segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Clamor que Deus Atende


Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado    ( Lc 7.6 b)
Por Frankcimarks Oliveira
I- A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (V.2,3)
O Centurião romano acreditou que Jesus tinha poder para curar seu servo. Obviamente ele ouvira sobre as curas e maravilhas que Aquele simples carpinteiro realizava. A palavra acerca de Cristo gerou fé no coração daquele comandante, o que fez com que ele buscasse seu auxílio.
II- A intercessão dos líderes judeus (V. 3-5)
Aquele Comandante era líder de uma Centúria, homem poderoso e de grande influência em meio de seu povo. Tinha autoridade sobre tropas romanas e consequentemente era temido e respeitado por todos. Entretanto, ele enviara anciãos judeus, líderes da sinagoga, para rogarem por ele. Entendemos :
1- Ele não considerou-se importante suficientemente para ir ter com Jesus;
2- Ele acreditou que sendo os anciãos judeus, isso facilitaria a ajuda de Jesus, já  que ele também era judeu.
E chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto. Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga ( v.4,5)
Podemos extrair algumas verdades deste versículo:
1- Aqueles judeus rogaram muito, ou seja, suplicaram com insistência. Isso fala-nos  de  uma vida de oração, de pessoas que estão habituadas a uma vida de oração. Podemos falar até de um "fervor" religioso.
2-Aqueles judeus acreditavam que o homem pode vir a merecer alguma coisa das mãos de Deus. Eles disseram:" ele merece que lhe conceda isso, pois ele ama nossa nação e com dinheiro de seu próprio bolso construiu tua casa." Eles mostraram os méritos daquele homem, como que se realmente Deus agora fosse devedor  dele. É como que se Deus fosse obrigado a dar alguma coisa em troca para aquele comandante só porque ele havia doado o material para a construção da sinagoga.
Quantos em nossos dias não tem essa mesma atitude diante de Deus? Comparecem em oração diante do eterno Deus com um coração altivo e impenitente. Davi disse que Deus não rejeita a um coração quebrantado e contrito. Mas sabemos que ao soberbo Deus abate. Que não seja essa nossa postura diante do amoroso Pai, pois ele não nos deve nada. Tudo nesse mundo pertence a Deus, o ouro e a prata são dele. Digamos como os antigos : " Quem deu primeiro a Deus para que ele tenha que retribuir? Quem guiou o Senhor ou lhe ensinou sabedoria?  - Definitivamente Deus não é devedor de ninguém. Tudo o que temos ou recebemos é por pura bondade do Senhor. Nosso emprego, salário, vida, e tudo o que voce possa pensar. Não é que Deus tenha visto algo de bom em nós e quisesse nos retribuir, não! Ele em sua infinita misericórdia abençõa tanto a judeus quanto a gregos, pois ele faz o sol nascer para todos.
III- O clamor dos Pecadores (V.6,7):
"Não te incomodes comigo, Senhor, pois nada mereço de ti. Dize ,porém uma só palavra e meu servo ficará curado."
Quanta diferença! Este homem sofreu a ação poderosa do Espírito Santo em sua vida, pois a bíblia diz que o Consolador nos convence de nosso pecado, da justiça  e do juízo divino. Somente, Deus, o Espírito, pode nos revelar quem realmente somos e o que realmente merecemos. Deus não deve misericórdia a ninguém. Ele se compadece de quem quer! Mas todos os seres humanos merecem a justiça divina. Todos nós merecemos o juízo divino. Por isso nunca devemos pedir a Deus aquilo que merecemos, pois estaríamos pedindo o inferno de fogo. Cristo sofreu o dano para nos livrar da ira divina pelo pecado.
Aquele homem, mesmo sendo tão rico, tão importante, orou de uma forma humilde e quebrantada diante de Cristo. Ele não exigiu nada de Deus, simplismente implorou sua palavra a seu favor.
A casa daquele homem devia ser uma bela casa, com lindos móveis, maravilhosas cortinas e ainda assim ele disse que seu teto não estava a altura de Cristo Jesus. O Espírito Santo revelou quem Jesus era para aquele homem: o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.
Vejamos algumas verdades na oração feita por este homem:
1- Ele reconheceu que ninguém merece nada diante de Deus, isto é, ninguém possui méritos diante de Deus.
2- Ele reconheceu que as coisas deste mundo não significam nada para Deus. Deus não reconhece ninguém por seus bens ou posição social, visto que tudo vem dele.
3- Ele reconheceu que a palavra de Cristo tem poder. De certa forma identificou Jesus com o Logos divino, ou seja, o verbo que criou todas as coisas com uma só Palavra: Haja!
"Diz uma palavra e meu servo será curado!"(V.7)
4- Ele reconheceu que Jesus é Senhor:
 Porque eu também sou homem sujeito a autoridade, e tenho soldados sob o meu poder,e digo a este: vai, ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze sto, e ele faz.(V.8)
Ele viu o que os judeus não puderam ver, porque a ele foi revelado essas coisas. Ele identificou Jesus como Senhor dos Exércitos. Como comandante de soldados humanos ele reconheceu que tinha determinado poder. Entretanto, ele exaltou a Cristo ao declarar que ELE tinha autoridade sobre seres invisíveis, anjos, pois Jesus não precisaria ir a sua casa, mas dando ordem a um soldado seu, o milagre seria feito.
A própria bíblia diz que Cristo ficou maravilhado com tanta fé!
Como nossa oração pode chegar diante de Deus como um incenso perfumado ? Ora, se fizermos como este homem fez, nenhuma de nossas orações deixará de ser respondida. Vejamos:
1- Ele foi solidário ao rogar por seu servo.
Isto nos fala de misericórdia, de amor e compaixão. Nossas orações devem estar repletas dessa substância divina para que Deus possa sentir o aroma e alegremente atender as nossas petições. Aquele servo aos olhos de toda a sociedade era alguém sem importância, pois era apenas um escravo. Se morresse o mundo não estaria perdendo alguém importante. Mas para aquele Comandante aquele simples servo era alguém importante.
Precisamos aprender a enxergar o real valor das almas humanas. Todos somos iguais perante Deus. Ninguém é mais que ninguém. Não importa o que eu faça ou quem eu sou aos olhos da sociedade, se sou um juiz, um desembargador, um faxineiro, um porteiro ou um mendigo! Deus não vê como o homem vê!
Aquele centurião olhou com o olhar de Jesus para seu amigo e servo. Ou seja, ele foi amoroso . Não esperou receber nada em troca. Diferente daqueles chefes religiosos  que só rogaram a Jesus pelo Centurião porque este os beneficiara anteriormente lhes construindo a sinagoga. Não devemos orar ou ministrar as coisas sagradas somente àqueles ou por aqueles que podem nos beneficiar. Isto é pecado!
2- Ele foi Humilde diante de Deus.
Ele disse: não sou digno de ti! Como Deus não responderia a um clamor como este?  Esta oração fora inspirada pelo Senhor, pois homem algum pode orar assim sem o auxílio do divino Espírito. Lembro-me de João Batista que era cheio do Espírito. Ele disse: " Não sou digno de me abaixar e desatar as sandálias de Jesus!" Como também lembro-me da oração do Filho Pródigo: Pai, pequei contra o céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado seu filho"! Do mesmo modo o ladrão da cruz, que cansado do escárnio de seu companheiro, disse: Nós somos merecedores desta punição, mas este homem, Jesus, nada fez! Então humildemente implorou: " Senhor, lembre-se de mim quando entrares no teu reino."
3- Ele teve fé na Palavra de Cristo.
Sem fé é impossível agradar a Deus e aquele homem não confiou em si mesmo, em seus recursos ou fama, mas lançou sobre Cristo toda sua fé. Fé esta que lhe fora dada pelo próprio Deus. " Diz uma palavra". Será que esta é a nossa oração?  Será que quando oramos nossa mente se apega aquilo que a palavra de Deus nos diz?  Devemos crer em sua palavra fiel, que jamais volta vazia e que não pode cair por terra.
4- Ele adorou a Deus.
Ao reconhecer o Senhorio de Cristo ele adorou a Deus. Pois Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai. Será que ao orarmos vamos até Deus com este fervor?  Será que nossas orações não são meras petições ao nosso favor?  Primeiro que ele não orou por ele mesmo, mas por outros. Depois ele adorou a Deus.
Já ouvi muitos irmãos que em trinta minutos de oração a única coisa que fazem em suas orações é pedir, pedir e pedir por eles mesmos. Não se ouve palavras que exaltem a Cristo, não se escuta palavras que elogiem a Deus com sinceridade e lágrimas nos olhos. Precisamos aprender a orar urgentemente. Talvez por isso nossas orações não são respondidas, pois elas não possuem os "ingredientes" necessários para queimar incenso diante de Deus. Espírito Santo ensina-nos a orar!
Essas quatro substâncias misturadas com a pura oração moveram o coração de Deus e o servo daquele homem ficou curado.
Aprendo com tudo isso que Deus também quisera repreender a Israel. Deus pôs ciúmes entre seu povo, pois um homem gentio e pagão recebera a revelação de Deus, enquanto aqueles anciãos e aquela nação não puderam reconhecer o dia da visitação de seu Deus. Aprendo também que em partes este centurião simboliza o Senhor Jesus, homem de poder e autoridade, mas que intercede por servos "insignificantes". Ele sendo Deus, rei e sumo sacerdote ao lado de Deus Pai, lembra-se de rogar por aqueles a quem ama e que hão de herdar a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário