domingo, 8 de novembro de 2009

A TENTAÇÃO


Tomando sobretudo o escudo da fé,com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
(Ef 6.16)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

1-Vigiai e orai para não entrardes em tentação(Mt 26.41)(Ef 6.18)
2-O SENHOR nos livra das tentações(Mt 6.13)(Ap 3.10)(2 Pe 2.9)
3-DEUS a ninguém tenta(Tg 1.13)
4-O diabo é o tentador(Mt 4.1,3)(1 Ts 3.5)
5-Somos tentados naquilo que nos atrai(concupiscencias)(Tg 1.14)
6-Jesus foi tentado e por isso pode socorrer os que são tentados(Hb 2.18)
7-Mesmo sendo em tudo tentado,Jesus nunca pecou(Hb 4.15)
8-Temos de estar armados com a armadura de DEUS,sobretudo o escudo da fé para apagar ou invalidar os dardos do diabo(Ef 6.16)
9-A tentação gera luta entre a carne e o Espirito Santo(Gl 5.16-17)
10-A tentação da carne(Mt 4.3)
11-A soberba da vida(Mt 4.6,7)
12-A tentação dos olhos(Mt 4.8-10)
13-A ganância faz o homem cair em tentação(1 Tm 6.9,10)
14-O mundo é um mar de tentações(1 Jo 2.15-17)
15-Ninguem é tentado acima do que pode suportar(1 Cor 10.13)

Tenho plena conciência que esse estudo é de suma importância para nós,os cristãos,seguidores daquele que em tudo foi tentado,o fiel sumo sacerdote,que sabe se compadecer de nossas fraquezas e nos ajuda,dando o escape nas horas de tentação,nos dias de adversidade,no dia mal.
Satanás continua solto,rodeando e passeando pela terra para matar,roubar e destruir vidas,sonhos e ministérios dos servos de DEUS e oprimindo pessoas que ainda não conhecem este evangelho.
Creio querido leitor que somos aperfeiçoados pelo Senhor dia após dia.Deus está nos dando paciência,para que possamos crescer em graça e no conhecimento,para que possamos chegar a lugares mais altos.Entretanto,para tal é necessário que sejamos provados.
Deus a ninguém tenta e nem pode ser tentado pelo mal,por isso ninguém diga que de Deus é tentado.Da mesma forma que Deus não nos tenta,não devemos tentá-lo.
Somos tentados naquilo que somos atraidos,naquilo que cobiçamos,nas nossas proprias concupiscencias,ou seja,se nos deixarmos ser levados,o desejo será plantado,germinará e dará luz ao pecado e se o pecado for consumado o resultado será a morte.
Está escrito:Não veio sobre vós tentação senão humana,mas fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis,antes com a tentação dará também o escape,para que possais suportar.Entendemos que podemos sim resistir as astutas ciladas do diabo e permanecer firmes em DEUS.Contudo,se viermos a pecar,sem intenção,temos um advogado diante de Deus que intercede a nosso favor.
Jesus disse:Vigiai e orai para que não entreis em tentação.Está aqui uma maneira de resistir e apagar os dardos inflamados do maligno,vigiando e orando.Não adianta só vigiar ou só orar,importa que ambos andem juntos,primeiro vigiando,e enquanto se vigia também se ora.Aleluia.
O diabo se apresentou a JESUS para tentá-lo no deserto,ele tentou varias vezes e de diversas maneiras fazer com que Cristo caísse em suas mentiras,usou até mesmo trechos da biblia para tal,porém Jesus cheio do ESPIRITO SANTO revidou aos ataques da serpente também com a palavra de DEUS.Temos de ter muito cuidado,pois o inimigo se transfigura em anjo de luz,ele distorceu os textos sagrados para enganar o Mestre.Tudo envão!
Primeiro ele tentou a carne de JESUS que estava em jejum a 40 dias,mandou que transformasse pedras em pão.Sempre ele virá atacar a carne(também se aplica a natureza decaída do homem).Ele não mede esforços para ver alguém destruido.
Depois ele atacou na área da soberba,ele quis exaltar a JESUS lhe dizendo que ELE era o filho de DEUS e por isso nada lhe aconteceria,mesmo que ELE pulasse do pináculo do templo.Como satanás é mentiroso.Jesus tinha de permanecer vivo,ate chegar o dia de sua morte na cruz para salvar os homens.Mais um vez ele falhou,não se pode tentar a DEUS.
Por fim ele atacou os olhos do Messias,mostrando-lhe a gloria dos reinos,os poderes das nações,ofereceu-lhe tudo em troca de uma encurvada de JESUS a seus pés,claro que Jesus não se prostrou,pois só a DEUS deve-se adorar.
Jesus saiu vitorioso dessa tremenda guerra espiritual,pois estava em jejum,oração e vigilancia,cheio do Espirito Santo e da palavra de DEUS.O inimigo se retirou derrotado.Aleluia.
Sabemos que tudo o que há no mundo passa,mas aqueles que fazem a vontade de DEUS permanecem para sempre,pois tudo que há no mundo é concupiscencia da carne,dos olhos e a soberba da vida.Este mundo é um canal de tentações,uma vitrine de ilusões.A uma olhada de relance tudo parece muito bonito,mas o fim gera morte.
A biblia diz que o Espirito luta contra a carne e carne contra o Espirito,e estes se opõem um ao outro,para que não façamos o que queremos.Isso se chama tentação,luta espiritual.Se alimentarmos a carne,essa ganhará,mas se alimentarmos o Espírito,então venceremos a carne,o mundo e o diabo em nome de JESUS.
Não posso deixar de falar de uma passagem bem conhecida das escrituras:A tentação no jardim do Édem.O livro de Gênesis relata esse fato.Satanás vai até Eva,manda-a comer de um fruto que DEUS havia proibido,afinal,essa é a missão do diabo,se opor a tudo que é de DEUS.
DEUS havia dito que Adão e sua esposa poderiam comer de todas as árvores do jardim,menos da árvore do conhecimento do bem e do mal,que estava no centro do jardim.O Senhor lhes disse que se comessem morreriam.
Não foi o que o diabo disse a Eva,pelo contrário,ele disse que se ela comesse seria como DEUS,ou seja,mais uma vez ele atacou pela soberba da vida.
Eva deu ouvidos a voz de satanás e o resultado foi:E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer e agrável aos olhos,e árvore desejável para dar entendimento,tomou do seu fruto e comeu,e deu também a seu marido e ele comeu com ela.
O erro começa em se ter um diálogo com o inimigo,não devemos jamais ouvir sua voz,somente a voz do Criador.
Depois ele atacou a carne dela,pois Eva desejou comer o fruto,depois ela viu que era agradável aos olhos,ele atacou sua visão.Ele sempre usa a mesma estratégia.Eva pecou e fez seu esposo pecar,outro fato que se repete:Quem peca não o quer fazer sozinho,antes leva outras pessoas a pecarem,neste caso Adão.
As consequencias disso todos nós conhecemos,Adão e Eva foram afastados da presença de DEUS e expulsos do jardim,alem de outras consequencias que lemos em Gn 3.
Espero que voce aplique este estudo e sempre ore por nós,a igreja de Cristo.
Devemos aprender a lutar,revestidos da couraça da justiça,o capacete da salvação,os sapatos da preparação do evangelho,a espada do Espirito,o escudo da fé.Se estivermos com essa armadura então estaremos bem protegidos.O interessante é que nessa armadura não há peças para as costas,estas estão expostas.Creio que os servos do Senhor não devem dar as costas ao combate,por medo ou covardia,nunca devemos olhar para trás,pois assim seremos atacados e feridos de morte,devemos avançar de peito,com ousadia e confiança em DEUS,fazendo menção do nome do SENHOR dos exercitos.
Quando o inimigo vier com suas mentiras,usaremos a espada do Espirito,que é a palavra de DEUS,quando ele vier com suas setas,seus dardos,suas ciladas e tentações,então levantaremos o escudo da fé,pois essa e a vitoria que vence o mundo,nossa fé.Sempre indo avante,levando o evangelho,anunciando a paz e tendo em nossas cabeças uma convição:Herdaremos a vida eterna,desfrutaremos da salvação do nosso DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário