sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Quarto de Elizeu



Façamos-lhes,pois um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama,uma mesa,uma cadeira e um candeeiro, e há de ser que vindo ele a nós ali se recolherá(2 Reis 4.10)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


I-O Quarto
a-Lugar de intimidade(Ct 1.4)
b-Lugar de oração(Mt 6.6)(2 Rs 4.33)

II-O Muro
a-Para proteger(Sl 59.16-17)
b-Para separar(1 Pe 1.14-16)

III-A Cama
a-Para descansar(Sl 37.7;91.1)
b-Para ter sonhos de Deus(Gn 28.11,12)

IV-A Mesa
a-Para fazer refeições(Jo 12.2)
b-Para ter comunhão(Lc 14.15;22.8-11)
c-Para trabalhar(Mc 6.3)

V- A Cadeira
a-Representa nossa eleição(1 Pe 1.2)(Ef 1.4)
b-Representa posição delegada(1 Sm 2.8)(Sl 113.8)(Et 2.4,17)
c-Representa autoridade(Lc 1.52)

VI-O Candeeiro
a-Para iluminar(Sl 18.28)(Mt 25.3-4)(Sl 119.105)
b-Para aquecer(Nm 9.16)

Queridos leitores, neste estudo gostaria da sua atenção.
Quando li este texto,o Senhor me despertou para este verso,onde encontramos o quarto de Elizeu, preparado por uma mulher muito importante de Suném.Esta não podia ter filhos e viu que Elizeu era um santo homem de Deus, por isso ela e seu esposo sempre o convidavam para comer pão em sua casa, como se tornara um algo rotineiro,decidira então construir um quarto para o profeta, para que ali ele se recolhesse, sempre que passasse por Suném.
Temos que entender que Deus é um Ser detalhista,e que usa de uma linguagem simbólica para revelar verdades espirituais.
Este quarto é quarto dos sonhos, e é também o quarto que todo cristão deve ter em sua casa...

O muro nos fala de proteção. As cidades antigas eram cercadas por uma grande fortaleza,ou seja,um grande muro.
Do mesmo modo o cristão está protegido, visto que a Bibia nos declara:

Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia.
A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia.(Sl 59.16-17)


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.(Sl 46.1)
O Muro também serve para separar(neste caso não estou falando de desunião,mas de santificação).
A palavra Kadoshi significa santo em hebraico e quer dizer separação do mundo(desejos, pecados e costumes) para serviço de Deus. Vejamos:

Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.(1 pe 1.14-16)


O próprio quarto nos revela a vontade de Deus. Jesus disse em Mateus 6.6:

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

É muito bom estarmos reunidos nas igrejas com os irmãos,porém é muito importante termos um momento sozinhos com o nosso Deus e Pai, um momento de intimidade, onde podemos nos abrir para Ele, confessarmos a ele tudo.
Perceba o que JÓ disse:

Como fui nos dias da minha mocidade, quando o segredo de Deus estava sobre a minha tenda;(Jó 29.4)

Este segredo nos fala de intimidade, a mocidade aí nos fala do primeiro amor.
Quando nos convertemos Deus parece estar bem mais perto,a unica coisa que queremos é esrtar perto de Deus ou falando com Ele. Jó também sentiu isso.O segredo de Deus era na minha tenda...Não perca a sua intimidade com DEUS!
Em Cantares de Salomão nós lemos:

Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.(Ct 1.4)

O rei me introduziu em suas camaras,ou seja, me levou aos seus aposentos, a seu quarto, a seu lugar secreto, a seu lugar de intimidade...Aleluia!
Voce tem livre acesso a sala do trono de Deus, pois o sangue de Jesus Cristo nos abriu o caminho e o véu do templo se rasgou.

É claro que não contamos nossos segredos a todo mundo e nem temos intimidade com todo mundo, da mesma forma o Senhor Todo Poderoso. Veja:

Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.(Pv 3.32)

Deus não tem intimidade com o mentiroso,com fingidos, com hipócritas, não, Ele tem intimidades com os sinceros, ele conta seus segredos e mistérios para os que o temem.

O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.(Sl 25.14)

Naquele quarto também havia uma cama. A cama nos fala de descanso, precisamos aprender a descansar em Deus, Ele cuida de Nós, basta a cada dia o seu mal,não temos que nos preocuparmos em demásia com o amanhã, vamos dormir e sonhar como José, como Jacó, que mesmo passando pelo deserto pôde sonhar e ver a glória de Deus. O deserto foi a cama de Jacó e aquela pedra seu travesseiro.

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.(Sl 91.1)

Voce tem onde descansar: Debaixo da sombra do Todo Poderoso! Por isso:Descansa no SENHOR, e espera nele(Sl 37.7)

A mesa nos fala de comunhão com nossos irmãos e com Cristo. Jesus sempre ia a casa de Lázaro,Marta e Maria, concerteza eles eram irmãos unidos, então Jesus podia se assentar a mesa com eles.
Será que Jesus pode se assentar a mesa contigo? Como estás com teus irmãos? Como estás com tua casa?
A biblia diz que é muito bom que os irmãos vivam em união(Sl 133)
Foi na mesa que Jesus fez as principais refeições.Precisamos nos alimentar para ficarmos de pé.

E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.(Sl 104.15)

Não pode faltar estes alimentos em nossa mesa: O pão é a palavra de Deus,pois nem só de pão viverá o homem,mas de toda palavra que sai da boca de Deus(Mt 4)
O azeite é o Espirito Santo, que faz o nosso rosto reluzir da glória de Deus, e o vinho é a alegria da verdadeira adoração, não estou falando do vinho onde há contenda, a bebida alcoolica,mas do vinho novo em odres novos.

Elizeu recebeu uma cadeira daquela mulher,isso significa que Deus nos dá cadeira, posição, lugar de honra,destaque,poder e autoridade.
Se lembra de Davi que se assentou na cadeira de Saul? Se lembra de Ester que se assentou na cadeira de Vasti? E de José do EGITO que virou governador?
Deus é um Deus soberano, que abençoa quem ele quer, ele abate o exaltado, o soberbo e eleva os humildes...Deus tem um lugar para nós!

E por fim o candeeiro ou a lampada. Isto nos fala de testemunho,pois somos a luz do mundo e o sal da terra.Uma lampada não serve debaixo do velador,mas so servira se colocada no velador.Que a palavra de Deus seja luz para nossos caminhos,que o fogo do Espirito Santo venha nos iluminar.
Lembra-se das dez virgens, cinco reservaram azeite nas lampadas e outras não,estas sabias foram recompensadas,as outras ficaram confundidas.
Que nas noites frias o Senhor te aqueça com o fogo do candeeiro!
Jesus te Abençoe sempre!

2 comentários:

  1. palavra abençoada essa,se tivermos esse quarto a coroa da vida é nossa em nome de jesus

    ResponderExcluir
  2. Amem gracas a deus aprerde muito com essa mensagem

    ResponderExcluir