terça-feira, 31 de agosto de 2010

As vestes Espirituais



E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. (Mt 22.11,12)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


I-Vestes Velhas ou Vestes do Pecado
a-Vestes sujas(Mc 10.50)
b-Vestes rasgadas ao ponto de mostrarem a nudez(Lc 8.27)
c-Vestes de Baal/idolatria(2 Rs 10.22)
d-Vestes de violência(Sl 73.6)
e-Vestes de Vergonha/confusão((Sl 132.18)
f-Vestes da velha natureza humana(Cl 3.8,9):

f.1-cólera;
f.2-malícia;
f.3-maledicência;
f.4-Palavras torpes;
f.5-mentira.

II-Mudança de Vestes
a-Do oprimido(Lc 8.35)
b-Do Afastado do Pai(Lc 15.22)

Estamos numa série de estudos sobre vestes espirituais e hoje falaremos um pouco sobre aquelas vestes que desagradam a Deus. É importante lembrar que vestes aqui está sendo usada numa linguagem espiritual e não literal.Aquele que é nascido do Espírito poderá entender claramente o que estamos abordando.


Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,(Cl 3.8,9)


Num guarda roupa existem varias roupas,de diversos formatos e tamanhos. Novas ou velhas,coloridas ou neutras,enfim, o que estou querendo dizer é que na nossa vida espiritual não é diferente.Paulo inspirado por Deus ilustra para os crentes de Colossos que nossa vida com Jesus deve ser diferente daquela passada,antes de conhecermos a Deus.
Nossas velhas obras devem ser esquecidas e as novas obras devem ser vividas,pois já ressuscitamos com Cristo.

Jogue fora aquela roupa velha,despojai-vos, diz o apóstolo dos gentios.O que é despojar? É se desfazer, tirar,arrancar,jogar fora,se despir neste sentido.Se arrancarmos estas velhas roupas ficaremos nus,por isso ele nos diz:

E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição(Cl3.10,12-14)


Eis aí as novas roupas de um guarda roupa renovado. Deus não gosta de coisas velhas, por isso ele disse: Eis que faço nova todas as coisas!
É impressionante como existem pessoas que adoram coisas velhas.Querido,renove seu guarda roupa espiritual.

Quando somos convidados a um casamento ou festa de gala já nos preocupamos com que roupa iremos a reunião. A biblia nos fala uma parábola,a das bodas. Um rei mandou festejar o casamento de seu filho e saiu para ver os convidados,e olhando-os,percebeu que um dos tais não se vestia com vestes nupciais,não estava trajado adequadamente,então o rei lhe perguntou como ele entrara ali.Porem o homem emedeceu.

Sabe de uma coisa,temos bastante tempo para comprarmos roupas para irmos a festas quando somos convidados,e nos atemos muito em comprarmos as melhores roupas.Mas quanto a nossa vida espiritual?
Deus nos dá tempo suficiente para mudarmos nossas vestes espirituais,para nos arrependermos e nos convertermos.
Tenho percebido o quanto o mundo moderno despreza as oportunidades que Deus lhes dá.Algumas pessoas até creem em Deus, mas querem viver suas vidas a seu modo,nos seus costumes e por isso se vestem inadequadamente.Quando se depararem com o Rei,estas pessoas ficarão mudas,sem justificativas ou desculpas.

Joga fora a calça da cólera(fúria),a camisa da maledicencia(falar mau dos outros),o terno da malícia(ver maldade em tudo),o cinto da mentira(engano),a gravata das palavras torpes(palavras sujas,que não promovem edificação)

Mas vista-se do novo homem,que se renova a cada dia.
O Cego de Jericó,filho de Timeu,é um exemplo do homem que se encontra com Jesus e abandona suas vestes velhas:

E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.(Mc 10.50)

Primeiro o cego lançou de si aquela capa suja,fétida,sebosa,tipica capa de mendigos de rua,que representa toda uma vida de pecados.
Depois ele recebera o milagre.Precisamos renunciar ao pecado para recebermos de Deus a salvação!

A biblia também narra uma história bem conhecida:O endemonhiado gadareno. Este jovem oprimido por demônios vivia nosdesertos e sepulcros:

E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.(Lc 8.27)

Ele não andava vestido por que os demônios rasgavam suas vestes.É isso que Satanás faz na vida de muitos por aí,faz com que pessoas vivam uma vida de vergonha,uma vida descoberta e despida de honra.
O que eu acho lindo em Jesus é que ele desfaz as obras do diabo:

E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram(v.35)

Ele vestiu aquele jovem depois de liberto,agora aquele que andava nu estava coberto,em seu juizo e aos pés de Jesus.Aleluia!
Jesus muda por completo a situação de desonra do pecador. O que era oprimido,desonrado(nu)agora estava vestido de salvação,justiça,louvor...

Lembra-se do filho pródigo? Que deixara a casa de seu pai e fora conhecer o mundo, la ele suja suas vestes,na lavagem dos porcos,no chiqueiro do pecado e na lama da desobediencia.Quando ele volta a casa paterna recebe novas vestes:

Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés(lc 15.22)

Deus muda nossas vestes espirituais, só basta que reconheçamos nosso estado de miséria. Ele põe a melhor roupa(Muda nossa natureza e estado),nos dá um anel(renova a aliança/pacto) e nos dá sandálias para calçar(para caminharmos em sua presença,pois a jornada é longa)

Que Jesus te abençoe sempre...em breve mais estudos sobre vestes espirituais

Um comentário:

  1. Que o Senhor te abençõe infinitamente, a fim de que você permaneça nessa propósito dos estudos bíblicos que, tais como esse, falarão ao coração de quem estiver buscando conhecer mais de Deus, assim como acaba de falar ao meu. Paz seja contigo!

    ResponderExcluir