quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Oração 18: Senhor, Liberta-nos

 E os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor levantou-lhes um libertador, que os libertou (...)

(Juízes 3.9)

Por Frankcimarks Oliveira

    
    Pai Santo, olha para nós e tem piedade de nós, pois são muitos os nossos adversários e mais poderosos do que nós. Somos diante deles como formigas insignificantes, não temos como vencê-los por nossa força. Mas tu és Deus tremendo e poderoso, que com o sopro da tua boca nos livra da destruição.

    Pai Santo, tuas palavras são fieis e verdadeiras, dignas de toda aceitação. Mostra-nos o libertador, poderoso em obras, justo como tu és justo, santo como tu és santo, e, para nossa sorte, bondoso como tu és bondoso, para que não venhamos a morrer em nossos pecados. Mostra-nos o teu Filho unigênito, aquele que tem as chaves de Davi, que abre e ninguém fecha, que fecha e ninguém abre, o único capaz de nos libertar de nossas terríveis circunstâncias, pois Cristo é o Senhor da história, o autor e o consumador de nossa salvação. Nele cremos e nos alegramos, pois ele é o nosso grande salvador.

    Pai Santo, liberta-nos de nosso engano, pois somos facilmente influenciados ao erro. Acreditamos em falsas ilusões e falsas promessas de paz, mas somente em ti encontramos verdadeira Esperança. Livra-nos da mentira e do engano de nossos corações, livra-nos dos ídolos que nós mesmos fabricamos e chamamos de deus, sendo que não há outro Deus além de ti. Não nos deixe morrer enganados em nossos caminhos vãos, mas mostra-nos a tua verdade e a tua luz. Cristo Jesus é a verdade que liberta, sem teu filho santo, morreremos acorrentados em nossas falsas convicções. Somente Cristo é poderoso o bastante para nos revelar nossa terrível miséria diante de ti, somente Cristo pode quebrar nossas cadeias e nos tornar teus filhos.

    Pai Santo, liberta-nos do nosso egoísmo violento, tão forte em nossos corações, que nos escraviza, nos tornando servos de nós mesmos, sendo que só há um Senhor no céu e na terra e seu nome é Jesus Cristo. Perdoa-nos quando queremos nos assentar no trono que pertence somente a teu filho amado. Perdoa-nos quando queremos ser independentes da tua vontade e senhorio, pois esse é o maior dos pecados.

    Pai Santo, o egoísmo humano tem causado tantos males no mundo. Não gostamos de ser contrariados ou confrontados, pois nosso ego é um ídolo narcisista e intolerante, totalmente orgulhoso. Vença o nosso ego, Senhor Jesus, submeta-o a tua vontade. Ajuda-nos a negarmos estes impulsos ególatras que buscam a própria satisfação, independentemente dos estragos que venham causar ao próximo. Ajuda-nos, Jesus, a sermos como tu, cheio de bondade e misericórdia, que mesmo sendo Deus, fez-se homem e em tudo se sujeitou ao Pai, para nos mostrar a honra que é servir ao Deus de Israel.

    Pai Santo, tua lei é perfeita porque reflete a perfeição do teu caráter, mas nós somos escravos de um mundo injusto que não te glorifica. Liberta-nos do mundanismo e renove as nossas mentes com a tua palavra, assim tomaremos a forma do justo Jesus, que em tudo te agradou enquanto caminhou nessa terra. Esse mundo apregoa a felicidade individualista, mas teu filho nos ensinou o amor comunitário. Sem amor é impossível te alegrar, ó Deus. Este mundo apregoa o poder como virtude, mas teu Filho nos ensinou que servir ao próximo é a maior das virtudes. Os valores deste mundo são completamente invertidos, e no sermão da montanha Cristo deixou isso bem claro. Para o mundo, feliz é quem possui bens e riquezas, porém, em teu reino felizes são os pobres; no mundo, importa a risada ostensiva dos poderosos, mas em teu reino os que choram serão consolados; Ó Senhor, liberta-nos da nossa visão errônea das coisas e da nossa falta de discernimento.

    Pai Santo, liberta-nos do legalismo religioso, que acredita na própria capacidade de justificar-se diante do teu trono.  Liberta-nos da crença equivocada de que sem Cristo podemos alcançar alguma coisa das tuas mãos. Tu enviaste a Jesus Cristo como libertador dos pecadores exatamente porque sozinhos não éramos capazes de nos libertar. Estávamos como que enlaçados na armadilha do pecado, feito passarinho capturado, e tu nos enviaste um libertador. Que nossos pés fiquem firmes em Yeshua e em sua liberdade conquistada para nós, de modo que jamais nos coloquemos outra vez sob o julgo da servidão de ordenanças, ou que outra vez voltemos a acreditar que nossa observância da lei nos assegurará salvação, pois Cristo adquiriu Justiça ao morrer e ressuscitar, e de suas mãos recebemos, gratuitamente, quando cremos em seu nome, os méritos de sua obediência, de modo que somos aceitos por Deus Nele e sem ele nada podemos fazer.

    Pai Santo, liberta-nos de nossa arrogância e auto apreciação. Ajuda-nos a enxergar quem somos e com certeza abandonaremos nosso senso de auto justiça. Ajuda-nos a perceber que estamos muito distantes do padrão de santidade que tu exiges, e faze-nos esclarecidos acerca da santidade perfeita do ser humano perfeito que é Jesus Cristo, e que somos santificados Nele dia após dia por meio da sua Graça. Remova, portanto, Senhor, a cadeia legalista que aprisiona nossos pés, que nos torna obstinados em performar diante dos homens e diante de ti, na vã tentativa de impressionar o Senhor com nossas obras fajutas de uma espiritualidade ritualista que se sustenta apenas na aparência externa, sem contudo ter o coração transformado. Liberta-nos desse tipo de espiritualidade, Senhor Jesus, e dá-nos um coração semelhante ao teu, pois Deus olha para o coração, a fonte da vida. Que nossa espiritualidade não se fundamente em orações prolongadas e jejuns intermináveis, que visam apenas a ostentação pública, mas que nossa fé esteja voltada a soltar as prisões dos inocentes, a fazer justiça ao órfão e à viúva, a ajudar os necessitados, pois esta é a verdadeira religião diante de Deus: fugir do mal e fazer o bem aos aflitos.

    De que te servem nossos holocaustos e incensos se não andamos no caminho de misericórdia? De que te servem nossas músicas e o nosso louvor se não cessamos de falar mal um dos outros? De que te servem nossas reuniões solenes e nossas festividades se não ajudamos nossos irmãos a carregarem seus fardos? Liberta-nos da hipocrisia, Senhor Jesus Cristo, liberta-nos agora.

    Senhor, tu és o nosso libertador. O pecado que nos escraviza e nos torna seres horríveis e egoístas, precisa ser destruído. Vem com teu poder sobre nossas mentes, traga luz onde há trevas e nos liberte completamente, em todas as áreas que precisam de libertação. Que nossa confiança não esteja em nossa força ou sabedoria, mas em Cristo somente e em seu grande poder de libertar.

    O pecado é poderoso em nós, mas tu és muito mais poderoso, Senhor Jesus. Olha para o mundo corrompido por causa do pecado e venha restaurá-lo, te pedimos. Liberta-nos do império do pecado, o mais opressor de todos. Liberta-nos dos danos que o pecado promove: a injustiça, a desigualdade, a destruição, o abuso, a morte. Vem e restaura o mundo para tua Glória, Eterno Deus. Que a tua vontade seja feita na terra, que a terra se transforme no céu, sem pecado, sem maldade, sem violência, sem corrupção. Traz o teu reino a este mundo, Poderoso Libertador. Glorifica o teu nome Santo para que todos saibam que Deus é amor restaurador. Não nos abandone a nossa própria sorte, pois isso seria nosso inferno. Antes, entre em cena outra vez, derrama tua graça sobre todos nós, abençoe tua igreja e nos dê mais do teu Espírito Santo para que vivamos verdadeiramente e não só de aparência.

    Liberta-nos do império das trevas. Liberta-nos deste mundo vil e corrompido pela maldade. Liberta-nos, assim como libertaste os hebreus das mãos de faraó, de governos autoritários e escravistas, que cerceia toda a liberdade humana. Liberta-nos, Senhor, deste sistema econômico desumano, que explora o trabalhador e não lhe devolve justamente o que ele merece. Liberta-nos da precariedade e da injustiça. Liberta teu povo das perseguições por causa do teu nome, dá-nos liberdade para adorarmos e bendizermos o teu nome na terra, em todas as nações. Livra-nos, Senhor Jesus, do autoritarismo político e da idolatria partidária que tem dividido tua igreja. 

    Liberta-nos de nós mesmos e assenta-te , bendito Salvador, em nosso meio e traga paz e prosperidade. Por amor do teu nome, te pedimos, ó Eterno. Amém.

    

2 comentários: