terça-feira, 18 de junho de 2013

A Verdadeira Felicidade




Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza, mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém tirará                ( Jo 16.22)


Por Frankcimarks Oliveira


         Engana-se quem pensa que o cristão não fica triste. Muitas circunstâncias podem fazer um coração entristecer-se. Os discípulos do Senhor ficaram tristes pelas palavras que ele estava dizendo: Tenho que partir para o Consolador vir. O mundo vos odiará porque odeia a mim; Vocês serão perseguidos, mas eu sempre estarei com vocês.
         Nem tudo o que o Senhor nos diz nos faz pular de alegria. Ele é comprometido com a Verdade e esta muitas vezes nos faz chorar. Porém, é melhor chorar com a Verdade, do que alegrar-se com o engano. Jesus estava preparando seus discípulos para tempos difíceis que viriam, porque a vida cristã não é feita apenas de glória e milagres. É bem verdade que Deus muitas vezes nos eleva aos montes mais altos para revelar-nos seu fulgor, mas ele também nos conduz aos vales, para que aprendamos grandes lições de vida. O que importa é que Ele nos acompanha nas escaladas dos altos montes e desce conosco até as regiões mais baixas dos abismos.
         O Próprio Jesus viveu estes momentos em sua vida. Comia e bebia em festas; Alegrava-se na companhia de seus amigos; Cantava Hinos de celebração nos jardins. Contudo, ele também chorou lágrimas amargas de solidão; Suou gotas de sangue e sentiu a morte perturbar seu ser. Mais uma vez digo , engana-se quem pensa que ser cristão é ter sempre no rosto um sorriso branco.
         Talvez nossa mente ainda não conseguiu compreender o que é de fato a felicidade, isto é, a verdadeira felicidade. O Senhor Jesus nos ensina em seu célebre sermão do monte o que é a felicidade para Deus. E não se assuste, a lógica de Deus é extremamente outra da dos homens. Ser feliz para muita gente é ter uma boa casa com um carro importado na garagem, ou melhor, dois carros importados. Ser feliz para a maioria das pessoas é ter um casamento bem sucedido e filhos inteligentes. É ter um enorme salário e ser reconhecido pelo que faz. Poderíamos passar horas falando sobre as condições necessárias para uma vida feliz na concepção humana. Mas, Cristo em uma de suas pregações, de forma bem clara e direta, nos diz o que é a verdadeira felicidade.


          Na ótica divina ser feliz é ser :  

                    
1-  Pobre de Espírito 


Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus ( Mt 5.3)


         O que é ser pobre de espírito? - É ser uma pessoa quebrantada e contrita na presença de Deus. Davi era um homem muito rico, afinal de contas era o rei de Israel. Contudo, era um homem segundo o coração de Deus, pois possuia um coração quebrantado. Sabia reconhecer seus erros. Arrependia-se sempre quando pecava e corria para os pés de Deus, pedindo misericórdia. Longe de ser um homem perfeito, mas apegado a justiça divina e não a sua própria. Davi punha-se à presença de Deus como um mendigo pedindo esmolas. Humilhava-se como um pecador que era, mesmo sendo o homem mais importante de sua nação, pois sabia que para com Deus não há acepção de pessoas. 


Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito ( Sl 34.18)


         Quem você acha que escreveu este salmo ? - Davi! Por experiência própria, ele sabia que o Senhor não faltava àqueles que quebrantada mente o buscavam. Amados, não nos apeguemos à nossa própria justiça. Antes lancemos fora com um trapo imundo que para nada serve e nos coloquemos diante do Senhor como miseráveis pecadores que somos, suplicando sua Graça e seu favor divinos. Pois Ele é aquele que cura os de coração quebrantado e que trata  de todas as suas feridas    ( Sl 147.3)


2- Pranteador


Felizes os que choram, porque eles serão consolados( Mt 5.4)


         Eis aí um grande paradoxo. Como chorar pode remeter a felicidade? Geralmente quem chora, chora de tristeza. Mas Cristo é muito enfático : Felizes os que choram!
         Cristo não está falando de qualquer choro, pois todo mundo chora. Mas daquele choro gerado pelo Espírito Santo, que geme com gemidos inexprimíveis em intercessão pelos santos do Senhor. Os crentes choram pela presença do pecado e seus danos, pela injustiça, pela perseguição religiosa, pelo ódio que os ímpios sentem por Deus, pela degradação da humanidade, pela rejeição que o mundo demonstra ao Salvador que deu sua própria vida por eles; pelo juízo que em breve cairá sobre os incrédulos que negam o Deus Vivo.
         Há um consolo eterno esperando os crentes que choram. Jeremias , o profeta, já está sendo consolado por seu Deus. Este homem chorava como ninguém pelo pecado de sua nação. Chorava por ver sua miséria e calamidade. A situação de Jerusalém após o cerco babilônico foi terrível. E Jeremias só sabia chorar e pedir consolo ao Seu Deus.
Por estas coisas eu ando chorando; os meus olhos, os meus olhos se desfazem em águas, porque se afastou de mim o consolador que deveria restaurar a minha alma ( Lm 1.16)
         Aqui é como se a própria cidade estivesse chorando. Mas o profeta também chora :


Fartou-me de amarguras, embriagou-me de absinto. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel (Lm 3.15, 19)


         Neste momento Jeremias está usufruindo de uma consolação junto ao Pai que ninguém pode retirar.


3- Manso


Felizes os mansos, porque eles herdarão a Terra (Mt 5.5)


         Ser manso é ser paciente, confiante em Deus. Não tem haver com o temperamento, mas com a confiança em Deus.( Ainda que o  fruto do Espírito Santo seja o domínio próprio e a temperança) Veja que o verbo que acompanha o sujeito é herdar " Os mansos herdarão a terra". Ora, herdar é receber gratuitamente algo de outrem. Os mansos esperam em Deus, pelo tempo de Deus e por sua vontade. Eles não agem de acordo com seus intentos, mas confiam no plano divino para suas vidas.
         Um exemplo disso é o profeta Simeão, que esperou a vinda do Messias por toda a vida, sem desfalecer em sua fé, pôde contemplar a promessa. Bem como a profetisa Ana, Abraão e tantos outros que nem mesmo chegaram a ver o cumprimento das promessas, mas morreram crendo em seu Deus e na cidade que Ele havia prometido, uma melhor feita por mãos não humanas.


4- Injustiçado  ou  Não Vingar-se

Felizes os que tem fome e sede de Justiça, porque eles serão fartos 
    (Mt 5.6)


         Dizem que a justiça é cega, mas pelo que se vê ela enxerga muito bem. Ela sabe a classe social dos cidadãos, a cor da pele e tudo o que precisa para favorecer a uns e injustiçar a outros.
         Uma das piores sensações que alguém pode ter é o de ser injustiçado. A revolta toma de conta de todos os sentimentos humanos e um desejo por vingança passa a pulsar em nossas veias. Mas Cristo diz: Feliz os injustiçados , pois eles serão fartos da justiça ( Divina). As leis humanas podem falhar, mas a lei divina nunca falhará. Um dia todos nós veremos o próprio Deus julgando cada ato humano. Ele não terá o culpado por inocente. Ele não aceita suborno, antes odeia o que comete impiedade. Deus mais do que ninguém tem sede de Justiça. Ele mesmo diz : A vingança me pertence! Então, deixemos que Ele mesmo julgue nossas causas.
         Quantos cristãos não foram injustiçados ao longo de toda história simplesmente porque professavam fé em Jesus Cristo. Suas casas foram saqueadas, suas filhas estupradas, suas esposas desonradas, seus filhos escravizados. Quantos não foram feitos servos de homens ímpios e poderosos só porque amavam o precioso nome do cordeiro ? Mas Deus mesmo matará a sede e a fome de vingança destes filhos, quando ele justamente der a paga de todos os pecadores.
5- Misericordioso
Felizes os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia ( Mt 5.7)
         Além de termos que confiar a Deus a justiça à nossos inimigos, devemos exercer misericórdia com aqueles que nos ofendem. Amar aquele que nos odeia e perdoar a quem nos faz mal. O Cristianismo possui uma mensagem que choca a todos quanto a ouvem. Você pode até se perguntar : Mas como fazer isso ?- Lembre-se do que Deus fez lá na cruz. Através da morte de seu Filho que ele mesmo enviou ao mundo, ele nos reconciliou consigo, seus inimigos.
         Se Deus pôde perdoar todos os meus pecados através da cruz, então eu também devo fazer o mesmo. Deus teve compaixão de minha alma, então, devo aprender o que significa misericórdia. Agora, imagine um mundo em que todos seguem este padrão de vida. De fato seria um mundo completamente novo. Todos dando a Deus o direito de vingança e perdoando as ofensas de seus semelhantes. Não haveria desgraças por coisas tão banais, como stress no trânsito ou dívidas atrasadas, etc.
6- Puro de Coração
Felizes os limpos de coração, porque eles verão a Deus ( Mt 5.8)
         A verdadeira felicidade se desfruta numa vida de santidade. É bem verdade que o pecado nos proporciona prazer, mas logo em seguida vem o remorso e a tristeza. A falsa sensação de felicidade que o pecado dá aos homens só serve para enganá-los, pois o salário do pecado é a morte. É um caminho que lhe parece bom, mas na verdade, conduz a perdição eterna.
         Só em Cristo encontra-se verdadeira satisfação que dura para sempre. Não há melhor alegria do que vencer uma tentação. O sentimento de vitória vai além do prazer do pecado. A santidade é a grande fonte de felicidade que o homem perdeu lá no jardim das delícias de Deus.
         Ter um coração regenerado por Deus, transformado e cheio de uma nova vida é a maior alegria que um homem pode adquirir nesta existência. Viver para a glória de Deus, estar sempre com vestes brancas enche o coração do crente de alegria. Sem santidade ninguém verá a Deus. Por isso busquemos cada dia mais estarmos lavados no sangue vertido pelos nossos pecados. Ele nos purifica e nos torna alvos como a lã. Todo aquele que deseja ver ao Senhor face a face , como ele é, então purifique-se ainda mais.
7- Pacificador
 Felizes os pacificadores, porque eles serão chamados de filhos de Deus      ( Mt 5.9)
         Cristo é o Príncipe da Paz. Ele nos ensinou a saudação : A paz seja convosco. Foi ele quem nos deu paz, quando nos reconciliou com seu Deus e Pai através de sua expiação.
         Jesus sabia que seus discípulos seriam odiados pelo mundo, assim como ele o foi. Mas os ensinou a serem pacíficos. Não deviam reagir as ofensas e ameaças de seus inimigos. Lembre-se que ele mesmo não abriu a boca, como uma ovelha diante de seus tosquiadores, ele ficou calado.
         Diante de Pilatos Cristo surpreendeu a todos. Sua reação diante da morte, sem medo, sem desespero, extremamente tranquilo e sereno. Cristo foi até mesmo respeitoso com seu algoz. Não se defendeu, não se justificou, não incitou rebeliões, nem usurpou o poder de ninguém. Quem ouviu sua voz incitando motins e revoltas políticas nas ruas ? Quem o viu envolvido com coisas que não diziam respeito ao reino de seu Pai ?
         Assim como nosso Mestre, devemos ser pacificadores. Onde houver guerras, devemos levar a paz. Onde houver tempestade, levemos a calmaria. Vivamos uma vida quieta diante dos homens para que Deus seja glorificado. Paulo disse : Sempre que for possível, tende paz com todos. Precisamos aprender a honrar a Deus com nossa maneira sossegada de viver. Não temos que nos envolver com coisas que não revelem o caráter de nosso Deus. Seremos felizes, se vivermos uma vida quieta e sossegada, em paz com todos.
8- Perseguido
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. ( Mt 5.10)
Nem sempre conseguiremos viver em perfeita paz. Mesmo tendo uma vida quieta e sossegada, ainda assim nosso estilo de vida incomodará a muita gente. A vida piedosa dos cristãos aborrece os ímpios. Muitos governantes levantaram-se contra a santidade cristã ao longo da história. Muita gente já foi morta sem razão alguma. Fizeram apenas o bem e pagaram com suas próprias vidas. Estas pessoas são felizes para Deus, por isso ele lhes dá o reino celestial.
         Ser perseguido por amor a Cristo é um bom sinal de que estamos indo a caminho do céu de glória. Foi assim com todos os santos. Então diante de tudo isso devemos ter grande alegria, pois em breve receberemos das mãos de Deus o galardão.
         A verdadeira felicidade consiste não no aqui e agora, mas no porvir. Este mundo faz de tudo para roubar nossa alegria, e algumas vezes até consegue nos fazer chorar. Mas quando formos morar com nosso Senhor, quem poderá roubar o gozo de nossas almas ? Teremos com ele perfeita alegria. Uma felicidade transbordante que jamais homem algum sentirá longe de Cristo.
         Somos pobres, mas somos felizes; Choramos, mas somos felizes; Esperamos muito, mas somos felizes; Somos injustiçados, mas somos felizes; Somos ofendidos, mas damos misericórdia, por isso somos felizes; Somos santos, por isso somos felizes; Somos da Paz, por isso somos felizes; Somos Perseguidos  e desprezados por causa de Cristo, mas somos os mais felizes habitantes deste mundo e ainda receberemos uma felicidade muito maior nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário