sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Aprendendo grandes lições com uma mãe aflita



E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Estudo Por Frankcimarks Oliveira

I- Buscou a Jesus através do clamor(V.22)


Ela entendeu que só Jesus poderia resolver seu problema. Não buscou outra ajuda se não a do Filho de Daví, ou seja , ela reconheceu em Jesus sua descendência real, coisa que nem mesmo muitos judeus tinham feito. Essa mulher era gentia, pertencia as regiões de tiro e Sidon, por isso havia certa rivalidade entre os discipulos de Jesus e aquela probre mãe aflita. Eram os cananeus quem habitavam na terra prometida antes de Josué tomá-la. Por isso se ouvia: Mestre, despede esta mulher porque vem gritando atrás de nós, isso chama-se preconceito e descriminação racial.

Jesus faz silêncio e não lhe responde nada. Todos nós temos muitas vezes de enfrentar o silêncio de Deus, mas aprenda mais uma lição com essa mãe:

II- Adorou ao Senhor Jesus, prostrou-se diante dele, a seus pés, implorando por socorro!(v.25)

Vemos que esta mãe estava disposta a pagar um preço por sua filha oprimida, para que esta fôsse liberta das mãos do inimigo. A mulher cananéia não mediu esforços para conseguir o que queria.
Primeiro enfrentou um silêncio "horrível" da parte do Mestre e depois foi rejeitada pelos discipulos de Jesus. Estes fizeram oposição a vitória que aquela mulher fora buscar.
Ela não DESISTE! Rompe o silêncio, o desprezo da multidão( Sempre existe uma multidão para a trapalhar-nos e nos fazer parar). Ela decide adorar a Cristo!
E você o que tem decidido fazer em relação a Cristo? Diante de tantos problemas, adiversidades, frustrações, qual sua posição? Sua família está sendo aprisionada por Satanás? Seus filhos, marido, esposa?
Só há uma coisa a fazer: Buscar a Cristo e perseverar na adoração até que ele responda e corresponda a sua fé.

III- Passou pela prova do Senhor ao humilhar-se diante dele(V.24,26,27)

O Senhor sempre nos provará. Neste caso lançou uma palavra que até mesmo poderia nos "desanimar" : Eu fui enviado somente aos filhos da casa de Israel.
Ele estava dizendo que primeiramente tinha vindo para os filhos de Israel( Ele veio para os seus, mas os seus não o receberam, mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus)
Nem com aquela frase essa mãe desiste.
Persevere querido(a)! Talvez você esteja sendo provado pelo Senhor.
Obeserve a atitude desta mãe:

Jesus lhe diz:Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.


Ela se põe no lugar dos cachirrinhos que perambulavam as mesas de seus donos nas horas de refeições para comer alguma sobra. Exatamente isso!
Ela conseguiu chamar a atenção de Jesus Cristo, pois reconheceu que não era nada e que dependia da boa vontade de seu Senhor. Essa mãe reconheceu seu lugar e humilhou-se diante do Grande eu Sou.
A resposta de tudo isso?

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

1- O segredo é clamar, orar sem cessar.
2- Perseverar no silencio, não parar diante de barreiras( neste caso os discipulos)
3-Adorar antes mesmo de receber o que tanto quero
4-Humilhar-me diante de Deus e colocar-me no meu lugar de servo
5-Ter fé naquele que tudo pode e que tudo executa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário