quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO


Esta,seguindo a Paulo e anós,clamava dizendo:Estes homens,que vos anunciam o caminho da salvação, são servos do DEUS altíssimo
(At 16.17)

ESTUDO POR FRANKCIMARKS OLIVEIRA

A-Características dos servos de DEUS
1-Menores que seu Senhor(Jo 15.20)
2-Servem a DEUS com alegria(Sl 100.2)
3-São guiados por Cristo(Jo 12.26)
4-Submetem-se a vontade de DEUS(Lc 1.38)

B-Chamados para servir
1-Não ao pecado,não aos ídolos(Jo 8.34/Sl 97.7)
2-Servir a DEUS com todo o coração(Cl 3.23-24)
3-Com nossos bens(Lc 8.1-3)(Mq 4.13)(Pv 3.9)
4-Com fidelidade(Mt 25.21)

C-Alguns servos de DEUS
1-Moisés(Hb 3.5/Ex14.31/Nm 12.7-8)
2-Davi(Sl 116.16;86.16)
3-Maria(Lc 1.38)
4-Paulo(Rm 1.1)
5-Daniel(Dn 6.16)

Na continuação dos estudos sobre a igreja,estamos agora diante de uma verdade que deve estar sempre bem posta em nossas vidas:Somos servos do Senhor!
A palavra servo também significa subordinado,empregado,propriedade e até mesmo escravo.
O nome de DEUS é SENHOR,aquele que não divide sua glória com outrem,que dá ordens,que possui um povo e este povo somos nós, comprados com o sangue de JESUS.
A palavra Senhor por si só mostra sua força e seu poder.É uma palavra que soa cheia de autoridade e que nos faz entender um pouco da personalidade de DEUS.
Se somos servos,devemos em tudo nos submetermos a vontade de nosso Senhor,conferindo-lhe honra e respeito,pois quem já viu alguém ser chamado de servo se não obedece a ninguém.
O próprio Cristo nos deu o exemplo,pois a biblia diz que ele tomou a forma de servo e fez-se semelhante aos homens,ou seja,aquele que não era homem se tornou em homem para servir a seu pai aqui na terra,sendo-lhe obediente até a morte e morte de cruz.Que exemplo maravilhoso!
Jesus também lavou os pés de seus discipulos,para mostrar que aquele que quiser ser grande,seja antes o menor.
Hoje não é facil ver nas pessoas esta característica.Servir é algo para poucos,contudo o SENHOR nos chamou para sermos servos e não donos de sua obra.
Jesus disse:Não é o servo maior que seu Senhor...pena que muitos se disvirtuaram e acabaram se esquecendo disso,e o resultado é pessoas servindo a suas próprias vontades,passando na frente de seu Senhor e cada vez mais trazendo para si um peso difícil de se carregar.
No salmo 100 está escrito:Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ELE com canticos.Quantas pessoas por aí que conhecemos que trabalham em seus empregos rotineiros estão insatisfeitas com suas vidas e já não servem a seu patrão com alegria,vivem de cara feia e não fazem nada com rendimento,pois é,muitos cristãos ja nao servem a DEUS com o prazer de outrora,perderam o gozo de servir,a alegria de sevir,o sentido de servir e agora querem não mais servir a DEUS,mas a eles mesmos,por isso já não seguem o Mestre,andam atrás de seus próprios passos,esqueceram-se que um servo depende do seu SENHOR pra tudo.
Jesus disse:Se alguém me serve,siga-me,e onde eu estiver,ali estará tambem meu servo e se alguém me servir,meu pai o honrará.
Devemos seguir o Pescador da Galiléia,pois só ele tem as palavras da vida eterna.Só ele é o caminho,a verdade e a vida.
Devemos também tomar por exemplo a vida de Maria,que disse:Eis aqui a serva do Senhor,cumpra-se em mim segundo a tua palavra.(do anjo que DEUS enviou para lhe anunciar a gravidez).Maria se submeteu àquilo que o Senhor tinha pra vida dela,ela acolheu a palavra proferida pelo anjo,foi um exemplo em servir a DEUS.
Que estejamos sempre prontos a servir a DEUS em tempo e fora de tempo,independente de qualquer coisa,servir a DEUS é o mais importante.
É bem verdade que não é facil renunciar muitas coisas na vida,mas se for preciso abrir mão de algo para que possamos servir a DEUS,então abriremos mão de tal coisa.
Jesus disse:Em verdade,em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado(escravo),Por isso Cristo veio nos libertar,porque se pois o filho vos libertar,verdadeiramente sereis livres.Jesus nos liberta do pecado para sermos servos exclusivamente de DEUS.
Da mesma forma se aplica esta palavra aos ídolos,muitos são os que pensam estar servindo a DEUS,quando na verdade estão servindo a imagens mortas,veja o que diz o salmo 97:
Confundidos sejam todos os que SERVEM a imagens de escultura,que se gloriam de ídolos inúteis...Existem os servos de DEUS,os servos do pecado e os servos de imagens de escultura.De quem voce é servo?
Como JESUS disse:Todo aquele que me servi será honrado por meu pai.Paulo disse aos colossenses que receberíamos galardão por servir a Cristo:
Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança,porque a Cristo,o SENHOR,servis.
Somos servos deste DEUS e não de homens,pois que proveito teria servir a criatura do que ao criador?
Já que servimos ao Senhor devemos saber que não é de toda a maneira que se serve a este DEUS.Serve-se a ELE com fidelidade,assim como o servo da parábola:
Bem está,servo bom e fiel,sobre o pouco foste fiel,sobre o muito te colocarei,entra no gozo do teu SENHOR.
Aqueles que servem a DEUS receberao de DEUS a recompensa,mas somente os servos bons e fiéis entrarão na alegria de seu Senhor.
Não posso deixar de falar de Moisés,fiel em toda casa de DEUS,como servo,para testemunho das coisas que se haviam de anunciar.Moises é um exemplo em servir a DEUS com exelencia.
Uma coisa que devemos ter é o orgulho de servirmos ao Senhor,pois ele é um bom Senhor e seus mandamentos não são pesados,seu fardo é leve e ele nos ajuda a carregar os nossos.Ele é manso e humilde,não há outro Senhor melhor que o nosso,nem mesmo igual!
Bata no peito como o salmista e diga:,ó SENHOR,deveras sou teu servo,sou teu servo,filho da tua serva,soltaste as minhas ataduras.Aleluia.
Ele diz duas vezes que é servo do Senhor,porque sabia que não era pouca coisa servir a este DEUS tão maravilhoso que solta nossas prisoes e nos dá a paz.
O interessante é ver as pessoas reconhecerem que nós somos servos de JESUS,assim como Daniel recebeu do rei o testemunho:O teu DEUS,a quem tu continuamente serves,ele te livrará(da cova dos leoes).Veja que ate mesmo os impios reconhecem quando servimos ao SENHOR de fato.Daniel não só servia a DEUS,mas o servia CONTINUAMENTE,ou seja,sempre.
Servir é algo progressivo e constante,é algo ininterrupto.(Progressivo no sentido de renunciar e nao no de ser servo,pois não ha meio servo ou servo e meio,apenas servos)
Paulo se apresentava em suas cartas com essa marca,a marca de servo de JESUS CRISTO,ELE ERA APÓSTOLO,MAS ANTES DISSO ELE ERA SERVO.
Muitos com seus títulos e cargos se esquecem que continuam servos.Não deixe os rótulos te confundirem,antes de ser pastor,seja servo,antes de ser profeta,seja servo,antes de ser missionário,seja servo.
Paulo era servo de tal maneira que até mesmo os demonios reconheciam isso.No texto áureo vemos uma advinha chamá-lo de servo do DEUS altissimo.A principio se pensa que ela estava o honrando,mas o discernimento fala mais alto,na verdade ela estava denunciando-os por que pregavam a palavra do DEUS altissimo.
Paulo logo reprendeu aquele espirito de advinhação e o expulsou em nome de Jesus,por causa disso foi preso,mas ainda assim continuou servo,louvando e orando na cadeia.Aleluia.
Que Jesus NOS ENSINE A SERVI-LO CADA DIA MELHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário