quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Salmo 20



Estudo por Frankcimarks Oliveira

I-O SENHOR te ouça na angústia(v.1)
a-Pois Ele é socorro bem presente nessas horas(Sl 46.1)
b-Ana clamou ao Senhor e foi ouvida(1 Sm 1.10-19,20)
c-Deus atentou para a angústia de Hagar e a ouviu(Gn 16.11)

II-O SENHOR te socorra(v.2)
a-Pois o teu socorro só pode vir Dele(Sl 121.1)
b-Nosso socorro está no nome Dele(SL 124.8)
C-Davi sabia bem disso na luta contra o gigante Golias(1 Sm 17.45,50)
d-A mulher cananéia pediu socorro ao nome de Jesus(Mt 15.22,25)

III-O SENHOR é a nossa bandeira(v.5)
a-Para vencer as guerras(Ex 17.8-16)
b-Para me cobrir com seu amor em comunhão(Ct 2.4)

IV- O SENHOR nos garante vitória. Devemos confiar somente em Deus(v.6-8)
a-Porque Ele mesmo já vencera o mundo(Jo 16.33)
b-Através da fé(1 Jo 5.4)
c-Fez muitos de seus servos vencerem lutas pela fé( Hb 11.32-34)
d-Somos mais que vencedores em Cristo Jesus(Rm 8.37)


Quero ser bem breve nesse comentário,pois o esboço está bem claro. O Salmo 20 é um salmo de confiança em Deus, principalmente nas horas de lutas,dificuldades, e adversidades da vida.

Davi era um soldado valente que confiava no nome do Senhor dos Exércitos, tinha experiências com o Deus de Jacó e sabia que podia confiar em Seu nome, que já o livrara tantas vezes em tantos confrontos. Sabia que quando o patriarca Jacó precisou da ajuda deste Deus,foi amparado com a destra onipotente do Grande Eu sou.

Assim eu e você podemos descansar e levantar a bandeira da vitória no nome daquele que nos amou e a si mesmo se entregou para nos fazer mais que vencedores.
Suas mãos estãos estendidas para nos livrar do mal, assim como Moisés estendera sua mão sobre o monte na guerra contra os amalequitas e Israel foi triunfante, O Senhor estende sobre nós a sua destra de justiça para nos fazer vencer.

Sua mão levantada nos fala de perseverança e motivação, seu pendão nos faz avançar e seguir em frente. Sua bandeira nos diz qual é a nossa identidade e quem é autoridade sobre nós: O Senhor poderoso na batalha, o rei da glória! Aleluia.
Sua Bandeira erguida nos diz que a vitória é nossa. Assim como Cristo disse:No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo...Se Jesus venceu então eu ja venci também e em todas estas coisas(aflições: dor, fome, espada, perigo, perseguições,frio,etc) somos mais que vencedores em Cristo Jesus, como disse Paulo aos romanos.

Deus faz o seu povo vencer através da fé. É preciso ter fé para vencer as lutas, é preciso confiar no nome do Senhor, no nome do Deus de Jacó, pois ele sempre nos ouve nas angústias, chega sempre na hora certa e faz cessar o vento forte. Aleluia.

Jeová Nissi, O Senhor é a minha bandeira! Clame a ele e Ele te ouvirá, te colocará num alto refúgio e debaixo de suas asas estarás seguro.Não olhe nem para direita nem para esquerda, mas olhe firme para as mãos do Todo Poderoso e veja sua bandeira erguida sobre o monte. Não confie em coisas terrenas( carros de guerra, cavalos de guerra) mas confie no Senhor dos Exercitos e faça menção deste nome, porque diante deste poderoso nome ( Jesus) o inimigo cai por terra, diante deste nome todos se prostram e confessam que Cristo é o Senhor.Em Deus faremos proezas...
Creia nisso! Que Jesus te abençõe!

5 comentários:

  1. muito bom este esboço deixa bem claro como se manifesta o poder de DEus através de nossa confiança.

    ResponderExcluir
  2. Gloria a Deus. E que seu nome para sempre seja louvado

    ResponderExcluir
  3. Muito Edificante esse estudo vou ministrar sobre o Salmos 20 e me ajudou muito. Continue sendo esse instrumento nas mãos do Senhor ...

    ResponderExcluir
  4. nossa muito bom esse esboço continui assim vaso Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir