terça-feira, 23 de março de 2010

Homens que foram cheios do Espirito Santo




E Há de ser que, depois derramarei do meu Espirito sobre toda carne...(JOEL 2.28)

Estudo por Frankcimarks oliveira

1-João Batista:

(Lc 1.15) Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

2-Jesus de Nazaré:

(At 10.38 ) Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

(Lc 10.21) Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

(Lc 4.18,19 ) O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.

3-Os apóstolos: Atos 4

7-   E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
8-  Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
9-  Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,
10 -Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.

Atos 13:

9 -Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
10-  Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
11-  Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
12 -Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.

4- Os diáconos: Atos 6.3,5

Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

5-Os profetas:

(Mq 3.8 ) Mas eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.

6-Os sacerdotes: Lucas 1

5, 67-   Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.  E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou,

7-Os discípulos:

At 4.31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

49 E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.
50 Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
51 Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.
52 E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.(At 13)

8-Os que estavam no cenáculo:

4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.(At 2)

9-Mulheres cheias do Espirito Santo:



Maria:


35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.(Lc 1)

Isabel:

41 E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.(Lc 1)

Há muito tempo que eu queria postar esse estudo.Falar do Espirito Santo é muito agradável,assim como falar de Jesus e de nosso Pai celeste.A pessoa do Espirito Santo está todos os dias batendo em nossas portas dizendo que quer nos tornar pessoas melhores e cheias de sua presença.

Vemos acima algumas pessoas que foram cheias do Espirito de Deus.No velho testamento o Espirito Santo não habitava nas pessoas, ele vinha,usava alguem e pronto.Porém nessa nova dispensação, temos a honra e o privilégio de sermos templo do Espirito Santo de Deus.

Os homens acima mudaram de vida de uma forma extraordinária,pois foram cheios do Espirito.Deus sempre quis que todos tivessem seu Espirito,pois o Senhor sabe que onde o Espirito está ali há liberdade.Por isso Joel diz:E há de ser que depois derramarei do meu Espirito sobre TODA CARNE.

Somente os reis,sacerdotes e profetas eram visitados pelo Santo Espirito,porém Deus queria que todos tivessem experiências com o Paracleto Consolador.Daí Joel enfatizar bem TODA CARNE ou seja sobre todas as pessoas,independentemente de seu nível social,função eclesiástica ou politica.

Vemos homens como Pedro,um simples pescador,indouto,sem formação teológica,ser cheio do Espirito Santo,pregar para multidões e arrebatar seus corações para Deus.Aquele que negara a Jesus diante de uma vendedora de púrpura,agora cheio de Deus,falava com ousadia e intrepidez,chegou a dizer aos Fariseus: Convém obedecermos a Deus e não a homens. Ele disse isso quando interrogado dos milagres que realizava no nome de Jesus.Por muitas vezes fora preso e ordenado a não pregar o nome de Jesus,mas quando um homem está cheio do Espirito Santo,ninguém pode impedi-lo de cumprir seu chamado.

João Batista representando a classe de profetas no novo testamento foi um homem cheio do Espirito Santo e nao temia pregar a palavra de Deus.Desde o ventre de sua mãe foi cheio da graça e do poder do Todo poderoso.

Um homem cheio do Consolador faz coisas que ninguem pode fazer:Sinais e maravilhas. Jesus foi ungido para pregar boas novas aos quebrantados e libertar os oprimidos,dar vista aos cegos,enfim,não foi ungido sem proposito,antes tinha uma missão a cumprir,para nos deixar o exemplo de um verdadeiro homem cheio do azeite divino.Ele andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo.É isso que faz alguém que está cheio:Coisas boas que glorificam a Deus. Pessoas por aí que se dizem cheias do Espirito da Verdade e vivem a enganar outros,fazendo contendas entre os irmãos,e roubando o dinheiro alheio não podem e nem merecem nosso respeito.Que Deus nos dê discernimento!

Para a obra do Senhor não sofrer,os apóstolos escolheram homens cheios do Espirito Santo e de sabedoria. Quantos ministérios por ai não estão sofrendo por nao imitarem os santos homens de Deus da igreja primitiva? Pastores mundo afora colocam no ministério alguns que nadam sabem e tudo julgam em sua carnalidade.A obra não pode sofrer,por isso a liderança da igreja deve ser cheia do Espirito de Cristo,assim como Estevão e seus colegas,para servirem aos irmãos. Uma pessoa realmente cheia de Deus sabe servir a seu próximo,não se importando simplismente com cargos de destaque.Estes devem ser de boa reputação,para mais uma vez, a obra não sofrer.

O profeta Miquéias diz estar cheio do poder do Espirito do Senhor para repreender e para anunciar a transgreção de Jacó.Um verdadeiro profeta não teme dizer as palavras de Deus,ainda que seja uma palavra dura.Não estou falando que alguém só é cheio se fizer assim,pois Deus consola,edifica,exorta,tudo para o bem de seu povo.Porém diante do pecado,da desobediência Deus sempre levantará servos que estejam cheios da força e do juízo divino para anunciarem os erros cometidos por Jacó(o Seu povo),a fim de nos endireitarmos diante Dele.

Deus quer que todos sejam cheios de Seu precioso azeite. Os discipulos se reuniram no cenáculo para esperarem a promessa do Senhor:Ficai em jerusalem ate que do alto sejais revestidos de poder e então sereis minhas testemunhas...Eles se juntaram em oração e de repente um vento muito forte desceu sobre aquele lugar e todos foram cheios do Espirito Santo,e foram vistas línguas como de fogo e eles falavam em línguas e magnificavam a Deus.

Quando o Espirito vem sobre nós,nao conseguimos nos calar e começamos a evangelizar,a pregar,a magnificar a Deus,a anunciar a todos quem é Jesus e porque ele veio a esse mundo.Eles estavam no cenáculo,mas depois que foram cheios do Consolador sairam e anunciaram o evangelho.Deus não nos enche para ficarmos dentro(De um lugar simplesmente reunidos),Deus nos enche para sairmos além das portas e dizermos que Jesus vive.

Fiz questão de separar as classes de pessoas:Profetas,sacerdotes,diáconos e discípulos,para mostrar que Deus quer uma igreja cheia de seu Espirito completamente,desde o pastor (Líder) até os auxiliares e membros.

Por fim,as mulheres.Vemos Maria e Isabel serem cheias do Espirito de Deus e louvarem a Deus com belos hinos,no mesmo estilo de Ana,mãe de Samuel e outras do antigo testamento.Porque quando estamos cheios do AZEITE louvamos a Deus com força,com intensidade,com amor e gratidão.

O sacerdote Zacarias,pai de João Batista,foi tão cheio do Espirito que profetizou sobre seu filho.

Que Deus possa nos encher cada dia mais de sua gloria para nos capacitar em sua obra,para fazermos com excelência aquilo que ele nos reservou.Amem.
Jesus te abençoe!

14 comentários:

  1. Amém! Que Deus continue te abençoando mais e mais e lhe enchendo do Espirito Santo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Glória Deus nas alturas! Deus é Lindo e Perfeito! Precisamos desesperadamente do Espírito Santo e conhece-lo no mais profundo...infelizmente o que vemos hoje nas igrejas são ABERRACOES, ESCÁRNIO E PROFANACAO. Oremos pelas igrejas para o Senhor abrir seus entendimentos e os livres do castigo eterno. Abrazôs Hermanos!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Irmão , no versículo 5 de lucas 1, não diz que Zacarias era cheio do Espírito Santo e profetizada , corrigi lá ,por favor.

    ResponderExcluir
  7. Muito abençoado esse comentario e trouxe edificaçao para minha vida



    ResponderExcluir
  8. Estudo top e edificante Deus abençoe

    ResponderExcluir