sábado, 21 de novembro de 2015

Salmo 31 : A Fé em Deus


Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus.

Por  Frankcimarks  Oliveira

A fé em Deus é um mistério. Sempre foi e sempre será. Não conseguimos explicar o que é a fé. Por mais que tentemos ou por mais que expressemos em palavras, jamais conseguiremos definir o indefinível e indescritível.
Dizem que a fé é o fundamento sólido das coisas que se esperam e a certeza do invisível. Como ter certeza de coisas futuras, que não aconteceram e como crer naquilo que os olhos não podem ver? Se usarmos bem nossa razão, chegaremos a conclusão que a fé se sustenta do vazio, do nada, e sobrevive da expectativa somente.
Os relatos bíblicos da fé de centenas de personagens da antiguidade, demonstram o que estou dizendo. Eles creram numa voz que os dizia algo. Eles alimentaram esperança num Ser que não podiam ver e viveram suas vidas rumo a esse Deus Invisível. Você faria isso?

“ Nas tuas mãos encomendo meu espírito” ( Sl 31.5)

A fé em Deus é um alento para a alma sofredora. Crer em Deus faz o homem finito ultrapassar sua realidade. Deus é o refúgio de todo crente, de modo que este pode através de sua fé, alcançar o infinito e atravessar todos os cosmos.

“Mas eu confiei em ti, Senhor e disse : Tu és o meu Deus”

A fé em Deus promove conforto e segurança. O crente sofredor tem em Deus seu maior terapeuta. Ele desabafa através de suas preces, chora e lamenta, e no fim sente-se extremamente  aliviado. Deus é aquele que nunca desampara seus filhos. É a maior representação de amor incondicional. Na figura de um pai gentil e amoroso, Deus é a realidade mais presente para aqueles que nada tem nessa vida.

A fé nem sempre esteve associada a credos teológicos, a ortodoxias ou convenções religiosas. A fé é antes de tudo, uma experiência pessoal e particular. A fé é um mecanismo do próprio cérebro que atua de maneira intuitiva. Todos, todos mesmos , vivem através da fé e não percebem.

Antes de entrar num avião, você acredita que tudo está ok com a aeronave; crê que o piloto está devidamente instruído e autorizado a pilotar ; crê que o clima será favorável; que tudo sairá bem. Isto é fé.  Precisamos de fé para entramos num carro, num banco, ligar um fogão e tudo mais. É que fazemos tudo isso intuitivamente, porque cremos que tudo ocorrerá bem.

Assim é a verdadeira fé em Deus. Não está necessariamente embasada em um conjunto de dogmas, mas na crença que Deus é bom e que está cuidando para que tudo ocorra bem.

“ Oh! Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, o qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens.” ( Sl 31.19)

Abraão teve por acaso um livro sagrado que sustentava sua fé? Não! Todavia, Abraão é chamado de o Pai da fé, simplesmente porque creu em Deus e isso lhe fora imputado por justiça, pois acreditou que mesmo sendo velho, ainda assim seria pai de uma multidão de filhos, conforme Deus lhe havia dito.

Fé é confiar contra a esperança, isto é, ainda que os fatos históricos nos digam algo, muitas vezes desesperançoso, continuamos crendo em Deus e no seu amor.

“ Esforçai-vos , e ele fortalecerá o vosso coração. Vós todos os que esperais ( confiais) no Senhor”. ( Sl 31.24)

Muitas vezes o crente sente sua fé oscilar. É normal. Somos seres humanos, a incredulidade é como ferrugem em nossa natureza. “Esforçai-vos”, lute contra a descrença e falta de fé. Há um Deus Pai, amoroso e gentil, que nos diz apenas para confiar em seus cuidados. Ainda que nossos membros nos digam péssimas noticias, contudo pela fé, creiamos que Deus é maior que nosso terrível estado.

Deus é quem renova nossa fé em seu nome. É Deus quem fortalece nossas almas. É Deus quem age em nosso benefício, ainda que sejamos  homens  e mulheres com uma fé pequenina, ainda assim, o Senhor  nos  abençoará, por amor do seu nome. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário