sábado, 4 de dezembro de 2010

Um Caminho A Seguir



Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.(Sl 32.8)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


I- Homens que seguiram este Caminho
A- Abrão(Gn 12.1)
B- Josué e Calebe(Nm 32.12)
C- Levi, o publicano (Mc 2.14)
D- Os apóstolos( Jo 1.35-43)

II- O preço a ser pago

A-Renunciar:

1-A própria vontade( Lc 9.23)
2-Sua própria vida{[desapego](Lc 9.24,25)
3-Família( Gn 12.1)(Mt 8.21,22)
4-O Conforto (Mt 8.19-20)

III- O Caminho é estreito
A- Segue a justiça
B- Segue a piedade
c- Segue o amor( 1 Co 14.1)
D- Segue a Paciência
E- Segue a Mansidão (I Tm 6.11)
F- Segue a fé
G- Segue a Paz( 2 Tm 2.22)
h- Segue a boa doutrina (1 Tm 4.6)

IV- O Caminho Revelado

A- O pedido do salmista:
Faze-me conhecer o caminho( Sl 143.8)

B-A promessa de Deus:
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir(Sl 32.8)

C-A afirmação de Jesus:
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(Jo 14.6)

Amados, Seguir Jesus Cristo é algo que requer esforço da nossa parte. Não podemos nos conformar com este mundo, infelizmente quando retiramos nosso olhar do Meigo Nazareno começamos a afundar nas ondas deste mundo, mas Graças a Deus que nos dá a vitória através de Cristo Jesus que com sua imensa graça nos preserva dos náufragos e nos sustenta com suas mãos.

Seguir ao Carpinteiro requer acima de qualquer coisa "renúncia". E como é dificil abrir mão de pequenos caprichos que de tão perto de nós acabam nos seduzindo.
Desde o princípio Deus procurou seguidores, homens e mulheres,jovens e idosos, grandes e pequenos para imitarem o Santo de Israel, seguindo suas veredas de Justiça.
O salmista disse:

Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.(Sl 27.11)

Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.(SL 25.4)

Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.(Sl 119.35)

Veja o quanto este poeta desejava conhecer o caminho a ser seguido. Vendo tamanha prontidão em buscar o caminho certo o Senhor prometeu que ensinaria o caminho a ser seguido: Jesus!

Se voce da mesma forma almeja muito agradar a Deus e busca o caminho certo, então siga o exemplo do Filho de Deus, o varão perfeito.
Só chegamos ao Pai através de Jesus Cristo, sem ele jamais acertaremos o alvo e nos perderemos no meio do percurso.

Jesus disse:

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.(Mt 7.13-14)


Temos que escolher definitivamente o caminho que vamos seguir. Parece tão simples, mas requer muito de todos nós, porém não estamos sozinhos, e Cristo Já venceu o mundo.

No jardim havia milhares de arvores frútiferas para alimentar Adão e Eva, porém eles escolheram instruidos por Satanás logo aquela árvore proibida. O que quero dizer é que mesmo nós muitas vezes sabendo que a melhor porta a adentrar é a estreita, escolhemos a larga, conhecendo que o melhor caminho é o apertado, escolhemos o espaçoso.

O Ser humano é assim e gosta de dá um "jeitinho" em tudo. Procura facilitar tudo e acaba quebrando a cara. Tem misericórdia de nós ,Senhor!

Jesus também disse:

Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.(Mc 2.17)

Disse isso após ter chamado Levi, um publicano, para seguí-lo. Foi Deus quem te escolheu, mesmo com tantas falhas e tão doente, Jesus te viu e te escolheu. Aquele que começou a boa obra ainda não terminou...

Gosto muito do texto em que Jesus vai chamando seus apóstolos. Ele simplismente os chama e eles o seguem. Jesus é soberano! Vamos ver:

...E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.(Jo 1.37-39)


Eles foram atraídos por Jesus, logo após seu batismo por João. O que mais gosto é quando perguntam: Onde moras? e Jesus diz: Vinde e vede!
Há tanta coisa aqui para nós... Jesus não envergonhou-se de mostrar sua humilde casa, nem de sua família simples. Mostrou tudo àqueles "desconhecidos" pois estes seriam seus seguidores e apóstolos.
Jesus deseja se revelar a cada um de nós. Ainda ouço sua voz ecoar: Vinde e vede, vinde e vede!
Precisamos conhecê-lo melhor, além das aparencias, além dos fatores externos e de condições terrenas, das dificuldades e impecílios; Precisamos muito conhecê-lo.

Certa feita um escriba disse que seguiria o mestre em qualquer lugar. O Senhor disse: Não tenho nem onde reclinar a cabeça. Será que aquele homem que estava acostumado a uma vida cheia de regalias e comodidades estava ciente que seguir a Cristo é algo muito sério e que requer renúncia.

Não devemos confundir as coisas aqui. Não estou dizendo que se moro bem e como bem e agora sou cristão devo morar mal e comer mal, mas que se por causa da minha fé isso for necessário devido a perseguições ou coisas do tipo, devo enfrentar com o coração pronto.

Minha família também não pode interferir nas minhas escolhas, por exemplo de seguir a Jesus. Para alguns isso é vergonhoso, careta e etc. Nossa prioridade deve ser Deus.

Um homem comum que seguia a Jesus queria enterrar seu falecido pai, porém Jesus disse: Dexai os mortos enterrarem seus mortos. Outra vez Jesus disse: Quem não aborrecer pai e mãe por amor de mim não é digno de mim. Ele não falava em fazer isso propositadamente. Mas falava que se meus pais se aborrecem porque agora sou cristão e faço o que É CERTO( O que a biblia manada) então não tenho culpa.

Muitos são os que deixam de ir aos cultos evangélicos porque seus pais não gostam de crentes ou por que têm algum problema, enfim...Seguir Jesus antes de qualquer coisa é nossa prioridade.

Como saber se alguém realmente é discipulo de Jesus ou seguidor de Jesus?
Ora, vimos no tópico Caminho estreito caracteristicas de um verdadeiro seguidor do Mestre. Alguém que segue a paz, a piedade, o amor, a mansidão,etc esse sim é um verdadeiro seguidor: Aquele que toma a sua cruz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário