sábado, 21 de novembro de 2015

Salmo 31 : A Fé em Deus


Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus.

Por  Frankcimarks  Oliveira

A fé em Deus é um mistério. Sempre foi e sempre será. Não conseguimos explicar o que é a fé. Por mais que tentemos ou por mais que expressemos em palavras, jamais conseguiremos definir o indefinível e indescritível.
Dizem que a fé é o fundamento sólido das coisas que se esperam e a certeza do invisível. Como ter certeza de coisas futuras, que não aconteceram e como crer naquilo que os olhos não podem ver? Se usarmos bem nossa razão, chegaremos a conclusão que a fé se sustenta do vazio, do nada, e sobrevive da expectativa somente.
Os relatos bíblicos da fé de centenas de personagens da antiguidade, demonstram o que estou dizendo. Eles creram numa voz que os dizia algo. Eles alimentaram esperança num Ser que não podiam ver e viveram suas vidas rumo a esse Deus Invisível. Você faria isso?

“ Nas tuas mãos encomendo meu espírito” ( Sl 31.5)

A fé em Deus é um alento para a alma sofredora. Crer em Deus faz o homem finito ultrapassar sua realidade. Deus é o refúgio de todo crente, de modo que este pode através de sua fé, alcançar o infinito e atravessar todos os cosmos.

“Mas eu confiei em ti, Senhor e disse : Tu és o meu Deus”

A fé em Deus promove conforto e segurança. O crente sofredor tem em Deus seu maior terapeuta. Ele desabafa através de suas preces, chora e lamenta, e no fim sente-se extremamente  aliviado. Deus é aquele que nunca desampara seus filhos. É a maior representação de amor incondicional. Na figura de um pai gentil e amoroso, Deus é a realidade mais presente para aqueles que nada tem nessa vida.

A fé nem sempre esteve associada a credos teológicos, a ortodoxias ou convenções religiosas. A fé é antes de tudo, uma experiência pessoal e particular. A fé é um mecanismo do próprio cérebro que atua de maneira intuitiva. Todos, todos mesmos , vivem através da fé e não percebem.

Antes de entrar num avião, você acredita que tudo está ok com a aeronave; crê que o piloto está devidamente instruído e autorizado a pilotar ; crê que o clima será favorável; que tudo sairá bem. Isto é fé.  Precisamos de fé para entramos num carro, num banco, ligar um fogão e tudo mais. É que fazemos tudo isso intuitivamente, porque cremos que tudo ocorrerá bem.

Assim é a verdadeira fé em Deus. Não está necessariamente embasada em um conjunto de dogmas, mas na crença que Deus é bom e que está cuidando para que tudo ocorra bem.

“ Oh! Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, o qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens.” ( Sl 31.19)

Abraão teve por acaso um livro sagrado que sustentava sua fé? Não! Todavia, Abraão é chamado de o Pai da fé, simplesmente porque creu em Deus e isso lhe fora imputado por justiça, pois acreditou que mesmo sendo velho, ainda assim seria pai de uma multidão de filhos, conforme Deus lhe havia dito.

Fé é confiar contra a esperança, isto é, ainda que os fatos históricos nos digam algo, muitas vezes desesperançoso, continuamos crendo em Deus e no seu amor.

“ Esforçai-vos , e ele fortalecerá o vosso coração. Vós todos os que esperais ( confiais) no Senhor”. ( Sl 31.24)

Muitas vezes o crente sente sua fé oscilar. É normal. Somos seres humanos, a incredulidade é como ferrugem em nossa natureza. “Esforçai-vos”, lute contra a descrença e falta de fé. Há um Deus Pai, amoroso e gentil, que nos diz apenas para confiar em seus cuidados. Ainda que nossos membros nos digam péssimas noticias, contudo pela fé, creiamos que Deus é maior que nosso terrível estado.

Deus é quem renova nossa fé em seu nome. É Deus quem fortalece nossas almas. É Deus quem age em nosso benefício, ainda que sejamos  homens  e mulheres com uma fé pequenina, ainda assim, o Senhor  nos  abençoará, por amor do seu nome. Amém.

sábado, 7 de novembro de 2015

Salmo 34 : Porque Louvo a Deus

Louvarei  ao  Senhor  em  todo o tempo; seu louvor estará continuamente na minha boca ( V.1)
Por  Frankcimarks Oliveira

1-    Porque Ele ouve quando clamo e me ajuda ( v.4,6,15,17)
2-    Porque Ele me protege ( V.7)
3-    Porque Ele é meu provedor (v.9-10)
4-    Porque Ele é justiça ( v.16)
5-    Porque Ele é presente ( v.18)
6-    Porque Ele é um Deus de seguranças e garantias ( V.22)

Amigos,  brevemente , medite comigo: por que louvamos a Deus? Ou melhor , o que é louvar a Deus?

Será que louvar é abrir a boca e entoar um cântico musical? Creio que não. Louvar a Deus  é  uma  disposição  do  coração  cheio  de gratidão por  todos  os  benefícios  recebidos  das  mãos  do Eterno. “ Por tudo daí graças  ao  Deus  e  pai  de nosso Senhor Jesus Cristo”. Todas as vezes que reconhecemos  a  bondade de Deus, seja com palavras, ações, testemunhos , canções e etc, estamos louvando ao Senhor.

Maria  louvou  a  Deus  quando soube que o Salvador do mundo seria gerado em seu ventre. Ela exultou : “minha  alma  se  alegra  em  Deus”. De modo soberano , o Senhor escolheu entrar , literalmente, na vida daquela  jovem  mulher. Em  momento algum Deus manda o anjo perguntar se Maria estava de acordo com aquilo. Simplesmente, Deus decide que Maria seria a mãe de Jesus Cristo. Ora, muitos problemas vieram acompanhados  dessa  benção. Maria  poderia  ter  sido  apedrejada, acusada de adultério, mas Deus convenceu a José, seu futuro marido, de que aquele filho era fruto de um milagre divino.

Devemos louvar a Deus, não porque Deus precise de elogio ou reconhecimento, mas porque o louvor em si faz bem a nossa alma. Quem é grato pelo que tem ou viveu, é mais feliz, isso até a ciência confirma e explica. Pessoas  ingratas  são  sempre  mau  humoradas  e  estressadas.

Ore  a  Deus ,  mesmo em aflição. Muitas vezes as aflições vêm para que nossa fé seja fortalecida em Deus. Quando oramos em momentos de  angústias , percebemos mais facilmente as respostas divinas. E são essas respostas e consolos que fortalecem nossa fé, de modo que podemos dizer assim como o salmista : “Deus está perto”.

O Senhor nos livra do mal e de seus ardis. Não vemos, mas seus anjos nos guardam. Creio nisso e sou muito feliz e agradecido por isso. Sei de muitos livramentos que o Senhor me deu, e sempre agradeço ao Senhor por sua bondade em me proteger e me livrar de pessoas ruins, ou muitas vezes de tomar decisões ruins para minha vida. Talvez, algumas pessoas achem  isso  infantilidade, crer  em  anjos  da guarda,  mas é essa fé ingênua de criança que me faz possuir o reino dos céus.

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Creio e vivo essa verdade. Até aqui o Senhor tem me ajudado, e tem me dado além daquilo que peço, se bem que pouco peço nesse sentido, confio plenamente nos cuidados do meu Pai celestial. Deus  tem  me suprido a mim e a minha casa. Ele  tem  sido  fiel  no  pão  de cada dia, e eu todo dia o louvo por isso. Ora, para toda a semana Deus envia seu maná. Abramos , pois a boca, e  ele  a  encherá . As  aves  do  céu  também  de  nada  tem  sentido  falta , nem  os  lírios  dos  campos . Amados, o Senhor é  um  bom  Pai  de  família .  Ele ama  abençoar  seus  filhos. “Peça e receberás”

“Nunca vi  um  justo  mendigar  o  pão”. Não  espere  luxo e riquezas, porque em lugar algum Cristo nos prometeu essas coisas. Mas o pão, isto é, o necessário para vivermos, isso sim ele nos prometeu. Contente-se com aquilo que o Senhor tem para sua vida e louve a Deus por isso. Um  coração  grato  é  muito  mais  feliz  com  um  bocado de pão, do que um rico  murmurador.

O  Senhor está  com  aqueles  que  vivem  no amor. Deus é o Deus do amor. Suas correntezas não podem ser paralisadas. Entre nessa cachoeira  do  amor  de  Deus.  Faça  o  efeito  cascata  continuar  passando de um para o o outro, numa rede sem fim.

“ Perto está o Senhor dos que tem coração quebrantado e salva os contritos de espírito” ( v. 18)

Aqueles que andam  na  lei  do  amor,  tem  a  seu lado um Deus Todo poderoso, que jamais os deixará. Deus o assistirá  em  suas  necessidades  e responderá  a  todas  as  suas  orações. O justo é aquela pessoa que entendeu o evangelho e abraçou a Jesus com fé. “ Nisto saberão que sois  meus  discípulos, se vos amardes uns aos outros.” A fé em Jesus me justifica e me faz andar em seu mandamento de amor. Deus está com esse que ama e que vive na vereda da justiça, que  busca  o bem estar  do próximo e nada  mais  que  isso.

O oposto também é verdade: Deus está contra aqueles que não amam. Sim, não há  pior  inimigo que você possa ter além de Deus. Se você ama , Deus é seu amigo fiel, se  todavia  você  vive  no  ódio  e na vingança, Deus se constitui  seu  pior inimigo.

A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para os desarraigar da terra
( v. 16)

É melhor  ter  Deus  como  amigo,  esse  é um conselho que eu te dou. Viva em amor e você viverá em Deus. E por fim, aqueles que trilham esse caminho de amor e justiça, de fé  e esperança, receberão o perdão eterno. Não serão punidos, pois Cristo já sofreu a nossa condenação. Todavia, aquele que insiste em andar em sua malícia, receberá os frutos de sua plantação. Quem  planta  coisas  ruins ,  sempre  colherá  coisas  ruins.

“ O Senhor resgata a alma dos seus servos, e NENHUM dos que Nele confiam, será punido” ( v. 22)


Somos salvos pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo. Creia em Deus, creia em Cristo e você morará para sempre na Casa do Senhor. Amém.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Salmo 36: A grandiosidade dos atributos de Deus


Por Frankcimarks Oliveira


A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável. As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. Senhor, tu conservas os homens e os animais.Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.Não venha sobre mim o pé dos soberbos, e não me mova a mão dos ímpios.Ali caem os que praticam a iniqüidade; cairão, e não se poderão levantar
( V. 1-12)


1-    O ímpio não teme a Deus;
2-    O ímpio vive no engano e não sabe fazer o bem;
3-    O ímpio vive de maquinar e fazer o mal.

O  salmista  introduz  a  verdade  sobre aqueles que não amam a Deus: eles não amam o seu próximo. A principal característica de um ímpio é a falta de amor pelo ser humano, criado à imagem do Criador. O ímpio vive no pecado, porque tudo  o  que  não  vem  de  um  coração que ama, só pode ser impuro e pecaminoso. “Aquele que não ama o seu irmão que vê, também  não amará a Deus, a quem não vê.” Não se engane, os ímpios estão por toda parte, em  repartições  públicas, nas universidades, com mestrados e doutorados.  Bem  como  podem  ser  encontrados  nas favelas, nos guetos e prostíbulos. Os ímpios se vestem de sacerdotes, rezam missas e fazem culto em nome de Jeová, mas seus corações são fontes não saradas por Deus.

O amor é um fruto do Espírito Santo, logo todo aquele que ama nasceu do Espírito de Deus. Um coração regenerado é benevolente e de modo algum maquina o mal contra um semelhante. Se você é um desses ímpios que no íntimo do ser, sente um ódio “ disfarçado”, sinto em lhe dizer, você é como Caim, que matou a seu irmão Abel, e também não tem parte com Cristo e seu reino de amor.

Se  você  diz que teme a Deus e vive na maldade, ou você é louco ou não sabe quem Deus é. Ora, Deus é amor e os seus filhos vivem e andam em amor. Os  filhos  de  Deus  são  filhos  da  luz e não das trevas. Os filhos de Deus  receberam perdão, logo vivem de perdoar  aqueles que lhes  ofendem.

Ainda  que  você  seja  uma  Pessoa  espiritual,  que  fala  a língua dos anjos, ou  ainda  que  seja  um  intelectual,  que fala a língua dos homens, ou mesmo que seja um profeta e mova os montes com sua fé, sem amor você não passa de um ímpio vestido de ovelha. “ Deus olha para dentro do coração e se em seu coração o mal reside, então espere ouvir de Jesus naquele dia : Apartai-vos de mim, todos vocês que praticam o mal”.

O que se passa  em sua  mente, leitor? Será que em seus  pensamentos homicídios  já  foram  praticados ?  Será  que  em seu coração você já matou seu semelhante? Deus sonda os corações, ele é expectador do mal que ninguém pode ver.

1-Deus é misericordioso e fiel;
2-Deus é justo e bom;
3-Deus é vida e Luz.

Graças a Deus que o Salmista não descreve apenas o coração do pecador, contudo  prossegue e nos revela as grandezas dos atributos divinos:
A misericórdia de Deus está nos céus e sua  fidelidade  chega  às  mais altas nuvens. Que  bom  que o Senhor é um Deus misericordioso, que possui um coração cheio de graça e que se compadece de nossa miséria e fraqueza, dando-nos seu perdão. Se  confessarmos  nossos pecados ele é fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

A misericórdia de Deus está nos céus, amados. Ela  não tem fim, se renova a cada manhã . São por causa de suas misericórdias que nós, pecadores, não somos consumidos. Deus não possui misericórdia somente, ele é misericordioso. É algo que tem haver com sua essência e pessoa divina. Agarremo-nos  a isso.

A justiça  divina  é  como  as grandes montanhas, está firme e inabalável,  porque provém do sangue da nova aliança feita em Cristo Jesus. Nada pode mudar o que Deus fez, ele em seu juízo, determinou que a nossa justiça não seria a nossa, mas a de outro, isto é, de um verdadeiramente justo, Jesus.

Deus em  seu  amor, e  através  de  sua  aliança  de  graça , sustenta tanto a homens como animais. Toda a criação foi remida pelo cordeiro. Toda a terra é sustentada pela força de seu poder, de modo que bons e maus, se  beneficiam  da  paciência  divina. Mas somente aqueles que creem em Deus, recebem  gratuitamente  a  justificação  no  sangue  derramado  pelos ímpios na cruz. Jesus morreu pelos pecadores ímpios, como ele mesmo disse : “Não  vim  chamar  os  justos ao arrependimento, mas os pecadores.” Foi por aqueles ímpios descritos no início do salmo 36 que Jesus morreu, isto é, por  mim  e  por você, já que pela Palavra sabemos que não há um justo sequer, a  não  ser aquele que o Pai enviou  como resgate de muitos.

Cristo morreu para que possamos comer das gorduras e beber das doçuras em seu banquete celestial. Sim, amigo, nosso Senhor morreu e ressuscitou para que tenhamos o direito de entramos em sua festa, sem preço e sem dinheiro. Ele  nos  convida  a  sentarmos  ao  lado  de  Abraão, Isaque e Jacó, pois até mesmo esses se assentam ali  mediante a mesma graça  dada por Deus ao pior pecador que tenha se arrependido.

Quão  preciosa é , ó Deus, a tua bondade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra de tuas asas (v.7)

Vejo a Cristo no alto da cruz, com suas “asas” abertas. A sombra que seu corpo projeta sobre a terra é a sombra do altíssimo, aquela que nos livra de todo o mal ( salmo 91) Confie em Cristo e se coloque debaixo dessa sombra  no  calvário. Ele  te livrará da ira de  Deus  e já os teus pecados não terão poder algum sobre você. Não  haverá  mais  medo  em sua mente, nem demônios , nem diabos, nem morte, nem coisa alguma poderá te assombrar mais, porque uma  profunda  certeza  de  salvação  se  alojará  em  sua alma.

Como  é  bom  se encontrar com Cristo no Gólgota, e deixar todo o fardo da culpa a seus pés! Coloco-me à sua sombra e me abrigo debaixo de suas asas,  porque  sei  que assim como a galinha protege seus filhotes, tu me protegerá do meu devorador. Deus é meu refúgio e fortaleza,  socorro  bem presente  na  angústia ,  pelo  que não temerei  mal algum.

“ Eles  se  fartarão  da  gordura  de  tua  casa, e os farás beber da corrente de tuas delícias.( v 8)

Há um “ churrasco” esperando os crentes no paraíso e Deus estará lá como nosso maior galardão. “O  Senhor é a nossa alegria”. Bebamos do vinho mais doce em suas bodas e comamos da carne mais gorda e suculenta. O pão servido é o pão da vida eterna e ninguém ficará sem provar do maná.

Existe  um  rio  que  alegra a cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo. O rio da vida e da juventude eterna, que os homens  tanto buscam  achar  na  ciência. O  Manancial  do  Espírito que jorra para sempre e  sempre e sempre. Lá a face do Senhor será o sol, a luz que alumia todas as extremidades. Não mais haverá noite, nem angústia, nem sofrimento. A morte finalmente será exterminada e o luto será banido.

Infelizmente, nem  todos crerão na mensagem do Evangelho da paz entre Deus e os homens. Muitos  permanecerão  no  caminho  da  maldade e do desamor, do ódio contra seus irmãos, do desprezar os pobres e carentes, aquele caminho largo , cujas  portas  são  espaçosas e farão muitos se perderem. O caminho do amor é estreito, pois  exige  perdão, renúncia, misericórdia, bondade e os homens pecadores  sentem  repulsa por essas virtudes  cristãs.

À estes  ímpios  duros de coração, Deus diz : Ali caem os que praticam a iniquidade, cairão e não poderão se levantar ( v.12)


Oro  para  que  você,  leitor, deixe o caminho da impiedade, caso o esteja trilhando. Entre nesse caminho estreito do amor, no caminho da vida que é Jesus, e você gozará  a  eternidade ao lado daqueles que também escolheram o amor, e melhor ainda, eternamente  contemplará  Aquele que é amor : Deus.