terça-feira, 24 de maio de 2022

Oração 09: Senhor, dá-me entendimento

 É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata! ( Provérbios 16.16)


Por Frankcimarks Oliveira


     Senhor Jesus Cristo, sou pobre de entendimento e venho a ti, que és rico em toda ciência, te pedir: dá-me entendimento para  compreender  os teus mandamentos. Fui feito por tuas mãos, não me deixe sem entendimento. Quero, meu Senhor, conhecer-te profundamente. Abra meus olhos para compreender a tua palavra, assim serei mais rico que os homens mais poderosos deste mundo.

    Faz-me conhecer os mistérios ocultos desde antes da criação, mistérios estes que nem os grandes sábios das gerações passadas conheceram. Pelo teu Espírito, mostra-me a unidade de todas as coisas, entre todos os povos, entre Israel e as nações; aponta-me, Senhor, tuas insondáveis riquezas.

     Tu que és o mistério mais profundo de Deus Pai, revele-se a mim, mostre sua graça, descortine os saberes sobre tua pessoa bendita, edifique minha vida sobre a rocha eterna, não somente a minha, mas a de todo aquele que invoca teu nome em verdade, grandes e pequeninos, peço-te, Luz da Vida, ilumine nossos olhos para que cheguemos ao pleno conhecimento da verdade, tu és a verdade.

    Prepara-nos, Ó Deus, para conhecermos todas as tuas profundidades. És um oceano sem fim, infinito em conhecimento; Minha mente é finita e confusa, ajuda-me, Senhor,  a mergulhar nas águas do teu rio, de modo que eu não me afogue para a morte. Humildemente, te suplico: não permita que o teu conhecimento me afaste de ti. Não permita que saber o que muitos não sabem, me torne orgulhoso e vaidoso. Remova meu deslumbramento para receber de tuas mãos as tuas dádivas preciosas para que eu saiba repartir com alegria a palavra de salvação, não me gloriando naquilo que não é meu, mas, reverentemente, dando-te a glória, porque diante de ti nenhuma carne se gloriará. De ti vem todo dom perfeito.

    Prepare também meu coração para receber o teu amor, este eu sei que jamais entenderei, para que eu seja inteiro em ti, sem nada necessitar, de tal modo que nem mesmo as aflições dessa vida sejam capazes de me desviar de ti, pois estou certo que nada poderá nos separar do teu amor.

        Santo e humilde Salvador, remova todo falso entendimento que adquiri ao longo dos anos acerca de ti, e faça-me compreender as coisas simples e reveladas que nos falam sobre o Criador: o vento, a natureza, os animais, e tudo o que minha mente ainda não captou. Em tuas parábolas, revelaste verdades eternas; permita-me, Senhor, compreender não somente as que tu contaste nos evangelhos, mas conceda-me enxergar a verdade dita em toda e qualquer cultura, até mesmo a verdade dita na boca do diabo.

        Que eu não seja mestre a meus próprios olhos, pois só aprende quem sabe que não sabe, e por isso mesmo deseja aprender. Torne o meu coração teu eterno discípulo, Senhor, e o ensine o caminho que ele deve seguir. Seja tu, Jesus, o meu professor, e me fale docemente o que necessito aprender, pois minha ignorância é vasta, porém teu saber é ainda mais profundo. Não te peço ouro nem prata, apenas te peço: prolongue meus dias para que eu aprenda de ti que é manso e humilde de coração. Que eu não aprenda somente dos livros sobre ti, mas diretamente contigo enquanto nós dois aramos o solo. Põe sobre mim teu jugo suave e me conduza pela vida, quero calar-me para ouvir tua voz macia me instruir. Dá-me a real sabedoria, meu Senhor. Quero crescer na tua graça e no teu conhecimento. A cada  ano de vida, conceda-me ser um pouco mais inteligente, logo, um pouco mais parecido contigo.

        Senhor, tire de mim o desejo vão de ser reconhecido pelos homens, e por eles ser louvado e elogiado; Retire completamente do meu interior o desejo de ser aplaudido e honrado pelos príncipes deste mundo. Que o teu conhecimento não esteja associado em meu coração ao desejo idólatra de ser glorificado pelas multidões. Importa te conhecer no segredo do meu lar, meu Jesus, ainda que por ninguém eu seja reconhecido; importa ser conhecido nos céus, importa para mim ser por ti considerado um filho querido, e ter as minhas preces atendidas por ti, meu Deus.

    Por isso, remova do meu coração o louco desejo de ser aclamado, se porventura esse desejo ainda existe, e não permita que ele venha a surgir, pois não quero outra coisa senão a tua verdadeira amizade. Que me importa os títulos, meu Deus? Para que me servem os diplomas? Não permita que eu me engane com papéis timbrados, não deixe que eu me confunda, achando que possuo o que não possuo, sendo pobre, e contudo, me considerando rico.

        Fale-me das coisas que são do alto, pois são elas que careço  conhecer. Revele-me as verdades mais óbvias, aquelas que os doutores deste mundo não conseguem enxergar. Tu confundes os orgulhosos, meu Deus. Tu mesmo embaralhas o pensamento dos filósofos para que não te vejam, pois o Senhor despreza os soberbos e dá graça aos humildes. Sou o menor da tua casa, não me rejeite, por favor. Estende tua mão e me dê o que te peço: entendimento.

        Não quero o conhecimento que ensoberbece, livra-me deste, Senhor. O teu conhecimento nos torna mais humildes e humanos. Estou certo de que quanto mais um homem te conhece, mais compassivo e amoroso ele se torna. Portanto, todo aquele que se considera sábio e superior  aos outros, não passa de um louco perverso. Livra-me de considerar-me alguma coisa, Senhor Jesus, e cegado pela vaidade, usar tua palavra para afastar os pecadores de ti, pois o propósito da tua palavra é aproximar os seres humanos de seu Deus. Livra-me do sentimento que houve nos fariseus, que a todos julgavam inferiores. Que meus lábios proclamem tua lei com humildade, a ninguém condenando; que minha boca proclame teu evangelho com misericórdia, e que eu, ao falar de Deus, não chame a ninguém de ralé, como se eu não fosse pecador. Oh, Jesus Cristo, sou o maior dos pecadores e preciso da tua graça mais que qualquer um neste mundo. Ai de mim se desprezar algum dos teus pequeninos! Quem sou eu para me recusar a dar de graça o teu evangelho salvador. Não quero ser como o profeta Jonas que se recusou a pregar tua salvação em Nínive, não quero ser como os líderes do teu povo que inchados de fermento se consideravam mais justos que a todos. Tu sendo justo e santo, andou com pecadores e a ninguém se negou, quem sou eu, caco entre os cacos de barro, para negar-me?

        Abra o meu entendimento para que eu compreenda as escrituras, desde Moisés aos profetas, também no livro de salmos, mostra-me o Senhor nas letras sagradas. Que eu veja teu evangelho da Graça nos dias áureos, que eu compreenda as sombras e figuras do velho testamento que apontam para ti, Jesus Cristo, o espírito da profecia.

        Faz arder meu coração enquanto aprendo de ti, Senhor. Que todos os dias minha mente se abra mais para a tua compreensão, de tal modo que eu te veja encarnado, frente a frente comigo, dando-me de comer do pão e de beber do vinho. Quero ter-te ao meu lado enquanto estudo e te busco nas escrituras, pois elas testificam de ti. Meditar na tua palavra me livra da solidão mais severa. Quem te busca, te encontra, disso estou bem certo. 

        Ensina-me enquanto oro pela manhã e a noite. Enquanto ergo minha voz aos céus, que em minha voz a tua resposta já esteja pronta. Que transborde em minha boca a tua escritura, assim a nossa voz será uma só, Deus amoroso.

        Bem sei eu o que tu tens preparado para mim, planos de paz, para dar-me o fim que tanto almejo. Sei que coisas grandes e profundas me esperam, por isso cavarei agora mesmo o poço, e esperarei que tuas águas jorrem. Cavarei dia e noite, pois tenho sede de ti. Não importa o trabalho que demande, não importa o esforço necessário, tu hás de abençoar o esforço das minhas mãos. Porém, Jesus, eu sei que é por tua graça que te encontrarei. Tu estás me esperando no poço de Jacó, pronto para dar-me a tua bênção. Eu confio em ti.

        Tu queres que eu te ouça, tu queres que eu te entenda. Tu queres que eu aprenda o real propósito da lei. Tu queres me ensinar sobre a natureza das coisas, sobre o meu próprio coração. Eis-me aqui, Senhor, abra bem os meus ouvidos e me explique tuas parábolas.

        Se tu não me abrires o entendimento, não entenderei. Pois tu és um Deus que te ocultas nas trevas. Tu és um Deus que se dá a conhecer a quem o Senhor deseja se dar a conhecer. Muitas vezes tu escondes teu conhecimento aos sábios e entendidos e dás aos pobres de espírito, meu Senhor. Faz queimar a sarça do nosso entendimento, faz do solo de nossos corações um chão sagrado e manifesta-te a nós e em nós.

        Por não te conhecer, o ser humano comete muitos pecados. Revela-te a nós por amor do teu nome, pois tu mesmo ordenaste: Amarás o teu DEUS com todo o teu entendimento. Como te amaremos se não te conhecermos? Como amar o que não compreendemos? Por isso, por bondade e graça, dá-nos o real entendimento dos teus mistérios, dos quais Cristo é o maior.

        O homem natural não compreende as coisas do teu espírito, pois elas lhe parecem loucura. Somente pelo teu Espírito chegamos a te conhecer, pois o Senhor mesmo prometeu: eu vos enviarei o consolador e ele vos ensinará todas as coisas. Sim, Senhor, dá-nos mais do Teu Espírito, assim não seremos tolos arrogantes que te negam e consideram teus tesouros como lixo.

        Tira-nos o medo de te fazer perguntas. Tira-nos o receio de nos aproximarmos de ti e te questionarmos sobre as nossas dúvidas. Tu não és um Deus hostil, tu tens prazer em nos ensinar e responder nossas orações. É o Senhor quem nos pergunta: Vocês entenderam todas essas coisas? Que nossa resposta seja sim, assim como a dos apóstolos.

        Senhor, somos vagarosos para entender, tende paciência conosco. Melhore nossa memória, melhore a saúde de nossos cérebros, desperte nossos sentidos, assim aprenderemos com mais facilidade. Dá-nos também a paciência de esperarmos a hora certa para compreendermos o que tu nos dizes.

        Coloque em meu caminho pessoas mais capacitadas do que eu, que me ensinem e me façam compreender o que leio nas escrituras sagradas, assim como fizeste com aquele eunuco em Atos dos apóstolos. Como compreenderei o que leio se não tenho quem me explique? Dá-me sempre essa humildade e vontade de aprender, faz-me realmente sábio, assim eu mesmo também poderei explicar o que aprendi sobre ti com aqueles que ainda não o sabem.

        Não endureça o meu coração quando eu mesmo o endurecer, meu Deus, para que eu não me perca dos teus caminhos,  e morra na minha arrogante incredulidade. Faz-me sempre humilde para aprender com o Senhor que o temor e o respeito a teu nome é o princípio da sabedoria. Em Cristo Jesus, amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário