segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As vestes de Deus



E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.(Ap 1.13)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


A-Manto de Santidade(Is 6.1,3)
B-Manto de Justiça(Is 59.17)
C-Manto de Majestade,Sobretudo e cinto de Poder(Sl 93.1)
D-Manto de Gloria(Sl 104.1)
E-Manto de Luz(Sl 104.2)
F-Vestes Sarcerdotais (Ap 1.13)
G-Vestes reais( Ap 14.14)
H-Vestes de Guerra(Ap 19.13,14,16)(Is 63.1-3)

Amados,neste estudo falarei um pouco sobre as vestes divinas. Aqui entenderemos um pouco sobre o caráter e as funções que Deus exerce no meio de seu povo.

É muito conhecida a história da mulher do fluxo de sangue,que a muito tempo sofria a exclusão social,no contexto cultural em que estava inserida,uma cultura excludente e de coração duro para com o próximo. É bem verdade que era parte da lei que tais mulheres fossem tidas como impuras no período mestrual,e durante 7 dias deveriam se afastar do convivio familiar e social,regressando somente depois de passado este intervalo de tempo. Esta corajosa mulher,perdera 12 anos de sua vida,na margem da sociedade,esquecida,enferma,sozinha,e deprimida.

Quando soube que Jesus passaria em sua cidade,por outras mulheres que adentravam no arraial das impuras,decidiu arriscar sua propria vida para tão somente tocar nas vestes de Jesus.é aqui que quero me deter.Por que será que ela entendera que um simples toque nas roupas sujas de pueira de um"homem" a curaria?
AS vestes daquele homem fala mais alto do que a mente humana possa entender,existem verdades espirituais no manto de Jesus.Ela nos fala de funcionalidade,poder,justiça...

Jesus disse: Alguém me tocou,pois de mim saiu virtude(poder).Aquele toque foi um toque diferente, não foi um esbarrão da multidão,não foi sem querer,foi um toque proposital,com intenção e entendimento de fé, foi um toque de fé!

A mulher na sangria tocasse em alguem ou em alguma coisa e logo aquilo passaria a ser imundo.Quem acusaria Jesus de imundicia,visto que Ele é santo?
Nem mesmo o toque daquela mulher "impura" poderia macular a pureza daquele que nos céus é adorado por querubins,que clamam: Santo, Santo, santo é o Senhor dos Exércitos e toda a terra está cheia da sua Gloria...
Esta mesma gloria curara aquela pobre mulher.

Em Isaias vemos em sua visão do trono um ser assentado,e o seu sequito ou seu manto enchendo todo o templo. Imagina o tamanho das vestes!Vestes de Santidade que concordam com o cantico dos anjos.
Vemos Jesus dizer em apocalipse que aquele que vencer receberá vestes brancas e este andará com ele de vestes brancas na gloria. Todos nós sabemos que o branco nos fala de pureza e santidade.

Deus também está vestido de Justiça. O que é Justiça? É exatamente o oposto da injustiça, é aquilo que é certo e está de a cordo coma lei, neste caso com o caráter e ética divina .

Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pós o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.(Is 59.17)

Nas vestes de Deus vemos também acessórios indispensáveis para um bom figurino,por exemplo o cinto:

O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar.(Sl 93.1)

A função do cinto é prender, é segurar, é ajustar, é nos envolver, nos limitar e nos cercar em volta.Pois é, Deus está cercado de Poder em sua volta,totalmente envolvido por sua capacidade de efetuar coisas grandiosas,ele sabe ajustar e usar seu poder na medida certa,pois sendo o Todo Poderoso não fica brincando com seu poder,antes tudo o que faz é com propositos determinados e para gloria de seu Nome.
O texto diz que Deus se revestiu de poder. Revestir é já está vestido e por cima dessa roupa pôr outra roupa,como um terno ou um sobretudo.

Deus sabe se vestir muito bem, tem um excelente gosto e se veste de acordo com sua grandeza. Imagina um rei na sua gloria se vestindo de trapos, é imcompatível!

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade.(Sl 104.1)

O Senhor como rei magnifico se veste de Glória e Majestade,POIS É REI dos reis E SENHOR dos senhores.

E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro(Ap 14.14)

Que eu saiba quem usa coroa é rei!

E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.(Ap 19.16)

Quando a biblia diz que o Senhor está vestido de Luz, está na verdade nos revelando o caráter perfeito do nosso Deus.Deus é luz! Nele não há sombra de variação.Ele é perfeito em todos os seus caminhos.

Em apocalipse se fala muito em vestes espirituais,inclusive Jesus é mostrado como o Senhor dos Exercitos, aquele que sai a peleja por seu povo,com justiça e zelo de Deus, com a vingança em suas mãos.

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
(Ap 19.11-15)


Não resta duvidas que este texto está falando de Jesus: O verbo de Deus oua palavra de Deus,fiel e verdadeiro.
Isaias também vira Jesus com suas vestes manchadas de sangue,vindo de Edon.O texto pode remeter a dois tempos distintos, que nem mesmo assim se contradizem. Sabemos que Jesus manchou suas vestes para nos salvar a caminho da cruz. Inclusive dizem alguns teólogos que a casa de um dos sacerdotes que julgara Jesus era na direção de Edon.Porém este texto é muito semelhante ao de apocalipse,que fala da grande peleja escatologica.

Não posso deixar de falar da visão que o apólolo João teve de Jesus em Patmos:

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

Aqui Jesus aparece como o Sumo sacerdote ou sumopastor da almas.Visto que os castiçais nos falam das igrejas.Os sacerdotes vestiam-se de roupas compridas e usavam cintos,assim como Jesus na visão.
Jesus é nosso sacerdote,pois vive a interceder por nós, se fez propiciação por nos pecados e ministra as coisas sagradas de Deus.Aleluia.
FIQUEMOS COM ESTE ESTUDO! Em breve mais sobre vestes espirituais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário