sábado, 15 de junho de 2013

O Segredo Da Felicidade





A Felicidade em Deus


Aquele que Confia no Senhor será Feliz (Pv 16.20)


Por Frankcimarks Oliveira


         O mundo vive constantemente em busca da Felicidade. O tempo todo as propagandas televisivas ensinam seus telespectadores como serem felizes. Entretanto, a solução sempre é a mesma : compre, compre, compre. Parece que a filosofia mundana sobre a felicidade consiste em ter. Afinal de contas vivemos num mundo capitalista em que a lógica do prazer é consumir.
         Eis aí a grande mentira de todos os tempos. A verdadeira satisfação para a vida humana está em seu Criador. Fomos feitos para a adoração e nossa busca por prazer deriva desse fato. Quando não sabemos a razão de nossa existência, acabamos procurando suprir essa necessidade com outras coisas: compras, ostentação, lazer excessivo, luxúrias, etc. Mas o grande problema é que ao invés de todas essas coisas preencherem a nossa carência por algo realmente sublime e coerente, elas apenas aumentam a cratera de nossas almas vazias.
         Graças a Deus que sua Palavra nos revela como podemos de fato suprimir toda esta deficiência trazida pela queda de nosso pai Adão. Ora, a Bíblia é muito clara : Aquele que confia no Senhor será feliz ( Pv 16.20) . Não é simples e direto ? Não precisas de fórmulas mirabolantes e loucas para encontrares a felicidade, basta confiar no Senhor que te formou . Você não precisa de um milhão de dólares para viver contente neste mundo, você precisa apenas confiar no teu Deus.  Entregar sua vida a Ele e confiar em sua fidelidade bastam para que tenham uma vida plena.
         Algumas coisas que te farão a pessoa mais feliz do mundo :


1- A Salvação


Feliz tu, ó Israel! Quem é como tu ?  Um povo Salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade, por isso teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre suas alturas ( Dt 33.29)


         Só serás feliz se fores salvo pelo Senhor. Precisas ter em tua mente e em teu coração a certeza de que tua alma repousa no forte Salvador. Caso não sintas isso em teu peito, aconselho-te que corras urgentemente para o Bom Refúgio chamado Jesus. Ele não despreza quem o busca e de maneira alguma lança fora aqueles que humildemente vão até ele arrependidos de seus pecados. Cristo é o Grande Salvador, e Ele deu prova disso quando em sua fraqueza da carne, pregado na rude cruz, despojou os principados e potestades.
         A salvação produzirá em ti um gozo indizível. É como que se você achasse um grande tesouro escondido. É como possuir uma pérola de grande valor. É como ter um rio de águas vivas fluindo do ventre. É como encontrar um pai amoroso em  casa te esperando depois de muito tempo ausente, após muita dor e sofrimento. Como é glorioso ser Salvo pelo Senhor!


2- A Eleição Divina


Feliz a nação cujo Deus é o Senhor e o povo ao qual escolheu por sua herança             ( Sl 33.12)


         Este item está atrelado ao anterior. Israel foi achado por Deus. Era a menor das nações, a mais desprezível. Não poderia erguer a voz e se vangloriar de sua salvação e honra diante de Deus, pois fora o Senhor quem de boa vontade amou a Israel. Não foi pela força daquele povo ou por qualquer outra coisa que Deus os escolhera, mas por seu livre amor. Deus quis ter misericórdia daquela gente e decidiu revelar sua pessoa e fazer com eles uma aliança. Tudo isso trouxe grande alegria a Israel.
         Ser participante das coisas sagradas; Fazer parte do povo de Deus ( sua igreja comprada com seu sangue); Ser um povo exclusivo, uma nação de sacerdotes do Deus vivo. Isso é um grande privilégio!
         A eleição divina não deve desanimar os buscadores, antes deve ser uma grande segurança. Imagine se Deus nos Salvasse por nossos méritos. Quem seria salvo ?  Ninguém! A eleição é o Descanso dos Santos e o motivo de nossa grande felicidade. Glória a Deus que derramou em nossos corações o seu amor voluntário.


3- A Sabedoria  e o Temor do Senhor


Feliz o homem que acha sabedoria e o homem que adquire conhecimento ( Pv 3.13)


         Quão maravilhoso é possuir conhecimento. De modo geral  este dar aos homens um sentimento de "engrandecimento". Mas a verdadeira sabedoria vem do Senhor e do conhecer sua pessoa. Estar diante do rei dos céus é a verdadeira felicidade. Em sua presença obtemos tudo o que necessitamos . Como está escrito : Feliz os teus homens, feliz estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem tua sabedoria ( I Rs 10.8). Se foi dito isto sobre Salomão, o que não se dirá sobre o Rei dos reis ?
         Ora, o princípio da Sabedoria é temer ao Senhor! De nada vale conhecer todas as ciências ou idiomas da terra, se não tivermos o temor do Senhor. Do que vale ganhar o mundo inteiro , se nossas almas estiverem distantes do Deus Vivo ? Busquemos conhecer mais ao nosso Deus, dia após dia, pois este é o único conhecimento que homem carregará por toda a eternidade, ou para sua felicidade ou para sua condenação. Se buscarmos conhecê-lo com temor e reverência, desejando afetuosamente servi-lo com todo o coração, então seremos os mais felizes habitantes deste mundo. Mas se achamos que o conhecimento do Senhor é desprezível ou como qualquer outro, então a angústia será nosso mantimento para todo sempre.


Feliz aquele que teme ao Senhor e anda em seus caminhos, pois comerás do trabalho de suas mãos, feliz serás e te irás bem. ( Sl 128.1-2)


         Para aqueles que amam ao Senhor, que o servem com um coração sincero, Deus tem reservado bênçãos e mais bênçãos. Sua Casa será próspera e feliz, pois junto de sua esposa e filhos, habitará o Senhor dos Céus. Deus ama a família e a enche de paz como recompensa por servi-lo. Os próprios filhos são presentes de Deus ( Sl 127.3-5). Uma casa cheia de filhos é uma casa feliz.
 Como as crianças mudam o ambiente doméstico! Os pais sorriem com suas criaturinhas engatinhando, aprendendo a andar, quando começam a falar. De fato, temer a Deus é o segredo da felicidade!


4- A Obediência a Deus



Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem meus caminhos. Ouvi a instrução e sede  sábios, não a rejeiteis. Feliz o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida e alcançará o favor do Senhor ( Pv 8.32-35)


         Este segredo da felicidade também está relacionado ao item anterior. Precisamos ouvir a voz da sabedoria clamando pelas ruas. Precisamos desejá-la mais que o ouro refinado. A sabedoria promoverá o temor do Senhor, que nos levará a uma vida de obediência a palavra de Deus. 


Senhor, gera em nós um temor genuíno por ti. Reverência e respeito por tua santidade; Faz de nós pessoas sábias, cheias do teu conhecimento, porque aquele que te acha, acha a vida. Amém.


         Queridos, percebam que Deus nos mostra o segredo da felicidade. Não necessitamos do Status que o mundo nos cobra para sermos felizes. Não precisamos esbanjar riquezas materiais, ou passar os dias no Shopping gastando todo nosso salário com compras, muitas vezes desnecessárias, para acharmos o significado da vida. Deus é simples e nos fez de modo tal que nele achamos tudo isso.
         E por fim, para concluirmos essa mensagem, apenas mais dois itens:


5- A Compaixão pelo próximo


O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é Feliz     ( Pv 14.21)


         Jesus nos ensinou os dois maiores mandamentos divinos : amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Veja como nosso Deus é objetivo e direto. Você quer ser feliz ? Então viva para Deus, ame-o com todas as suas forças, com todo teu entendimento, com toda a sua alma. E ame também ao seu próximo.
         Ajudar a quem precisa gera em nós uma sensação de bem estar. Deus nos recompensa com este sentimento de utilidade. É algo que preenche nossa alma. Fazer o bem aos carentes, aos pobres, aos desfavorecidos é outro segredo da felicidade em Deus.


6- Testemunhar a Cristo  e Ter  uma Consciência Limpa para com Deus e os Homens


Depois Agripa disse a Paulo : é permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu : Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as acusações de que sou acusado pelos judeus              ( At 26.1-2)


         Paulo mesmo depois de ser perseguido por seus compatriotas e estrangeiros . Depois de uma vida pregando a palavra de Cristo ao mundo, não se cansou de seu ofício. Não perdia a oportunidade de declarar que Jesus era o Messias e que nele havia a ressurreição dos mortos. Por causa de sua mensagem sofrera muitos açoites e prisões, mas ainda assim se alegrava e sentia enorme felicidade nisso.
         Como o mundo entenderá isso? A felicidade que Deus concede àqueles que o servem assim como Paulo. Jesus disse: e estarei convosco até a consumação dos séculos. Este é o motivo de nossa alegria. O cristão sabe que não está sozinho, por isso não teme testemunhar sobre seu Senhor.
         Este mesmo apóstolo disse uma vez: Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos. E ele estava preso quando escreveu estas palavras. Concluo dizendo que a felicidade em Deus é completamente diferente da felicidade deste mundo. Este mundo jamais entenderá isso que estamos falando, pois é algo sobrenatural, que vem dos céus para nós. Mesmo em meio as perseguições, lutas do dia dia , e dificuldades, o crente em Jesus sente um gozo em sua alma que o mundo não pode ter. Ainda que por muitas vezes as lágrimas escorra de nossos olhos, sabemos em quem temos crido e sabemos que ele está conosco.
         Outra coisa importante para a perfeita felicidade é ter uma consciência limpa para com Deus e os homens. Paulo tinha um testemunho de vida exemplar. Além de ter vivido uma vida para a glória de Deus, viveu de modo exemplar. Ninguém podia apontar o dedo para o apóstolo o acusando de coisas vis. Paulo não pregava por interesse ou por dinheiro; Pregava por amor a Cristo. Não pregava para se promover ou enriquecer ilicitamente como alguns faziam e fazem até hoje. Paulo podia dormir tranquilo a noite. Não devia nada a ninguém, só o amor como ele mesmo disse. Paulo estava em paz com Deus e com a aquela sociedade. A verdade é que eles odiavam Paulo sem razões. Paulo fora perseguido por ser santo e fazer o bem. Quão feliz Paulo foi aos olhos do seu Deus. Grande será seu galardão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário