sábado, 1 de junho de 2013

Salvação: A Mensagem que Produz Respostas






E em nenhum outro nome há Salvação ( At 4.12 a)


Por Frankcimarks Oliveira


         O Benefício feito por Deus a um homem coxo na porta do Templo levantou  uma perseguição contra os discípulos do Senhor. Os apóstolos entenderam que ali estava a oportunidade para  proclamarem as boas novas de Cristo. Eles não pregaram prosperidade material, nem engrandeceram seus ouvintes com palavras lisonjeiras. Antes com a verdade, confrontaram os inimigos do Cordeiro, e convidaram a todos os ouvintes ao arrependimento.


Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida. E mataste o príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas ( At 3.14,15)


         Ora, a verdade deve ser dita, ainda que cause desconforto e ofensa. Pedro não se importou se sua platéia se agradaria de sua mensagem. Porque, na verdade, todo verdadeiro pregador, assume um compromisso com Deus, portanto, entende que por mais dura que possa parecer uma mensagem, Deus é poderoso para fazê-la surtir efeito em quem ele quiser.


Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor ( At 3.19)


         Esta é a mensagem do Reino dos Céus: Arrependimento e Perdão de Pecados. Todo verdadeiro pregador não deve temer confrontar sua plateia. Assim como os antigos profetas, o pregador de Cristo compromete-se em anunciar os danos do Pecado. Afinal, foram nossos pecados que levaram Cristo para Cruz. O pecado dos homens e a Santidade de Deus devem ser a base dos mensageiros da Salvação. Todos devem ouvir sobre a Ira de Deus, sua justiça e seu caráter santo. Todos devem saber o quanto o pecado ofende ao Criador dos céus e da Terra. Todavia, a mensagem de Deus só se completa quando anunciamos o perdão dos pecados. Deve haver um equilíbrio em nossos sermões. Anunciemos, pois, a espada de Deus, sua santa lei e seus preciosos estatutos, mas , gritemos também a todos sua Grande Graça e amor. Deus quer salvar os perdidos. Ele puniu em seu Filho os pecados de seu povo. Nele, em Cristo, há abundante salvação!


Porque Moisés disse: O Senhor vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim: a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E todos os profetas, desde Samuel, todos quanto depois falaram, também anunciaram estes dias    ( At 3.22,24)


         Cristo é o Senhor da Profecia. Foi sobre ele que todos os verdadeiros pregadores se preocuparam em anunciar. Eles deram suas vidas para proclamarem a mensagem de salvação na Pessoa do Messias. Então, por que nós pregaríamos outra coisa? Por que gastaríamos tempo falando de outro nome, se não daquele que nos foi dado ? Jesus é aquele de quem as escrituras testificam e nele há vida eterna. O Pai conduziu toda a história até aquela sexta feira pascoal, para que hoje falássemos de outra coisa ? Não, definitivamente não! 


Salvação é a mensagem que produz respostas.


I- A Resposta dos Ouvintes ( At 4.1-4)        

               
         E. estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus. Doendo-se muito de que ensinassem o povo e anunciassem em Jesus a Ressurreição dos Mortos.( v.1-2)


         Primeira coisa que se pode entender aqui: A mensagem de salvação em Cristo produzirá em alguns ouvintes ódio e raiva. Muitos rangerãos os dentes apenas por ouvir que Jesus Salva. Ora, os Saduceus nem mesmo criam na vida eterna. Ouvir alguém pregar algo contrário a seus ensinamentos era ameaçador. Pedro e João estavam convencendo o povo de que os saduceus estavam errados. Quanta coragem!
         De fato, muitos homens sentem-se ameaçados com a proclamação do evangelho. Cristo pode revolucionar mentes e vidas completamente. O poder de alguns homens pode ser ameaçado se Cristo for proclamado como Rei. Seus  interesses particulares falam muito mais alto, ao ponto de os levarem a lutar contra o próprio Deus. O que eles fizeram com os pregadores ?


E lançaram  mão deles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte, pois já era tarde  ( v.3)


         Entendo que a resposta destes homens foi negativa. Seus corações estavam endurecidos demais para reconhecerem que aquele carpinteiro a quem perseguiram , de fato era o Filho de Deus. Não podiam vencer seu orgulho e assim como Pedro recomendou, arrependerem-se de seus pecados. O orgulho sempre é um empecilho para a reconciliação com Deus


Muitos, porém, dos que ouviram a palavra  creram, e chegou o número deles a quase cinco mil.( v.4)


         Entendo que a resposta destes aqui foi positiva. Eles abraçaram a fé do Filho de Deus. Não devemos nos preocupar com quem irá crer ou não. Isso cabe somente a Deus. Uns plantam e outros regam, mas é Deus quem dá o crescimento. Sempre foi assim, e sempre será. Se Deus não trabalhar nos corações dos homens, ninguém irá crer em nossa pregação. Por mais que nos esforcemos, que nos empenhemos, se o Espírito Santo não convencer os homens, quem o fará ? Se ele se mover, multidões correrão desesperadas aos pés do Senhor Jesus.
         Nem todos crerão em nossa mensagem. Isaías já dizia : Quem creu em nossa pregação e a quem se manifestou o braço do Senhor ? Oh, amados, sempre que uma verdadeira conversão ocorrer, saiba que não foi nossa boa eloquência ou persuasão humana que fez isso, mas foi a ação poderosa do Santo Espírito de Deus nos corações de Pedra dos pecadores.


II- A Principal pergunta dos Ouvintes


E, Pondo-os no meio, perguntaram : com que poder ou em nome de quem fizeste isso ?( v.7)


         Ainda bem que o Senhor está conosco! No dia seguinte a cura miraculosa daquele coxo, Pedro e João são interrogados na frente de todas as autoridades  religiosas. Eles são postos no centro das atenções. Imagine isso.
         Cristo nos prometeu que quando fôssemos interrogados, o Espírito Santo nos daria as palavras certas, de modo que ninguém poderia nos resistir. Perceba o cumprimento dessa  promessa :


Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse : [...] Seja conhecido de todos vós, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós (v.8,10)


         Pedro não só respondeu aquela pergunta, como reafirmou sua crença na ressurreição dos mortos e a salvação unicamente na pessoa de Jesus Cristo, o nazareno, e não outro.
         Os apóstolos deram toda a glória ao nome do Senhor. Não atribuíram a eles mesmos aquela virtude. Não foi pela fé ou santidade deles mesmos que aquele doente ficou curado. Mas foi o nome de Jesus quem operou eficazmente. Eles honraram seu chamado e confrontaram aqueles homens perversos: vocês o rejeitaram, sim, a pedra de esquina, preciosa e aprovada por Deus! Cristo era o centro da mensagem apostólica .

III- Os Efeitos da Boa Pregação


E Chamando-os , disseram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem no nome de Jesus (v.18)


         Isso mesmo! Retaliação sempre será a resposta de uma mensagem inspirada por Deus. Os homens odeiam a verdade divina. O que eles farão? Tentarão a todo custo paralisar o povo de Deus. Mas assim como Pedro disse: Convém obedecer a Deus do que a vós. Nós também dizemos o mesmo. Nada prevalecerá contra a igreja do Senhor!
         O mais interessante é que eles admitiam que Deus estava com aqueles pescadores indoutos. Eles viram o milagre, não podiam negar, era um fato inquestionável. (v. 13-16). Mas eles preferiram se  opor ao Deus dos céus. Não é assim também em nossos dias ? Quantos não veem os sinais que Cristo tem feito no nosso meio, em nossa nação, mas ainda assim, preferem não crer, se arrepender e se converter? Mais uma vez digo, o orgulho grande demais os impede.
         Esse foi um efeito negativo da pregação. Porém, há também o efeito positivo :


porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera, pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde
(v. 21,22)


         Alguns se oporão a nossa mensagem. Mas Deus será glorificado em outros, que se dobram diante dos fatos e confessam que Cristo é o Senhor ressurreto que opera milagres e curas extraordinárias, afim de conduzir os pecadores para perto de Deus.
         Com tudo isso  devemos aprender que é melhor obedecer a Deus do que aos homens. Se Deus é por nós, quem será contra  nós ?


IV- A Resposta da Igreja em meio as Perseguições


E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram : Senhor, tu és o que fizeste o céu, a terra e o mar, e tudo o que nele há [...] Agora, Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda ousadia a tua palavra. Enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo filho Jesus (v.24-30)


                Nossa resposta as perseguições deve ser a mesma dos apóstolos: orar mais e mais a Deus, pedindo graça para cumprir nossa chamada ministerial. De um modo estranho, Deus sabe nos aproximar cada vez mais dele. As lutas e perseguições acabam por aproximar os verdadeiros cristãos da presença de seu Deus. Até nossas adversidades o SENHOR transforma em bênçãos.


V- A Resposta de Deus a Sua Igreja


E tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos, e todos foram cheios do Espírito  Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (v.31)


         Como a resposta de Deus veio rápida e poderosamente! Aquilo que seu povo pediu, foi o que Deus deu. Quando buscamos o reino de Deus e sua justiça, nossas orações são sempre respondidas. Deus abalou o lugar em que eles estavam. Ele manifestou de forma explícita que estava com eles naquele momento difícil de suas vidas. O Senhor conhece nossas estruturas, ele sabe que somos pó. Por isso ele enche-nos com sua presença poderosa para que suportemos as aflições da vida cristã. Sem ele não somos nada, não resistimos a nada.
         A mensagem de Salvação produz  respostas :
1- Negativas : ira nos obstinados, recusa em crer, perseguição, questionamentos, oposição, humilhações, etc.
2- Positivas : conversões, oportunidades de anunciar o nome de Cristo, unidade da igreja, vida de oração mais intensa, a glorificação do nome de Deus, e respostas  divinas, manifestação da presença de Deus, etc.
         Deus nos abençoe! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário