quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As vestes dos Eleitos



Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição
(Cl 3.12-14)

Estudo Por Frankcimarks Oliveira


A-Vestes de Salvação(Is 61.10)(Sl 132.16)
B-Vestes de Justiça(Sl 132.16)
C-Vestes de Santidade(Ap 3.4,5,18)
D-Vestes de humildade(1 Pe 5.5)(Et 4.1)
E-Vestes de Louvor(Sl 30.11,12)(Is 61.3)
F-Vestes de Fortaleza(Is 52.1)
G-Vestes de Poder(Lc 24.49)
H-Vestes Lavadas(Ap 1.5;7.14)
I-Vestes de Soldados(Ef 6.11,13-17)
J-Vestes Novas e não Velhas(Cl 3.8,9)(Ef 4.22)
k-Vestes de Jesus(Rm 13.14)
L-Vestes de Imortalidade(2 Co 5.1-8)(1 Co 15.53-54)

Paulo mostra as roupas adequadas para um cristão trajar em colossenses 3.Podemos chamar este capitulo de O guarda roupa dos eleitos de Deus.
Vejamos algumas peças:

1-Misericórdia: Virtude que nos leva a compaixão,colocamo-nos no lugar do outro.
2-Benignidade:É serbondoso, brando. Pagar o mal com bem.
3-Humildade:Não querer se projetar sobre os outros,colocar-se no seu lugar,reconhecer fraquezas,ser tolerante...
4-Mansidão:Tranquilidade,calma, equilibrio emocional.
5-Longaminidade:Generosidade,tranquilo além do normal, capacidade de suportar alem da medida,amar os próprios inimigos,não retaliar,não devolver a afronta.

E sobre tudo revesti-vos do amor que é o vínculo da perfeição.Devemos vestir todas aquelas roupas citadas acima,e o amor deve cobrir ou estar por cima de todas elas...

Quando Lemos:

Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.(Rm 13.14)

Na verdade Paulo está alertando a igreja para um despertamento, não é tempo de dormir,mas é tempo de nos parecermos com Cristo.Por isso devemos nos vestir de Jesus,pois só assim ficaremos parecidos com ele(imitando-O)
Jesus tinha todas as 5 características de cl 3,daí falar em vestes de Jesus é o mesmo que falar em vestes novas...

Primeiramente, precisamos entender que o pecado é como a sujeira impregnada na roupa,por isso precisa ser lavada.Neste caso só o sangue de Jesus pode nos limpar:

Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, (Ap 1.5)
E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
(Ap 7.13,14)


Este texto pode-se aplicar a nós,mas no contexto refere-se aos que passaram pela tribulação.

Não há mancha que este sangue não consiga lavar,talvez voce se considere o maior dos pecadores,mas veja:

Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.(Is 1.18)

Somente depois de lavadas suas vestes voce poderá usar as vestes de salvação e por conseguinte as vestes de louvor,pois a salvação nos traz a alegria,a salvação e as boas novas afasta o espirito angustiado:

Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.(Is 61.10)

Jesus veio a esta terra para mudar nossa sorte,nossa situação de miséria e tristeza,para nos encher de sua alegria. Ele quer mudar suas vestes de vergonha e te dar dupla honra:

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.(Is 61.3)

Davi disse em um de seus salmos que o Senhor trocara sua veste de saco por veste de alegria:

Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te louvarei para sempre.(Sl 30.11,12)


Acredite que o choro pode durar uma noite,mas a alegria vem ao amanhecer...Deus nos dá motivos para louvar.Aleluia!

Lembro-me de Ester e Mardoqueu que se humilharam e clamaram pelo livramento,trocaram suas boas vestes´por panos de saco e jogaram cinza sobre a cabeça...Muitas vezes precisamos sair do comodismo espiritual,temos que nos humilhar diante daquele que tudo pode.Mais uma vez a tristeza deles se tornou em alegria.

Deus nos fez reis e sacerdotes,e como sacerdotes não podemos nos tajar de toda forma,visto que os sacerdotes leviticos tinham ordenanças específicas a cerca de suas vestes ministerias. Por isso veja nossas vestes sacerdotais:

Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos.(Sl 132.9)

Este verso se aplica tanto a liderança pastoral quanto a todos os eleitos,partindo-se do pressuposto em que todos somos ministros de Deus nessa nova aliança.
Quando um pastor obra com justiça,faz o que é certo e não se corrompe,todo o povo de Deus se alegra. Mas quando há escândalos ao invés de justiça,o povo se entristece...

Jesus conhece aqueles que se vestem de branco e a recompenssa será também se vestir de branco e andar com ele nas mansões celestes.Para aqueles que pensam que estão vestidos,mas estão na verdade nus, em desonra, com as vergonhas descobertas, jesus dá um conselho:


Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

(Ap 3.17,18)

Da mesma forma que Jesus vestiu o Gadareno, ele quer nos vestir,pois a nudez remete ao pecado. Vigiemos nisto.

Como soldados de Cristo precisamos de vestes de guerra,para combater o bom combate e guardar a fé.Precisamos de vestes resistentes aos ataques,veja:

Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.(Is 52.1)
Que a força do Onipotente seja sobre nós e o seu revestimento de poder.

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.(Lc 24.49)

Revstidos e não somente vestidos.
Como soldados tomemos toda a armadura de Deus, para resistirmos as astutas ciladas do diabo e depois de tudo ficarmos firmes na rocha que é cristo.Só assim poderemos vestir as vestes da vida eterna:

E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;
Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
(2 Co 5.2-4
)

Este corpo mortal será revestido da imortalidade:

Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
(I Co 15.53,54)


Em breve mais estudos sobre vestes espirituais...Jesus te abençõe sempre!

Um comentário: