terça-feira, 12 de julho de 2011
A Maior das Decisões
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;(Rute 1.15-16)
Estudo Por Frankcimarks Oliveira
1- A decisão de um Herói Nacional- Naamã(2 Rs 5.17-18)
2- A decisão de um Mordomo-o Eunuco Etíope(At 8.37-38)
3- A decisão de um homem de confiaça do Estado- Carcereiro de Filipo( At 16.33-34)
4- A decisão de muitos de Éfeso- Judeus, gregos , Inclusive feiticeiros
( At 19.17-19)
Irmãos, a Palavra do Senhor é muito clara: Aquele que crer e for batizado será salvo. Graças a Deus por sua infinita bondade em nos conceder sempre uma chance de arrependimento e conversão.
Veremos nesse estudo que a maior decisão que um ser humano pode tomar é " aceitar ao Senhor Jesus como seu Deus Salvador"
Paulo disse:
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Romanos 10:9 )
Se faz necessário fé e confissão para que haja salvação. O senhor Deus já fez tudo para nos livrar da ira vindoura, mas deixou-nos uma parcela de ação: Aceitar o que ele fez por nós ali na cruz!
Talvez voce diga: " Ah, isso é muito simples, só preciso crer e confessar Jesus como Senhor da minha vida?!- Não preciso fazer caridades, doar meu dinheiro, pagar minhas indulgências para ser salvo?!
A resposta é absolutamente NÃO!NÃO! NÃO!
Ninguém poderá escusar-se diante do Eterno, pois Deus em sua infinita "paixão" pelo ser humano facilitou ao extremo a aquisição da salvação para os homens.Porém é o homem quem se decide por Deus.
Deus decidiu nos amar primeiro, antes mesmo de demonstrarmos amor por ele. Mesmo quando o aborrecíamos, Ele decidiu nos amar, Ele simplismente nos amou. Agora, precisamos reconhecer seu grande Amor. Somente assim conseguiremos viver para Ele.
Rute era uma moabita, casada com um dos filhos de Noemi, uma mulher que conhecia o verdadeiro Deus de Israel.
Sabemos que a vida em Moabe para Noemi não foi nada fácil. Ela perdeu seu esposo e filhos, ficando somente com suas noras. Noemi vivia o auge da amargura, o ápice do desamparo( pelo menos na ótica humana)
Quando as coisas " apertaram" Noemi despediu suas duas Noras, porém uma delas tomou uma decisão que " parou o céu".Veja o que ela disse:
porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Rute chamou a atenção do Todo Poderoso. Ela creu que o Deus de sua sogra era o Deus abençoador e que não importava as circunstâncias, Ele jamais desampararia Noemi. Por isso ela se converteu dos deuses de seus pais para o único Deus invisível de Noemi.
Rute era uma mulher simples, mas determinada, pobre, mas guerreira, gentia, mas cheia de fé e amiga dos aflitos nas horas difíceis.
Na verdade, o testemunho de sua sogra a ganhou para o Deus de Jacó. Eu creio que Rute ficara impactada com o testemunho de Noemi, que mesmo aparentemente murmurando, cria que era Deus quem estava no controle de todas as coisas e que aquela situação era vontade de Deus.( sabemos que através de toda essa dificuldade Deus glorificou seu nome)
Rute fora abençoada pelo Grande eu sou, redimida por Boaz e próspera na terra de sua amiga Noemi.Pois decidiu seguí-lo, serví-lo e estar em meio do seu povo.
Não posso deixar de falar de Naamã, capitão da guarda da Síria, um herói nacional.
Este homem era riquíssimo, porém era um leproso. Sua enfermidade lhe trazia tristeza e desprezo. Do que lhe valia ser um herói, se não podia estar perto daqueles que o amavam?
Ficou sabendo através de uma jovem hebréia, serva do Deus vivente,a solução para seu problema, ela lhe notificou o poder de seu Deus. Naamã foi em busca do profeta Elizeu e então começa a passar um processo de conversão em sua vida.
Homem orgulhoso, prepotente, vaidoso, altivo, teve que se dobrar diante de Jeová.
Sete vezes mergulhou no rio Jordão( há épocas que o rio é pura lama)e ficou sarado de sua lepra. Naamã primeiro teve que crer para depois ser batizado. Na verdade sua fé apenas bastava, mas o ato de descer às aguas representava sua fé em ação e servia de testemunho perante todos que a palavra de Deus não falha.
Vejamos o que ele diz:
E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
De fato, Deus não só mudara o exterior de Naamã, mas o seu interior. Seu coração agora estava voltado exclusivamente para o único Deus capaz de nos purificar de todos os nossos pecados. Seu coração agora adorava apenas aquele que nos limpa com sua Palavra, que quebra nosso orgulho de pecadores infames, e de um modo perfeito
( 7 )torna-nos novas criaturas. Pois saiba que a biblia diz que a pele de Naamã tornara-se como a pele de uma criança. Aleluia.
Já vemos no Velho testamento a mensagem do Novo nascimento( evangelho de Jesus).
Do mesmo modo o Eunuco creu e foi batizado, o carcereiro e sua casa ouviram a pregação de Paulo e creram no evangelho, logo foram batizados( ressuscitados para Deus)
Para terminar gostaria de comentar as decisões feitas pelos efésios através do ministério de Paulo.
Deus através de seu apóstolo fazia coisas extraordinárias. Curava milhares pelos aventais de Paulo. Demônios eram expelidos pelo nome de Jesus, a quem Paulo pregava dia e noite. E judeus e gentios decidiam-se por Cristo. Até mesmo feiticeiros rendiam-se aos pés do Deus de Rute, visto que viam os sinais do Deus vivo. Seus deuses( ídolos) não faziam o que Jesus estava fazendo, por isso o nome de Jesus ia sendo engrandecido.
Todos os bruxos que se decidiam por Cristo abandonavam suas encantarias e queimavam em praça pública todos os seus materiais de feitiçaria.
Que o Deus de Noemi seja conhecido em todas as nações como o Remidor.
Que o Deus de Elizeu seja conhecido como a cura para os Pecadores.
Que o Deus de Filipe seja conhecido como o cordeiro que tira o pecado do mundo.
Que o Deus de Paulo seja conhecido como o único Libertador.
Voce também pode tomar essa decisão na sua vida. Aceite agora mesmo o Senhor Jesus Cristo em sua vida e ele te remirá, será para ti um redentor maravilhoso, será para ti um rio de vida que purifica-te da injustiça. Será para ti a oferta pelos teus pecados e teu grande libertador.
Infelizmente, eu sei que mesmo Faraó vendo tantos sinais de Deus, ele não creu na verdade. Mesmo vendo a mão de Moisés operar tantos sinais, ele decidiu não acreditar no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Por isso morreu em seus pecados.
Não tome a decisão errada, creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo tú e tua casa.
obs: o batismo nas águas não salva, serve apenas como testemunho da obra que Deus já começou a realisar na vida daquele que creu.
o ladrão da cruz não teve tempo de ser batizado, porém Jesus lhe garantiu: Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.
Se tú acreditas em teu coração, confesse com sua boca( ação interior e ação exterior)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário