domingo, 31 de outubro de 2010

Ajudando Um Pai Aflito



E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,
E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.(Mc 5.22-24)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


a- Jairo buscou a Jesus num momento de dor e aflição( Mc 5.23)
b- Jairo mesmo sendo tão importante humilhou-se diante de Cristo perante toda a multidão( Mc 5.22)
c- Jairo teve que esperar Jesus atender primeiramente uma mulher doente no meio do caminho( Mc 5.25-34)
d- Jairo teve de enfrentar a indiferença de seus companheiros que tentaram persuadí-lo a desistir: Tua filha está morta, não enfades o mestre(Mc 5.35)
e- Jairo Recebeu uma palavra de esperança da parte do Senhor( Mc 5.36)
f- Jairo teve que enfrentar o pouco caso que algumas pessoas em sua casa fizeram de Jesus ao dizer que ainda havia esperança para sua filha(Mc 5.38-40)
g- Jairo viu o resultado de sua busca, fé e perseverança: Sua filha em pé, andando e comendo(Mc 5.41-42)


Uma análise de duas vidas bem parecidas, de duas famílias aflitas:


A família da mulher do fluxo sofria concerteza pela sua ausência
A família de Jairo sofria com o "doença" e a morte de sua filha

Há muitas coisas a serem ditas sobre Jairo. A bíblia diz que este homem era príncipe na sinagoga, ou seja, um homem de nome, autoridade, conhecimento e respeito perante aquela sociedade.

A sinagoga não era somente um lugar onde se cultuava a Deus, ali também existiam escolas...Jairo poderia ser um professor de teologia ou quem sabe economia ou alguma ciência de sua época.

Com certeza este homem era um homem rico, de muitas posses e que exercia grande influência em sua sociedade. Quem sabe Jairo não ajudou financeiramente em reformas do templo? Podemos afirmar uma coisa sem duvidar: Jairo tinha de tudo em sua vida e encontrava-se em segurança e conforto.

Porém algo tornava Jairo infeliz: A enfermidade de sua filha. Nem tudo são flores na vida. O homem por mais renome e status que carregue nos ombros sempre terá algo que o fragilizará. Imagino que cena constrangedora para os amigos de Jairo, muitos fariseus e sacerdotes, religiosos e políticos vendo-o suplicando, implorando socorro a um mero carpinteiro. Imagino aquele homem com belas vestes, muito ouro e de boa aparência, rogando ao nazareno que entrasse em sua casa para sarar sua única filha. Deve ter sido difícil para Jairo se misturar aquela multidão de pessoas simples, prostitutas, cegos, leprosos, e muitos doentes.

Jairo sabia que sua única solução era Cristo. Finalmente teve de se dobrar perante aquele carpinteiro tão perseguido e criticado por seus companheiros de sinagoga. A vida é uma roda gigante que dá muitas voltas. A bíblia não diz, mas eu penso que muitas vezes Jairo encontrou-se numa roda de amigos religiosos que falavam muito mal de Cristo. Muitas vezes viu os planos de homicídio que os mesmos arquitetavam para Jesus...A vida de fato é uma roda gigante!

Jairo se via agora sem ter pra onde ir...sua única esperança era Jesus! Aleluia.
Os evangelistas nos dizem que ele pôs-se de joelhos aos pés de Yeshua e rogou-lhe que fosse em sua casa e que curasse sua pobre menina. Entenda uma coisa, a filha de Jairo tinha doze anos e era a única alegria que aquele homem tinha. Deduzo que ele queria muito um primogênito homem, mas não Pôde. Quem sabe aquela jovem não fosse um milagre de Deus. Não sabemos a idade de Jairo, ele ou sua esposa poderiam ser estéreis e aquela criança era simplesmente um presente de Deus.

Enfim, tudo isso são hipóteses. Jairo por ter dinheiro fez como aquela mulher do fluxo de sangue, gastara muito dinheiro para quem sabe curar sua filha. Em um dos textos Jairo diz que sua filha está moribunda( enferma). A quanto tempo? Não se sabe. O que sabemos é que aquela mulher do fluxo fazia doze anos que estava enferma e as histórias de ambos são muito parecidas: Uma sofria de um fluxo a doze anos e outra tinha doze anos de idade. Você acha que isso é coincidência? Não! Deus sabe trabalhar.

Deus não faz acepção de pessoas, ele veio para ricos e pobres, ele pregou para Zaqueu e Bartimeu, para o Jovem rico e para muitos leprosos miseráveis. Pregou para Pilatos mas também para pescadores, pregou para sacerdotes e fariseus, mas também para prostitutas e publicanos. Aleluia!
Jesus estava voltando de uma missão: Expulsou uma legião de demônios de um jovem em Gadara, agora estava na cidade onde Jairo morava. Estava ali por ele e por aquela mulher do fluxo.

Assim como aquela mulher sangrava por doze anos seguidos, creio que Jairo e sua esposa também sangravam a doze anos, não de uma enfermidade no corpo, mas na alma, por verem sua filha doente numa cama.
Não é fácil para um pai ou uma mãe verem seus filhos enfermos, sem poderem ir a escola ou brincarem com seus amiguinhos na rua.

Jairo tinha pressa, pois quando saiu sua filha ainda estava viva, muito doente, mas viva. Jairo queria que Jesus se apressasse em responder seu pedido, mas a multidão apertava o Mestre. Os passos de Jesus eram passos curtos, não só por que a multidão o comprimia, mas porque queria que aquela mulher o tocasse e fosse curada.

Posso chamar essa mensagem de " Curando duas famílias aflitas". Ora, quando uma mulher entrava no período fértil e não engravidava, ela sangrava ou seja menstruava. Devido a este processo as mulheres daquela época que observavam as leis de Moisés deveriam separar-se do convívio social por alguns dias, até que ficasse "pura" novamente. Ela não podia tocar em ninguém pois estava imunda e se fizesse isso seria apedrejada.

Esta mulher do texto estava nesse processo de sangria há 12 anos, ou seja, eram doze anos isolada da família e da sociedade. Ela ficou sabendo de Jesus através de suas amigas que voltavam todos os meses para aquele arraial.
Jairo poderia estar sofrendo também a doze anos, desde que sua menininha nascera.
Por isso Deus juntara essas duas histórias, por duas vidas serem tão parecidas. Sabe o que entendo? - Eu não sou a única pessoa que sofre nessa terra. Muitas pessoas também sofrem como eu ou até mais que eu.
Somos tendenciosos a achar que sofremos mais que todo mundo ou que fomos abandonados por tudo.

Quem sabe muitas vezes Jairo não pensou em abandonar a sinagoga onde servia a Deus, lamentando-se que seus esforços e sacrifícios de nada valiam e que Deus o tinha esquecido.?

Veja que Jairo ao encontrar Jesus dá-lhe a instrução de como curar sua filha: Você entra La em casa, põe a mão na cabeça dela e ela é curada. Isso demonstra pelo menos que ele cria que Jesus tinha esse poder. Mas aqui também cabe outras implicações. Por ser líder a tanto tempo Jairo não percebeu que fora autoritário com Jesus... Deduzo que Jesus queria tratar Jairo antes de mais nada, por isso o fez esperar e curou primeiro a mulher da sangria. Saiba esperar o tempo de Deus, possa ser que ele já esteja a caminho de sua casa.

Jesus queria mostrar para Jairo que as coisas não funcionavam do jeito dele. Por mais que nos ajoelhemos e roguemos milagres com lágrimas temos de ter o cuidado de não estarmos usando disso para querermos controlar o nosso Deus. Deus não recebe instruções de Homens, Quem ensinou o caminho ao todo Poderoso? Quem instrui o seu Espírito?

Que quando nos ajoelhamos, o nosso coração se entregue a vontade de Deus. Que seja feita a tua vontade e não a minha, Senhor.
Muitas pessoas só vem a Cristo através da dor. Jairo é um exemplo disso: Foi quebrado quando vira sua filha enferma.

No entanto existem pessoas que nem mesmo a dor é capaz de levá-la a Jesus. Lembra-se do malfeitor da cruz que zombava do nosso Mestre e que não se arrependeu nem mesmo nos últimos minutos de vida?
Um deles arrependeu-se e creu no reino do Messias, por isso Jesus lhe disse; Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso.

Jairo recebeu Jesus em sua casa, isso espiritualmente significa conversão, ele e sua casa aceitaram a Jesus, ficaram maravilhados ao virem o poder do Filho do Homem.
Não foi fácil para aquele homem tão honrado abrir mão de seu status na sociedade e buscar os pés do meigo nazareno. Seus amigos com medo de que Jesus fizesse mais um milagre, e eles criam nisso, sabiam que a chance da filha de Jairo ressuscitar era 100% , só bastava Jairo crer. Por isso disseram: Ela está morta, não enfades o mestre.

Imagina se um dos principais da sinagoga passa a crer em Jesus, como seria chato ter de ouvir um dos seus falando o tempo todo: Olha esse Jesus tem poder mesmo, ele foi La na minha casa e fez um rebuliço santo. Oh glória!

Para fazer o milagre Jesus teve de mandar todos aqueles murmuradores e escarnecedores da casa. Para o Espírito Santo agir o devemos propiciar-lhe um ambiente de oração, louvor e paz. O desespero e o medo tiram a fé.
Somente 3 de seus discípulos viram a cena da defunta levantando e sendo dada de volta a seus pais.

Aliás, muitos pais oram a Deus pedindo seus filhos de volta. Filhos que se envolveram com drogas, tráfico, prostituição e que estão mortos em seus pecados e é claro filhos que estão acometidos de um coma, de uma doença muito grave.
Só posso dizer para esses pais: Não temas, crê tão somente.
Queridos, não deixem seu dinheiro, seu prestígio ou status social te afastarem de Jesus. Faço como Jairo e desça do pedestal. Seu orgulho não vai te levar a nada.

Não queira ensinar Deus a trabalhar, creia nele e veras o milagre em tua casa.Amem?
Eu creio que tanto Jairo como aquela mulher do fluxo de sangue passaram a ser testemunham de Jesus, missionários do reino e creio também que você que está lendo este blog será um agente divulgador das boas novas do reino não só por ter este conhecimento bíblico, mas por vivenciar o Talita cume de Jesus para sua vida.

Ei, levanta-te para ser um testemunho vivo.
Ei, levanta-te para mostrar que a fé em Cristo basta,
Ei, levanta-te para mostrar que a palavra de Jesus dá vida,
Ei, levanta-te em nome de Jesus agora...

Não deixe que até mesmo pessoas de sua casa te tirem a esperança. Creia em Jesus tão somente.Amem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário