quarta-feira, 28 de maio de 2014

A justiça da Fé


E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

Por Frankcimaks Oliveira

Não há doutrina mais empolgante e reconfortante que a justificação pela fé somente. Na verdade todos os grandes avivamentos que ocorreram na história da igreja vieram da preleção desta doutrina.
Deus se agrada daquele que tem fé em seu nome. Pois está escrito que sem fé é impossível agradar-lhe. Oh, amigos, o grande  escândalo da salvação efetuada por Cristo é que ele não requer nada dos pecadores que lhe procuram. Antes, Cristo mesmo delega aos perdidos sua própria justiça a fim que estes sejam aceitos pelo Pai.
Podemos  dizer que Deus em seu amor nos providenciou  um  cordeiro santo , completamente capaz de perdoar nossos pecados. Cristo, voluntariamente se propôs a morrer pelos ímpios e ressuscitar para justificá-los. E o Espírito Santo é dado a estes que creem como garantia eterna da obra iniciada pelo Pai. Como é maravilhoso  Deus operando o querer e o efetuar!  Na verdade o barro está nas mãos do oleiro e é completamente passivo a imaginação de seu criador.
Abraão não tinha filhos. Mas a Palavra de Deus lhe disse que ele seria pai de uma multidão de povos. O que Abraão fez? Apenas creu e foi considerado justo por Deus. Pode parecer estranho, mas continua sendo assim até os dias de hoje. Deus diz, nós cremos no que ele disse e somos justificados diante dele.
Um exemplo prático :
Certo pregador está em praça pública anunciando o evangelho do Senhor , ele diz : Quem quiser venha e beba de graça da água da vida. Você que não tem dinheiro, vinde ás fontes, e comprai sem preço e sem dinheiro , vinho e leite.
Os ouvintes com certeza dirão : Este homem está maluco! Ninguém pode comprar nada sem dinehiro.
Isso é o evangelho. Somos  convidados  a comprar algo que nos é dado gratuitamente.  Recebemos  crédito  de outro que é rico o suficiente para comprar o quanto for necessário para qualquer um que lhe pedir.
A  justiça de Cristo recai sobre a vida daquele que crê em seu nome.  Assim como Abraão creu  no impossível , isto é, sendo ele e sua esposa já velhos conseguirem conceber um filho, e foi justificado. Nós do mesmo modo, sabemos que somos grandes pecadores; sabemos que não podemos fazer nada para merecermos algo das mãos de Deus e sabemos que estamos completamente perdidos, então ouvimos falar de Cristo que nasceu de uma virgem, viveu sem pecado neste mundo, fez toda a vontade de Deus, morreu em uma  cruz pelos pecadores e ressuscitou para segurança eterna destes,  então somos justificados pela fé .
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? Romanos 10:16
Aprouve  a  Deus  salvar os crentes pela loucura da pregação do evangelho. Nem todos creem e por isso nem todos serão salvos.  Ainda  que  estes  façam boas obras, ainda que estes sejam aos olhos de todos “pessoas de boa fama”, todavia somente através da fé no sangue expiador de Yeshua é que obterão a redenção de suas almas.
Certo  homem perguntou a Paulo e Silas  : O que hei de fazer para ser salvo? Então eles disseram : Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)  Percebes?  Não foi  dito : faça isso e depois aquilo e então serás salvo. Ainda que a fé sempre  seja  acompanhada de sinais de verdadeira conversão, ela nunca é precedida por estes.
A fé é tão precisosa aos olhos de Deus que é como uma pérola  de grande valor ou como algo minúsculo que vai crescendo tanto ao ponto de todos a perceberem. Assim como o reino de Deus mesmo. A fé é preciosa porque se apóia sobre Cristo. A fé é valiosa porque conversa apenas com o Senhor Jesus.  Ela  não se baseia em mais nada, apenas no filho de Deus.
Vejamos  agora  alguns  versos que demonstram a suficiência  da fé sem obras:
Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. (Lucas 8:50)
         Esta  foi  a palavra de Cristo para Jairo e continua sendo para  qualquer um que o busque. Cristo manda que creiamos Nele.  Isto  basta.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)
         Não  poderia  haver  texto  mais claro que este nas escrituras! A salvação está veiculada apenas ao ato de crer ou não. Se alguém crê em Cristo , está salvo. Se não crê nele, está condenado. Não há o que se interpretar aí.
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?( João 11:26
Oh, amigos, como o Senhor é claro, objetivo e direto! A pergunta  dele a Marta foi se ela cria no que ele dizia. Crês tu isto?  É a pergunta  que  se ouve ainda em nossos dias. Se você crê, você é justificado diante dele.
Quero  concluir esta breve mensagem com o dizer do profeta : Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. (Jeremias 17:7)
Isso é tudo que precisamos saber e fazer. Aqueles que confiam  em  Cristo e em seu poder de justifcar a pecadores jamais  serão  abalados. Aqueles que confiam nos méritos de Jesus e não em si mesmo, esse herdará a vida eterna. Aquele que fez do Senhor o seu abrigo e tem o nome do Senhor por precioso, esse sim habitará na casa do Senhor por longos dias.

O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.(Salmos 147:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário