sábado, 21 de novembro de 2015

Salmo 31 : A Fé em Deus


Mas eu confiei em ti, Senhor; e disse: Tu és o meu Deus.

Por  Frankcimarks  Oliveira

A fé em Deus é um mistério. Sempre foi e sempre será. Não conseguimos explicar o que é a fé. Por mais que tentemos ou por mais que expressemos em palavras, jamais conseguiremos definir o indefinível e indescritível.
Dizem que a fé é o fundamento sólido das coisas que se esperam e a certeza do invisível. Como ter certeza de coisas futuras, que não aconteceram e como crer naquilo que os olhos não podem ver? Se usarmos bem nossa razão, chegaremos a conclusão que a fé se sustenta do vazio, do nada, e sobrevive da expectativa somente.
Os relatos bíblicos da fé de centenas de personagens da antiguidade, demonstram o que estou dizendo. Eles creram numa voz que os dizia algo. Eles alimentaram esperança num Ser que não podiam ver e viveram suas vidas rumo a esse Deus Invisível. Você faria isso?

“ Nas tuas mãos encomendo meu espírito” ( Sl 31.5)

A fé em Deus é um alento para a alma sofredora. Crer em Deus faz o homem finito ultrapassar sua realidade. Deus é o refúgio de todo crente, de modo que este pode através de sua fé, alcançar o infinito e atravessar todos os cosmos.

“Mas eu confiei em ti, Senhor e disse : Tu és o meu Deus”

A fé em Deus promove conforto e segurança. O crente sofredor tem em Deus seu maior terapeuta. Ele desabafa através de suas preces, chora e lamenta, e no fim sente-se extremamente  aliviado. Deus é aquele que nunca desampara seus filhos. É a maior representação de amor incondicional. Na figura de um pai gentil e amoroso, Deus é a realidade mais presente para aqueles que nada tem nessa vida.

A fé nem sempre esteve associada a credos teológicos, a ortodoxias ou convenções religiosas. A fé é antes de tudo, uma experiência pessoal e particular. A fé é um mecanismo do próprio cérebro que atua de maneira intuitiva. Todos, todos mesmos , vivem através da fé e não percebem.

Antes de entrar num avião, você acredita que tudo está ok com a aeronave; crê que o piloto está devidamente instruído e autorizado a pilotar ; crê que o clima será favorável; que tudo sairá bem. Isto é fé.  Precisamos de fé para entramos num carro, num banco, ligar um fogão e tudo mais. É que fazemos tudo isso intuitivamente, porque cremos que tudo ocorrerá bem.

Assim é a verdadeira fé em Deus. Não está necessariamente embasada em um conjunto de dogmas, mas na crença que Deus é bom e que está cuidando para que tudo ocorra bem.

“ Oh! Quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, o qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens.” ( Sl 31.19)

Abraão teve por acaso um livro sagrado que sustentava sua fé? Não! Todavia, Abraão é chamado de o Pai da fé, simplesmente porque creu em Deus e isso lhe fora imputado por justiça, pois acreditou que mesmo sendo velho, ainda assim seria pai de uma multidão de filhos, conforme Deus lhe havia dito.

Fé é confiar contra a esperança, isto é, ainda que os fatos históricos nos digam algo, muitas vezes desesperançoso, continuamos crendo em Deus e no seu amor.

“ Esforçai-vos , e ele fortalecerá o vosso coração. Vós todos os que esperais ( confiais) no Senhor”. ( Sl 31.24)

Muitas vezes o crente sente sua fé oscilar. É normal. Somos seres humanos, a incredulidade é como ferrugem em nossa natureza. “Esforçai-vos”, lute contra a descrença e falta de fé. Há um Deus Pai, amoroso e gentil, que nos diz apenas para confiar em seus cuidados. Ainda que nossos membros nos digam péssimas noticias, contudo pela fé, creiamos que Deus é maior que nosso terrível estado.

Deus é quem renova nossa fé em seu nome. É Deus quem fortalece nossas almas. É Deus quem age em nosso benefício, ainda que sejamos  homens  e mulheres com uma fé pequenina, ainda assim, o Senhor  nos  abençoará, por amor do seu nome. Amém.

sábado, 7 de novembro de 2015

Salmo 34 : Porque Louvo a Deus

Louvarei  ao  Senhor  em  todo o tempo; seu louvor estará continuamente na minha boca ( V.1)
Por  Frankcimarks Oliveira

1-    Porque Ele ouve quando clamo e me ajuda ( v.4,6,15,17)
2-    Porque Ele me protege ( V.7)
3-    Porque Ele é meu provedor (v.9-10)
4-    Porque Ele é justiça ( v.16)
5-    Porque Ele é presente ( v.18)
6-    Porque Ele é um Deus de seguranças e garantias ( V.22)

Amigos,  brevemente , medite comigo: por que louvamos a Deus? Ou melhor , o que é louvar a Deus?

Será que louvar é abrir a boca e entoar um cântico musical? Creio que não. Louvar a Deus  é  uma  disposição  do  coração  cheio  de gratidão por  todos  os  benefícios  recebidos  das  mãos  do Eterno. “ Por tudo daí graças  ao  Deus  e  pai  de nosso Senhor Jesus Cristo”. Todas as vezes que reconhecemos  a  bondade de Deus, seja com palavras, ações, testemunhos , canções e etc, estamos louvando ao Senhor.

Maria  louvou  a  Deus  quando soube que o Salvador do mundo seria gerado em seu ventre. Ela exultou : “minha  alma  se  alegra  em  Deus”. De modo soberano , o Senhor escolheu entrar , literalmente, na vida daquela  jovem  mulher. Em  momento algum Deus manda o anjo perguntar se Maria estava de acordo com aquilo. Simplesmente, Deus decide que Maria seria a mãe de Jesus Cristo. Ora, muitos problemas vieram acompanhados  dessa  benção. Maria  poderia  ter  sido  apedrejada, acusada de adultério, mas Deus convenceu a José, seu futuro marido, de que aquele filho era fruto de um milagre divino.

Devemos louvar a Deus, não porque Deus precise de elogio ou reconhecimento, mas porque o louvor em si faz bem a nossa alma. Quem é grato pelo que tem ou viveu, é mais feliz, isso até a ciência confirma e explica. Pessoas  ingratas  são  sempre  mau  humoradas  e  estressadas.

Ore  a  Deus ,  mesmo em aflição. Muitas vezes as aflições vêm para que nossa fé seja fortalecida em Deus. Quando oramos em momentos de  angústias , percebemos mais facilmente as respostas divinas. E são essas respostas e consolos que fortalecem nossa fé, de modo que podemos dizer assim como o salmista : “Deus está perto”.

O Senhor nos livra do mal e de seus ardis. Não vemos, mas seus anjos nos guardam. Creio nisso e sou muito feliz e agradecido por isso. Sei de muitos livramentos que o Senhor me deu, e sempre agradeço ao Senhor por sua bondade em me proteger e me livrar de pessoas ruins, ou muitas vezes de tomar decisões ruins para minha vida. Talvez, algumas pessoas achem  isso  infantilidade, crer  em  anjos  da guarda,  mas é essa fé ingênua de criança que me faz possuir o reino dos céus.

“O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Creio e vivo essa verdade. Até aqui o Senhor tem me ajudado, e tem me dado além daquilo que peço, se bem que pouco peço nesse sentido, confio plenamente nos cuidados do meu Pai celestial. Deus  tem  me suprido a mim e a minha casa. Ele  tem  sido  fiel  no  pão  de cada dia, e eu todo dia o louvo por isso. Ora, para toda a semana Deus envia seu maná. Abramos , pois a boca, e  ele  a  encherá . As  aves  do  céu  também  de  nada  tem  sentido  falta , nem  os  lírios  dos  campos . Amados, o Senhor é  um  bom  Pai  de  família .  Ele ama  abençoar  seus  filhos. “Peça e receberás”

“Nunca vi  um  justo  mendigar  o  pão”. Não  espere  luxo e riquezas, porque em lugar algum Cristo nos prometeu essas coisas. Mas o pão, isto é, o necessário para vivermos, isso sim ele nos prometeu. Contente-se com aquilo que o Senhor tem para sua vida e louve a Deus por isso. Um  coração  grato  é  muito  mais  feliz  com  um  bocado de pão, do que um rico  murmurador.

O  Senhor está  com  aqueles  que  vivem  no amor. Deus é o Deus do amor. Suas correntezas não podem ser paralisadas. Entre nessa cachoeira  do  amor  de  Deus.  Faça  o  efeito  cascata  continuar  passando de um para o o outro, numa rede sem fim.

“ Perto está o Senhor dos que tem coração quebrantado e salva os contritos de espírito” ( v. 18)

Aqueles que andam  na  lei  do  amor,  tem  a  seu lado um Deus Todo poderoso, que jamais os deixará. Deus o assistirá  em  suas  necessidades  e responderá  a  todas  as  suas  orações. O justo é aquela pessoa que entendeu o evangelho e abraçou a Jesus com fé. “ Nisto saberão que sois  meus  discípulos, se vos amardes uns aos outros.” A fé em Jesus me justifica e me faz andar em seu mandamento de amor. Deus está com esse que ama e que vive na vereda da justiça, que  busca  o bem estar  do próximo e nada  mais  que  isso.

O oposto também é verdade: Deus está contra aqueles que não amam. Sim, não há  pior  inimigo que você possa ter além de Deus. Se você ama , Deus é seu amigo fiel, se  todavia  você  vive  no  ódio  e na vingança, Deus se constitui  seu  pior inimigo.

A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para os desarraigar da terra
( v. 16)

É melhor  ter  Deus  como  amigo,  esse  é um conselho que eu te dou. Viva em amor e você viverá em Deus. E por fim, aqueles que trilham esse caminho de amor e justiça, de fé  e esperança, receberão o perdão eterno. Não serão punidos, pois Cristo já sofreu a nossa condenação. Todavia, aquele que insiste em andar em sua malícia, receberá os frutos de sua plantação. Quem  planta  coisas  ruins ,  sempre  colherá  coisas  ruins.

“ O Senhor resgata a alma dos seus servos, e NENHUM dos que Nele confiam, será punido” ( v. 22)


Somos salvos pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo. Creia em Deus, creia em Cristo e você morará para sempre na Casa do Senhor. Amém.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Salmo 36: A grandiosidade dos atributos de Deus


Por Frankcimarks Oliveira


A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável. As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. Senhor, tu conservas os homens e os animais.Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.Não venha sobre mim o pé dos soberbos, e não me mova a mão dos ímpios.Ali caem os que praticam a iniqüidade; cairão, e não se poderão levantar
( V. 1-12)


1-    O ímpio não teme a Deus;
2-    O ímpio vive no engano e não sabe fazer o bem;
3-    O ímpio vive de maquinar e fazer o mal.

O  salmista  introduz  a  verdade  sobre aqueles que não amam a Deus: eles não amam o seu próximo. A principal característica de um ímpio é a falta de amor pelo ser humano, criado à imagem do Criador. O ímpio vive no pecado, porque tudo  o  que  não  vem  de  um  coração que ama, só pode ser impuro e pecaminoso. “Aquele que não ama o seu irmão que vê, também  não amará a Deus, a quem não vê.” Não se engane, os ímpios estão por toda parte, em  repartições  públicas, nas universidades, com mestrados e doutorados.  Bem  como  podem  ser  encontrados  nas favelas, nos guetos e prostíbulos. Os ímpios se vestem de sacerdotes, rezam missas e fazem culto em nome de Jeová, mas seus corações são fontes não saradas por Deus.

O amor é um fruto do Espírito Santo, logo todo aquele que ama nasceu do Espírito de Deus. Um coração regenerado é benevolente e de modo algum maquina o mal contra um semelhante. Se você é um desses ímpios que no íntimo do ser, sente um ódio “ disfarçado”, sinto em lhe dizer, você é como Caim, que matou a seu irmão Abel, e também não tem parte com Cristo e seu reino de amor.

Se  você  diz que teme a Deus e vive na maldade, ou você é louco ou não sabe quem Deus é. Ora, Deus é amor e os seus filhos vivem e andam em amor. Os  filhos  de  Deus  são  filhos  da  luz e não das trevas. Os filhos de Deus  receberam perdão, logo vivem de perdoar  aqueles que lhes  ofendem.

Ainda  que  você  seja  uma  Pessoa  espiritual,  que  fala  a língua dos anjos, ou  ainda  que  seja  um  intelectual,  que fala a língua dos homens, ou mesmo que seja um profeta e mova os montes com sua fé, sem amor você não passa de um ímpio vestido de ovelha. “ Deus olha para dentro do coração e se em seu coração o mal reside, então espere ouvir de Jesus naquele dia : Apartai-vos de mim, todos vocês que praticam o mal”.

O que se passa  em sua  mente, leitor? Será que em seus  pensamentos homicídios  já  foram  praticados ?  Será  que  em seu coração você já matou seu semelhante? Deus sonda os corações, ele é expectador do mal que ninguém pode ver.

1-Deus é misericordioso e fiel;
2-Deus é justo e bom;
3-Deus é vida e Luz.

Graças a Deus que o Salmista não descreve apenas o coração do pecador, contudo  prossegue e nos revela as grandezas dos atributos divinos:
A misericórdia de Deus está nos céus e sua  fidelidade  chega  às  mais altas nuvens. Que  bom  que o Senhor é um Deus misericordioso, que possui um coração cheio de graça e que se compadece de nossa miséria e fraqueza, dando-nos seu perdão. Se  confessarmos  nossos pecados ele é fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

A misericórdia de Deus está nos céus, amados. Ela  não tem fim, se renova a cada manhã . São por causa de suas misericórdias que nós, pecadores, não somos consumidos. Deus não possui misericórdia somente, ele é misericordioso. É algo que tem haver com sua essência e pessoa divina. Agarremo-nos  a isso.

A justiça  divina  é  como  as grandes montanhas, está firme e inabalável,  porque provém do sangue da nova aliança feita em Cristo Jesus. Nada pode mudar o que Deus fez, ele em seu juízo, determinou que a nossa justiça não seria a nossa, mas a de outro, isto é, de um verdadeiramente justo, Jesus.

