quinta-feira, 29 de abril de 2010

Desculpas de um Chamado



Estudo por Frankcimarks Oliveira

I-O chamado de Moisés

E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.(Ex 3.9-10)

II-Desculpas de Moisés

1-Sentimento de incapacidade,inferioridade,pequinês:

Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?(Ex 3.11)

Primeira resposta de Deus:Conforto e segurança

E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.(Ex 3.12)

2-Medo das pessoas(multidões)e de sua incredulidade e questionamentos:

Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?(Ex 3.13)

Segunda resposta de Deus: Eu sou o que sou!

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.(Ex 3.14)

Deus é Soberano,e em seu nome faremos maravilhas,por isso não temos de temer. Jesus nos enviou em seu nome. Sempre temos de nos identificar e mostrar quem nos enviou.Moisés sabia disso.

Depois de falar mais coisas a Moisés, Deus o prepara para situações que ele enfrentará la na frente:

Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.(Ex 3.19)

Deus não engana ninguém. Quando Ele chama alguém para o ministerio,O Senhor deixa bem claro que passaremos por dificuldades e que não será penas rosas,mas haverá espinhos também. Deus alertou a Moises,para que ele soubesse que Faraó faria resistencia,mas que no final das contas Seu povo seria vitorioso.Amem!

As dificuldades permitem que Deus se manifeste:

Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.(Ex 3.20)

Sem a graça de Deus não vamos a lugar algum. Sua graça liberta!

E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,(Ex 3.21)

Deus é justo: Usou o impio para abençoar seu povo que por tanto tempo fora escravizado e injustiçado:

Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.(Ex 3.22)

3-A teimosia de Moisés:Medo de ser desprezado pelo povo!

Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.(Ex 4.1)

Quando Deus chama,Deus se responsabiliza: Farei sinais e maravilhas!

E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.(Ex 4.2-5)

Cajado é simbolo da autoridade divina dada aos homens.Deus colocou em nossas mãos a capacidade de realizar sua obra,mas nós como falhos que somos,sempre nos desculpamos diante do Senhor. Isso é extremamente espiritual.Perceba que a vara tornou-se em serpente. Jesus disse:Em meu nome expulsarão os demonios e curarão os enfermos.

Deus estava dando a moisés poder sobre as forças do mal,assim como Jesus nos deu sobre demônios.Nem mesmo o inferno pode impedir de cumprirmos nosso chamado,Louvado seja Deus! O Senhor sabe muito bem que a tendência do ser humano é não acreditar naqueles que Ele envia,por isso se comprometeu em realizar maravilhas para que acreditassem que Deus o estava enviando.

E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal; E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.(Ex 4.7-9)

Como ja disse Jesus também nos prometeu a cura de enfermos.Perceba que a mão de Moisés foi curada da lepra.O homem caído é uma coisa triste,pois não crer nem ainda que veja com seus próprios olhos,mas Deus em sua infinita misericórdia faz algo mais extraordinário ainda,para que creiam. Hoje em dia não é diferente,as pessoas vêem os sinais bíblicos,mas não creem,só criticam e criticam,mas o bom é que a bíblia já nos mostra que isso aconteceria. Deus é tremendo!

4-Moisés alega não saber falar: Sou pesado de lingua.

Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.(Ex 4.10)

A resposta do Senhor:Eu te ajudarei!

E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.(Ex 4.11-12)

Queridos, Jesus também nos disse para não nos preocuparmos com o que havemos de falar,quando nos levarem nas sinagogas e sinédrios da vida,pois na mesma hora o seu Espirito nos concederá o que temos de falar.

Jesus ja sabia muito bem das desculpas de Moisés,por isso antes de nos desculparmos com as mesmas desculpas de Moisés,o Senhor ja falara tudo.O mesmo Deus que chamara Moisés,nos chamou para anunciar suas virtudes,por isso nos tirou das trevas e nos trouxe para sua luz.Gloria a Deus.

5-Moisés não quer assumir sua responsabilidade e acaba irritando a Deus:

Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração(Ex 4.13,14)

Como Deus é misericordioso,ainda assim levanta Arão,irmão de Moisés,para o ajudar e lhe ser por boca.Moisés se alegrara em extremo.Por fim obedece a voz de Deus e desce ao Egito para cumprir seu chamado:

Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.(v.18)

Assim como Deus disse sucedeu,Moisés fora aceito pelo povo e libertou os filhos de Israel do Egito.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Os planos dos homens




O Senhor conhece os pensamentos do homem,que são vaidade (Sl 94.11)

Estudo por Frankcimarks Oliveira

I- Podem ser frustrados


a-Por serem muitos e por nem sempre serem os mesmos do Senhor(Pv 19.21)

b-Os planos são obra dos homens,mas a resposta é de Deus(Pv 16.1)

c-Quando o homem não confia suas obras a Deus,seus planos jamais serão estabelecidos(Pv 16.3)

II-Podem ser impedidos

a-Deus interviu na construção de Babel(Gn 11.3-8)

b-O Senhor interviu nas guerras da Siria,impedindo-a de acontecer(2 Rs 6.8-23)

c-O homem por mais que se organize em sua força pode fracassar diante do Senhor(Is 31.3)

Que contraste maravilhoso: Analisar os planos de Deus e os planos dos homens! Deus em sua infinita soberania faz tudo que lhe apraz,já o homem mortal,fraco e limitado nem sempre tem o que deseja.

Veremos com este estudo que devemos confiar nossas obras ao Senhor,ou seja,pedirmos resposta a Deus e só assim nosso plano será estabelecido,pois está de acordo com os planos do Eterno:

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.(Mt 26.34)

Vejo mais além: Muitas vezes nossa vontade deve ser negada,para que a vontade de Deus seja feita em nós,pois ele sabe o que é melhor para cada um.

O homem faz muitos planos mas a resposta vem da boca do Senhor.Não se esqueça que Deus tem planos soberanos.Um exemplo disso é o profeta Jonas que fez planos para fugir da sua missão,indo para Jope,quando deveria ir para Nínive. Não adiantou Jonas mudar os planos do Eterno,pois no fim das contas acabou fazendo o que deveria ter feito. A salvação de Nínive era bem mais importante do que o patriotismo ou os ressentimentos de Jonas com aquele povo. A bíblia diz que os planos veem do coração do homem e Jesus ratifica isto,dizendo:

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.(Mt 15.19)

Quantos neste momento não estão planejando assaltar um banco,pensando em vingança,em matar alguém,enfim,o homem caído passa o dia pensando coisas vãs,seu coração se inclina para o mal e se esquece que Deus sonda os pensamentos. O salmista disse que estes são vaidade,coisas passageiras.

Antes de o homem fazer qualquer coisa,ele planeja,pensa nos riscos,possibilidades de erros e acertos,mas Deus pesa o caminho dos homens. Na época de Nóe vemos Deus entristecido com a raça humana,pois esta so se inclinava para coisas peversas,seu coração só planejava maldade e maldade:

E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.(Gn 6.5)

Perceba o que o verso diz:E toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente...ou seja,seus planos eram exatamente os mesmos citados por Jesus (Roubo,homicídios,adultérios,etc).

Deus estava muito triste em ver sua criação entregue ao pecado daquela forma,todos os dias os homens acordavam e ja planejavam fazer o mal.Veja porque Deus se entristecera sobremodo:

Abomináveis são para o SENHOR os pensamentos do mau, mas as palavras dos puros são aprazíveis.(Pv 15.19)

O resultado de tanta perversão foi que Deus mandou sobre a terra um dilúvio,salvando somente a família de Noé,que temia ao Senhor e era um homem Justo. Outro fato interessante é ver que Deus dá um tempo para o homem maquinar seus pensamentos,e este pensa que Deus não tomará providencia,porem vemos que o Todo poderoso não é passivo ao mal.

Houve uma época em que o homem falava um so idioma e estava planejando se fortificar e alcansar os céus,ou seja,era como se o homem quisesse pôr Deus num canto esquecido e lá o deixasse,dizendo:Não precisamos de um Deus para nada,podemos nos organizar e ter tudo o que quisermos sem este Deus,que impõe tantos limites nos homens. Não erreis ,Deus não se deixa escarnecer! Vamos ver o texto de Gênesis  11.1-8


1 E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5 Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6 E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8 Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.


Os planos daqueles homens eram maus,pois sua verdadeira intenção era viver sem Deus.Hoje não é diferente,os homens em sua tecnologia e ciencia,afirmam não precisar de Deus,pois se consideram fortes.Por que o homem não quer servir ao Deus da bíblia?-Porque sabem que Deus tem etiqueta,é um ser santo que reina,e sabe que a partir do momento que se entregarem a este Deus,terão que se enquadrar na ética de Deus.

Veja que aqueles homens tentaram alcançar o céu com uma torre.O que isso significa? De alguma forma o homem que chegar ao céu,quer ter sua salvação,mas a seu modo,na sua força,e isso é impossível,pois só se chega ao céu através de Jesus,a escada de Jacó,o caminho e a ponte,o mediador e intercessor nosso.

Resumindo,Deus fez os planos daqueles homens fracassarem,pois é o Deus que intervém na história,queira o homem ou não. Da mesma forma vemos o profeta Eliseu ser usado por Deus para revelar ao rei de Israel os planos de guerra do rei da Síria.Sabendo das estratégias do inimigo,Israel se desviava do caminho forjado pelo adversário.Por fim Israel foi vitorioso e a Síria ficou confundida: 2 Reis 6


8 E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
9 Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.
10 Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
11 Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
12 E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.
13 E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie, e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã.
14 Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade.
15 E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos?
16 E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
17 E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
18 E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
19 Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria.
20 E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: O SENHOR, abre a estes os olhos para que vejam. O SENHOR lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria.
21 E, quando o rei de Israel os viu, disse a Eliseu: Feri-los-ei, feri-los-ei, meu pai?
22 Mas ele disse: Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor.
23 E apresentou-lhes um grande banquete, e comeram e beberam; e os despediu e foram para seu senhor; e não entraram mais tropas de sírios na terra de Israel.


O homem pode fazer planos,pode forjar idéias,mas nem sempre alcançará seu desejo.O homem mau fica confundido diante do Senhor que revela o profundo e o escondido. Devemos,portanto,confiar no Senhor,que nos guardará.

Certa feita israel buscou ajuda dos egipcios e não a Deus,porem atraves da boca do profeta Deus disse:

Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne, e não espírito; e quando o SENHOR estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.(Is 31.3)

Você pode ate planejar,  pedir ajuda a alguém, mas a resposta vem da boca do Senhor.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os planos de Deus



Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.(Jó 42.2)

Estudo por Frankcimarks Oliveira

I-Não podem ser frustrados

a-Porque Deus é o Todo poderoso(Jó 42.2)

b-Não há nada difícil para Deus(Mt 19.26)

c-Porque Deus é conhecedor do amanhã
(Tg 4.14,15)(Is 45.11;46.10)

II-Não podem ser impedidos

a-Porque Deus é soberano (Jó 23.13)

b-Porque Deus tem seu propósito firmado (Is 14.27;55.11)

c-Porque Deus não pode ser contrariado
(Is 45.9)(At 5.39)(Jó 33.12,13;40.2)

Baseado na afirmação de Jó, venho a vós,para vos dizer que o Nosso Deus é o Deus Soberano,Aquele que está acima das nuvens. Altíssimo é o seu Nome!

Queridos, nossa mente é muito limitada para entender a profundeza e a altura do poder deste Deus. Nosso irmão Jó é a prova disso;É bem verdade que Jó era um homem Justo,temente a Deus e que se afastava do mal,Porem ele mesmo admitiu quando repreendido pelo Senhor,ser um homem vil,por isso se calaria diante do todo poderoso.

Muitas vezes nao entendemos porque o mal nos alcança.Mas como Jó,devemos diante das lutas nos prostrar e adorar o nome daquele que vive. A bíblia diz que Para Deus nada é impossível,ou seja,Ele pode todas as coisas.Não importa o que seja,nada é maravilhoso ou extraordinário aos olhos do Senhor.

Saiba que Deus tem um plano na sua vida e que tudo contribui juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.Jó perdeu tudo que tinha: Finanças, Família, Fazendas,enfim, Tudo lhe foi tirado.Contudo, este homem de Deus soube louvar a seu Redentor,até mesmo quando sua saúde foi comprometida com tumores terríveis.

Deus tinha um plano na vida de Jó e independentemente dos problemas que Jó enfrentava,este plano não poderia ser impedido. Jó era caluniado,mal interpretado,zombado por seus "amigos",mas estava com seus olhos voltados para o autor da sua fé,esperança e paciência.
Jó declarou:

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.(Jó 42.2)

Mesmo diante das dificuldades,das lutas e combates,Jó lutou,combateu o bom combate e guardou a fé em Deus.Admiro muito este servo,que foi um adorador por excelência. Jó inspirado pelo Senhor afirmou que os planos de Deus não podem ser impedidos ou frustrados.

A bíblia diz que Deus está no céu e faz tudo o que lhe apraz(Tudo o que quiser fazer) Como já disse, por ser Deus um Deus Todo poderoso,seu plano ou pensamento tem que se realizar.Ninguém pode impedir Deus de cumprir seus planos na terra:

Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?(Is 43.13)

O homem pode até tentar se alienar do divino,mas querendo ou não,Deus é Deus.Que o homem reconheça ou não a existência de Um Deus Sobrenatural e soberano,Deus está no seu lugar de sempre:O seu trono de gloria!

Se Deus quiser realizar uma obra na nossa vida,através de nossas vidas e por nossas vidas,Quem impedirá? Ninguém!
Mais um fator que firma os planos de Deus: Sua onisciencia.
Se voce soubesse que choveria amanhâ,e ja estivesse com planos marcados,concerteza voce tomaria alguma providencia a respeito.Por exemplo,poderia viajar antes,ou providenciar um guarda chuva.

Deus conhece o amanha e por isso seus planos jamais podem ser frustrados,ou seja,Ele planejar e no fim das contas não dar certo.Isso é impossível. Deus faz um rebuliço na terra,mas aquilo que ele determinou se cumprirá.Quer ver um exemplo na bíblia?

O Senhor queria libertar seu povo do Egito,mas Faraó não queria permitir tal evento,consequência disso foi que Deus enviou pragas naquela terra até que Faraó reconhecesse que quando Deus planeja alguma coisa,ele vai até o fim. O povo estava oprimido na escravidão,e isso incomodou a Deus. O povo queria,desejava a libertação,e Deus já tinha planos para tal,logo levantou Moisés para dar o fim que eles desejavam.

Queridos,entendam que os pensamentos Dele para nós são pensamentos de paz,basta que clamemos de todo o coração,assim como os hebreus no Egito diante do sofrimento. Deus não pode ser contrariado,questionado, interrogado. Somos cacos de barro e Ele é o Criador  Soberano e Absoluto.

Até aqui mostrei que os planos de Deus não podem ser frustrados,não podem fracassar. Nem os tempos ,circunstancias e pessoas,nada pode fazer Deus fracassar.
Agora vou ratificar na bíblia que ninguém pode impedir os planos de Deus. Quando queremos muito alguma coisa,lutamos com dentes e unhas para alcançar o nosso objetivo. Porém,nem sempre conseguimos o que queremos,pois somos limitados,somos seres humanos.Deus não é limitado a tempo,lugar , nem está preso, pois a bíblia é enfática ao declara: Deus é Espirito.

Uma coisa digo sem medo de errar:Temos muitos desejos,mas poucos se realizam como gostaríamos,mas Deus...

Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará.(Jó 23.13)

Se Deus der uma ordem,jamais ficará sem resposta,pois é Soberano:

Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.(Is 55.11)

Quero concluir dizendo que Deus deu ordem acerca de Jó.Este recebeu em dobro tudo o que havia perdido:(Jó 42)


10 E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.
11 Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.
12 E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro;


Eu creio que o Senhor restituirá tudo o que foi perdido em todos os aspectos da vida de seus servos,basta nos humilharmos e guardarmos a fé Nele.

domingo, 18 de abril de 2010

Vídeo: Jesus é o Rei



Vídeo por Frankcimarks Oliveira
Música de Heloísa Rosa
Tú és Meu Rei

Ele sendo Deus, não orgulhou em Si mesmo
Do céu Ele desceu, e habitou entre nós
Jesus, cordeiro de Deus
Que tira o pecado do mundo
Jesus crucificado é a mensagem da Cruz

Tú és a Fonte de Salvação
Tú és o Deus da minha vida
Tú és o Mestre que me ensina
Jesus... Tú és o Rei
Jesus... Tú és meu Rei

Deus, o pai, o Exaltou
E lhe deu um nome sobre todo nome
Para que, ao nome de Jesus
Todos se calem
Todo Joelho se dobre perante Ele
Os que estão na terra e nos céus
E toda lingua confesse que Cristo é o Senhor
Para Glória do Pai...

domingo, 11 de abril de 2010

Ao nome de Deus



Falou mais Deus a Moisés, e disse: Eu sou o SENHOR.
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido.(Ex 6.2,3)

Estudo por Frankcimarks Oliveira


1-A Adoração(Gn 12.8)-Abraão invocava o nome do Senhor para adorá-lo.

2-O Temor(Dt 28.58)-Este nome é glorioso e terrível.

3-O Louvor(2 Sm 22.50)-Que serve para anunciar o nome deste Deus às nações.

4-A Glória(Sl 86.9)-Pois Ele é o Senhor criador.

5-O Cuidado de se tomar em vão(Ex 20.7)-Pois Ele é Zeloso.

6-A santificação(Mt 6.9)-Pois Ele é santo.

Vimos no estudo anterior que Deus foi se revelando progressivamente para a humanidade,e para tanto se revelou com nomes que nos revelam seu caráter e poder. No principio era invocado como o Todo Poderoso (El Shadday),pelos patriarcas Abraão,Isaque e Jacó. Com o tempo,passou Deus a ser invocado como Senhor e até hoje o chamamos assim.

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.(Is 42.8)

Vemos aqui claramente a prova de que Deus passara a ser conhecido como Adonnay ou Senhor.Este nome ou titulo Adonnay só podia ser usado para termos religiosos, referindo-se a uma divindade,portanto não se trata de um pronome de tratamento,como se faz no Brasil,onde chamamos pessoas mais velhas de Senhor ou senhora.Para pessoas de honra era usado adon e nunca ADONNAY.

Desde já abro um parêntese para Cristo. Os apóstolos e discipulos chamavam Jesus de Senhor Jesus Cristo.Por quê? Porque o consideravam o Filho de Deus, o Deus unigênito. Vejamos agora alguns versos de Isaias que falam de Deus e que se encaixam perfeitamente na pessoa de Jesus:

Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.
Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.(Is 43.3,10-12)

Veja logo acima que Deus está se identificando ao povo como Senhor,Salvador,redentor e Deus e diz que deus estranho não houve entre seu povo. Jesus recebeu o testemunho do proprio Deus de ser seu filho amado e também é chamado de Senhor pelos apóstolos,de salvador e redentor e de Deus. Então como Deus aceitaria tal afirmação se só ele é Senhor e fora dele não ha salvador? É por que Jesus e o Pai são UM. Não são dois, mas um, um único.

Ao Senhor seja a honra, a glória,a adoração, o louvor, o temor,a santificação.Tudo isso tributamos ao nome do Senhor Deus. O nome Jeová ou Senhor se refere ao relacionamento de Deus com as pessoas para ajudá-las e salvá-las.Como se diz:Só o Senhor resgata Israel!

Quero terminar citando um verso:

Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra.(Sl 83.18)

sábado, 10 de abril de 2010

Os nomes de Deus



E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.(Ex 3.15)

Estudo por Frankcimarks Oliveira

Quando falamos acerca do Nome de Deus,logo nos vem a cabeça:Qual será de fato o Seu Nome? Ora,Deus tem um nome próprio ? Quero aqui sugerir que o nome de Deus ou os nomes de Deus tem por objetivo nos revelar sua Pessoa,seu caráter,personalidade e poder.

Fico vendo pessoas despreparadas emocionalmente e espiritualmente nos púlpitos ensinando que Este é o nome de Deus, outros dizem: Não, este não é o nome de Deus, e por fim ninguém é edificado,mas sim,ficamos embaraçados e confundidos. Moisés fora chamado para libertar o povo de Deus do Egito,porém disse ao Senhor:

Ex 3.13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

Perceba que esta indagação não é nova. O nome aqui revela a pessoa. Só conhecemos alguém através do nome,pois este lhe serve de agente identificador. Moisés estava preocupado,por isso quis dizer:Como vão acreditar em mim de uma hora para outra,Eu,um estrangeiro? Então Deus lhe mostra que não importa qual é o seu nome,e sim sua pessoa.Diga que o Eu sou o que sou me enviou a vós! Ou seja,isso basta. Mais na frente Deus se identifica como o Deus de Abraão,Deus de Isaque e Deus de Jacó.

Deus ao longo da história vai se revelando a humanidade,pois sendo um Deus infinito não seria compreendido pelo homem se se revelasse de uma só vez.E é exatamente aí que seus muitos nomes vão surgindo.A cada momento vivido por seu povo Deus se revelava por um novo nome. Quero vos lembrar que há um mandamento que diz:

Ex 20.7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Dá-se a entender um nome específico.Um nome próprio que deveria ter-se a ele muito zelo.É claro que nos tempos de Moisés se pronunciava muito este nome,pois era o nome de seu Deus. 

A pronuncia deste nome foi-se perdendo ao longo dos tempos. Os Teólogos dizem ser o tetragrama YHWH.  Este é conhecido como YahWeh ou Javé que significa Aquele que é e continua sendo ou Ele é o que é ou Ele é agora e sempre. Alguns vão além e dizem que YahWeh significa uma palavra que remete ação,movimento,algo que continua e está sempre em ação,se movendo e trabalhando,realizando eventos,porém é também imutável.

Lá no livro de Gênesis Deus é chamado de o Deus de Israel e a partir daí outros nomes serão delegados a Deus segundo os seus feitos.Por exemplo,quando Abraão iria sacrificar seu filho Isaque,e milagrosamente um cordeiro apareceu para ser morto no lugar de Isaque,o patriarca Abraão chamou Deus de Provedor ou Deus é providencia.E até hoje se diz que no monte do Senhor se proverá.

É interessante ressaltar que os escribas dos textos biblicos tinham muito zelo com o mandamento que proibia tomar o nome do Senhor em vão,por isso,para evitar que tal ocorresse,eles evitavam escrever o nome de Deus propriamente dito nas escrituras,daí acrescentaram a palavra ADONAY, que quer dizer Senhor e só pode ser usado para termos religiosos, à palavra YHWH,Então ficou a soma assim: YOHWAH OU JEOVÁ.

A palavra Jeová significa O SENHOR É.A partir daí muitos nomes são adicionados,revelando portanto o caráter e o poder atuante do Deus todo poderoso. Vejamos agora alguns nomes dados a Deus que nos revelam sua pessoa a nós:


1-El´Elohe'el yisrabel =Deus de Israel(Gn 33.20)
2-Elohim = Deus(Gn 1.1)
3-Eloah = Deus(Pv 30.5)
4-El Shaddai = Deus Todo Poderoso(Gn 17.1)
5-El'Eliom = Deus Altíssimo(Gn 14.22)
6-El'Olam(Gn 21.33)(Sl 90.2)
7-Elohim Yish'Enu = Deus salvador( 1 Cr 16.35)(Sl 65.5)
8-YahWeh = Deus (Mq 4.5)(Ex 3.14)
9-YahWeh Tseva'oth =Senhor dos Exercitos(Is 6.3)
10-Yahwer Yereh = Deus provedor(Gn 22.14)
11-Yahweh Shammah = Deus que está presente(Ez 48.35)
12-Yahweh 'osenu = Deus criador(Sl 95.6)
13-Yahweh roph'ekka = Deus sarador(Ex 15.26)
14-Yahweh'nissi =Deus é minha bandeira(Ex 17.15)
15-Yahweh'Shalom = Deus é Paz(Jz 6.23)
16-Yahweh'ro'i = Deus é meu pastor(Sl 23.1)
17-Yahweh'Tsidkenu =Deus é minha justiça(Jr 23.6)


Como disse se trocarmos YHWH por Yohwah teremos ao invés de Deus é ,o Senhor é. Mas o sentido é o mesmo. A palavra Elohim aparece cerca de 3000 vezes no antigo testamento,e a maior parte se refere ao Deus de Israel. Esta mesma palavra era usada para os deuses das nações.

É como hoje a palavra DEUS é usada para vários deuses diferentes.Mas só há um Deus verdadeiro e vivo,que é o Deus de Israel.(ALÁ também é chamado de DEUS,mas não é)

A PALAVRA Yahweh aparece quase 7000 vezes e é exclusiva.Como ja disse ela nos fala de ação,movimento.Abro um parêntese para joão 1.1:


No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.


Verbo indica ação e estado na gramática,ou seja, o Verbo Jesus é aquele que é e permanece sendo.Ele mesmo disse isso no apocalipse:Aquele que era,que é e há de vir,o todo poderoso.Jesus age,trabalha por seu povo e nunca,jamais mudará,seus atributos sãos os mesmos,ele é o mesmo ontem hoje e eternamente. ELE é o que é.

Deus tem se revelado a nós na sarça da vida,e não importa o que estejamos passando,o que importa é que ele é poderoso para fazer o milagre,para operar em nosso meio com grande mão forte. Jesus disse:Em meu nome eu vos envio para curarem os enfermos,expulsarem os demônios e fazerem discípulos de todas as nações.O mesmo Deus que enviara Moisés também nos enviou para realizar sinais e maravilhas,porque ele não mudou,é o mesmo.

O nome Jesus significa salvação,pois Deus é salvação. O Deus de Abraão,Isaque e Jacó é o Deus que se revela progressivamente aos homens,para que eles saibam que na hora da doença, Ele é a cura,na hora da falta,Ele é a providencia,nas horas de caos,Ele é a paz,enfim,Deus é Deus .

Certa feita assistindo a um progama de tv,vi um "pai de santo" dizendo que o nome Ogum,Orixá, também é o nome de Deus. Que mentiroso ele é! Não devemos confundir as coisas.Deus é Deus! O senhor nos deixou um nome para ser invocado e esse nome é o nome de Jesus: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.E tudo que pedirdes em meu nome(Jesus) crendo,receberás. Portanto não se deixe enganar,Deus tem seu nome,assim como seu filho Jesus. Vejamos alguns nomes ou características do verdadeiro Deus no novo testamento:


1-Pai(Mt6.9)=Pater ou Abba
2-Deus de Abraão,Isaque e Jacó(Mc 12.26)
3-Senhor(Mc 5.19)
4-Senhor do céu e da terra(Mt 11.25)
5-Senhor da seara(Mt 9.38)
6-Único Deus(Jo 5.44)
7-Altíssimo(Lc 6.35)
8-Grande Rei (Mt 5.35)


Quero terminar com um verso que diz:

Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.(Is 42.8)

O nome dele é Senhor para ser respeitado no céu e na terra.Amem! Que Jesus te abençoe!