sábado, 18 de setembro de 2010

Quando a Visão é Restaurada!





Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo  .(João 9.6-7)

 Por Frankcimarks Oliveira

Uma análise da cegueira e do fanatismo religioso  

I-Primeira etapa da Restauração: O Homem chamado Jesus!

 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?  Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. (João  9.10-11)

II-Segunda etapa da Restauração: Digo que é Profeta!

Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.

III-Terceira etapa da Restauração: Creio que és o Filho de Deus!

 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.(João 9.35-38)


Precisamos expandir nossa visão de reino e sairmos das quatro paredes que nos impede de entender a mente de Cristo.
 O texto acima narra a história de um ex-cego que estava no lugar certo e na hora certa (v.3) No V.T atos proféticos estavam cobertos de verdades que serviriam de cunho doutrinário para Israel e  por conseguinte para toda a humanidade. 

Lembra-se do profeta Oséias que casou-se com uma prostituta, que na verdade representava o povo de Israel que adulterava e traia o Senhor com deuses estranhos? A Bíblia está repleta destes signos e no novo testamento não é diferente. 

Cristo apropriou-se daquela situação para revelar uma verdade acerca da religião de sua época  Creio profundamente que a religião falida dos tempos de Jesus ilustra uma verdade atemporal sobre a religiosidade cega!  
Jesus deseja restaurar nossa visão. Todos nós precisamos aperfeiçoar nosso entendimento sobre Deus e acerca de nossa religiosidade.  Tiago diz :

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1.27)
 
Este cego, na verdade, era símbolo daqueles homens religiosos que pensavam ver, entender e enxergar a verdade sobre Deus e sua vontade: 

E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fósseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. (João 9.40-41)

 Estes versos podem ser traduzidos assim: O pior cego é aquele que não quer ver!  Aquele homem, que outrora cego, passou a ver e dizer coisas tremendas a respeito de Jesus. Quando fora curado  as pessoas começaram a questionar se era ele mesmo, outros tinham certeza, e o cego, como testemunho vivo da obra do Senhor, disse: Sou eu mesmo!  Quando Jesus restaura nossa vista somos capazes de testemunhar a cerca do poder de sua  palavra .

 Precisamos ter nossas próprias experiências com Deus e destas ter uma convicção concreta. Ele disse: Sou eu mesmo!        Questiono alguém que se diz restaurado e é incapaz de testemunhar uma mudança sequer em sua vida. Alguém que não consegue despertar a atenção de seu próximo, de seus vizinhos e familiares para a mudança em sua vida. Cristo nos dá um novo modo de ver o mundo e de ver a Deus

. Jesus mudou a forma de pensar de seus discípulos. Eles, como as demais pessoas de sua época,  criam que o estado de alguém refletia o pecado herdado por seus pais ou era conseqüência de seus próprios.pecados  Eles haviam perguntado: Rabi, quem pecou para que este homem nascesse assim, ele ou seus pais? Então  Jesus diz: Nem ele nem seus pais, mas foi assim para que se manifestassem nele as obras de Deus.
Ainda incrédulos do poder divino de nosso Senhor, os fariseus resolvem interrogar os pais do homem curado, que dizem abertamente:

Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo. (v.21)

 Agora eu pergunto: Por que eles não responderam?

 Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.(V.22)

 O Medo deles era a excomunhão, a exclusão nos serviços religiosos. Aquela sociedade gravitava em torno de suas crenças e do templo, se fossem expulsos dela, seriam ignorados de tudo. É impressionante como em todas as religiões isso é comum.            Se discordarmos em algum sentido com ela, logo seremos marginalizados. Neste caso a ordem dos Fariseus foi: Se disser que Jesus é o Cristo, será expulso.

. É sobre isso que quero começar esta mensagem. A primeira afirmação do ex-cego foi que o homem chamado Jesus o curou. Ele pôde visualizar a humanidade de Cristo! Se eu não consigo entender que Deus se fez homem, que o rico se fez pobre, que o santo se fez pecado, que a vida conheceu a morte, enfim, se não consigo enxergar em Cristo sua perfeita humanidade,coisa que os religiosos da época não viram, minha visão precisa urgentemente ser restaurada pelo Senhor..

 Jesus sentiu nossas dores, nossos medos, pôde sentir fome e ver de perto a miséria, sentiu frio e foi tentado, cresceu numa família como todos os homens, foi  humilhado, criticado, rejeitado por muitos, aceito por poucos. Alegrou-se e entristeceu-se. Jesus mais do que ninguém, identificou-se com o ser humano exatamente para curá-lo! Ele se chamava constantemente de "O Filho do Homem". Esta é a primeira etapa de restauração: Ver em Jesus sua perfeita  humanidade .. 

Depois, quando interrogado, aquele homem disse: Jesus é profeta! Ou seja, ele viu que Jesus era um enviado de Deus, alguém com um propósito na terra, que tinha vindo realizar uma obra da parte de Deus;  Pregar boas novas de salvação. O cego pôde ver o que os religiosos não viram: O ministério de Jesus! Se eu não consigo ver em Jesus seu propósito, sua mensagem , então minha visão precisa ser restaurada. Aqueles fariseus não queriam aceitar Jesus como profeta de Deus, nem muito menos ouvir o que ele tinha a dizer, antes o que eles mais planejavam era matá-lo.
 E por fim, o homem curado  ver a Jesus como o Filho de Deus .  Algo chama minha atenção:

 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? (V . 35)

Jesus sabia que depois de todo este confronto com os religiosos, aquele homem não seria aceito na comunidade, pois era uma prova viva do poder de Jesus e de sua palavra, pois Cristo disse: Vai e lava-te! E o homem voltou vendo. A palavra do Senhor nunca volta vazia, antes sempre cumpre os projetos de Deus.

O Senhor Jesus revelou-se como o filho de Deus, que pode ser adorado em qualquer lugar, em Espírito e em verdade. "O homem ,que outrora cego e agora vendo claramente, adorou  a Cristo. Isto encerra o real propósito da restauração da vista humana: Adorar aquele que é digno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário