As referências a serem estudadas tratam-se de ilustrações e sombras das coisas futuras, pois Jesus propriamente dito veio somente a partir do nascimento virginal de Maria.Por exemplo, Jesus não era Isaque, mas Isaque, filho de Abraão representava Jesus num futuro proximo.

1-A semente da mulher(Gn 3.15).Visto que Jesus nasceu de mulher e sob a lei para cumprir as profecias e nos salvar.Semente aqui se refere a descendencia da mulher, encarnação: O verbo se fez carne e habitou entre nós(Jo 1)

2-O animal sacrificado para a fabricação de vestes para cobrir as vergonhas(o pecado) de Adão e Eva(Gn 3.21). Visto que Jesus é chamado de o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, cumprindo as profecias que dizem que como um cordeiro mudo diante de seus tosquiadores ele não abriu a sua boca e visto que Jesus é chamado de nossa páscoa.

3-Noé ilustra a salvação do mundo através de um único homem(Gn 7).Porque nós bem sabemos que somente em Jesus há salvação, como está escrito em atos 4.12: Porque em nenhum outro há salvação,porque dentre os homens nenhum outro nome há pelo qual devamos ser salvos. Jesus mesmo disse que somente nele há salvação: Eu SOU o caminho( o unico), a verdade( absoluta) e a vida( eterna), ninguém vem ao Pai se não for por mim.(Jo 14.6)-grifo meu.

4-A única porta da arca é uma ilustração de Jesus como única saída para a salvação(Gn 6.16/Jo 10.9). Visto que Jesus disse :Eu sou a porta, quem entrar por mim,salvar-se-áe entrará e sairá e achará pastagens...exatamente como na arca de Noé, onde todos entraram e sairam salvos da condenação(o dilúvio)

5-O rei de Salém(Paz) e sacerdote Melquisedeque ilustra Jesus, o sacerdote eterno e verdadeiro Rei de Paz(Gn 14.18/Hb 5.6;7.1-28)>" é interessante ressaltar que Abrão tomou da santa ceia por Melquisedeque, que lhe dera pão e vinho." O Pão vivo que desceu do céu é Cristo,sua carne, o vinho é seu sangue remidor.Jesus instituiu a ceia: Fazei isso em memória de mim(1 Co 11.24)

6-Isaque, o filho da promessa ilustra Jesus, o verdadeiro Prometido ao mundo, que nascera na plenitude dos tempos.Isaque nascera quando Abraão tinha cem anos(tempo pleno e completo).Isaque nascera por um milagre, visto que sua mãe era idosa...Jesus nascera de um milagre,já que sua mãe o gerara virgem.(Gn 21;24)
0
7-O cordeiro da providencia ilustra Jesus no monte Gólgota, morrendo no lugar dos homens, visto que Deus providenciou um cordeiro para morrer no lugar de Isaque no monte Moriá(Gn 22)

8-A escada de Jacó, que ligava o céu e a terra, onde os anjos de Deus subiam e desciam sobre ela ilustram Jesus, único mediador entre Deus e os Homens(Jacó)(Gn 28.10-13). Porque há um só Deus e um só mediador( uma escada)entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem(1 Tm 2.5)-grifo meu.

9-José do Egito, filho de Jacó, ilustra Jesus, que foi traído por seus irmãos, vendido por moedas,com isto acaba concedendo um grande livramento a seu povo. José é posto como governador do Egito. Quando seus irmãos o reencontram ,lamentam muito e choram bastante. Tudo isto mostra o que aconteceu e o que acontecerá com Jesus, o governador do universo,que quando for reencontrado por seus irmãos(os Judeus)os verá chorando e lamentando como quem chora por um primogênito. Isto ocorreu depois de um período de tribulação na terra( a fome). Do mesmo modo Jesus virá pelejar no Armajedom por Israel depois de um período de Tribulação e lhe dará um grande livramento. Para nós cristãos a traição e a venda de Jesus nos acarretou em salvação eterna,visto que os gentios egipcios aceitaram José como governador e foram poupados dos danos. (Gn 37-46)

Quero concluir dizendo que cada pessoa acima viveu sua vida normalmente, sem saber que sua história estava ilustrando alguns fatos que o Messias Salvador viveria séculos adiante.
É evidente que nem tudo na vida dessas pessoas pode se atribuir a Cristo, pois muitos dos personagens que ilustram a Cristo eram pecadores e falharam diversas vezes.
Apenas algumas coisas podem ser usadas dentro de um contexto, sem forçar os textos, para se entender a onisciencia de Deus.
Creio que assim Deus o permitiu para que pudéssemos reconhecer o seu Messias prometido, Jesus Cristo. Somente um cego espiritual não consegue ver que Jesus é de fato o Cristo de Deus.
Toda a Biblia nos fala de Jesus, para que ninguém venha a dizer: Ah, se eu soubésse...

6 comentários:

  1. Olá, graça e paz! Passando para conhecer seu espaço e parabenizá-lo pelo blog de bons conteúdos.Que o Deus de toda a graça lhe dê um restante de semana pleno. Se quiser nos visitar será uma alegria.
    blogdamulhercrist.blogspot.com
    http://www.youtube.com/watch?v=MO4zw3GjRYs
    http://twitter.com/AnaClMoreno

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado pela visita, fico feliz pelo comentario e tributo a Cristo toda a honra, sem ele nada podemos fazer...irei visitar sim o blog da irma...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Gostei muito do texto, estou participando de uma dinamica e escolhi falar sobre jesus.
    É preciso falar sobre três aspecto, histórico, mitico e mistico.
    Seria possivel você me ajudar a fazer uma introdução sobre o aspecto histórico de JESUS.
    Pois estava pensando falar justamente algo parecido com o testo,começando em genesis e passando por outros livros do antigo test. até chegar no novo test. pois tenho idéias mas não consigo passar para o papel.

    ResponderExcluir
  4. Olha, fique avontade para usar os estudos. Peça ao Espirito Santo e ele irá te ajudar, pois ele foi enviado para testificar de Jesus Cristo( toda a verdade). Este blog é cristocêntrico, por isso não é difícil ver nos estudos a pessoa de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Shalom! Gostei muito do ensino que você nos deu através do texto, me fez ver que tenho que me aprofunda mas no estudo da Palavra.

    ResponderExcluir
  6. Muito.apreder muito estou muito feliz vom essi estudo shalom

    ResponderExcluir