"Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom".
( Lucas 6.43)
Por Frankcimarks Oliveira
Senhor Jesus Cristo, teus inimigos te odiaram por causa da tua bondade. Por seres o que és, tu foste odiado com grande ódio. Os perversos tentaram te controlar e fracassaram. Não se controla o mar em sua força, nem se contém o Todo Poderoso quando este decide operar. Tu és bom e a tua bondade dura para sempre. Tu és gracioso, logo não consegues agir de outra maneira que não graciosa. Tu não precisas de nenhum esforço para fazer bondade, pois a bondade flui naturalmente do teu coração. Tu és Todo Amoroso e não amar seria negar a ti mesmo. Como os homens puderam cogitar a possibilidade de impedir o Deus Bondoso de fazer o bem aos pecadores? Como loucos ignorantes eles agiram na vã tentativa de serem senhores sobre ti.
Ó, Senhor, quão profunda é a nossa maldade. Nos enfiamos nos templos, estudamos tua lei, nos familiarizamos com o sagrado e, arrogantemente, enganados por nossos corações perversos, nos consideramos justos o bastante não só para julgarmos e condenarmos nossos irmãos, mas julgarmos e condenarmos até mesmo a ti. Arrogamo-nos de sermos os fiéis guardiões de tua palavra, zelosos pelas coisas divinas, e somos reprovados nos testes mais simples da vida. Tu nos ordenaste o amor, nós , contudo, falhamos neste mandamento. Tu que amas assim como nós respiramos, isto é, sem nenhuma dificuldade, andou pela terra, entre os viventes, e operou incansavelmente, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, foste acusado de quebrar a lei de Moisés simplesmente porque ajudava a quem te pedia até nos dias de sábado. Onde está, Senhor, o teu pecado? Quem pode te acusar de coisa alguma, meu Jesus? Teu pecado, segundo os teus acusadores, foi amar tanto àquelas pessoas ao ponto de curá-las e alimentá-las nos dias santos. Teu pecado, segundo os religiosos hipócritas dos teus dias, foi fazer o que eles não faziam: amar.
Jesus Cristo, tu és uma árvore boa e de ti não sai frutos ruins. Tua natureza é boa e ainda que o Senhor tentasse fazer o mal, o Senhor não conseguiria. Tuas mãos não conhecem a injustiça, até a tua ira é santa, pois tua indignação não está maculada pelo pecado, pelo contrário, teu furor se justifica exatamente no fato de se opor à maldade dos homens ímpios. Quando tu te iraste no templo, porque fizeram da casa de teu Pai uma casa de comércio, tua ira foi santa e pura, pois os ricos excluíam os pobres das celebrações religiosas que tu ordenaste para o bem-estar das almas. Como tu não te indignarias contra tal injustiça, meu Senhor? Tu amas a todos, principalmente os mais desfavorecidos, e não deseja a ninguém excluir da tua merecida adoração. Todos te devem louvor, então que ninguém seja excluído da tua bendita comunhão.
Senhor Jesus, tu és uma árvore boa e teu fruto é bom. Os maus, contudo, não só não produzem bons frutos como odeiam quem o produz de fato. Assim foram os religiosos em teus dias. Livra-nos dessa espécie de gente, meu Deus, que no exterior até aparenta boa fama, mas seus corações maquinam o mal de dia e de noite contra as árvores que tu plantaste, árvores que se assemelham a ti, que amam como tu amas e que perdoam como tu perdoas. Livra-nos dessa gente ruim que fala em nome de Deus, mas nega a Deus com suas obras maldosas.
Meu Deus, a maldade dos homens não impede tua bondade de se manifestar na terra. É bem verdade que muitos se levantam contra teu nome bendito e te declaram guerra sem terem motivos. A criatura se rebela contra o Criador, o acusa de mentiras, mas ainda assim tu continuas a nos amar e a nos fazer o bem. Teu coração arde de amor pelas ovelhas perdidas. Não há mágoas nem ressentimentos em teu coração por causa da nossa ignorância. Perdoa, meu Deus, nossa cega rebeldia, quando nos erguemos contra ti, como filhos obstinados, que sem razão alguma decidem desobedecer ao Pai.
Perdoa , meu Deus, a nossa maldade e nos transforme em árvores boas, assim como Cristo é uma boa árvore. Converta nossos frutos, converta nossas ações malignas em ações que manifestem o teu caráter bondoso. Quem poderá impedir o teu agir na terra dos viventes? Quem poderá conter tua bondade. Tu és bom a todo tempo e derrama tuas bondades até sobre os ingratos e maus. Estou bem certo que tu és bom porque não consegues ser de outra maneira. Não és bom porque somos bons; tu és bom porque a seiva que corre em teu tronco é boa.
Só tu és bom de verdade, Senhor, porque todas as tuas ações estão amparadas no amor puro e verdadeiro, que não espera nada em troca. Muitas vezes nossas obras de bondade se apoiam em propósitos egoístas, o que as desqualificam por completo. Mas tuas obras começam no amor e terminam no amor.
Tu és a bondade encarnada, de tal modo que não precisas fazer nada para seres bom. Não precisas estender a mão para curar, nem precisas nos tocar para sermos sarados. Se encostarmos em ti, mesmo sem nenhuma intenção, somos beneficiados por tua bondade. Todos os que tocaram em ti, receberam bondade da tua parte, porque é natural que uma árvore boa seja sempre boa.
Mesmo tu sendo assim, Senhor, sempre bom e disponível em fazer o bem a todos, tu foste chamado de Belzebu e de demônio, o que apenas comprova nossa lastimável condição moral. Tu sendo bom e misericordioso para com os pecadores, foste chamado de demônio. Tem misericórdia de nós, Senhor Jesus. Perdoa nossa cegueira e grande incredulidade. Não sabemos o que dizemos. Tu és bom e tua bondade dura para sempre.
Os teus acusadores, apegados ao status religioso e ao poder que seus cargos conferiam, foram confrontados por ti, Deus bondoso e amoroso, mas não deram ouvidos a tua voz; eles preferiram continuar te perseguindo e tramando o mal contra ti e contra teus seguidores. Como é obstinado o coração maldoso! Como a maldade humana é terrível, pois não poupa nem mesmo aqueles que conhecem a Bíblia. Conhecer teu livro não nos impede de termos corações malignos. Aqueles homens conheciam a tua Palavra, mas te odiaram, tu que és o Deus das escrituras. Como é possível, Senhor? Só o teu Espírito tem o poder de nos regenerar e transformar nossos corações de pedra em corações de carne. Religião alguma pode fazer aquilo que só tu, Jesus Cristo, podes fazer. Dá-me a graça de compreender isso e me tornar humilde a teus pés.
Senhor, torna-me uma árvore boa, assim como tu és bom. Quero ser da mesma espécie que o Senhor, ser uma árvore que não se vinga, que ama aos próprios inimigos, que ora por quem me persegue, que faz o bem até a quem não merece. Tu és o meu mestre e eu jamais serei maior que o Senhor, faze-me ao menos semelhante a ti, assim terei certeza que teu Espirito habita em mim. Por que como poderei me denominar cristão se em nada me pareço contigo, Jesus? Como poderei pregar o teu Evangelho, se sou uma árvore completamente distinta da árvore que tu és. Converte-me imediatamente, caso eu ainda não pertença a tua vinha. Se meu coração ainda é uma caixa de coisas ruins, dá-me um novo coração que guarde apenas o que é bom e que viva de acordo com o que possui, assim não terei de me esforçar para amar, porque o amor fluirá naturalmente de mim. Converte, Senhor, o meu coração e faze-o igual ao teu para a glória de Deus Pai.
Quero ser uma árvore genuína, plantada por ti e não pela falsa religiosidade. Não deixe que eu seja enganado pela minha vã religiosidade. Não deixe que eu morra acreditando que sou uma árvore plantada por Deus, sendo que jamais fui plantado por ti, e sim pelos homens vazios, meramente moralistas e religiosos. Quero ser plantado pelo Divino Lavrador para dar frutos dignos de arrependimento que o glorifiquem e testemunhem seu caráter bondoso.
Faz-nos compreender tua vontade nesse mundo, que é esta, que sejamos iguais a Cristo, o que é um milagre que somente tuas mãos poderosas podem operar.
Uma árvore boa só pode dar bons frutos, meu Jesus, e tu nos provaste isto quando andaste entre os homens. Somos maus por natureza e só tu tens o poder de nos converter e nos transformar à tua imagem e semelhança. Nossas palavras para nada servem se nossas obras não condizem com o amor e a bondade que vem de ti, portanto, transforme nossas palavras e nossas ações. Opere poderosamente em nossos corações, Ó Deus, e não pare até que sejamos o perfeito reflexo da tua face. Em Cristo Jesus. Amém.