Deus em  seu  amor, e  através  de  sua  aliança  de  graça , sustenta tanto a homens como animais. Toda a criação foi remida pelo cordeiro. Toda a terra é sustentada pela força de seu poder, de modo que bons e maus, se  beneficiam  da  paciência  divina. Mas somente aqueles que creem em Deus, recebem  gratuitamente  a  justificação  no  sangue  derramado  pelos ímpios na cruz. Jesus morreu pelos pecadores ímpios, como ele mesmo disse : “Não  vim  chamar  os  justos ao arrependimento, mas os pecadores.” Foi por aqueles ímpios descritos no início do salmo 36 que Jesus morreu, isto é, por  mim  e  por você, já que pela Palavra sabemos que não há um justo sequer, a  não  ser aquele que o Pai enviou  como resgate de muitos.

Cristo morreu para que possamos comer das gorduras e beber das doçuras em seu banquete celestial. Sim, amigo, nosso Senhor morreu e ressuscitou para que tenhamos o direito de entramos em sua festa, sem preço e sem dinheiro. Ele  nos  convida  a  sentarmos  ao  lado  de  Abraão, Isaque e Jacó, pois até mesmo esses se assentam ali  mediante a mesma graça  dada por Deus ao pior pecador que tenha se arrependido.

Quão  preciosa é , ó Deus, a tua bondade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra de tuas asas (v.7)

Vejo a Cristo no alto da cruz, com suas “asas” abertas. A sombra que seu corpo projeta sobre a terra é a sombra do altíssimo, aquela que nos livra de todo o mal ( salmo 91) Confie em Cristo e se coloque debaixo dessa sombra  no  calvário. Ele  te livrará da ira de  Deus  e já os teus pecados não terão poder algum sobre você. Não  haverá  mais  medo  em sua mente, nem demônios , nem diabos, nem morte, nem coisa alguma poderá te assombrar mais, porque uma  profunda  certeza  de  salvação  se  alojará  em  sua alma.

Como  é  bom  se encontrar com Cristo no Gólgota, e deixar todo o fardo da culpa a seus pés! Coloco-me à sua sombra e me abrigo debaixo de suas asas,  porque  sei  que assim como a galinha protege seus filhotes, tu me protegerá do meu devorador. Deus é meu refúgio e fortaleza,  socorro  bem presente  na  angústia ,  pelo  que não temerei  mal algum.

“ Eles  se  fartarão  da  gordura  de  tua  casa, e os farás beber da corrente de tuas delícias.( v 8)

Há um “ churrasco” esperando os crentes no paraíso e Deus estará lá como nosso maior galardão. “O  Senhor é a nossa alegria”. Bebamos do vinho mais doce em suas bodas e comamos da carne mais gorda e suculenta. O pão servido é o pão da vida eterna e ninguém ficará sem provar do maná.

Existe  um  rio  que  alegra a cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo. O rio da vida e da juventude eterna, que os homens  tanto buscam  achar  na  ciência. O  Manancial  do  Espírito que jorra para sempre e  sempre e sempre. Lá a face do Senhor será o sol, a luz que alumia todas as extremidades. Não mais haverá noite, nem angústia, nem sofrimento. A morte finalmente será exterminada e o luto será banido.

Infelizmente, nem  todos crerão na mensagem do Evangelho da paz entre Deus e os homens. Muitos  permanecerão  no  caminho  da  maldade e do desamor, do ódio contra seus irmãos, do desprezar os pobres e carentes, aquele caminho largo , cujas  portas  são  espaçosas e farão muitos se perderem. O caminho do amor é estreito, pois  exige  perdão, renúncia, misericórdia, bondade e os homens pecadores  sentem  repulsa por essas virtudes  cristãs.

À estes  ímpios  duros de coração, Deus diz : Ali caem os que praticam a iniquidade, cairão e não poderão se levantar ( v.12)


Oro  para  que  você,  leitor, deixe o caminho da impiedade, caso o esteja trilhando. Entre nesse caminho estreito do amor, no caminho da vida que é Jesus, e você gozará  a  eternidade ao lado daqueles que também escolheram o amor, e melhor ainda, eternamente  contemplará  Aquele que é amor : Deus.

sábado, 24 de outubro de 2015

Salmo 37: A fé, o amor e a Esperança

Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre ( Sl 37.29)


Por Frankcimarks Oliveira

1-   A injustiça parece reinar no mundo, mas Deus dará a cada um segundo suas ações;

Amados, o Evangelho é bem claro: Quem nasceu de Deus vive em amor. Aquele que é de Deus comete justiça. Olhe o mundo a sua volta e você verá que o mesmo jaz no maligno. A condenação deste mundo é por não crer no Senhor e não andar em seu único mandamento : amai-vos!
Quem ama seu próximo não busca o seu mal, antes faz a ele aquilo que deseja para si mesmo. Os filhos de Deus tem sede de justiça, e buscam a todo tempo o bem do outro, pois quem ajuda seu próximo, está vivendo em amor, demonstrando assim ser um filho da luz.


2-   A Fé em Deus é a única maneira do homem ser salvo e herdar suas promessas;

As boas obras não podem salvar a ninguém . Não há nada que possamos fazer para sermos salvos. Na verdade as obras de amor são os frutos de uma árvore sarada por Deus. Servem mais como prova de uma transformação interna do pecador. É a fé em Cristo que salva o perdido.” Aquele que crê em mim , passou da morte para a vida”, o Senhor mesmo disse : “Quem crê está salvo”.

Confia no Senhor, faze o bem, habitarás na terra e verdadeiramente serás alimentado. ( V.3)

Apenas confie no cordeiro de Deus. Se andares em amor, então tiveste um coração regenerado, logo só poderá fazer o bem àqueles que te rodeiam. Desse modo, herdarás aquele céu de glória.

3-   A Fé no Senhor nos dá sua justificação;

Quando cremos no nome de Jesus, somos justificados e declarados justos diante de Deus. Assim , as riquezas de Jesus passam a ser nossas também. Seus créditos recaem sobre o pecador que creu em sua morte como pagamento dos pecados a Deus. Se você crê no unigênito de Deus, então você é um justo.

4-   A fé em Deus nos faz  descansar Nele, de modo que desviamos nossos olhos deste tempo presente, e olhamos para os céus, de onde vem nossa habitação.

Amados, olhe para o céu. Este mundo caído está cheio de injustiças que muitas vezes te fará questionar o amor de Deus. Todavia Deus deu prova de seu amor para conosco dando Cristo Jesus como resgate de nossas almas.

Agora a maldade impera, mas chegará o dia em que Deus mesmo secará de nossos olhos toda a lágrima.

5-   A fé em Deus nos impulsiona a andar em amor, fazendo o bem até mesmo àqueles que nos odeiam.;

Jesus disse :” amai os que vos aborrecem”. Isso parece impossível ao homem natural, mas para aqueles que creem no amor de Deus, é um mandamento comum. Deus amou seus inimigos ( eu e você antes de sermos reconciliados através da cruz) e agora Deus também requer de nós que também amemos nossos inimigos.

6-   A fé nos faz esperar  a justa retribuição de Deus, nos fazendo entender que a vingança pertence ao Senhor;

Não podemos deixar que a ira nos domine. Se confiamos em Deus como Senhor absoluto de todas as coisas, então devemos entregar a eles nossas afrontas. O perdão é a palavra de ordem do evangelho de Cristo. Ele nos perdoou do alto da cruz, nós que o esfolamos e o humilhamos, e agora temos que perdoar. A vingança é o oposto do perdão. Deus quer ver a misericórdia em ação.

7-    A fé transforma os corações: o ímpio maquina o mal, o justo confia em Deus;

Amados, nem todos os que chamam Cristo de Senhor são de fato filhos de Deus. O coração do crente revela se ele nasceu de novo ou não. Que águas puras jorrem de dentro de nossas almas. Águas que estão cheias do Espírito de Deus ( amor, bondade, misericórdia, mansidão, temperança, fidelidade, justiça, etc)
O ímpio vive planejando o mal contra seu próximo. Não importa se ele frequenta igrejas , templos, se dá o dízimo, se usa roupas comportadas. É o coração a fonte que deve ser averiguada. O que se passa em seu coração: ódio, vingança, raiva, ira, vontade de fazer o mal? Então tu és um filho das trevas, não tem partes com Jesus e seu reino de amor.

8-   A fé faz o crente amar mais a Deus do que as coisas deste mundo, como  as  riquezas. Os ímpios vivem para conquistar  bens  e  tesouros, ainda que para isso devorem  os pobres ao seu redor.

Amarás a Deus acima de todas as coisas. Infelizmente há tantos que amam mais este mundo e suas riquezas. Seus corações vivem pela glória de Salomão, pelos tesouros que a traça e a ferrugem consomem. Coloque seu coração nos tesouros encobertos em Cristo. Há tanta riqueza no sangue do salvador.
Se você faz tudo pra se dar bem, passando por cima de tudo e todos, se seu egoísmo é a única coisa que te guia, então você continua perdido em seus pecados. Mas se o seu amor pelo próximo é maior que a vontade de ser grande e famoso, e você valoriza mais as pessoas que as coisas, então Cristo fez morada em sua alma com certeza.


9-   O Senhor ama os justos e está com eles, visto que estes o seguem em amor ao próximo. Os  que são de Deus vivem em paz e serão lembrados pelo Senhor;

Aquele que ama pertence ao Senhor Jesus Cristo. Seus nomes estão escritos no livro a vida. Essas almas sofrem, gemem, mas nunca duvidam da presença de seu Deus em suas vidas, porque estão cobertas de amor. Ainda que pareça contraditório, Deus está com estes que sofrem por causa da justiça em meio a um mundo corrompido. Escolher ser do bem e do amor não é algo fácil, visto que a filosofia mundana é literalmente avessa a essas virtudes. Quem faz o bem é considerado um trouxa pela sociedade. Mas não é assim aos olhos do bom Deus. Persevere no amor.

10-                     O Justo pode vir a sofrer, mas tem Deus a seu lado. Que o levanta e restaura, e ainda não entrará em condenação, pois confia no Senhor;


O fim é a glória eterna ao lado do Deus de amor. Deus honrará àqueles que sofreram em nome do amor. Com certeza haverá muita alegria naquele grandioso dia, em que Deus nos receberá em suas mansões celestiais. O rei nos espera. Corramos nossa carreira, perseverando em fazer o bem, confiando no nome de Jesus, e deixando para trás as coisas que ficam, olhemos para o nosso alvo. Amemos não as coisas, mas as pessoas. Amemos a Deus , amemos nossos irmãos na fé, amemos também nossos inimigos que nos perseguem injustamente, amemos porque quem ama é nascido Dele. Amém.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Salmo 38 : O Sentimento de culpa e Desamparo



Ó Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Porque as tuas flechas se cravaram em mim, e a tua mão sobre mim desceu. Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há paz em meus ossos, por causa do meu pecado.Pois já as minhas iniqüidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças.As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura. Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia. Porque as minhas ilhargas estão cheias de ardor, e não há coisa sã na minha carne. Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração. Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou. Os meus amigos e os meus companheiros estão ao longe da minha chaga; e os meus parentes se põem à distância. Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia. Mas eu, como surdo, não ouvia, e era como mudo, que não abre a boca. Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação. Porque em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirás. Porque dizia eu: Ouve-me, para que não se alegrem de mim. Quando escorrega o meu pé, eles se engrandecem contra mim. Porque estou prestes a coxear; a minha dor está constantemente perante mim. Porque eu declararei a minha iniqüidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado. Mas os meus inimigos estão vivos e são fortes, e os que sem causa me odeiam se multiplicam. Os que dão mal pelo bem são meus adversários, porquanto eu sigo o que é bom. Não me desampares, Senhor, meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação. (Salmos 38:1-22)

Por  Frankcimarks Oliveira

               Uma das coisas que eu mais gosto nos salmos é a verdade humana que eles exprimem. Vejo nesses cânticos tanta realidade e dor, que me identifico por demais. Aqueles homens antigos não estavam tentando passar uma imagem de felicidade, dessas que vemos hoje nas redes sociais, inexistentes e irreais. Eles expunham dor, angústia, sofrimento, fracasso pessoal, sentimento de abandono.
                     Vivemos dias em que as pessoas procuram demonstrar o tempo inteiro como são felizes, amadas, queridas, populares, viajadas e bem realizadas na vida. Todavia, não se engane, tudo não passa de mera maquiagem e teatro fajuto. A vida não é feita apenas de bons momentos. Quem vem ao mundo , já nasce chorando.
                     Cuidado com essas pessoas que sentem grande dificuldade em mostrar fraqueza. Viemos do barro e não da rocha, então logo logo nos "quebraremos ." Gosto de pessoas humildes e sinceras. Sim, daquela gente que chora, que se joga no chão, que diz que não tá suportando mais a vida e se sente infeliz. Gosto de gente que se abre, que conta seus problemas e que pede ajuda e que grita por socorro. Por quê? Porque quando encontro tais pessoas, percebo que não estou sozinho no mundo. Eles são minha família; Sinto-me extremamente a vontade com pessoas " fracas e manhosas", sinto me participante de um nicho, de um grupo, de uma comunidade de sofredores.
                         Aqui neste salmo 38 , vemos um homem desolado, aflito, com um sentimento de culpa que está lhe consumindo o coração. Esta pobre criatura sente-se desamparado por seus amigos e parentes que já não mais o visitam. Talvez por motivo de alguma doença terrível que lhe acometeu, que lhe obrigou o isolamento. Talvez quando ele fala em chagas esteja apenas sendo poético. O que importa de fato é como ele se sente : SOZINHO.
               Sua oração parece está banhada de lágrimas. Quase que vejo o chão completamente ensopado por suas inquietações. Todavia, o mais preocupante em tudo isso, é como ele se sente em relação a Deus. Em sua cabeça, até mesmo Deus o abandonou. Ele pede que Deus torne a se aproximar dele, reconhece ser um pecador e pede perdão, talvez por algo que ele mesmo nem cometeu.
                      Infelizmente, muitos vêm as desgraças da vida como castigos e punições divinas. Esse salmista mesmo diz que Deus descarregou suas setas e dardos  nele, que sua mão divina pesou sobre sua vida. Amigos, nem tudo é castigo de Deus. O Sofrimento é inevitável. Jó sofreu, Cristo sofreu, nós também sofreremos. 
                          Certa feita os discípulos perguntaram  a Jesus : Quem pecou para este nascer assim, cego de nascença, ele ou seus pais? Jesus disse : nenhum , nem outro. Foi assim para que a glória de Deus fosse manifestada. ( Jo 9)
        Não sejamos tão simplistas ao ponto de para tudo darmos a resposta do pecado."Fulano pecou, por isso este mal lhe sobreveio". Os amigos de Jó tinham essa mesma teologia pobre, e sabemos que todos estavam errados, ainda que eles mesmos cressem  ter  toda  a razão.
              Deus é amor e nos ama de um modo tão forte e poderoso que nossa mente não consegue entender. Talvez num momento de dor nos perguntemos : onde está Deus agora? Se ele me ama, por que estou sofrendo? - Melhor que se questionar assim, é você olhar para Deus mesmo sofrendo no Getsêmani por cada um de nós.  O sofrimento é um mistério que jamais conseguiremos decifrar. Até o Filho de Deus padeceu.
              O que eu quero lhe dizer é que , é verdade que o pecado traz  terríveis consequências às nossas vidas. "Ora, o salário do pecado é a morte". Também é verdade que nós colhemos o que plantamos. Todavia, muitas vezes  nos culpamos demasiadamente e isso  apenas nos fará mais mal. O sentimento de culpa e de arrependimento pode ser bom, quando é pertinente e condiz com os fatos. Porém, na maioria das vezes ele é apenas depressivo.
                           Se por acaso, você se sente culpado por algo que fez, então vá a Deus e peça perdão. Ele é bom e justo para nos perdoar. Se você está sofrendo e não entende o porquê, não se culpe, não procure erros em você mesmo para explicar seu martírio.
                       A culpa só te sufocará.  Ela diz que Deus não te ama mais, que ninguém deseja estar com você. Tudo isso é uma grande ilusão. Primeiro, porque Deus não ama ninguém por ele ou ela serem bons. Deus só ama pecadores, pessoas indignas e falhas. Segundo, nada do que façamos pode mudar seu amor por nós. Você pode até sentir que Deus esteja longe de você, todavia isso é apenas um sentimento falso. Nosso Pai está sempre velando por nós com amor, com um amor não humano, mas divino e perfeito, imutável e eterno.
                      Veja Deus como seu amigo e não como alguém que se voltou contra você. Em Cristo fomos reconciliados com Deus, e agora nos tornamos sua família. Pare de olhar para Deus e ver nele um ser assombrado, com flechas de fogo e dardos inflamados para te acertar. Deus nos olha com carinho e se em algum momento da vida nos sentimos prejudicados, saiba que não é Deus quem está nos perseguindo, mas aceite a vida com seus tropeços e pedras. Seja maduro para superar os obstáculos e acima de tudo, seja grato pela vida. Precisamos nos responsabilizarmos e sermos íntegros diante de tudo.
                   Não se deixe levar por essas vozes que gritam em seu ouvido mentiras e calúnias.  Deus conhece seu coração, te ama e está do seu lado, estando você do jeito que estiver, nunca deixe de falar com Deus, mesmo atolado em culpa ou não, clame àquele que é Amor e ele te ouvirá e te mostrará uma saída. 
                     Também para de se vitimizar, seja Homem, seja Mulher. Talvez esse salmista realmente tivesse muitos inimigos querendo o seu mal, ou talvez ele estivesse tão fragilizado que para ele todos queriam ver sua queda. Como uma síndrome de coitadismo. Na vida real ambas as coisas podem ser verdades : Nossos amigos e familiares podem se afastar e inimigos se aproveitarem de nossa fraqueza, bem como tudo isso ser mera ilusão de nossas cabeças. Ora, se este homem passou achar que até mesmo Deus havia se afastado dele, coisa impossível da parte de Deus, então quem sabe ele não estivesse distorcendo toda a realidade em sua volta?!
                  A dor e o sofrimento tem esse poder de embaçar nossa vista. Ele mesmo diz que já não conseguia ver bem. Tomemos cuidado com nossas interpretações. A depressão é de fato uma doença terrível. Ajude alguém que você percebe que está assim, tão debilitado emocionalmente. E acima de tudo, apegue-se ao Pai da Eternidade. Amém.



domingo, 5 de julho de 2015

A quem tens buscado ?

Eu sei  que  buscais a Jesus ( Mt 28.5)

Por  Frankcimarks  Oliveira

Cristo Jesus caminhou com pessoas simples, pobres e carentes de tudo enquanto esteve nesse mundo. Ele era, por assim dizer, uma fonte que supria todas as fragilidades humanas, daqueles que criam em seu nome e o buscavam em sinceridade.

Aquela gente sofrida tinha em Cristo um alto refúgio. Elas sabiam que o Senhor não despede de mãos vazias aqueles que correm à sua presença, como disse o salmista : Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença.( Salmos 105:4)

Nós  falhamos quando deixamos de crer no Senhor e na força do seu poder. Que o Espírito nos conduza sempre àquele que é socorro bem presente nas horas de aperto.

Amados, hoje analisaremos um pequeno verso, mas que fala bastante aos corações. Os anjos disseram àquelas mulheres que queriam ungir o corpo do Senhor na sepultura : Eu sei que buscais a Jesus ( Mt 28.5). Essa fala me  saltou  aos olhos, pois ela se aplica a tantas coisas. Nesse contexto, as discípulas buscavam o corpo morto para ungi-lo, como a tradição demandava. Todavia, foquemos somente  na  fala angelical:  Eu sei que buscais a Jesus .

I-                 Até mesmo os anjos conhecem aqueles que buscam a Cristo.

Isso é maravilhoso, amigos: Ser conhecido nos céus. Podemos falar de Paulo, que até mesmo os demônios reconheciam sua pessoa e autoridade no mundo espiritual, visto que disseram certa feita a pseudo exorcistas : Nós conhecemos a Jesus e a Paulo, mas vós quem sois ?

Desse modo, tomemos conhecimento de que os anjos do Senhor  nos conhecem muito bem, e sabem quando o buscamos. “ Eu sei que buscais a Jesus”. Temos buscado a face do Senhor,  mesmo em momentos de dor, como é o caso dessas  seguidoras  enlutadas? A verdadeira fé grita : Ainda que Deus estivesse dormindo, ou até mesmo morto, eu o buscaria, pois  sei que para ele nada é impossível!”

II-              A quem você tem buscado ?

Perceba o enfoque dado a Jesus. É a ele que o pecador entristecido deve buscar. Pois  Cristo e somente Cristo é o caminho até Deus. Sei que vivemos dias em que se diz que toda religião é bela, todos os caminhos levam a Deus, mas aqui falo de minha fé pessoal, da minha experiência mística, que me diz e que afirma : Cristo, somente Cristo é suficiente!

A voz  do Salvador faz eco com a de Paulo escrevendo a Timóteo : Procure vir logo ao meu encontro( 2 Timóteo 4:9). Existe uma urgência na voz do cordeiro chamando os pecadores  à sua presença. Não se demore, busque a Jesus.

Essa experiência de fé requer de cada um de nós uma completude do ser, como disse o profeta : Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. (Jeremias 29:13) Cristo , pão da vida, não se dá aos pedaços ou migalhas, ele se dá a cada crente, de maneira pessoal e direta, completamente. Temos que ingeri-lo por inteiro. Por isso, ele mesmo pede que o busquemos com todo o  nosso  ser, então, assim o acharemos.

Logo no início dos evangelhos, lemos : Simão e seus companheiros foram procurá-lo (Marcos 1:36). Eles não foram em busca de outros líderes da época, nem de profetas, nem pastores ou políticos. Não! Eles foram procurar a Jesus de Nazaré e foi Jesus  quem os achou e os chamou para seguirem-no. Faça o mesmo, busque a Jesus.

O Salvador entoa um doce cântico desde os céus : A teu respeito diz o meu coração: "Busque a minha face! " A tua face, Senhor, buscarei. (Salmos 27:8). Que nossa resposta  seja  sempre igual a do salmista.

Amigos, Cristo venceu a morte. Suas seguidoras não o acharam morto naquela tumba. Ele ressurgiu dos mortos, todo poderoso, triunfante. Por isso temos mais motivos para buscarmos ao Senhor :

Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face. (1 Crônicas 16:11)

Novamente enfatizo que é a Jesus a quem vós deveis buscar. Quando Judas o traiu e o deletou , os soldados disseram quando interrogados : "A quem procuram? " E eles  disseram: "A Jesus de Nazaré". (João 18:7)

A quem você tem buscado em suas preces, leitor ? Que nome você invoca em rogos ? Posso falar de mim, pois sempre que clamo, faço isso no nome bendito de Jesus Cristo.

As mulheres que foram ungir a Jesus não o acharam morto, mas ele apareceu para elas, vivo e glorificado : e quando o viram, adoraram ( Mt 28.17). Porque quem procura  acha, e a quem bate a porta se abre.


Termino dizendo que aquele que esteve morto, reviveu e te diz : Assim diz o SENHOR : "Busquem-me e terão vida; (Amós 5:4). Que os anjos digam de você :  Sei que busca a Jesus . Amém.