quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Salmo 36: A grandiosidade dos atributos de Deus


Por Frankcimarks Oliveira


A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável. As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. Senhor, tu conservas os homens e os animais.Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.Não venha sobre mim o pé dos soberbos, e não me mova a mão dos ímpios.Ali caem os que praticam a iniqüidade; cairão, e não se poderão levantar
( V. 1-12)


1-    O ímpio não teme a Deus;
2-    O ímpio vive no engano e não sabe fazer o bem;
3-    O ímpio vive de maquinar e fazer o mal.

O  salmista  introduz  a  verdade  sobre aqueles que não amam a Deus: eles não amam o seu próximo. A principal característica de um ímpio é a falta de amor pelo ser humano, criado à imagem do Criador. O ímpio vive no pecado, porque tudo  o  que  não  vem  de  um  coração que ama, só pode ser impuro e pecaminoso. “Aquele que não ama o seu irmão que vê, também  não amará a Deus, a quem não vê.” Não se engane, os ímpios estão por toda parte, em  repartições  públicas, nas universidades, com mestrados e doutorados.  Bem  como  podem  ser  encontrados  nas favelas, nos guetos e prostíbulos. Os ímpios se vestem de sacerdotes, rezam missas e fazem culto em nome de Jeová, mas seus corações são fontes não saradas por Deus.

O amor é um fruto do Espírito Santo, logo todo aquele que ama nasceu do Espírito de Deus. Um coração regenerado é benevolente e de modo algum maquina o mal contra um semelhante. Se você é um desses ímpios que no íntimo do ser, sente um ódio “ disfarçado”, sinto em lhe dizer, você é como Caim, que matou a seu irmão Abel, e também não tem parte com Cristo e seu reino de amor.

Se  você  diz que teme a Deus e vive na maldade, ou você é louco ou não sabe quem Deus é. Ora, Deus é amor e os seus filhos vivem e andam em amor. Os  filhos  de  Deus  são  filhos  da  luz e não das trevas. Os filhos de Deus  receberam perdão, logo vivem de perdoar  aqueles que lhes  ofendem.

Ainda  que  você  seja  uma  Pessoa  espiritual,  que  fala  a língua dos anjos, ou  ainda  que  seja  um  intelectual,  que fala a língua dos homens, ou mesmo que seja um profeta e mova os montes com sua fé, sem amor você não passa de um ímpio vestido de ovelha. “ Deus olha para dentro do coração e se em seu coração o mal reside, então espere ouvir de Jesus naquele dia : Apartai-vos de mim, todos vocês que praticam o mal”.

O que se passa  em sua  mente, leitor? Será que em seus  pensamentos homicídios  já  foram  praticados ?  Será  que  em seu coração você já matou seu semelhante? Deus sonda os corações, ele é expectador do mal que ninguém pode ver.

1-Deus é misericordioso e fiel;
2-Deus é justo e bom;
3-Deus é vida e Luz.

Graças a Deus que o Salmista não descreve apenas o coração do pecador, contudo  prossegue e nos revela as grandezas dos atributos divinos:
A misericórdia de Deus está nos céus e sua  fidelidade  chega  às  mais altas nuvens. Que  bom  que o Senhor é um Deus misericordioso, que possui um coração cheio de graça e que se compadece de nossa miséria e fraqueza, dando-nos seu perdão. Se  confessarmos  nossos pecados ele é fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

A misericórdia de Deus está nos céus, amados. Ela  não tem fim, se renova a cada manhã . São por causa de suas misericórdias que nós, pecadores, não somos consumidos. Deus não possui misericórdia somente, ele é misericordioso. É algo que tem haver com sua essência e pessoa divina. Agarremo-nos  a isso.

A justiça  divina  é  como  as grandes montanhas, está firme e inabalável,  porque provém do sangue da nova aliança feita em Cristo Jesus. Nada pode mudar o que Deus fez, ele em seu juízo, determinou que a nossa justiça não seria a nossa, mas a de outro, isto é, de um verdadeiramente justo, Jesus.

Deus em  seu  amor, e  através  de  sua  aliança  de  graça , sustenta tanto a homens como animais. Toda a criação foi remida pelo cordeiro. Toda a terra é sustentada pela força de seu poder, de modo que bons e maus, se  beneficiam  da  paciência  divina. Mas somente aqueles que creem em Deus, recebem  gratuitamente  a  justificação  no  sangue  derramado  pelos ímpios na cruz. Jesus morreu pelos pecadores ímpios, como ele mesmo disse : “Não  vim  chamar  os  justos ao arrependimento, mas os pecadores.” Foi por aqueles ímpios descritos no início do salmo 36 que Jesus morreu, isto é, por  mim  e  por você, já que pela Palavra sabemos que não há um justo sequer, a  não  ser aquele que o Pai enviou  como resgate de muitos.

Cristo morreu para que possamos comer das gorduras e beber das doçuras em seu banquete celestial. Sim, amigo, nosso Senhor morreu e ressuscitou para que tenhamos o direito de entramos em sua festa, sem preço e sem dinheiro. Ele  nos  convida  a  sentarmos  ao  lado  de  Abraão, Isaque e Jacó, pois até mesmo esses se assentam ali  mediante a mesma graça  dada por Deus ao pior pecador que tenha se arrependido.

Quão  preciosa é , ó Deus, a tua bondade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra de tuas asas (v.7)

Vejo a Cristo no alto da cruz, com suas “asas” abertas. A sombra que seu corpo projeta sobre a terra é a sombra do altíssimo, aquela que nos livra de todo o mal ( salmo 91) Confie em Cristo e se coloque debaixo dessa sombra  no  calvário. Ele  te livrará da ira de  Deus  e já os teus pecados não terão poder algum sobre você. Não  haverá  mais  medo  em sua mente, nem demônios , nem diabos, nem morte, nem coisa alguma poderá te assombrar mais, porque uma  profunda  certeza  de  salvação  se  alojará  em  sua alma.

Como  é  bom  se encontrar com Cristo no Gólgota, e deixar todo o fardo da culpa a seus pés! Coloco-me à sua sombra e me abrigo debaixo de suas asas,  porque  sei  que assim como a galinha protege seus filhotes, tu me protegerá do meu devorador. Deus é meu refúgio e fortaleza,  socorro  bem presente  na  angústia ,  pelo  que não temerei  mal algum.

“ Eles  se  fartarão  da  gordura  de  tua  casa, e os farás beber da corrente de tuas delícias.( v 8)

Há um “ churrasco” esperando os crentes no paraíso e Deus estará lá como nosso maior galardão. “O  Senhor é a nossa alegria”. Bebamos do vinho mais doce em suas bodas e comamos da carne mais gorda e suculenta. O pão servido é o pão da vida eterna e ninguém ficará sem provar do maná.

Existe  um  rio  que  alegra a cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo. O rio da vida e da juventude eterna, que os homens  tanto buscam  achar  na  ciência. O  Manancial  do  Espírito que jorra para sempre e  sempre e sempre. Lá a face do Senhor será o sol, a luz que alumia todas as extremidades. Não mais haverá noite, nem angústia, nem sofrimento. A morte finalmente será exterminada e o luto será banido.

Infelizmente, nem  todos crerão na mensagem do Evangelho da paz entre Deus e os homens. Muitos  permanecerão  no  caminho  da  maldade e do desamor, do ódio contra seus irmãos, do desprezar os pobres e carentes, aquele caminho largo , cujas  portas  são  espaçosas e farão muitos se perderem. O caminho do amor é estreito, pois  exige  perdão, renúncia, misericórdia, bondade e os homens pecadores  sentem  repulsa por essas virtudes  cristãs.

À estes  ímpios  duros de coração, Deus diz : Ali caem os que praticam a iniquidade, cairão e não poderão se levantar ( v.12)


Oro  para  que  você,  leitor, deixe o caminho da impiedade, caso o esteja trilhando. Entre nesse caminho estreito do amor, no caminho da vida que é Jesus, e você gozará  a  eternidade ao lado daqueles que também escolheram o amor, e melhor ainda, eternamente  contemplará  Aquele que é amor : Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário