domingo, 25 de maio de 2014

Todos são Maus


Foto de Hitler na infância

a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice

Por Frankcimarks Oliveira

Quem  nunca  olhou  para  uma  criancinha  e  disse consigo mesmo : Como é pura essa criatura!?  Todavia,  Deus  em  sua santa palavra nos apresenta o contrário a cerca do coração humano, até mesmo do coração infantil.

Observe  o  comportamento  de  uma criança  e  você rapidamente perceberá  que  muitos  dos  pecados  que  os adultos cometem  elas também  praticam.  Na  verdade  uma  criança só não peca mais porque suas condições  não  permitem. Por exemplo, se uma criança contrariada em  sua vontade tivésse capacidade  de  matar  um adulto , ela assim o faria, mas lhe falta forças para isso. Se  bem  que  já temos visto ao longo da  história  e  nos  jornais o relato de centenas de crianças que roubaram, se drogaram e daquelas que até mesmo mataram seus próprios pais.

Sei que isso foge do imaginário criado para as crianças pela nossa sociedade romântica e antropocêntrica. Mas a Bíblia é categórica : “ a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice”. Analisemos um pouco esta verdade.

Jesus  mesmo  chamou  aos  homens de maus e disse que apenas Deus é bom:

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?" ( Mt 7:11 )

O  Paralelo  que  Cristo  faz entre Deus e os homens é muito evidente. Deus  é  bom e os homens são maus. Nossa  natureza pecamnosa é hereditária.  Nosso  pai  Adão  pecou  e desde então todos pecaram.  Logo, a maldade que se manifesta mais fortemente na vida adulta já existe no coração infantil. Engana-se quem pensa que a maldade surge em determinado  período  de  nossas  vidas.  Na  verdade árvores más só podem dar maus frutos. Mas ao mesmo tempo lemos : vocês sendo maus sabem dar boas coisas aos vossos filhos. Uma pessoa má pode sim fazer algo bom, mas isso de modo algum a torna uma pessoa boa. Pois a raiz do coração humano é que está danificada. Ora, uma  fruta  meio  estragada  não é uma fruta boa. Do mesmo modo que uma meia verdade nunca será uma verdade, mas sempre uma mentira. O fato é que todo o corpo, a mente e o coração humanos está apodrecido. Vejamos um verso que aborda a universalidade e abrangência do mal :

Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, nem um se quer” ( Sl 14:3 ; Rm 3:12 ).

Aqui  se  incluem  todas  as  crianças.  Se  uma  criança  pudesse fazer o bem , então o versículo diria : Não há quem faça o bem, exceto as crianças. Mas Paulo diz que todos se fizeram imundos. E Davi também declarou : Em pecado me concebeu minha mãe ( Sl 51). Até mesmo as criancinhas precisam de um salvador que impute sobre elas sua justiça.  Não  é  atoa que nos evangelhos lemos que muitas criancinhas eram trazidas a Cristo para que ele lhes impusesse as mãos e as sarasse e abençoasse.

E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. Mateus 17:18

         O  mal havia se apoderado daquela criança de modo que esta precisou de um Salvador poderoso que a socorresse. Por que achamos tão estranho o fato de as crianças também precisarem de Cristo? Sem Cristo ninguém  herdará o céu, nem mesmo as criancinhas. Qualquer um pode ser condenado  diante  de  Deus  porque  já nasce em pecado, sob o domínio das trevas ( Ef 2). Quando  uma criança morre e vai para o céu não é porque ela não tinha pecados e merecia estar ali. Isso é blasfêmia! Sim, isso é fazer Cristo desnecessário. Jesus disse : Ninguém vem ao Pai se não for por mim ( Jo 14.6). Ninguém neste verso significa exatamente ninguém, incluindo as criancinhas.
Mas  Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas 18:16

Hoje  vemos  muitos  agindo como os discípulos do passado que achavam que criancinhas não necessitavam de um Salvador. Eles simplesmente dificultavam o acesso destas ao meigo Senhor dos grandes e pequenos:

E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Marcos 10:13

Os  pais conduziam seus cordeirinhos aos braços do Senhor, mas alguns achavam aquilo desnecessário. É como se penssassem : Há tanta gente  precisando de fato da ajuda dele, por que perder tempo com estes pequeninos? O mais lamentável em tudo isso é que esta mentalidade permanece em muitos líderes de Igrejas e em pais de família que negligenciam a espiritualidade de suas crianças.
Os  pais  devem  levar  seus  filhos a Cristo. É sua obrigação conduzí-los ao Salvador porque elas são pecadoras e carecem de um Justificador. Não substime a capacidade que eles tem de entender a fé, pois dos lábios dos pequeninos Deus suscita força. Que as criancinhas cantem : “Hosana, hosana nas alturas” que quer dizer : “salva-nos agora”.

E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou. Marcos 10:16

         Cristo  abençoou  as  criancinhas  que  foram  levadas até seus braços. Ele assim o fez porque sabia o quanto elas necessitavam de sua Graça.  Amigo,  se  aquelas  crianças  não  precisassem da benção do Mestre ele teria dito : Não me tragam estes, porque eles já são abençoados e não precisam de minha benção. Mas foi isso o que aconteceu? Não! Cristo  ordenou  que  trouxessem a ele até mesmo essas criancinhas. E o que está escrito sobre o coraçãozinho dessas pessoas? Que sua imaginação é má desde a tenra idade.
         Homens grandes foram chamados de maus por nosso Senhor. Foram chamados de raça de víboras e geração malígna. O que estes homens podem produzir? Somos como as árvores e a nossa semente determina a espécie. Isto é , uma macieira só pode produzir maçãs. Do mesmo modo , homens maus só podem gerar filhos maus. E como já vimos, está escrito : Não há ninguém que faça o bem .

         “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus" ( Mt 7:17 )

Talvez  você  veja  frutos  aí como meramente ações que cometemos. Todavia, gostaria de ampliar sua visão. Não necessariamente o mal é cometido no mundo real que pode ser contemplado pelos olhos. Nossa mente é um mundo virtual e muito mal pode ser praticado sem que ninguém perceba. O verso que estamos analisando diz : “a imaginação de seus corações é má continuamente.”
Deus é o expectador de nossos pensamentos :

Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? Mateus 9:4

Agora a pergunta que faço é : Crianças não podem ter maus pensamentos? Isso não faria delas pessoas más? Claro que sim. E nós sabemos que crianças são invejosas, birrentas, briguentas, mimadas, egoístas e etc. O que quero enfatizar é que todos precisam de um salvador. O  mal  que  imaginamos revela que somos maus ainda que não coloquemos em prática nossos planos. Jesus mesmo disse :

Eu,  porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:28

         O Senhor conhece a profundeza do ser Humano. Ninguém há que possa escapar de seus olhos. Ele vê o profundo da alma. Sabe que nossos pensamentos são vaidade. Ele pesa em balança justa nossas ações e além disso perscruta nossa imaginação.

Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Salmos 139:2

         Todos  nós  precisamos de Graça e de um Deus que Salva. Todos sem exceção pecaram e destituidos estão da glória de Deus. Todos necessitam de perdão , amor e compaixão. Todos  precisam  nascer  de novo pelo poder do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário