quinta-feira, 29 de maio de 2014

Origem e Destino


De onde vens e para onde vais? ( Gn 16.8)

Por Frankcimarks Oliveira

Esta  pergunta  é muito importante. Deveríamos respondê-la. Seu contexto imediato se refere ao conflito entre Agar e Sarai, esposa de Abrão. Agar foge da casa de sua patroa por ser afligida por esta por causa da criança que carregava em seu ventre.

Gostaria de meditar um pouco sobre esse pequeno verso sob vários ângulos : problemas pessoais mal resolvidos e nossa postura errada em relação a eles, bem como a consciência do destino de nossas almas.

Convido a todos os meus leitores a investigarem as causas que os levaram ao atual estado em que se encontram, seja física ou espiritualmente.

Comecemos com “ DE ONDE VENS?”

Quando o anjo do Senhor  pergunta a Agar “ de onde vens” , ele está propositadamente a conduzindo a refletir sobre suas origens , bem como as causas que a levaram àquela situação:

E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.(Gênesis 16:7-8)

A resposta de Agar foi objetiva, todavia parcial. Ela se põe apenas no lugar de vítima. Porém sabemos que ela mesma passara a desprezar sua patroa porque se achava grávida de Abrão.  Geralmente  reagimos desta mesma forma. Enxergamos apenas nossas razões e direitos e nos colocamos sempre no lugar de inocentes. O Fato é que tanto Agar quanto Sarai agiram erroneamente. “De onde vens” também serve para nos lembrar nossas origens. 

Algumas pessoas crescem um pouco na vida e já se esquecem que um dia não foram ninguém. Agar era uma simples escrava, mas quando gerou um filho de seu patrão, passou a desprezar sua senhora. Infelizmente isso é mais comum do que imaginamos. Nenhum sucesso na vida justifica orgulho e prepotência. Lembremo-nos sempre de nossas origens  humildes.

A pergunta que te faço é : Você tem parado para analisar profundamente os fatos? Ou simplesmente julga superficialmente os acontecimentos que te rodeiam? Lembre-se de onde estava e o que te trouxe ao deserto.  “De onde vens” quer dizer encare os fatos, confesse seu caminho, admita seus  passos, sonde seu passado. Averigue o que te trouxe aqui. Com certeza esse exercício nos tornará pessoas mais conscientes da realidade e nos tornará mais maduros.

Agora analisemos “ PARA ONDE VAIS?”

Falhamos muito em viver aquela filosofia “ deixa a vida me levar”. Nossa vida é muito preciosa para estarmos tão distraídos quanto a nosso futuro. Não que tenhamos o controle do amanhã, nós sabemos que este só pertence a Deus. Mas nossas ações do presente influenciarão e muito no futuro que teremos. A pergunta é : para onde estamos indo vivendo do jeito que estamos vivendo?

Refletir na primeira questão é crucial para respondermos esta segunda. Talvez após sondarmos nossos caminhos até hoje perceberemos que não fomos muito prudentes. Mas não precisamos insistir no erro. Basta que nos perguntemos : Para onde vou?

Para onde vai sua família, pai, se você continuar se comportando assim ? Para onde irão seus filhos, mãe, se você não mudar essa sua postura negligente? Mas a pergunta mais crucial de todas : Para onde irá sua alma se  continuar  vivendo dissolutamente o resto de seus dias?

Pare um pouco. As vezes Deus nos leva ao deserto para refletirmos sobre estas questões mesmo. Vivemos num mundo que pensar é raridade para a maioria das pessoas. Principalmente pensar sobre coisas espirituais.

Agar  após  esta maravilhosa experiência com Deus disse: Tu  és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu  também para aquele  que me vê?(Gênesis 16:13-14)  Foi  isso que o salmista disse : Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? (Salmos 139:7)
Devemos encarar nossa realidade, por mais dura que ela pareça ser. Deus nos tem levado por graça a desertos que ainda possuem fontes de água. Porque o que ele deseja é levar-nos a um arrependimento genuíno através de uma sondagem pessoal de nossas vidas.
De  onde  vens  e para onde vais, amigo? Cristo disse sobre si mesmo : porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou. (João 8:14) . Estes a quem Jesus se reportou não andavam com ele.
Existem  pessoas  que acreditam ter vindo do macaco. Outras que surgiram do nada. Cristo sempre disse : “Eu vim do Pai”. Existem pessoas que não tem certeza sobre a vida após a morte, outras acham que nada há depois do túmulo. Mas Cristo dizia : Na casa de meu Pai  há  muitas moradas, irei e voltarei para vos levar comigo, para que onde eu estiver, vós estejais também.
Oh , amigo, é crucial para ti determinar os caminhos que tens percorrido e confessá-los diante de teu Deus. Bem como é importantíssimo que andes num novo caminho que te assegure vida eterna. Cristo disse a seus discípulos : Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. (João 14:4) Apenas aqueles  que  andam com Deus sabem a verdade e tem certeza para onde vão.

E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais? (João 16:5)
Perguntar sobre o destino é algo que pode nos levar ao pavor ou nos levar a paz. Creio que não há neutralidade nessa questão. A morte é um inimigo poderoso que amedronta multidões de pessoas. Todavia, aqueles que creem em Cristo , ouvem de sua boca :  

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

De onde vens e para onde vais, amigo? Com Cristo ouvirás : E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, (Lucas 22:29). Será que estás caminhando rumo ao Paraíso que Deus mesmo preparou para todo aquele que crê em seu nome?
Oro  para que sinceramente digas ao Senhor :
 “ Meu Deus, tenho vindo de caminhos tortuosos, mas quero andar num caminho plano contigo. Venho de lugares que tu não estás e nem podes, visto que és santo. Porém quero estar contigo para sempre. Antes, meu Deus, eu não te reconhecia , mas hoje confesso que venho de ti, tu me criaste e me deste vida. Eu vim de ti e vou para ti por Cristo Jesus. Amém. 
Que o Senhor te abençoe sempre!





Nenhum comentário:

Postar um comentário