sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Vontade de Deus


Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.(Sl 40.8)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


1-O Cristão deve desejar ardentemente a vontade de Deus(Mt 6.10)
2- Mesmo em momentos difíceis, os filhos de Deus devem confiar e se render a soberana vontade de Deus( Mt 26.39,42)
3- Jesus, o maior exemplo de obediência ao Pai( Jo 4.34;6.38)(Mt 3.17)
4- Fazer a vontade de Deus nos identifica como membros de sua Família(Mt 12.50)
5- Fazer a vontade de Deus nos identifica como amigos de Cristo( Jo 15.14)
6- Fazer a vontade de Deus é ser Sábio(Ef 5.17)
7- Não temos motivos para rejeitar a vontade de Deus( Rm 12.2)
8- Esta é a vontade de Deus: Por tudo dai graças( I TS 5.18)
9- Esta é a vontade de Deus: a Vossa santificação( I Ts 4.3)
10- Antes de aceitarmos a fé fazíamos SEMPRE a nossa vontade(pensamentos e carne)(Ef 2.3)
11- Toda a criação surgiu da vontade de Deus( Ap 4.11)

Amados(as), que o Espírito Santo nos capacite a primeiramente entendermos qual seja a vontade de Deus para as nossas vidas. E que Ele nos ajude a executar do mesmo modo a vontade daquele que nos tirou das trevas e nos trouxe para a luz.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o maior exemplo de entrega aos braços do Pai Celeste. O tempo todo ele (Jesus) demonstrava a seus díscipulos que tudo que fazia ou dizia era exatamente a vontade de Deus Pai:

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38

Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4:34


O próprio Deus testemunhou o quanto Jesus lhe era obediente:

E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:17

Deus estava dizendo: Este é o filho que eu amo. Ele sempre faz os meus gostos ou meu querer(vontade)

Na verdade, Jesus sempre fez a vontade do Pai, como que para agradá-lo, ou fazê-lo sorrir. Desde o princípio foi assim, até mesmo na criação. O seu relacionamento com Deus era e é perfeito. A comunhão entre Pai e filho está além da nossa capacidade humana de classificar:" Eu e o Pai somos um."

O amor lança fora o medo. De fato, devemos obedecer a Deus não motivados pelo medo, tendo em vista um Deus Tirano que pode nos lançar no inferno a qualquer momento, Não!
Mas, assim como Cristo, devemos obedecer a Deus com Prazer e alegria, na intenção de fazê-lo feliz e orgulhoso de ser nosso Pai.

O salmista disse, profeticamente: Deleito-me em fazer a tua vontade,ó Deus meu, sim, a tua lei está no meu coração.

Conhecendo as escrituras, conheceremos a vontade daquele que nos criou e nos gerou novamente de acordo com sua própria vontade.

Nós, pecadores, vivemos em grandes conflitos espirituais, pois Paulo demonstra isso exemplificando um duelo que ocorre dentro do homem. Trata-se de uma luta entre fazer a vontade do Espírito Santo e fazer as vontades da carne.
Antes de aceitarmos a fé do filho de Deus, fazíamos mesmo, sem remorços, nossas vontades pecaminosas. Hoje, guiados pelo Espírito e capacitados por ele mesmo, somos capazes de dizer não ao mundo e sim para o Senhor.

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17

Oh, Senhor, Ajude-nos a fazer a tua vontade.

Jesus disse:Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:21

e disse mais:Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:14


Devemos nos render a soberana vontade de Deus, pois sua vontade é boa, perfeita e agradável. Para experimentarmos sua vontade, devemos renovar nosso entendimento, devemos nos conformar com a santa palavra do Eterno e não com este mundo.

Sabemos explicitamente duas vontades de Deus " Nossa gratidão expressa e nossa santificação"

Por tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco(1 tS 5.18)

Nem sempre é fácil sermos agradecidos. Em lutas, provas e adversidades somos tendenciosos a murmurar e não a sermos gratos. Porém assim como Cristo o fez no Getsêmani, ao ser moído e expremido, façamos nós também: Senhor, se possivel for, passes de mim este cálice, todavia não sejas como eu quero, mas como tu queres...

Gostaria de terminar dizendo dois exemplos da vontade ativa de Deus:

Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Salmos 115:3

Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. Jó 23:13


Ora, um exemplo bem claro disso é a própria criação. O universo surgiu graças a vontade de Deus. Não foi algo inesperado, uma explosão repentina, que fez os mundos existirem. Não!
Vejamos o que está escrito:

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.(Ap 4.11)

Não só os mundos foram criados pela vontade divina, como eles ainda existem porque Deus quer assim.

Medite nisso e diga: Eis-me aqui, Senhor, faça-se em mim a tua vontade ou como Maria mesmo disse:

Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. .. Lucas 1:38

Em breve falaremos de Abraão, um exemplo de abnegação e obediência a Deus...

Um comentário:

  1. "O sábio escutará e absorverá mais instrução..."
    Excelentes publicações meus irmãos, mas falta aparecer mais o nome de Deus,eu os encorajo a escreve-lo,afinal-"O nome de JEOVÁ e uma torre forte, o justo corre para dentro dela e recebe preteção".
    Até mesmo amado pastor,o verdadeiro pastor,aquele que dá a vida por suas ovelhas,disse:"...tenho feito manifesto teu nome a meus irmãos...".
    É incrivel JEOVÁ está em todos os lugares,e nesta página vocês deixam claro isto.
    Realmente JESUS É LEÃO DE JUDÁ.

    ResponderExcluir