segunda-feira, 16 de maio de 2022

Somos todos peregrinos

 Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. 

( Salmo 119.19)
 
por Frankcimarks Oliveira
 
 
Na bíblia vemos a imagem do peregrino com frequência, por isso precisamos refletir mais sobre ela. Esta mensagem tem por objetivo:
1- Gerar no leitor identificação com o peregrino;
2- Incentivar o leitor a amar o peregrino;
3- Fazer o leitor compreender o chamado cristão.
 
TODOS SOMOS PEREGRINOS
 
Abraão foi peregrino na terra dos filisteus. Deus o mandou sair do meio de sua parentela e por fé ele obedeceu, dando início a sua JORNADA. O pai da fé experimentou a sensação de estar no meio de um povo que não é o seu, que fala uma língua diferente da sua, que tem outros costumes e crenças religiosas. 

O que Deus quis ensinar a Abrão quando a fome o obrigou a descer ao Egito e por ali peregrinar?

Do mesmo modo, Isaque e Jacó, descendentes de Abraão, também foram peregrinos na terra.  Quando a fome assolou o mundo antigo nos dias de José, Jacó também precisou descer ao Egito para não morrer na penúria. O que Deus quis ensinar aos hebreus com tudo isso?

Somos todos irmãos e nas nossas adversidades devemos humildemente recorrer uns aos outros. A humanidade deve aprender a superar suas diferenças culturais, étnicas e religiosas, visando o bem comum, pois todos nós somos imagem e semelhança Daquele que nos criou. 

 Na lei mosaica está escrito:

 E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, 
então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo. ( Lv 25.35) 

Ora, de onde Moisés tirou isso? Da sua própria história e de seus ancestrais que ao enfrantarem crises terríveis, recorreram aos países VIZINHOS. Que Deus nos desperte a memória e jamais nos deixe esquecer dos momentos difíceis que enfrentamos, pois são esses momentos que nos humanizam e geram em nós amor pelo próximo. Devemos estender a mão a quem está ATRAVESSANDO dificuldades, alimentá-los e, se for possível, dar-lhes alguma hospedagem.
Cristo mesmo ensinou:

 “Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, 
e lhe disser:
Amigo, empresta-me três pães, 
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, 
e não tenho que apresentar-lhe; 
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes;
 já está a porta fechada, 
e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar; 
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, 
por ser seu amigo, levantar-se-á, 
todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.” 
( Lucas 11.5-8)

A caridade é um mandamento cristão e quando exercitada desenvolve a fé genuína no Senhor. Deus está, recorrentemente, nos dando oportunidades de praticarmos nossa fé, não as desperdicemos. Sigamos o exemplo de Abraão: 

Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, 
estando ele assentado à porta da tenda, no calor do diaE levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. 
E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro 
e inclinou-se à terra,
 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos,
 rogo-te que não passes de teu servo. 
Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, 
e recostai-vos debaixo desta árvore; 
E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração;
 depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. 
E disseram: Assim faze como disseste. 
E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, 
e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. 
E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, 
e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la. 
E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram. ( Gênesis 1-8)

Não pense que essa foi a primeira vez que Abraão exerceu a caridade. Ora, ele tinha o hábito de ser hospitaleiro e todo necessitado que batia a sua porta pedindo ajuda, ele a concedia, pois ele mesmo passara fome no passado e sabia quão terrível isso era.                    Deus nos abençoa para que possamos abençoar também. Não se esqueça das dificuldades que você já ATRAVESSOU em sua vida; sejamos agradecidos ao Eterno por sua bondade e façamos como ele fez conosco. Não julgue quem está passando momentos difíceis, afinal, a vida é como uma roda gigante, uma hora estamos em baixo, outra hora estamos no topo.

Devemos orar a DEUS por todos os peregrinos e imigrantes, devemos nos compadecer de suas dores, pois um dia, livre-nos DEUS disso, poderemos ser nós nessa mesma situação.

O Brasil está repleto de Venezuelanos e peregrinos das nacionalidades mais diversas, que estão necessitando de acolhimento e amor, não de julgamento. Que o Senhor coloque amor em nossos corações por suas vidas. O mínimo que fizermos por eles será lembrado por DEUS, pois quem dá aos pobres, empresta a Deus.

Todos nós, seres humanos, somos peregrinos diante dos Céus. Estamos nessa terra de passagem, aqui não é o nosso lar. Um dia todos nós morreremos e nada do que possuímos será levado ao túmulo. Mas o nosso amor será lembrado pelo Pai das luzes. Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, ele dirá para muitos naquele último dia. Que nos achemos entres estes bem aventurados.

De uma coisa tenho certeza, se os homens nos fecham as portas de suas casas e nos negam a ajuda que precisamos, Deus jamais nos negará bem algum. Ele nos incentiva a batermos na sua porta com insistência, pois tem prazer em nos abençoar. Bata e a porta se abrirá, disse o Senhor. Tenhamos confiança que ele não nos rejeitará. Que nossas orações não sejam impedidas. Querido leitor, se você tem sido rejeitado pelos homens aqui na terra, se os príncipes deste mundo te rejeitam socorro, vá até o Senhor em oração e bata na porta do céu.

 Tenho plena convicção de que o seu amigo te ouvirá. Sim, DEUS é seu amigo e deu prova disso na cruz do calvário. Não se sinta desmotivado porque você está sujo pela poeira do caminho, ou porque está mal cheiroso pela falta de banho; o Senhor se importa com você e não te julga, pois ele mesmo disse: Não vim julgar o mundo, mas salvá-lo. 

Confia no seu salvador que disse: Quem vier a mim de maneira alguma o lançarei fora. Jesus é o caminho até esse Pai amoroso que tem prazer em dar boas dádivas a seus filhos. Todo aquele que pede recebe. Que maravilha! DEUS não faz acepção de pessoas. Sua alegria é ser importunado pelos peregrinos deste mundo, que sabendo ser ele um Rei deveras rico, não temem lhe pedir coisas boas de seu tesouro. A dispensa de DEUS está repleta de boa comida. Se você pedir um pão a ele, saiba que ele te dará um pão e não uma serpente, porque Deus é amor e não pode dar nada que nos prejudique. Ora, ele nos deu o seu filho amado, o que ele nos negará?

Vá com confiança diante dele em oração e bata na porta do céu, ele com certeza te atenderá. Não deixe de buscá-lo. 

Peça não somente o pão material, pois nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de DEUS. Peça o pão espiritual, sim, o pão que desceu do céu, isto é, Jesus Cristo, Salvador. Deus quer nos dar o que ele tem de melhor. Deus quer nos dar o Espírito Santo, pois através e somente através dele é que podemos compreender as coisas de DEUS, e Deus quer que o conheçamos. Ele é o mesmo Deus que deu a Adão e Eva um jardim de delícias e belezas; contudo não foi só isso que Ele os deu. Na viração do dia, o Senhor descia para falar com suas criaturas, pois não há nada mais precioso que ele possa nos dar do que sua própria presença e comunhão. As riquezas deste mundo nada são diante do conhecimento de DEUS. Viemos dele e para ele desejamos retornar, porque Ele é bom e nossa alma o sabe muito bem. Estamos com fome e DEUS é riquíssimo e pode e deseja nos alimentar. Quem comer da minha carne e beber do meu sangue, viverá, disse o Senhor. Porque minha carne é verdadeiramente comida, e meu sangue, verdadeiramente, bebida.

 Ele pôs a mesa no deserto para matar a nossa fome. Assim como Abraão alegrava-se em alimentar os peregrinos de seus dias, DEUS se alegra em saciar a nossa fome, principalmente a fome que temos dele. Dá-me mais, Senhor desta água, dá-me mais, Senhor, deste maná, assim jamais terei sede, assim jamais terei fome. Bendito seja Deus que nos enviou seu Filho e nos deu seu Espírito. Bendito seja Deus que nos deu sua palavra santa e nos deu também o entendimento dela para que tenhamos vida. 

Bendito seja o Eterno eternamente, pois mesmo sendo suficiente em si mesmo, escolheu nos criar e nos deu a oportunidade de conhecê-lo.

 Deus, mesmo estando completamente satisfeito consigo mesmo e com a eterna comunhão com seu filho Jesus Cristo, escolheu nos amar e se doar a nós, miseráveis pecadores. Não há tesouro maior que esse!

Quem encontra o Senhor, encontra um tesouro inestimável. Quem encontra a Jesus, encontra uma pérola de grande valor. Quem encontra o salvador, encontra a glória maior.Ele nos recebeu em sua casa, nos abrigou, nos acolheu, nos amou, nos chamou de filhos, nos adotou, curou nossas feridas, pagou nossas dívidas. Bendito seja seu nome de geração em geração.

 Creia nele, peregrino. Creia em seu amor e você será salvo hoje, amanhã e sempre, pois o amor dele dura por toda a eternidade. 

Suas benignidades não tem fim, novas são a cada manhã. 
Sejamos como ele, façamos o que ele faz. Que Cristo nos abençõe.
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário