domingo, 19 de setembro de 2010

Como identificar um Fariseu



E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.(Mc 11.11-14)


Estudo por Frankcimarks Oliveira

Uma análise do esteriótipo religioso e do comportamento farisáico

1-Pessoas extremamente religiosas,que observavam mais tradições de homens do que os mandamentos de Deus(Mt 15.1-3)
2-São Hipócritas,pois não fazem o que ensinam(Mt 23.3)
3-Escondem-se por trás de vestimentas,a fim de serem vistos pelos homens(Mt 23.5)
4-Adoram títulos , elogios e reconhecimento alheios(Mt 23.6,7)
5-Preocupam-se muito com a aparencia externa,mas não com o interior(Mt 23.25-27)
6-São interesseiros e devoradores das pessoas mais crédulas(Mt 23.14)
7-Confundem as coisas santas de Deus e não têm discernimento espiritual(Mt 23.16-22)
8-São convencidos e orgulhosos, consideram-se justos aos seus próprios olhos e medem-se com as demais pessoas(Lc 18.11-12)
9-São inchados e soberbos(Mt 16.6)
10-São incrédulos e maldosos(Mt 16.1,4)
11-Consideram-se os donos da verdade(Jo 9.28,34)
12-São capazes de mentir e subornar(abusar do poder) para conseguir seus obejtivos(Mt 28.11-15)
13-Demonstram falsa espiritualidade(Mt 6.1-5,16-17)
14-São acusadores e blasfemadores(Mc 3.2,22)
15-São cegos e incapazes de enchergar seu estado de putrefação, ainda que examinem as escrituras são incapazes de entender sua mensagem(Mt 13.13-15/Mt 23.27))(Jo 5.39-40)
16-Não conseguiam se dobrar diante de Jesus para arrependerem-se e consideramvam-se melhores que todo mundo(Jo 7.45-49)

O tema que se segue é muito interessante, pois a verdade atemporal da religião e dos religiosos permanece a mesma.
Nos tempos de Jesus havia uma classe social chamada Fariseus. Estes eram homens religiosos,estudiosos da lei Mosáica e muito honrados pelo povo em Geral, eram considerados homens santos e justos pelas pessoas da judéia.
Contudo, estes mesmos homens foram os mais repreendidos por Cristo em seu ministério terreno. Fica aqui uma alerta para todos nós. Que os erros destes homens sirvam de exemplos a não serem imatados.

Nem sempre o que parece é! Muitas vezes julgamos pela aparencia,mas Deus conhece o que está por dentro.
Lembre-se de quando o profeta Samuel foi ungir uns dos filhos de Jessé como rei, quase que ele confundia o escolhido,porque atentou para a aparencia de um bem alto e formoso aos olhos.Porém Deus havia escolhido Davi, um jovem franzino , ruivo e o menor de sua casa.

Vemos o quanto o esteriótipo religioso engana as massas. Os fariseus se vestiam com trages compridos,para demonstrar uma santidade aparente, que não havia no cerne da alma deles.

Jesus vestia-se com roupas simples, comuns a população, por isso nem todos o desejavam,ou o admiravam, só quando viam seus milagres e ouviam suas palavras ficavam atônitos com sua sabedoria.
Quando se é rei de verdade,não há a necessidade de se vestir como um. Quando se é lider de verdade, não é preciso impor isto aos outros,todos verão no líder a liderança. Quando se é santo...

Na passagem da figueira maldita vemos Jesus entrando no templo, se retirando,indo a betânia e no dia seguinte voltando áquele lugar com fome, vendo uma figueira e não achando nela frutos,mas somente FOLHAS, FOLHAS E FOLHAS, chama-a de maldita e ela seca-se.

O que podemos entender? Aqui é mais um dos atos proféticos como no VT. Jesus entra no templo para ver se lá havia frutos ou se era apenas folhas(aparencia )que ela dava. Esta figueira simboliza a religião que se sustenta apenas em aparencias e tradições. Vidas não são mudadas, frutos digno de arrependimento nunca nascem,externamente todos creem que ela seja uma coisa boa, mas não mata a fome de ninguém.

Como está nossa vida? Como está nossa religiosidade? Pense um pouco!

Quando vamos a um cemitério é inevitável não observarmos os túmulos que ali estão: Grandes, pequenos, belos, feios, imponentes,tímidos, etc. Mas se pararmos para refletir veremos que independentemente de sua aparencia externa,todos eles têm uma coisa em comum: Todos têm ossos podres por dentro, morte e mal cheiro.

Jesus disse que aqueles homens tão bem vestidos e tão bem vistos pela sociedade eram na verdade SEPULCROS CAIADOS. Caiado aqui deve referir-se ao cal, ou seja, sepulcros pintados de branco. Mas tem um detalhe, o cal não fica por muito tempo tão branco assim, sua cor começa a desbotar com os dias...

Não temo dizer que no Brasil vivemos uma religão mais de aparência do que de vida transformada. Muitas vezes muda-se a instituição, a denominação, no entanto a vida quebrada continua a mesma, o mesmo caco de antes...sabe o que precisamos? Precismos de Cristo, a videira verdadeira, que nos faz dar frutos e frutos. Aleluia!

A falsa religiosidade gera mais folhas, enquanto Cristo nos faz gerar frutos!
Precismos reconhecer para nós mesmos o nosso estado espiritual diante de Deus. O problema dos Fariseus era que nunca olhavam para si mesmos, sempre observavam o argueiro de outros olhos, mas a trave que estava nos seus, jamais.

O publicano diante da oração do Fariseu que se engrandeceu,se justificou e se exaltou foi: Senhor, tenha misericórdia de mim que sou pecador. E por isso saiu mais justificado para casa do que aquele religioso dizimista,fervoroso em orações falsas e que jejuava tanto. Que coisa não?!

Deus não se engana com as aparencias, Ele sonda nosso coração no mais profundo!

Jesus chamou-os de Hipócritas por não lavarem o copo por dentro.Eles se preocupavam em cumprir tradições como lavar as mãos muitas vezes ao dia para tudo e esqueciam-se de pedir a Deus que lavasse suas almas preconceituosas e doentes pelo pecado.
O Senhor disse que do coração procede os maus pensamentos; Morte, adultério e etc, e não adianta aparentar uma religiosidade,ou uma espiritualidade se o copo por dentro está sujo.

Só posso terminar dizendo: Senhor, limpa meu copo por dentro ainda hoje!Em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário