segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Clamor dos Imundos


Então, todo o povo da região dos gadarenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco e regressou
(Lc 8.37)

Por Frankcimarks Oliveira

Texto : Lucas 8.26-39

I- O Clamor " comum" de todos os homens: 

Rogo-te que não me atormentes (V. 28)

É impressionante como o Espírito Santo nos ensina toda a verdade de Deus! Já havia lido este texto  diversas vezes e nunca havia percebido o que percebi hoje. Graças a Deus por sua generosa bondade em nos alimentar com sua preciosa palavra.
Amados, este texto não refere-se apenas a possessão demoníaca, antes disso, ele fala-nos dentre tantas coisas sobre :

1- o reino das trevas ou o domínio de Satanás;
2- A natureza degenerada do ser humano perante Deus;
3- O poder de Cristo para  resgatar e transformar vidas.

Aquele jovem encontrava-se num estado de miséria e fracasso completos. Ele não habitava com sua família, mas os demônios o compeliam para lugares solitários. Ele já não andava vestido, mas completamente nu   . Ninguém conseguia controlá-lo, pois sua força era a de um animal bravo e feroz. Podemos dizer que ele perdera o controle de sua vida e era uma propriedade das mãos do diabo.
O apóstolo Paulo disse  que antes de conhecermos a Cristo nós andávamos no curso natural deste mundo e éramos guiados pelo o espírito que agora opera nos filhos da desobediência e éramos naturalmente filhos da ira divina. Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia deu-nos vida com Cristo, mesmo quando nós ainda estávamos mortos em nossos pecados e ofensas. Ora, nossa situação não era muito , ou melhor, nada diferente daquela vivida pelo jovem gadareno.
Você pode até dizer " mas eu nunca fui possuído por demônios". Esse é o grande problema de muitos que ao lerem esse texto pensam que ele fala sobre possessão demoníaca. Existe muito mais escondido nesses versos do que podemos imaginar. Aqui existe verdadeira doutrina sobre o pecado e a salvação humana.
Gadara simboliza o império das trevas e o jovem gadareno é um arquétipo perfeito da  obra de satanás na vida daqueles que não conhecem a Cristo.  O Senhor Jesus atravessou um lago em tempestade simplesmente para libertar este pecador. A bíblia diz:

" quando Jesus pisou em terra foi ao encontro dele um endemoninhado daquela cidade"(v.27)

Cristo sabia muito bem o que faria naquela cidade e os demônios sentiram que ele não estava para brincadeira. Na verdade ele nunca está de brincadeira! Precisamos entender que aquele dia estava marcado na agenda de Deus e ninguém poderia invalidar seus planos para aquela vida. Cristo tinha um propósito com essa situação: revelar-nos os mistérios escondidos.
O Senhor, o próprio Deus, pisou neste mundo de trevas que jaz no maligno, isto é, morre em suas mãos. Ele pôs a planta de seu pé no " terreiro" do inimigo. O príncipe deste mundo ,com a queda de Adão, recebeu até certo ponto autoridade sobre os reinos da terra. Ele mesmo oferecera a Jesus a glória dos reinos. Ele, o diabo, governa este sistema caído de coisas, claro que sob permissão de Deus, que tem poder para restringir sua maldade. Enfim, temos que ter em mente que todos nós naturalmente pertencíamos a este reino, o reino do príncipe das potestades do ar.
Lembra-se de Faraó escravizando os hebreus? Ele simboliza também este príncipe de trevas que escraviza o homem com o pecado. Mas graças a Deus que nos libertou deste império e nos transportou para o seu reino de amor! Foi ele e não nós que nos fez ovelhas de seu pasto. Não tínhamos condições de sair de lá, mas Cristo com mão poderosa quebrou nosso cativeiro!
E porque não tínhamos condições de sair de lá?  Vejamos alguns motivos:

1- Não havia em nós poder suficiente para isso;
2- O diabo guardava muito bem os seus bens;
3- Não queríamos sair de lá.

Eu sei que este terceiro item pode parecer contraditório, mas você  logo entenderá o que o texto diz. Aquele jovem clamou: Vieste me atormentar antes do tempo? Imploro que não faças isso, mas deixe-me em paz. Amados, esse é o clamor natural de todo homem sem Deus. Os pecadores que estão escravizados pelo inimigo de nossas almas fogem do bendito criador. É o que a Bíblia diz sobre Adão quando pecou e se escondeu da presença do eterno Deus. Todos somos filhos de Adão e fazemos as mesmas coisas que nosso pai . Ninguém buscava a Deus, diz o texto sagrado. Foi assim no período em que Noé viveu neste mundo. Foi assim quando Abraão peregrinou neste mundo vil, não havia um justo se quer!
Rogo-te que não me atormentes! - essa exclamação é tremenda  nos revela nossa verdadeira natureza pecaminosa. Nossas vontades escravizadas imploram a ausência do Santo Deus. Sentimos nojo dele porque nossa natureza caída herdada em Adão repudia tudo o que é sagrado. " Rogo-te que não me atormentes"- A santa presença de Deus para seus santos filhos é motivo de alegria, prazer, renovação, misericórdia, amor. Mas para aqueles que não possuem o seu Espírito Santo sua presença provoca pavor, medo, repugnância. A mesma gloriosa presença pode causar reações diferentes nos filhos de Adão.
Lembra-se de Caim e Abel? - Caim era do maligno e ignorou a presença do amado Salvador quando fizera os sacrifícios de modo que não honravam o sangue do cordeiro que haveria de  ser morto. Como o mesmo Deus pode gerar sentimentos diferentes nos seres humanos? Alguns o amam, outros, o odeiam! Mas se nós o amamos é porque ele nos amou primeiro!

II- A Condição do Homem sem Deus:

Fazia muito tempo que o homem não usava roupas , nem vivia em casa alguma, mas nos sepulcros...e era levado pelo demônio a lugares solitários (v. 27, 29 b )

Aqui veremos porque este homem é um verdadeiro arquétipo da obra demoníaca  nos seres humanos:

1- Ele vivia sem roupas. 

A nudez simboliza o pecado original. A vergonha da nossa condição pecaminosa aos olhos de Deus. Toda criatura está nua e patente aos olhos daquele com quem temos que tratar, ou seja, Deus vê a todos numa condição de pecado e miséria espiritual. 

2-Ele vivia nos sepulcros.

A morte aqui é simbolizada pelas sepulturas. O Homem está morto diante de Deus por causa de seus pecados e de suas transgressões.  Naturalmente podemos ser representados por um vale de ossos secos, pela morte em seu estado mais terrível. Aquele jovem andava pelos sepulcros porque seu estado espiritual era de morte, assim nós também, fomos vivificados pelo Espírito porque estávamos mortos para Deus.
3- Ele era guiado pelo demônio.
Quando nascemos de novo , recebemos o Espírito de Cristo que testifica com nosso espírito que nos tornamos filhos de Deus. E sabemos disso porque passamos a ser guiados pelo Espírito que agora em nós habita. Do mesmo modo, todo ser humano que não nasceu do Espírito, é guiado pelo diabo. Ou somos guiados por Deus ou pelo demônio. Ou nos encontramos com Deus nos lugares solitários como Cristo fazia, ou nos encontramos com o maligno nos desertos. Que o Santo Espírito de Deus sempre nos guie durante nossa jornada aqui neste mundo tenebroso!

III- O Poder Transformador de Deus

E o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo .(V. 35)

1-   Vestido :
Isso aqui fala-nos de restauração física, como também de uma mudança da condição deste homem perante Deus. Seus pecados foram perdoados por Jesus e agora sua vergonha fora coberta do olhos do Santo Senhor. Entendo também que a vida material daquele jovem fora restaurada. Ele não possuía vestes porque o diabo tirava tudo o que ele tinha. Mas Cristo devolvera o essencial para sua vida material. Deus é Deus de restituição e nós podemos crer que ele suprirá todas as nossas necessidades!

2-  Perfeito Juízo:
Isso nos fala sobre restauração das faculdades mentais do pecador perdoado. Com a queda de Adão nós perdemos nossa capacidade intelectual para entendermos as coisas de Deus. Se Cristo não nos der sua mente jamais poderemos discernir as coisas do Espírito Santo. Creio também que o que o homem possui hoje de inteligência não se compara com aquela dada por Deus antes da queda. Mas vamos nos deter no aspecto espiritual da mensagem. O diabo danifica o entendimento dos incrédulos para que eles não vejam a glória de Cristo. Somente Deus tem poder para restaurar nossa compreensão acerca de seu reino eterno.

3-  Aos pés de Cristo:
Isso nos fala da restauração espiritual propriamente dita. Aquele pecador reconheceu o Senhorio de Cristo. Ele adorou aquele que é digno e encontrou verdadeira satisfação aos pés daquele que outrora rejeitara , o Salvador. Um grande milagre fora registrado neste evangelho: a regeneração da natureza pecaminosa do ser humano que naturalmente rejeita a Deus. Se nós hoje amamos a oração, então um grande poder operou sobre nós. Se hoje amamos ler a Bíblia, então algo sobrenatural agiu em nosso favor. Se hoje tememos o nome de JESUS, então podemos ter certeza de que  Cristo nos retirou do império de trevas .

     IV- O Clamor dos Imundos : 

     Retire-se daqui (V. 37)

Ora, a população não estava possuída  por demônios, mas estava debaixo de sua influência. É exatamente isso que o texto quer nos mostrar. Os pecadores rejeitam a Cristo porque amam mais este mundo do que a Deus. –Retire-se daqui! Eles gritavam desesperados de medo. Retire-se daqui, eles pediam em alta voz. Será que você consegue ver essa cena? Os homens implorando para que aquele que criou todas as coisas se retirasse de sua cidade. Sabe por que ?

Eles amaram mais os porcos do que a Cristo (V .34)

Os porcos simbolizam duas coisas:

1-  O mundo como um chiqueiro que só produz  pecados.
2-  A natureza humana que deseja somente aquilo que é imundo.

Você pode até dar um banho num porco, colocá-lo num lugar limpinho e etc, mas você não pode mudar a natureza daquele porco, porque no fundo ele continuará desejando sujeira e mais sujeira. Isso faz parte de sua natureza e ninguém muda. Do mesmo modo acontece com o ser humano. Naturalmente ele se inclina para aquilo que é mau e pecaminoso. Somente Cristo pode mudar nossa natureza pecaminosa! Ele mudou os desejos daquele  jovem em Gadara. Mas ele não mudou os desejos do restante da população. Ele deixou que a vontade deles os condenasse . Na vida daquele Jovem, Cristo agira soberanamente. Ele não pedira para ser liberto, mas fora escolhido por Deus para que o poder do Senhor Jesus fosse manifestado no meio de uma geração má e incrédula.
Deus tem que agir soberanamente na vida dos seus escolhidos porque de outra forma morreríamos e nunca desejaríamos ter uma vida com Deus. Também escolheríamos os porcos, o pecado e a imundícia. Se ele não agisse em nossos corações, então estaríamos perdidos e morreríamos na lama, desejando as bolotas que os porcos comem. Lembra-se do filho precipitado ? Ele afastou-se de seu amado Pai e no mundo desejou comer a comida que os porcos comiam, mas ele caindo em si mesmo percebeu que o melhor lugar para se estar era na casa de seu Pai. Significa dizer  que algo ocorreu em seu coração. Ele fora convencido de seu estado e levantou-se e foi ter com seu pai.
Nós  sofremos  uma ação  vinda de Deus que nos fez voltarmos para Deus. E isso ocorre durante toda a caminhada cristã. Deus em nosso favor opera constantemente em nossos corações para que fiquemos aos Pés de seu amado filho Jesus.

IV- O Clamor do Salvo

“ Deixe-me ir contigo” (V. 38)

Veja a diferença deste último clamor feito pelo jovem que fora liberto. Agora ele pede para ir com Jesus. Mas lembre-se que antes ele implorou para Jesus o deixá-lo em paz.  Graças a Deus que sua graça altera nossas vontades pecaminosas por uma vontade santa. Desejar estar com Cristo é renunciar os porcos, a lama, o pecado. Desejar andar com Jesus é querer ser amigo de Deus. Deixe-me ir contigo! Oh, querido leitor , que essa seja sua vontade nesse momento. Diga isso a Deus, diga a ele que você quer andar com Cristo, que a única coisa que teu coração deseja é a doce presença do Salvador. E se não, diga a Deus que na verdade seu coração ainda deseja os porcos, mas peça a ele que tem poder para transformar seu interior, e ele te atenderá gentilmente. Se você pedir isso, então já não é você quem pede, mas o Espírito Santo é quem pede por Ti.
O grande propósito de Deus em transformar vidas é glorificar seu próprio nome. Jesus disse aquele jovem : Não, mas volta para sua família e conte a ela as grandes coisas que Deus te fez. Foi para isso que Deus nos chamou, para anunciarmos seu poder, sua virtude .Ele nos chamou para sermos suas testemunhas diante dos homens. Deus nos abençoe e aplique em nossos corações esta gloriosa palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário