terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ninguém Podia Curá-la




E estava ali uma certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos, mas ninguém pudera curá-la.(Lc 8.43)
Por Frankcimarks Oliveira
Texto Lucas 8.40-48
I- Uma impura em meio a Multidão
Estando Jesus a caminho a multidão o comprimia e estava ali uma certa mulher que a doze anos sofria de hemorragia( v.42b -43 b)
O Senhor fora abordado por um homem muito importante na sinagoga  chamado Jairo que estava com sua filha a beira da morte. Ele pede que Cristo vá a sua casa e cure sua única filhinha de doze anos de idade. Jesus o acompanha. No caminho surge repentinamente uma mulher que a doze anos sofria de um fluxo sanguíneo. Tais mulheres eram consideradas impuras diante da lei e deveriam permanecer reclusas por um período de dias até que o fluxo estancasse e ela fosse considerada novamente pura. Precisaria passar por um ritual de purificação para isso.
Esse texto é muito revelador pois mostra-nos O Senhor com total controle da situação. Na verdade Jesus queria nos ensinar uma grande lição aqui sobre o evangelho, sobre o reino de Deus e sobre a nova dispensação que ele trouxera. Se voce observar bem, verá que Jairo é um homem religioso . Cristo ao longo do caminho começa a tratar o coração de Jairo, sem que ele perceba. Jairo tinha pressa pois sua filhinha poderia morrer a qualquer momento. Porém, Jesus tinha marcado esse dia para Jairo e para aquela muher. Esse encontro não foi algo inesperado para o Senhor, mas Ele através desse dia  pôde nos revelar sua graça. Vejamos:
1- Ninguém poderia ter contanto com mulheres impuras, pois poderia também ficar  impuro . Entretanto a graça de Deus permitiu que uma impura tocasse a prórpia santidade. Ela rompeu os velhos protocolos. Aquela que não poderia ter acesso a presença divina, agora poderia apresentar-se ante sua face.
2- Os religiosos consideravam-se pessoas muito puras e boas diante de Deus. A graça nos mostra que todos nós somos devedores para com Deus. Não há um justo sequer.
3- Os religiosos acreditavam que guardavam toda a lei de Deus e o por isso eram puros a seus olhos. A graça exclui todos os méritos humanos. Não há obras de justiça que convença Deus que somos "bons". Nossa maior justiça não passa de um fluxo de mestruação perante o Santo Deus.
Cristo veio nos trazer uma nova aliança. Uma aliança feita nele mesmo, em seu sangue puro e não em sangue impuro de animais. Sangue impuro não pode purificar ninguém, pelo contrório, apenas suja mais ainda. Cristo era por natureza o Santo de Deus. Apenas ele não falhou em toda a lei divina.
II- O Deus que nos Purifica
Ora, Jesus é próprio Deus. Ninguém pode chamá-lo de impuro. Ele é Santo, Santo, Santo. Mas, aquela mulher tocou em Jesus. E o pior, Jesus fez questão de dizer isso a todos.
Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto e imediatamente cessou sua hemorragia. Quem me tocou? perguntou Jesus. Como  todos negassem, Pedro disse: Mestre, a multidão se aglomera e te oprime. Mas Jesus disse: Alguém me tocou porque sei que de mim saiu virtude.(v.44-46)
Jesus fez questão de dizer : alguém me tocou. Mas como o próprio texto diz, não precisava ele dizer isso, porque o óbvio é que alguém o tenha tocado mesmo. Claro que alguém encostou nele, todos estavam se comprimindo. Mas ele disse isso para tratar Jairo e mostrar que ninguém pode chamar de impuro aquele ou aquela que ele santificou.
Aquela impura mulher tocara no santo filho de Deus. Ao invés de torná-lo impuro, ela tornou-se santa. O pecado dela não manchou a santidade de Cristo, mas a santidade de Cristo purificou aquela pecadora. Todos uma hora ou outra denunciariam-na, pois todos perceberam que havia sido ela, a impura mulher quem o tocou.
Creio também que com esse texto Jesus está quebrando paradigmas. A mulher de uma forma geral foi desprezada pela cultura machista oriental. Ela era apenas uma genitora, um objeto sexual. Poderia passar doze anos longe do convívio social que ninguém notaria sua ausência. Cristo em seu ministéio foi auxiliado por mulheres e o tempo todos elas aparecem nos evangelhos, até mesmo como testemunhas de sua ressurreição. Entretanto, o fato de Cristo dar certa dignidade a mulher, não significa dizer que ela é menos  pecadora que o homem. Adão e Eva, ambos pecaram no jardim do Édem e hoje somos herdeiros de suas ações.
III- Um lugar de Refúgio em Cristo
Então  a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. (V.47)
Ora, ela teve que se declarar a todos. Ela teve que confessar a todos que já fora impura, mas após tocar em Cristo, sua morte fora interrompida. Eu aprendo que Deus nos chamou para sermos suas testemunhas. Temos de contar a todos sobre o poder deste Deus que estancou nossa morte. Estávamos num fluxo contínuo de perdas. Nossa vida se esvaia de nós e cada dia que  se passava , estávamos mais próximos da morte. O pecado estava nos arrastando para o precipício, mas eis que Cristo aparece no caminho e muda nossa sorte.
"Fui eu quem te tocou,-"disse a pecadora. Eu , uma impura, uma imunda, fui eu, Senhor. Ela tremia seu corpo e diante da santidade do Messias prostrou-se rendida. Perdera suas forças diante da glória daquele que suas vestes enchem o templo de Kavod. Ela tocou na orla de seu vestido. Ela reconheceu que aquela veste é a veste do Santo que se assenta no trono alto e sublime.
Quem confessa alcança misericórdia. Ela confessou a todos e não negou que Jesus a curara imediatamente. A grande questão era: Quem teria coragem de chamá-lo de impuro? Todos se calaram. Jairo teve que assistir a tudo isso. Sua crença começara a ser abalada. Talvez sua fé Nele já não era aquela mesma do início de sua caminhada com Jesus. Jairo ouviu Jesus despedir aquela mulher em Paz, mas a lei dizia que ela deveria ser apedrejada. Ah, meu amado leitor, Jesus é nosso lugar de Refúgio! Nele podemos nos esconder das acusações malignas, das pedras e do ódio inimigo. Nos pés de Cristo ninguém pode nos tocar. Debaixo da sombra de Cristo nenhum mal nos sucederá!
Mas e Jairo?
A concepção de religiosidade de Jairo começou a ser reformulada. Ele vira em sua frente um milagre. Só Deus pode fazer isso .Imagiene o turbilhão de pensamentos em sua cabeça: Por que Deus é tão difícil de compreender?  Por que não conseguimos controlar Deus e seus planos?  Por que Deus é tão imprevisível?  Imagino quantos questionamentos e dúvidas não se passaram na mente de Jairo. Ele conhecia a lei, mas estava alguém ali ao seu lado maior que a lei e que os profetas. Jesus não abandonou Jairo em sua caminhada. Mesmo quando seus "amigos" disseram: Não pertubes mais o mestre, sua filha está morta. Cristo disse para ele não temer.
IV- A incapacidade Humana
E estava ali uma certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos, mas ninguém pudera curá-la.(v.43)
 O texto é tão claro: Ninguém pudera curá-la. Ela tentou de tudo, os melhores médicos, todos os recursos possíveis. Mas tem coisas que só Deus  Faz. A salvação de uma alma é muito valiosa. Não há dinheiro neste mundo que pague o preço de uma alma perdida. Ninguém podia curá-la. Ninguém podia salvá-la. Ninguém , ninguém mesmo. Mas quantas pessoas não acreditam que podem fazer alguma coisa por suas pobres almas, que sangram e sangram , já contemplam a morte que se aproxima e o inferno de fogo logo ali a frente ? Elas não podem fazer nada, mas estão tentando mesmo assim. Se elas soubessem que sua religiosidade de nada servirá. Se soubessem que Só Cristo é Puro suficientemente diante de Deus para nos purificar de nossa impureza. Somos todos sujos aos olhos de Deus. Nossa justiça é como um trapo imundo de mestruação. Por mais que voce tente limpar ou parar o fluxo de sua imundícia , voce perceberá que ele continua lá jorrando. O nosso coração humano caído e degenerado sangra imundicia diante de Deus. Do coração saem os homicideos, os adultérios, a inveja, a autoconfiança. Mas só Deus pode fazer cessar esse fluxo de podridão.
Oh, pecador, Jesus pode fazer voce limpo hoje mesmo! Cristo pode fazer sua impureza desaparecer. O sangue que ele verteu na cruz nos purifica de toda injustiça, basta confessarmos a ele nosso pecado. Oh, pecador, não tenha vergonha de declarar a todos sua impureza. Entre nesse tratamento divino. Todos temos de ser tratados. Jairo foi tratado por causa de sua auto confiança e teve de ver que somente Cristo é Puro. Só ele é tocado pelos imundos e permanece santo.
Ninguém podia curá-la. Voce sabia que esta mulher simboliza eu e você? Simboliza todos nós que nascemos de uma mulher. Voce nasceu de uma mulher?  Voce é filho de Eva?  Então voce é impuro e pecador. Se és filho de Eva, então precisas ser purificado agora mesmo. Graças a Deus que há poder suficiente em Cristo para tornar-nos limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário