terça-feira, 28 de agosto de 2012

Deus veio ajudar seu Povo




Um grande profeta se levantou entre nós, diziam eles. "Deus interveio em favor de seu povo"(Lc 7.16 b)
Por Frankcimarks Oliveira
Texto: Lucas 7.11-17 :
 Jesus ressuscita o filho de uma viúva
I- A palavra de Jesus para os vivos
"Não chore"(v. 13)
A morte com certeza é uma grande inimiga da humanidade. Durante milênios ela tem enlutado esposas, filhos e maridos. Ela não respeita idade, posição social, ou qualquer outra coisa. Ela é uma verdade para todos aqueles que vem ao mundo. Muitos dizem : a única certeza que podemos ter é a morte". De fato, só pode morrer quem está vivo.
Veremos que a morte cruzou o caminho do Senhor muitas vezes , porém ela nunca saiu vitoriosa. Jesus vinha com sua comitiva de discípulos e acompanhado de uma grande multidão, quando de repente ao seu encontro aparece uma outra comitiva, a da morte. Uma mãe solitária estava indo sepultar seu único filho. Em breve seria ela em seu próprio caixão  quem estaria fazendo aquele mesmo percurso, pois viúva e sem filhos, ela não teria por muito tempo renda suficiente para sobreviver.
A bíblia diz : ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse : não chore.
Ora, podemos dizer qualquer coisa para alguém que está sepultando um ente amado, menos isso que Jesus disse. Como não chorar? Como não sentir pezar por essa situação tão frágil e difícil?
Jesus se compadeceu dela, não estava sendo insensível ou incompreensível. Ele simplismente não suporta vê a morte triunfando sobre sua criatura. A Bíblia diz que Deus não sente prazer na morte do ímpio. "Não chore", ele disse para ela. Somente ele poderia dizer isso, pois somente ele poderia interromper o choro daquela mulher e fazê-la sorrir novamente. Nunca ninguém jamais venceu a morte e nunca ninguém pôde fazer um enlutado sorrir em um funeral. Mas Jesus disse :     " Não chore". Ela estava chorando, mas ele a mandou parar. Por que chorar quando a própria vida se faz presente? Por que lamentar se havia esperança bem ali em sua frente?
Com a filha de Jairo foi parecido. Ele entrou na casa daquele desolado pai de família e disse para os que ali choravam: Não chorem, ela não está morta, mas dorme". Eles começaram a rir dele. Como eles conseguiram parar de chorar para então rir ou debochar daquele que não mente? Mas foi isso o que eles fizeram, eles riram do Senhor. Eles zombaram de sua palavra, desprezaram sua promessa. Jesus disse aquela menina: levanta-te. E ela levantou.
Como não falar da morte de Lázaro ? Pois é, ao ver todos chorando o próprio Jesus chorou, demonstrando o quanto amava aquela família de Betânia. Mas ele não ficou derrotado vendo a morte triunfar sobre seus amados. Ele disse para Marta: o seu irmão vai ressuscitar. Perceba que a palavra dele sempre é de vida. Ele fala para nos consolar, nos encorajar, nos dar fé. Ah, a palavra de Deus vem aos nossos corações mesmo nos momentos mais difíceis e enche-nos de esperança. Creia na Palavra de Deus e você verá a sua  glória.
Abraão chorou muito com a morte de sua esposa Sara. Os Hebreus lamentaram por muitos dias a morte de Moisés, como também de Aarão. Mas como nós devemos reagir diante da morte? Será que precisamos nos desesperar quando um ente querido nosso morre?
Lembro-me de Davi, o salmista. Quando seu filhinho morreu ele lamentou sua morte, mas o seu tom era de esperança. Ele disse: "Ele não pode vir a mim, mas eu irei a ele". Porém, quando seu ímpio filho Absalão morreu seu tom já foi diferente. Ele disse: (Ah, meu filho Absalão, quem dera eu tivesse morrido em teu lugar). Na verdade Davi lamentava não a morte física de seu filho, mas o destino de sua alma.
Jesus disse aquela mulher: Não chores.  Mas Jesus também falou com o morto. Vejamos:
II- A palavra de Jesus para os mortos:
"Jovem, eu lhe digo, Levante-se ".(V.14)
Parece loucura e na verdade o é. Quem em são juízo fala com um morto? É claro que existem aqueles que devido a forte emoção falam com o ente querido, choram sobre eles e perguntam a Deus " Por quê". Jesus não está fazendo isso. Ele está falando com o morto conscientemente, sabendo muito bem o propósito de tudo aquilo. Ora, Deus fala com os mortos. Somente Deus pode fazer isso, porque é Senhor dos vivos e dos mortos. Nós por mais que tentemos nos comunicar com os mortos nada conseguiremos. O máximo que se  vê por aí são pessoas falando com espíritos enganadores em seções espíritas. Elas, infelizmente, acreditam estar falando com aquele parente querido que falecera, mas na verdade estão sendo enganadas por demônios e charlatões.
Jesus dirigiu-se aquele morto e lhe disse: Levanta-te. Lembro-me do que Deus disse a Ezequiel quando este  numa visão estava num vale de ossos secos. O Senhor perguntou a ele: Podem esses ossos tornar a reviver? E Ezequiel disse: Senhor, tú o sabes!
Queridos, para Deus nada é impossível! Jesus disse: Levante-se e o jovem levantou. Podemos entender que o império da morte ruíra com a vinda do messias. Ainda não o vemos completamente devastado, mas um dia este inimigo, a morte, será posto debaixo dos pés do Salvador e será lançado no lago de fogo e enxofre.
Por causa de Adão a morte passou a todos os homens,  disse Paulo. Mas Por causa de Cristo a vida também passou a todos aqueles que Creem em seu nome. Em Cristo temos a vida eterna. Ele e somente ele pode nos dar aquilo que nosso pai Adão  nos tirou.
Paulo para consolar os irmãos de Tessalônica escreveu que eles não precisavam ficar tristes ou preocupados com aqueles irmãos que dormiram no Senhor, isto é, morreram. Mas deveriam consolar-se mutuamente com a esperança da segunda vinda de Cristo, pois nesse dia aqueles que morreram ressuscitão primeiro e depois os que estiverem vivos serão arrebatados aos céus e se encontrarão com o Senhor Jesus nos ares. Paulo sabia que a morte não poderia nos separar do amor de Deus. Jesus venceu a morte, ele ressuscitou ao terceiro dia. Ele , Jesus, Possui as chaves da morte e do inferno.
Oh, meus amodos irmãos em Cristo, guardemos esta esperança até aquele grande dia. Pois fiel é o que prometeu! O senhor falou com o morto e lhe deu uma ordem: Levanta-te. E o jovem levantou-se e conversava com os que ali estavam. O que isso significa?
1- Que Cristo é superior a morte;
2- Que nós fomos representados naquele jovem.
O pecado nos matou para Deus. O pecado sepultou nossa vida espiritual. Se hoje estamos de pé, é porque Cristo veio até nós e nos disse a mesma coisa que disse aquele jovem. Não existe maior representação de saúde e vitalidade do que um jovem. Alguém que está na flor da idade. Mas o pecado matou a todos. Matou as crianças ( a filha de Jairo ) . Matou os jovens ( o filho da viúva). Matou os adultos ( Lázaro). Entretanto, este jovem simboliza a vida em seu auge, no seu fulgor. Mas ainda sim, aquele jovem morreu. Não veja morte aqui apenas no sentido literal da palavra, mas principalmente no sentido espiritual. Nossos jovens estão mortos para Deus. Eles parecem sadios, felizes e fortes, mas todos estão mortos.
O apóstolo João disse: Jovens, vos escrevo porque vós sois fortes. Deus chamou os jovens para servirem em seu reino. Ele chamou Davi, Jeremias, Daniel e seus amigos. Deus chamou José , filho de Jacó. Mas Deus precisa dar vida aos jovens porque eles estão mortos em pecados e ofensas. Não se engane, Deus sabe que todos estão mortos, mas é ele mesmo quem levanta batalhões de jovens crentes em meio a um enorme vale de ossos ressequidos. Que nossa nação seja vivificada! Que nossos jovens sejam vivificados pelo poder do evangelho de Cristo Jesus.
Senhor, chame os mortos para o seu serviço! Chame os mortos para pregarem o evangelho! Dê vida ao que está morto na nossa geração!
III- O louvor da Gloriosa Graça
Um grande profeta se levantou entre nós, diziam eles. "Deus interveio em favor de seu povo"(v.16 b)
Todos louvaram a Deus com temor, porque para isso Jesus operou e continua operando em nossos dias. Para que o nome de Deus seja glorificado. Sua graça é enaltecida quando os pecadores reconhecem que a mão de Deus operou em seu meio. Nós, miseráveis pecadores redimidos  louvaremos essa gloriosa graça lá nos céus porque então desfrutaremos dessa vida em toda sua força e plenitude. Vida que jamais terá fim, vida eterna. A cidade de Naim louvou a Deus porque ele veio ajudar seu povo dando vida aos mortos. Nós, a nova Jerusalém, louvaremos a Deus, porque ele mesmo, Jesus, veio nos ajudar, dando-nos uma eterna salvação e vida plena. Tudo feito para que a graça e a bondade de Deus seja exaltada. Nada merecemos, mas ele de livre e espontânea vontade decidiu nos dar vida. Jesus não tinha que ressuscitar aquele jovem. Ninguém pediu, nem o jovem, visto que estava morto, nem sua mãe. Jesus deu vida aquele morto para revelar a bondade de Deus.
Ele nos vivificou pelo poder do seu Espírito Santo. Deu-nos uma nova vida e um dia essa vida jamais se acabará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário