segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Salmo 121



Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I-Precisamos determinar o alvo certo(V.1)

a-Deus é o nosso alvo. Nele Há salvação(Is 45.22)
b-Olhando para o autor da fé(Hb 12.2)

II-Precisamos ter conficcção de vitória(V.2)
a-Paulo e Silas na prisão louvaram Àquele que é Poderoso para agir(Ef 3.20)(Jd 1.24)
b-Moisés sabia em quem cria e que não o abandonaria na batalha(Ex 14.13,14;15.2-3)
c-Eu conheço , eu sei em quem tenho crido, ele é fiel(2 Tm 1.12)

III-Precisamos saber que Deus está nos vendo(v.3-8)
a-Sei que o Senhor nem se cansa nem se fatiga(Is 40.28)
b-José do Egito fora lançado numa cova sem água.Deus guardava José no egito(Gn 37.24;39.2,21,23)
c-Jeremias foi lançado numa cistena sem agua. Deus o guardou e o ajudou através de um etíope(Jr 38.6-13)

Neste salmo gostaria de falar sobre o seguinte tema: 3 coisas fundamentais que não podemos nos esquecer!

Temos que saber de aspectos fundamentais da nossa fé em Deus.
Primeiro, não estamos imunes do sofrimento ou da angústia.Muitos estão dizendo nos púlpitos que o cristão não pode vivenciar lutas,enfermidades ou pobreza,pregam uma doutrina chamada" Teologia da Prosperidade" e fico preocupado com determinados cristãos que se frustram quando percebem que não vivem essa vida de super crentes.

Segundo,temos que saber que essas situações contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Ora, nem mesmo Jesus Cristo passou ilezo por esta vida. O apóstolo Paulo carregou em seu corpo as marcas de Cristo. Nós não somos diferentes ou melhores que ele.

Terceiro, temos que ter experiências com Deus, saber que Ele vive e cuida de seu povo.

O Salmista cantou um cantico novo ao Senhor quando vivenciou uma experiência difícil. É tão verídico que ele diz: O meu socorro vem do Senhor...ora só precisa de socorro que está em apuros. O que me chama a atenção é que ele afirma ou determina que o seu socorro vem de Deus. Este poeta sabia a quem servia, já tinha tido experiências com Deus e com sua fidelidade.

Quando o perigo vem, quando o problema chega, quando a adversidade bate na nossa porta, a quem recorremos ou para quem olhamos?
Devemos olhar para os montes:

O Seu fundamento está nos montes santos(Sl 87.1)

O Deus de Abraão é o Deus El-Shadday, ou seja, o Deus Todo-Poderoso, também conhecido como o Deus das montanhas, elevado, acima da terra, altíssimo.
Quando o nosso olhar está voltado para Deus somos salvos,e como ele está num alto retiro, todos os povos da terra podem contemplá-lo( Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra)

Mesmo numa cova, mesmo numa cisterna funda e lamacenta, temos que determinar um alvo e fitar bem nossos olhos nele, pois se formos olhar para os escorpiões do deserto dentro da cova, ou até mesmo serpentes peçonhentas em nossa volta, seremos tomados por um medo tão terrível que anulará nossa fé.

Imagino José olhando para cima, mesmo dentro de uma cova vazia,onde deveria haver água para saciar a sede dos viajantes no deserto. Deus guardou a vida do jovem José, pois se houvesse água ali José se afogaria.
O Guarda de Israel não dorme. Secou a cisterna e livrou seu servo de morrer afogado. Aleluia.

Imagino Jeremias, açoitado,ferido, machucado dentro de outra cisterna,olhando para a boca do poço e dizendo o salmo 121: O Meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Visto que os salmos são canticos, Jeremias louvou mesmo na lama...e hoje nos inspira a louvar a fidelidade do Senhor nos piores momentos de nossa vida.
Deus sempre tem alguém para nos ajudar, no caso de Jeremias um homem etíope, que teve misericordia do estado do profeta e intercedeu junto ao rei pela vida do mesmo.
Tem alguém intercedendo por nós ao Rei dos reis e Senhor dos senhores: Jesus!
Quando menos esperarmos o socorro chegará até nós e nos tirará do poço da tristeza, do abandono e da solidão.

Estes homens sofreram por causa do testemunho santo que deram, por sua fidelidade ao Senhor, por isso foram ouvidos no tempo da angustia.

Saiba de uma coisa: Deus está acordado e está te vendo, ele não dorme, não pisca os olhos, não se cansa nem se fatiga, não tem esquadrinhamento o seu pensamento,e ele te guarda de todo o mal. Voce pode até passar por dificuldades,mas o Senhor vem ao teu socorro.

O Senhor te contempla, Ele guarda a tua entrada e a tua saída, assim como no deserto, na saída do egito e na entrada de Canaã, Deus se fez presente na coluna de fogo e na nuvem, para guardar seu povo...

Termino te dizendo 3 coisas:

1-Olhe pra Jesus...sempre!
2-Creia no socorro de Deus...a tua vitória.
3-Deus está te vendo em todas as situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário